Projeto CINEB – exibições gratuitas em bairros da zona sul da cidade de São Paulo

Projeto CINEB, que realiza sessões de filmes brasileiros por  São Paulo, exibe longa-metragem O  MENINO  NO  ESPELHO ,   dirigido  por  Guilherme  Fiúza  Zenha   e  de  curtas    metragens produzidos nas periferias da  cidade  de sp e região  durante o mês de maio
Baseado na obra do  escritor  brasileiro  Fernando Sabino, o filme  O Menino  no  Espelho, do diretor Guilherme  Fiúza   Zenha, ganha espaço na programação do mês de  maio  do projeto CINEB, circuito alternativo de cinema brasileiro que realiza sessões gratuitas em comunidades de São Paulo. Os bairros de Vila Rica (zona leste), Americanópolis , Barragem e Grajaú  (zona sul) recebem as exibições do longa-metragem que conta a história de Fernando, um garoto de 10 anos que gostaria de ter um sósia para dividir as tarefas que precisa fazer. Com certeza, um filme para emocionar e divertir toda a família.
“Nós levamos toda a infraestrutura para montar nossa sala de cinema, que contempla telão, som, cadeiras, projetor, material de divulgação e um pipoqueiro. Desta forma, o CINEB  tem ajudado a democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, especialmente nas regiões mais carentes da cidade”, diz Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

O CINEB é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e produzido pela Brazucah Produções. Desde 2007, a iniciativa de exibir filmes nacionais já contabiliza um público que ultrapassa 43 mil espectadores nas mais de 350 sessões gratuitas realizadas  em comunidades  e  universidades  de   São Paulo.  O  projeto  busca democratizar  o  acesso  ao  cinema  nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 78 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de 23 pré-estreias exclusivas.

“O nosso sindicato é um sindicato cidadão. E o CINEB é mais uma história de sucesso entre as nossas iniciativas. Por que levar cultura e lazer para a população ajuda a nos transformar em uma sociedade melhor e mais justa”, afirma  Juvândia  Moreira, presidenta  do  Sindicato  dos Bancários de São Paulo,
Osasco e região.

SINOPSE “O MENINO NO ESPELHO”, Guilherme Fiúza Zenha (138’) –  Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=349jAkUrm74
Belo Horizonte, anos 1930. Fernando é um garoto de  10  anos  que  está  cansado  de  fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à  vontade.  Até que,  um dia,  é  exatamente  isto  que  acontece,  quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida.
SERVIÇO
CINEMA BRASILEIRO NA BARRAGEM
EXIBIÇÃO DO FILME O  MENINO NO ESPELHO
DIA: Sábado, dia 23 de maio, às 19h
LOCAL: Escola Estadual Professor Joaquim Álvares Cruz
ENDEREÇO: Rua Dois – Bairro Barragem (zona sul)
PONTO REFERÊNCIA: rua atrás do ponto final do ônibus Barragem
RETIRADA DE CONVITES: na secretaria da escola

CINEMA BRASILEIRO NO GRAJAÚ
EXIBIÇÃO DO FILME O  MENINO NO ESPELHO
DIA: Sábado, dia 30 de maio, às 19h
LOCAL: Quadra do C.C.A.
ENDEREÇO: Rua Domingo da Costa Figueira, 83 – Vila Arco Íris
PONTO DE REFERÊNCIA: Creche Vila Arco Iris e C.C.A. Arco Íris
RETIRADA DE CONVITES: 1ª opção – No C.C.A. (ao lado da quadra) com Sandra –
Rua Domingo da Costa Figueira, 83; 2ª opção – Na creche com Tati – Rua
Diamante Preto, 84 (ponto de referencia: Mutirão)

CIDÁLIO VIEIRA SANTOS
Facebook : https://www.facebook.com/cidalio13
BRAZUCAH PRODUÇÕES
Coordenador do Projeto CINE B
Blog do Cine B http://cineb.spbancarios.com.br/
WhatsApp: 11-99782 8070
11 -7718 8637 – Nextel ID 86*221340

ATÉ A PRÓXIMA SESSÃO!

