A forte frente fria que avançou sobre a Região Sudeste no primeiro fim de semana de fevereiro de 2021 estimulou uma grande convergência de umidade sobre Minas Gerais. Isto fez com que grandes e persistentes áreas de instabilidade se formassem provocando chuva volumosa e generalizada.

Várias regiões mineiras acumularam mais de 200 mm de chuva em apenas 4 dias, o que representa a maior parte do volume de chuva médio normal para o mês de fevereiro. No caso de Belo Horizonte , a média Clima tológica de precipitação para fevereiro é de 181,4 mm. Pela medição do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – entre 9 horas do dia 4 e 9 horas de 8 de fevereiro de 2021, a estação meteorológica de Santo Agostinho, na região centro-sul da capital mineira, acumulou 218,9 mm de chuva. Mas deste total, 122,4 mm caíram entre os dias 7 e 8 de fevereiro. Em fevereiro de 2020 choveu 391,8 mm

Atenção para deslizamentos de terra na Grande BH

A chuva caiu forte nos últimos dias sobre muitas áreas da Grande Belo Horizonte, suficiente para deixar o solo encharcado em várias regiões. A situação agora é de atenção total ao longo desta semana, pois há previsão de chuva ainda. Embora a tendência seja de diminuição da frequência das pancadas, com o grande volume de água já acumulado no solo, mesmo uma chuva moderada poderá desencadear um desmoronamento.

A população das áreas de risco deve redobrar a atenção com qualquer movimentação de terra ou aparecimento de trincas. Peça ajuda à defesa civil!

Chuva volumosa em MG

O mapa mostra a precipitação média para fevereiro em Minas Gerais, segundo cálculos do INMET para o período de 1981 a 2010.

Climatologia de precipitação para fevereiro em MG (INMET 1981-2010)

Total de precipitação acumulada em 4 dias, segundo o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Chuva volumosa em MG – acumulado entre 4 e 8 de fevereiro de 2021 (Cemaden)