Depois dos grandes problemas causados pela falta de chuva vividos em 2020, a Região Sul do Brasil será privilegiada com chuva no verão 2021. O verão 2020/2021 começa astronomicamente às 7h02 do dia 21 de dezembro de 2020 e termina às 6h38 do dia 20 de março de 2021. Confira a previsão do Clima para o verão 2021 na Região Sul.
Apesar da presença do fenômeno La Niña, com moderada a forte intensidade, a situação de águas mais quentes do que o normal próximo à costa da Região Sul vai facilitar a formação de áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.
Região Sul – previsão do clima no verão 2021
As áreas de baixa pressão atmosférica que se formam entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina, e também a corrente de jato de baixo níveis, estarão ativas durante o verão 2021 gerando nuvens carregadas que avançam muitas vezes sobre a Região Sul do Brasil. O jato de baixos níveis (JBN) tem o importante papel de transportar o ar quente e úmido da região equatorial, do Norte do Brasil, para a Região Sul, que vai ser importante para a formação das áreas de instabilidade.
Tendência de temperatura
De forma geral, a média das temperaturas durante o verão 2021 no Sul do Brasil deve ficar próxima ou acima da normalidade em quase toda a Região Sul.
Há uma tendência de calor bastante acima do normal no extremo oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul e no centro-sul gaúcho de janeiro a março de 2021. Para o extremo oeste gaúcho é possível que tenhamos alguns dias com calor bastante intenso, com temperaturas próximas de 40°C.
Janeiro de 2021
Para janeiro de 2021, a previsão é que a chuva fique acima da média normal para o mês em praticamente todas as áreas da Região Sul, incluindo as regiões metropolitanas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
O volume de chuva total em janeiro de 2021 deve ficar dentro ou abaixo do normal no centro-sul do Rio Grande do Sul e no extremo oeste/sudoeste gaúcho, onde está Uruguaiana.
Fevereiro de 2021
Para fevereiro de 2021, a previsão é de que o volume de chuva sobre a Região Sul do Brasil novamente fique acima da média normal em praticamente todas as áreas da região, incluindo as três capitais.
Porém, o extremo oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul, deve ficar novamente com chuva abaixo do normal.
Fevereiro deve trazer grandes volumes de chuva para o Sul do Brasil.
Março de 2021
Para o mês de março de 2021, a tendência climática é de que os volumes de chuva acumulados sobre a Região Sul do Brasil fiquem novamente acima da média normal em todas as áreas do Sul do Brasil, inclusive nas capitais.