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/25939_596389687041693
_825485491_n.jpg

AYRTON SENNA É HOMENAGEADO EM INTERLAGOS

 

No último sábado, Scuderia QG8 prestou homenagem a Ayrton Senna competindo com karts que traziam uma releitura dos carros do eterno ídolo.

Assim como os pilotos da Scuderia QG8, Ayrton Senna também iniciou sua carreira no automobilismo correndo de kart. E, 21 anos depois da sua morte, o eterno ídolo foi homenageado pelos kartistas da equipe ao entrarem na pista para a 4ª Etapa da Copa São Paulo de Kart no Autódromo de Interlagos, com karts trazendo uma releitura dos carros usados por Senna durante a sua trajetória na Fórmula 1.

Os três karts da equipe, #9, #999 e #990 foram pilotados, respectivamente, pelas duplas: Wesley Silva e Wenceslau Moura; Viviane Gola e André Koga; Kleber Barcellos e José Ricardo. O #999 pintado de amarelo relembrava a Lotus; o #9 nas cores branco e vermelho, representada a McLaren e o #990 em preto e dourado, a Lótus histórica onde o eterno ídolo conquistou a sua primeira vitória na F1 no lendário Autódromo de Estoril.

Os pilotos da QG8 se sentiram honrados em poder fazer parte desse projeto ousado e audacioso idealizado por André Bueno. A ideia era inspirar os pilotos que estavam participando do evento e também aproximá-los do ídolo, já que estariam competindo em “um carro do Ayrton Senna”.

“Prestar uma homenagem ao eterno ídolo das pistas, em Interlagos, é no mínimo a nossa obrigação como piloto e ver o reconhecimento e a admiração que os outros pilotos e convidados olhavam para os nossos karts e para o nosso box, nos deu mais garra ainda para entrar na pista” – resume Bueno.

A Scuderia QG8, conhecida pela raça com que entra na pista e pelo espírito de equipe, não se limitou apenas ao layout dos karts e fez questão de imprimir em seu box outras fotos, dando destaque a homenagem ao maior de todos os tempos. Com a #SennaPraSempre, a equipe contagiou todos os presentes no kartódromo que não pouparam flashs. “Não imaginávamos tanta repercussão, mas estamos extremamente felizes com o resultado. Foram mais de 100 horas nos dedicando para que tudo ficasse perfeito” – pontua.

Com isso, o Kart #990 cruzou a linha de chegada na primeira colocação na somatória dos resultado garantiu a segunda colocação na geral e a primeira colocação em sua categoria, já o Kart #999 a Lotus amarela terminou na sexta colocação e o Kart #9 representando a McLaren apresentou problemas e acabou terminando na sétima colocação na competição.

Saiba mais sobre a Scuderia QG8 em www.facebook.com/scuderiaqg8
Fotos: Weelington Silva

 

Maquiagem pode ser a vilã da saúde dos olhos

 

O uso inapropriado de maquiagem pode causar doenças oculares

Tornar um hábito dormir de maquiagem, emprestar produtos de beleza ou utilizá-los vencidos, a falta de higiene com pincéis e outros utensílios, e até um famoso truque de beleza feminina podem trazer problemas para os olhos. Inflamações, alergias, inchaço da pálpebra, coceira, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, queimação, visão embaçada ou secreção ocular são algumas das queixas mais frequentes. “Quando um desses sintomas aparecer, é necessário procurar um oftalmologista o mais rápido possível para que não haja um agravamento do quadro”, afirma a Dra. Ana Paula Canto, oftalmologista da Clínica Canto.

Deixar os olhos em destaque também pode ser um problema, diz a oftalmologista. “O famoso lápis preto, passado na margem palpebral (a linha branca da pálpebra), deve ser evitado, pois nesse local se encontram glândulas que produzem parte da lágrima e o ponto lacrimal. Se essa área for obstruída, pode causar inflamação e sintomas de olho seco”, alerta.

