Como fazer para que as relações não fracassem

As relações que não querem ser bem sucedidas estão expostas a contrariedades e conflitos e isso é normal. Devido a pressão que recai hoje sobre todas as pessoas, também as relações ficam afetadas. Alguns dizem que o amor se aprende. O amor se aprende e também se aprende a lidar com as relações e crises que existem. É possível aprender e para aprender temos que ver os conflitos que existem nas relações de modo novo.

O primeiro passo é não interpretar os conflitos que existem como se a relação em si tivesse fracassado. Por causa de um conflito não sou questionado como pessoa. Os conflitos fazem parte. São chances de encontrar novas possibilidades em mim mesmo e também encontrar novas possibilidades na outra pessoa. É importante também aguçar para isso a consciência de que são as expectativas altas demais que levam as contrariedades. Por isso, muitas vezes quando a relação está difícil é preciso também manter uma distância.

O que é essa distância? É o tempo que cada um precisa para lidar bem consigo mesmo. Talvez a outra pessoa, nesse tempo, que um dá para si, fique curiosa sobre mim e sobre o meu desenvolvimento e também ela fará alguma coisa para si. Não é só a distância que é importante. Para que a relação fique viva é importante também procurar ou criar sempre espaços de aproximação que podem aprofundar a relação mútua. Espaços que fortaleçam a união exatamente porque são livres de solicitações de fora, por exemplo, profissão, filhos, preocupações cotidianas e encontrar um espaço de tempo para as duas pessoas.

Para que as relações tenham êxito precisamos, além disso, boas formas de comunicação e uma sadia cultura do diálogo e da discussão. É preciso também de uma correta atitude para conosco mesmo e para com as outras pessoas. Não podemos esperar tudo dos outros ou esperar tudo do outro.

Outra ajuda para o êxito nas relações é prestar atenção na outra pessoa e também no diferente que há nela. É importante sempre se colocar no lugar da outra pessoa, perguntar o que ela desejaria, do que sofre, porque é tão sensível, porque reage assim. Não posso referir tudo a mim pessoalmente. Seu comportamento diz alguma coisa sobre ela e é importante estar atento nisso.

Por isso nós poderíamos dizer que, muitas vezes as relações fracassam por vários motivos, não só o casamento, diversas uniões fracassam porque não vemos a outra pessoa como ela é. Mas, que só percebemos através das nossas lentes e também, muitas vezes através do nosso pré-conceito em relação ao outro.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

contato@padreezequiel.com.br

www.padreezequiel.com.br