Dra. Ana Paula Canto também explica os cuidados para quem usa lente de contato. “As lentes devem ser colocadas antes de iniciar a maquiagem e retiradas antes de se demaquilar. O objetivo disso é não levar resíduos que possam danificá-la ou causar desconfortos e visão embaçada”, explica.

A especialista orienta que sempre deve-se fazer a retirada da maquiagem antes de dormir. “Os produtos devem ser removidos para evitar uma inflamação nas pálpebras, chamada blefarite, alergias ou outras irritações oculares”, esclarece. Outro alerta é quanto ao empréstimo de acessórios de beleza, como pincéis, lápis para os olhos, sombras e rímeis. “É preciso ter cuidado ao compartilhar maquiagens, não só ao ir aos salões de beleza, mas também com seus pertences. Se uma outra pessoa estiver com alguma doença ocular, como conjuntivite, ela pode ser transmitida”, ressalta.

 

 

Para a hora de se demaquilar, a oftalmologista salienta que uma boa opção são os produtos específicos para os olhos. “Já existem demaquilantes desenvolvidos e testados especificamente para a área dos olhos e para a limpeza e higiene dos cílios. Mas, apesar de serem produtos para os olhos, é preciso cuidado para que não entrem nos olhos para que não cause nenhuma lesão”, explica.

A falta de higiene também pode trazer problemas. “Uma vez na semana, os pincéis de maquiagem devem ser lavados com água e sabão neutro e não podem ser guardados úmidos. Deixe-os secando naturalmente ou use o secador”, ensina a médica, que lembra ainda que cosméticos também têm prazo de validade. “Quando o produto está vencido bactérias e fungos podem se alojar e causar infecções nos olhos ao ser usado.” De acordo com ela, para aumentar o prazo de validade, algumas mulheres misturam outros produtos aos rimeis, por exemplo soro fisiológico e óleos. “Eles não aumentam a validade e contribuem para a irritação ocular, alergias e conjuntivites infecciosas”, ressalta.

Os cuidados com os olhos e os produtos de beleza devem ser diários. A oftalmologista aconselha que:

– Quando for passar rímel ou delineador cuide para não causar traumatismo na córnea. Caso haja irritação ou alergia, pare de usar o cosmético;

– Deve-se dar preferência a produtos hipoalergênicos. Se estiver com conjuntivite, não use maquiagem e descarte os produtos usados um pouco antes;

– Não se deve esfregar com força os olhos na hora de remover a sombra e o rímel, pois as pálpebras são muito sensíveis;

– Deve-se lavar sempre muito bem as mãos antes de se maquiar e demaquilar.

 

Tratamento da água da piscina evita que ambiente se torne criadouro do mosquito da dengue

Mesmo com a mudança da estação, é essencial seguir tratando periodicamente a água das piscinas

Em meio ao surto de casos de dengue registrados no país, é essencial que a população adote como estratégia o combate aos potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença. Uma das ações que vem contribuindo para o aumento dos casos é o abandono de piscinas. Mesmo com a mudança da estação é importante continuar tratando a água da piscina, uma vez que a cloração e limpeza periódica do ambiente contribuem para eliminar qualquer possibilidade de proliferação da doença.

A Secretaria de Vigilância de Saúde divulgou em março deste ano que mais de 224 mil casos da doença foram registrados em todo o país, com as regiões Sudeste e Centro-Oeste liderando o número de casos. Atenta a esta grave situação, Hidroazul destaca algumas medidas que podem contribuir para combater à dengue e manter a piscina com água de qualidade com custos acessíveis

  • Manter o pH na faixa de 7.4 a 7.6 e a alcalinidade na faixa de 80 a 120ppm;

 

  • Aplicar o cloro Hidroazul (de sua preferência) de duas a três vezes por semana, mantendo o residual de cloro livre em torno de 1,0 a 3,0 ppm;

 

  • Limpar regularmente as bordas da piscina para combater as larvas depositadas pelo mosquito;

 

  • Filtrar a água da piscina no mínimo três vezes por semana, pois o movimento da água garante a ação do cloro mantendo a água cristalina.

 

Hidroazul também possui linha completa de refis de Cloros, disponíveis em versões de 1kg, 2kg e 5kg. Com ótimo custo-benefício, é possível economizar e combater a dengue.

 

Procon-SP consegue liminar contra bloqueio de internet móvel

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, obteve na tarde ontem, dia 12 de maio, liminar para impedir o bloqueio de internet móvel após o término de franquia nos contratos de planos ilimitados de acesso à internet por telefonia móvel.

A ação, movida pelo Procon-SP perante o Tribunal de Justiça de São Paulo, foi motivada pela modificação unilateral que as operadoras fizeram em seus contratos de telefonia com internet ilimitada. Antes o serviço de acesso à rede era apenas reduzido após a utilização da franquia e passou a ser cortado.

A liminar concedida nesta terça-feira pelo juiz de Direito, Dr. Fausto José Martins Seabra, determina que as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, não podem mais bloquear o acesso à internet de clientes que tenham contratado serviços ilimitados de acesso à rede por telefonia e prevê multa diária de R$ 25.000,00 pelo descumprimento da decisão.

A Associação Brasileira de Procons se declarou contrária à medida adotada pelas operadoras e iniciou campanha em todo o país. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, já solicitou informações às operadoras de telefonia em relação às divergências entre a oferta de serviço ilimitado e as limitações contratuais. O objetivo é verificar se existe propaganda enganosa e falta de informação.

O Procon-SP disponibilizou um canal específico, destinado aos consumidores residentes no Estado de São Paulo , para o registro de reclamações de bloqueio injustificado de internet móvel. Acesse aqui.

Fundação Procon-SP

Renault comunica recall de veículos Sandero e Logan

A Renault convocou, nesta quarta-feira (6/5) , os proprietários dos veículos Novo Sandero e Novo Logan, motor 1.0 com ar-condicionado, fabricados entre 1/10/13 a 10/11/14, com numeração de chassis abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca a aplicação de componente de fixação no tubo de combustível e/ou substituição do mesmo, se necessário.

Identificação dos veículos
Novo Sandero
chassis de EJ776649 a FJ703048

Novo Logan
chassis de EJ218750 a FJ698928

No comunicado, a empresa informa que houve montagem incorreta do tubo de combustível que pode permitir o contato com a mangueira do ar-condicionado e causar danos no item envolvido. E m consequência deste defeito, pode rá ocorrer a perfuração do tubo de combustível com possibilidade de incêndio no compartimento do motor, que, em casos extremos, poderá ocasionar danos materiais e/ou lesões graves aos ocupantes.

Para mais informações, a Renault disponibiliza o telefone 0800 055 5615 e o site www.renault.com.br
Atenção! O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
O Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “ O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .

Licenciamento 2015: veículos com placas de final 2 devem ser licenciados em maio

Valor de R$ 72,25 deve ser pago na rede bancária credenciada. Quem preferir pode receber o documento pelos Correios, pagando o valor de R$ 11 para a entrega
Proprietários de veículos com placas de final 2 devem realizar o licenciamento obrigatório do exercício 2015 durante o mês de maio. O serviço pode ser feito de forma eletrônica, com entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pelos Correios, ou diretamente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), válido em todo o país, todos os veículos devem ser licenciados anualmente e o porte do CRLV é obrigatório. No Estado de São Paulo, o licenciamento é feito entre abril e dezembro, de acordo com o final da placa.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima (artigo 230 do CTB): multa de R$ 191,54, inserção de sete pontos no prontuário do proprietário do veículo, além de apreensão e remoção do veículo.

Já conduzir sem portar o documento, mesmo que o licenciamento esteja em dia, é infração leve (artigo 232 do CTB): multa de R$ 53,20, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o CRLV seja apresentado.

Passo a passo – A taxa de licenciamento para o exercício 2015 é de R$ 72,25 e pode ser paga pela internet, caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, BMB, HSBC, Safra e Citibank). Ao realizar o licenciamento, é preciso quitar possíveis débitos de IPVA, seguro obrigatório e multas.

Na hora do pagamento, é preciso fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para receber o documento via Correios, é necessário pagar o valor adicional de R$ 11, referente à postagem. A entrega é feita em até sete dias úteis. É imprescindível que o endereço esteja atualizado junto ao Detran.SP. Caso contrário, não será possível fazer a entrega e o cidadão terá de retirar o documento em uma unidade de atendimento.

Quem preferir retirar o documento em um posto de atendimento deve apresentar o comprovante de pagamento do licenciamento em uma das unidades do Detran.SP (Aricanduva, Armênia, Interlagos, estação Marechal Deodoro do Metrô ou Raposo Shopping) ou nos postos Poupatempo (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé). Nesse caso, será solicitado um documento de identificação e o comprovante de pagamento. Lembrando que nessa modalidade não se deve pagar o valor de envio pelos Correios.

A entrega poderá ser solicitada, ainda, por procurador, portando procuração original e cópia do RG do proprietário do veículo; ou por parentes próximos (pais, filhos, irmãos e cônjuge), apresentando documento que comprove o grau de parentesco.

O passo a passo completo do serviço está disponível na área de “Veículos” do portal Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou diretamente no link http://scup.it/8chl.
Calendário de licenciamento no Estado de São Paulo:
Veículo automotor, reboque e semirreboque
Final da placa Mês de licenciamento*
1 abril
2 até maio
3 até junho
4 até julho
5 e 6 até agosto
7 até setembro
8 até outubro
9 até novembro
0 até dezembro

Veículo registrado como caminhão (carga)
Final da placa Mês de licenciamento*
1 e 2 até setembro
3, 4 e 5 até outubro
6, 7 e 8 até novembro
9 e 0 até dezembro
* Até o último dia útil de cada mês
DETRAN.SP:
O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO:
Portal – www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP – Capital e municípios com DDD 11: 3322–3333. Demais localidades: 0300–101–3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Fale com o Detran.SP e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões) – Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.

Hyundai comunica recall

Problema na coluna de direção elétrica poderá afetar condução dos veículos

A Hyundai convocou, nesta quarta-feira (29/4), os proprietários dos veículos abaixo identificados a entrarem em contato com uma concessionária autorizada de sua preferência para agendar a inspeção e reprogramação do software do módulo de controle da direção elétrica.

Identificação
Hyundai – Modelo i30
fabricação entre 01/11/2009 a 30/04/2010
chassis de KMHDC81EABU085807 a KMHDC51EBBU267435

No comunicado, a empresa informa ter detectado que poderá haver uma falha de comunicação dos sinais eletrônicos e a assistência auxiliar do volante de direção poderá ser desabilitada. Se isso ocorrer, a luz de advertência “EPS” vai se acender no painel e o esforço no volante para mudar a rota do veículo será maior que o habitual, gerando riscos de acidentes, lesões físicas ou morte aos ocupantes e terceiros.

A CAOA Montadora alerta para que os condutores verifiquem, antes do movimento do veículo, se ocorreu o acendimento da luz de advertência “EPS” no painel, ou notou alguma diferença do habitual esforço aplicado ao volante durante o uso. Caso isso ocorra, os condutores devem encaminhar imediatamente o veículo a uma concessionária autorizada para os devidos reparos.

Para mais informações, a Hyundai disponibiliza o telefone 0800 770 3355, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e o site www.hyundai-motor.com.br/recalls.php.
Atenção! O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/ .

Chrysler comunica continuidade do recall dos veículos Town e Country

Botão de acionamento dos vidros traseiros pode se aquecer em excesso gerando risco de incêndio
A Chrysler convocou, nesta quarta-feira (29/4), os proprietários dos veículos Town e Country, ano/modelo 2010 a 2014, com numeração de chassis de 2A4PS6D10AR466205 a 2C4PC1GGXER176078, a entrarem em contato com uma concessionária da marca para substituição do botão de acionamento dos vidros traseiros de seu veiculo, localizado na porta do motorista. Esta campanha dá continuidade ao recall iniciado em 10/11/14.
No comunicado, a empresa informa ter identificado que, uma vez umedecido o botão de acionamento dos vidros traseiros com qualquer líquido que porventura seja por ele absorvido, existe a possibilidade de seu intenso aquecimento, gerando risco de provocar combustão com consequentes danos materiais e lesões graves ao condutor, demais ocupantes do veículo e terceiros.
Para mais informações, a Chrysler disponibiliza o telefone 0800 703 7130 e o site www.chrysler.com.br.
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Quebre os paradigmas: ultrapasse as barreiras do desencorajamento

Psicoterapeuta Maura de Albanesi explica como a nossa sociedade impõe paradigmas que nos impedem de realizar nossos sonhos; saber enfrentá-los é a chave para alcançar os objetivos
• Vídeo – O bem que vira mal: https://www.youtube.com/watch?v=gOKoaW1-sYs

São Paulo – 28/04/2015 – Jean Cocteau, poeta francês, tem uma frase célebre, muito usada como forma de encorajamento: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Mas e quando aceitamos opiniões de pessoas que dizem que nossos sonhos são impossíveis? Mais especificamente: Alguma vez você já se sentiu como se tivesse sendo desencorajado a cada nova ideia que você tem para mudar sua vida? Por exemplo: você quer abrir seu próprio negócio, pede auxílio dos seus amigos e familiares, e eles descarregam muito pessimismo ou então dizem que é melhor ficar onde está. Se essa ou alguma situação parecida já aconteceu com você, saiba que é possível quebrar as barreiras do desencorajamento e enfrentar esses paradigmas.
“A nossa sociedade é formada por grandes paradigmas, logo, nossa vida reflete isso”, explica a psicoterapeuta Maura de Albanesi. “Então, antes de tudo, para quebrá-los, é necessário questionar-se para saber o que você quer fazer — e sabe que consegue —, mas de repente acha que não pode, porque tem todo um contexto ao redor que fala que seu objetivo não vai ser alcançado”, pontua, destacando a necessidade de pensar qual a raiz do problema, o sonho que é desencorajado.
A família, os amigos e os chefes, em muitos casos, são os grandes desencorajadores, segundo Maura. “Eles fazem isso devido às experiências que eles tiveram, e passam isso a você como se o modo de pensar deles fosse a verdade — e como se isso se encaixasse na sua vida. E eles fazem isso por amor, por proteção, não por maldade”, esclarece.
Mas, de acordo com a terapeuta, é necessário entender que eles querem oferecer uma proteção de algo que talvez nem exista ou que talvez eles nem saibam o que é. “E quando você ouve isso e não consegue ir além, você está fechado nesses paradigmas. E em nenhum momento você parou e pensou ‘mas será que é isso mesmo? Por que as coisas tem que ser exatamente desse jeito? Porque não posso ousar? Por que não enfrentar tudo isso?’ A gente se acomoda, não questiona e vai aceitando.”
E é tão possível enfrentar tudo isso, segundo Maura, que basta lembrar pessoas que já quebraram esse paradigma. “Nelson Mandela, por exemplo: enfrentou todo aparthaid, toda força contrária; ele acreditou que podia fazer diferente e vislumbrou algo que acreditou ser possível e veja o benefício que ele trouxe para a humanidade toda, a mensagem que ele deixou para todos nós”, exemplifica.
Outra pessoa que a psicoterapeuta destaca é Mahatma Gandhi. “Mesmo diante de toda violência que vivia, ele traz a não-violência, a passividade. Ambos são pessoas que não se contentaram com as verdades contadas a elas, nem se submeteram aos embates que todos travavam contra o que elas queriam”. E, segundo a terapeuta, qualquer pessoa pode fazer o mesmo. “Eles eram pessoas como nós. A diferença é que eles não se submeteram a todos esses paradigmas. Não morreram com frustrações.”
Portanto, para Maura, o segredo é colocar a mente consciente para raciocinar, pensar, questionar, para poder colocar em prática aquilo que você quer. “Dessa forma podemos fugir daquilo que nos impede de prosseguir”, finaliza.

Fonte: Maura de Albanesi é mestranda em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos.