FORD Promove campanha sobre “Direção cega” e os perigos da distração no volante

A Ford divulgou um infográfico que ilustra os perigos da chamada “direção cega” – o tempo gasto com distrações que podem causar acidentes fatais, como enviar uma mensagem de texto e digitar um número de telefone no celular. O objetivo é desenvolver e difundir novas formas de conexão segura no veículo, como por exemplo o uso do sistema SYNC com AppLink, que permite controlar aplicativos de celulares e fazer e receber ligações por comandos de voz.

Um dos dados interessantes relatados é que em uma simples consulta às mídias sociais, por exemplo, um motorista dirigindo a 100 km/h percorreria o equivalente a 560 metros ou 5 campos de futebol, em cerca de 20 segundos. Já para arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor, nas mesmas condições acima, seriam gastos 4 segundos e 120 metros, o equivalente a 4 quadras de basquete.

Em uma pesquisa conduzida com 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos na Europa, metade admitiu ter tirado fotos no volante e um em cada quatro afirmou já ter feito selfies enquanto dirigia. Mania mundial, esse comportamento de alto risco, mais comum entre jovens, consome cerca de 14 segundos, tempo gasto para percorrer 400 metros ou 1 volta completa em uma pista de atletismo.

 

Exportadores de orgânicos vão para Alemanha com câmbio favorável para os negócios

 

O setor de orgânicos no Brasil cresceu 30% em 2015 e movimentou R$ 2,5 bi. No mercado externo, o grupo com 77 empresas ligadas ao Projeto Organics Brasil faturou 160 milhões dólares em exportações.

Para aproveitar o câmbio favorável e ampliar a estratégia de exportação, nove empresas estarão na mais importante feira mundial do setor de produtos orgânicos – a BIOFACH Nuremberg (10-13 fevereiro – Alemanha).

O coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, acredita que, em 2016, as exportações aumentem de 15 a 20%.

“As empresas brasileiras têm exportado para mais de 40 países, sendo que os principais produtos exportados foram matérias-primas semi-processadas, como: açúcar, óleo de dendê e outros óleos vegetais, castanha de caju, sucos de frutas (açaí), mel, erva-mate, frutas tropicais congeladas, café, preparações capilares, própolis e cachaça”, explica Ming Liu.

Estarão na Biofach Nuremberg as empresas: Native (açúcar, sucos e produtos da linha matinais), Jalles Machado (açúcar), Triunfo do Brasil (mate), MN Própolis (mel), Resibras (castanha), Brasilbev (energético), Vapza (vários alimentos), Associação de Cafeicultura Organics do Brasil – ACOB (café) e a Surya Brasil (cosméticos).

 

Subindo: Record cresce em todas as faixas e consolida segundo lugar

A Record tem comemorado o início de 2016 com bastante euforia, já que os números do Ibope mostram que a emissora paulista cresceu e muito em comparação com o SBT. Segundo o Kantar Ibope Grande São Paulo, a audiência da Record fechou o mês de janeiro em segundo lugar isolado em todas as faixas de horário: manhã, tarde e noite.

Na média manhã (das 7h às 11h59), a Record fechou janeiro com 4,6 pontos de média, contra 3,9 pontos de média da terceira colocada, consolidando a vice-liderança isolada. Na média tarde (do meio-dia às 17h59) a emissora consolidou 6,5 pontos de média, contra 6,3 pontos de média da terceira colocada. Na média noite (das 18h à meia-noite), completou o mês com média de 8,9 pontos, contra 7,8 pontos de média da terceira colocada. Na média de todo o dia (das 7h à meia-noite), marcou 6,8 pontos de média, contra 6,1 pontos de média da terceira colocada. E na média 24 horas (das 6h às 6h), garantiu o segundo lugar com média de 5,3 pontos, contra 5,2 da terceira colocada.

A Record foi a emissora que mais cresceu em comparativo com 2006 e trocou de posição: de 3º para o 2º lugar absoluto.

Em janeiro de 2006, a concorrente terceira colocada registrou, no período da manhã (das 7h às 11h59), 5,5 pontos de média, ou seja, caiu 29%  em comparação com 2016, quando marcou 3,9 pontos de média. Na faixa da tarde (meio-dia às 17h59), marcou 8,7 pontos de média há dez anos, contra 6,3 pontos de média atualmente, ou seja, queda de 27%.

Na média de todo o dia (das 7h à meia-noite), a concorrente alcançou, em 2006, 7,6 pontos de média e, atualmente, fechou com 6,2 pontos de média, ou seja, queda de 19%. E no horário nobre (das 18h à meia-noite), a concorrente registrou 8,3 pontos de média contra 7,8 pontos de média atualmente, o que representa uma queda de 5%.

Já a Record, cresceu em todas as faixas no comparativo com 2006: Na faixa da manhã (das 7h às 11h59), a Record marcou, em 2006, 2,6 pontos de média contra 4,7 pontos de média em 2016, isto representa um crescimento de 81%. Na faixa da tarde (12h às 17h59), pulou de 4,4 pontos de média para 6,5 pontos de média, ou seja, cresceu 47%. No horário nobre (das 18h à meia-noite), a Record cresceu 10%: de 8,2 pontos de média para 9 pontos de média. E na média de todo o dia (das 7h à meia-noite), o crescimento foi de 31%: de 5,2 pontos de média pulou para 6,8 pontos de média.

 

Com flocos de ouro e armazenada em barris de carvalho francês, Cachaça Middas Reserva, se destaca no mercado de bebidas de luxo

 Com produção limitada a mil garrafas, bebida acaba de ser lançada e tem como origem a cidade de Dracena (SP)

Com DNA genuinamente brasileiro, a cachaça é daquelas bebidas cuja produção é versátil e sempre nos surpreende pelas novidades. Um dos mais notáveis exemplos vem do interior de São Paulo – na da cidade de Dracena – e atende pelo nome de Cachaça Middas Reserva.

A Middas Reserva é uma cachaça equilibrada, suave e com um leve adocicado proveniente da sua maturação em barris de carvalho francês de primeiro uso. Mas também há um reluzente destaque da bebida: a adição de flocos de ouro comestível de 23k vindos da Alemanha.

A bebida foi desenvolvida pelo empreendedor Leandro Dias, CEO da marca Middas, com base nos mesmos princípios aplicados para os cognacs mais caros do mundo e após uma visita à França em que ele buscou inspiração para novas produções. Leandro trouxe na bagagem alguns barris de carvalho francês de primeiro uso com a mesma tostagem da madeira utilizada pelos melhores cognacs do mundo e deixou a cachaça armazenada por alguns anos.

O processo produtivo ainda contou com o acompanhamento de um dos mais conceituados master blender de cachaça do mundo: o pós-doutor pela USP Leandro Marelli, que foi o responsável pela elaboração de seu blend limitado nesta produção limitada apenas a mil garrafas.

Durante a apreciação, sente-se um leve toque de caramelo, amêndoas, canela e notas aromáticas adocicadas de mel. Isso corre devido à formação de vanilina e ácido vanílico, fruto da armazenagem em barris de carvalho francês de primeiro uso e com um levíssimo toque de amburana”, explica o Dr. Leandro Marelli.

Além disso, a Middas Reserva vem com um frasco contendo os flocos de ouro comestível importado da Alemanha, onde o próprio consumidor dá seu toque de ouro ao adicioná-los à cachaça.

 

A cachaça Middas Reserva está disponível somente pelo site www.middascachaca.com.br com estoque limitado e numerado a mil garrafas pelo valor de R$ 230,00.

Maria Luzineide e Bruno Carra faturam primeiras medalhas de ouro do Brasil na Copa do Mundo de Halterofilismo paralímpico

Atletas ficam com títulos das categorias com atletas até 41-61kg e até 54kg, respectivamente. Competição vale como evento-teste para o Rio-2016 

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/albums

O Brasil conquistou suas duas primeiras medalhas de ouro na Copa do Mundo de Halterofilismo paralímpico. Maria Luzineide sagrou-se campeã da disputa que unificou atletas das classes entre 41 e 61kg enquanto Bruno Carra foi o melhor da classe até 54kg masculina. A competição teve início nesta quinta-feira, 21, e ocorrerá até sábado, 23, na Arena Carioca 1, localizada no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

Luzineide, que compete na divisão até 45kg, ergueu 83kg em sua segunda tentativa. Como a disputa envolvia atletas de mais de uma classe, um coeficiente foi utilizado para mensurar as performances. A brasileira ficou com o ouro com 92,58 pontos. Em segundo lugar, veio a chilena Camila Campos (até 55kg), que levantou 86kg, o que equivale a 88,23 pontos. Fechou o pódio a sul-africana Chantell Stierman (até 59kg), que ergueu 87kg, o que rende  85,46 pontos.

“Este resultado me deixa confortável com o meu desempenho. Mas a intenção é melhorar ainda mais a minha marca na próxima etapa da Copa do Mundo. Sei que posso chegar ainda mais longe. Eu tentei erguer 87kg aqui, treinei para isso, mas infelizmente não deu.  De qualquer forma, quero melhorar esta tentativa”, disse Maria Luzineide.

Já Bruno Carra teve o melhor desempenho entre os atletas com até 54kg. A conquista foi assegurada logo em sua primeira tentativa, na qual ergueu 160kg. Em seguida, tentou levantar 163kg em duas ocasiões, mas não obteve sucesso. A segunda posição foi para o cubano Cesar Rubio, que registrou 140kg, enquanto o terceiro lugar foi para o também brasileiro João Maria França, com 135kg.

“Ter um resultado assim mostra que nosso trabalho está no caminho certo, que é só continuar na preparação que a gente vem fazendo, nos próximos meses, que conseguiremos um bom resultado mais adiante também. A estrutura da competição está excelente, tanto a parte de treinamento quanto a área de aquecimento. Tudo ótimo”, disse Bruno Carra.

Outras duas classes fecharam o programa desta quinta-feira. Na divisão até 49kg, vitória do húngaro Nador Tunkel, com 151kg. Ele competiu apenas ao lado do japonês Hiroshi Miura, que foi medalhista de prata com 90kg. Por fim, entre atletas até 59kg, o melhor foi o chileno Juan Carlos Garrido, que levantou 186kg. A prata foi para o compatriota  Jorge Carinao, com 142kg. O bronze ficou com o argentino Pablo Daniel Melgar, da Argentina, com 122kg.

Nesta sexta-feira, 22, serão disputadas categorias masculinas até 65kg, 72kg, 80kg e 88kg. As provas começam às 11h.

Vale ressaltar que a etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo é uma das últimas competições válidas para se obter marcas para o ranking mundial, critério classificatório para os Jogos do Rio-2016. Homens precisam estar entre oito melhores do mundo, e mulheres têm de estar entre as seis mais bem colocadas no dia 29 de fevereiro, quando encerra-se o período de qualificação.

Impactos das Mudanças Climáticas – Suas consequências e o que já está sendo feito

 

 

 

 

O aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície do planeta desencadeia diversas consequências e gera diversos impactos ambientais na saúde, agricultura, economia, em todo o mundo.

Entre algumas dessas consequências estão:

– Aumento do nível do mar – a média do nível do mar aumentou aproximadamente 20 cm desde 1880, mas atualmente as mudanças climáticas tem acelerado esse processo, aumentando o risco de inundações para comunidades costeiras. Alguns dos países mais sensíveis a essas consequências são: Holanda, Vietnã e Tailândia.¹ ²

– Ondas de calor mais intensas e frequentes – as ondas de calor já estão ocorrendo com mais frequência do que observado há 60 anos. Simulações climáticas preveem um aumento da temperatura do ar entre 0,3 e 4,8°C até o ano de 2100. Como consequência teremos um aumento na frequência de temperaturas altas na escala de dias, estações e anos. Com isso, mais doenças e mortes relacionadas. ¹ ³

– Aumento nos eventos climáticos extremos – alguns tipos de eventos extremos estão se tornando mais frequentes e intensos, tais como precipitações extremas, furacões mais fortes, secas mais intensas e mais longas. ¹ 4

– Derretimento das geleiras, inclusive dos chamados gelos permanentes – o aumento da temperatura nas regiões polares, especialmente no Ártico, tem aumentado a velocidade de derretimento das geleiras, tornando o derretimento mais rápido que a capacidade de reposição. Algumas consequências são o aumento do nível do mar, alteração nas correntes marítimas e na salinidade em determinadas áreas no oceano, impacto na fauna endêmica da região. ¹

É possível observar que, como os ecossistemas, os meios físicos e econômicos, estão conectados, se comunicam e interligam com uma cadeia de outros eventos, o que gera consequências e acontecimentos. Por exemplo, o derretimento das geleiras leva ao aumento do nível do mar em determinadas regiões, que leva ao aumento das inundações de cidades costeiras, consequentemente afetando a saúde e a economia do local, gerando maior gasto com saúde.

Alguns exemplos de impactos citados neste texto podem ser observados no site destinado à Mudanças Climáticas da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) (http://climate.nasa.gov/). Neste é possível ver e comparar diferentes imagens de um mesmo local ao longo do tempo, acompanhar o aumento da temperatura média global (comparado à 1880), a diminuição do gelo no Ártico e a concentração de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera.

Mas, diante deste cenário, o que está sendo feito?

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conjunto com o Banco Interamericano de desenvolvimento (BID), continua incentivando e trabalhando com grandes, médias e pequenas empresas de diversos setores a medir, gerenciar e reduzir suas emissões de CO2.

Ao longo dos últimos anos, temos observado que a sustentabilidade é um tópico cada vez mais presente na visão de negócios das grandes empresas, iniciativas como o Global Reporting Initiative, a plataforma da Caborn Disclosure Project, e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa são exemplos destas iniciativas.

No entanto, quando se trata de pequenas e médias empresas o fator determinante para a elaboração de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), e o gerenciamento das suas emissões de GEE, tem sido a legislação. Apesar de os estados de São Paulo e Pernambuco exigirem a realização do inventário para determinados setores industriais, o INEA, órgão ambiental estadual do Rio de Janeiro, é o único que está exigindo a verificação do inventário por uma entidade de terceira parte acreditada junto ao Cgcre, como é o caso da ABNT.

É interessante apontar que existem consultores e Instituições com bastante interesse a respeito das emissões de Gases de Efeito Estufa, entretanto, pode-se observar que ainda há muito a fazer para alcançar um nível de conhecimento técnico sólido.

No que diz respeito às pequenas e médias empresas, a compreensão dos inventários de Gases de Efeito Estufa, como uma ferramenta de gestão que permite às empresas a identificação de oportunidades de redução de custos e a possibilidade de enxergar seus processos de uma nova perspectiva para alcançar eficiência energética, e possibilidades infinitas de marketing perante a sociedade e mercados estrangeiros, ainda é muito limitada.

 

Fontes, consultadas em 15 de janeiro de 2016:

¹  http://www.ucsusa.org/our-work/global-warming/science-and-impacts/global-warming-impacts#.VpjyOPkrLIU

²  http://www.climatecentral.org/news/new-analysis-global-exposure-to-sea-level-rise-flooding-18066

³  http://www.ucsusa.org/global_warming/science_and_impacts/impacts/early-warning-signs-of-global-6.html#.Vpj3kPkrLIU

4   http://www.ucsusa.org/global_warming/science_and_impacts/impacts/extreme-weather-climate-change.html#.Vpj60fkrLIU

http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/pt/noticias/373-quinto-relatorio-do-ipcc-mostra-intensificacao-das-mudancas-climaticas

Por: Renata Menezes Rocha e Julio Ricardo Jemio Sanchez

Cães são capazes de reconhecer emoções humanas, indica estudo

Trabalho foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Lincoln (Inglaterra), USP e Unifesp

São Paulo, 14 de janeiro de 2016 – Todas as pessoas que convivem com cães asseguram que eles são capazes de perceber seus estados emocionais. Essa constatação ganhou uma nova comprovação científica: pesquisa publicada na revista Biology Letter, conduzida por pesquisadores da Universidade de Lincoln (Inglaterra), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que cães são, sim, capazes de reconhecer estados emocionais dos seres humanos.

No experimento, cães de estimação observaram, ao mesmo tempo, duas telas com imagens projetadas de faces humanas e caninas, alegres ou agressivas, que foram pareadas com vocalizações que poderiam ter também conteúdo emocional positivo ou negativo.

Ao escutarem ruídos sem conteúdo emocional, os cães olharam aleatoriamente para as duas telas. Entretanto, ao escutarem um som com conteúdo emocional alegre ou agressivo, os cães olharam mais para a face congruente ao som (alegre ou agressiva) em 67% dos ensaios, uma taxa muito acima do acaso, indicando uma habilidade do animal de integrar as duas informações – sonora e visual.

“Essa correspondência confirmou-se tanto para estímulos referentes aos próprios cães quanto para estímulos humanos, para as emoções positivas e negativas, assim como para faces masculinas e femininas”, explica a professora da Unifesp, Carine Savalli, que é uma das autoras do estudo.

Ainda de acordo com ela, reconhecer o conteúdo emocional dos seres humanos a partir da integração de estímulos visuais e sonoros é uma habilidade bastante complexa, que deve ter conferido, certamente, vantagens adaptativas para os cães que vivem no ambiente humano há milhares de anos.

Exemplos de estímulos utilizados no estudo: faces (humano feliz x bravo; cão brincalhão x agressivo) e suas correspondentes vocalizações

 

36% dos consumidores fazem compras para aliviar o estresse, aponta pesquisa do SPC Brasil

Comprar, mesmo sem planejamento, é o lazer preferido para três em cada dez entrevistados

Compras, compras, compras

Meditar, fazer ioga, praticar esportes, comer… Para muitos consumidores estressados, o melhor remédio para se livrar das angústias do dia a dia é usar o cartão de crédito e encher o carrinho de compras.  Um levantamento realizado em todas as capitais e no interior do país pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que mais de um terço (36,3%) dos entrevistados admite que o ato de fazer compras é uma forma que eles encontram para aliviar o estresse do cotidiano, principalmente as mulheres (43,7%) e os consumidores das classes A e B (40,2%). Além disso, quase a metade dos consumidores (47,7%) admite fazer comprar para se sentir bem.

O levantamento aponta ainda que três em cada dez (29,5%) consumidores concordam que fazer compras melhora o humor e 24,5% confessam realizar compras quando se sentem deprimidos. O estudo demonstra que as mulheres são mais suscetíveis às emoções quando compram por impulso. São elas quem mais admitem a sensação de prazer ao comprarem algo sem planejar (37,7% contra 26,5% dos homens), além de serem as que mais citam o ato de fazer compras como o tipo de lazer preferido (35,9% contra 23,3% do total de entrevistados).

Encontram-se também entre as mulheres os maiores percentuais de consumidores que se valem das compras por impulso quando estão deprimidas (30,5% contra 18,3% dos homens). Quanto à faixa etária, o levantamento indica que os mais jovens são os que mais ficam entusiasmados e se divertem ao comprar produtos não planejados (41,8% contra apenas 19,6% das pessoas acima de 55 anos).

Segundo o educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, as emoções desempenham um papel fundamental nas compras realizadas impulsivamente. “O estado emocional explica o comportamento impulsivo do consumidor. Se o consumo fosse uma experiência puramente racional, a inadimplência seria bem menor do que temos hoje. As pessoas comprariam estritamente o necessário e raramente romperiam os limites do próprio orçamento, pois seriam capazes de avaliar adequadamente as consequências de uma aquisição desnecessária e de resistir ao impulso da compra, por mais que se sentissem atraídos por um produto na vitrine”, explica Vignoli.

Consumidor compra por impulso para não “perder boa oportunidade”

Por que é tão difícil evitar uma compra desnecessária mesmo sabendo que poderá haver consequências negativas para o próprio orçamento? O estudo demonstra que em situações de compras impulsivas o imediatismo e a necessidade de urgência acabam sendo mais fortes do que a capacidade de reflexão do consumidor. A maior parte dos entrevistados (44,5%) não consegue resistir aos próprios desejos porque acredita que se não realizarem aquela compra, mesmo que o produto seja desnecessário, vão desperdiçar uma ‘boa oportunidade’. Outros 36,9% admitem que quando surge o desejo de comprar algo, eles não sossegam enquanto não concretizarem a compra, sobretudo as mulheres (41,6%). “É como se ao verem um produto muito desejado ou com preço atrativo as pessoas abdicassem de refletir sobre a compra momentaneamente”, explica Vignoli. Exemplo disso, é que 30,1% dos entrevistados gastam mais do que o previsto em promoções com medo de acabarem se arrependendo depois e quase um terço (32,9%) admite que, geralmente, compra produtos que nem tinha a intenção de adquirir antes de entrar numa loja.

O apelo ao consumo pode ser tão intenso que os consumidores simplesmente esquecem momentaneamente dos efeitos que a compra pode ter sobre o orçamento: 30,7% admitem que ao ver um produto atrativo não pensam nas consequências da compra antes de efetivá-la e mais de um quarto (25,8%) dos entrevistados reconhecem não ter o costume de avaliar todos os aspectos envolvidos numa compra. E o resultado desse comportamento não poderia ser outro: muitos acabam ficando com o orçamento mais apertado. Segundo a pesquisa, 30,8% dos consumidores reconhecem que estão com as finanças pessoais descontroladas por causa de compras impulsivas.

Controle dos próprios atos

Para o educador financeiro José Vignoli, os resultados da pesquisa mostram que para o consumidor controlar seus impulsos de compras não planejadas é importante que ele saiba identificar, primeiramente, o próprio estado emocional. “Ir às compras quando se está mal pode ser perigoso, já que o consumidor estará mais vulnerável a utilizar o consumo como gatilho. Certamente, não há uma fórmula para evitar o consumo impulsivo, mas entender que as emoções influenciam em nossas decisões pode ajudar a tornar o consumidor mais consciente e controlado no momento de decidir por uma compra”, afirma o educador.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, estabelecer um controle orçamentário ajuda o consumidor a ter uma visão mais ampla das pendências financeiras, além de evitar que o dinheiro comprometido com gastos fixos e inadiáveis seja gasto impulsivamente em compras momentâneas. O estudo mostra que 40,3% dos entrevistados estão ou já estiveram com o nome sujo por extrapolar nas compras sem pensar. “Um dos principais problemas associados ao comportamento compulsivo é o risco de endividamento excessivo. Quando as dívidas vão se acumulando e comprometem o dinheiro destinado aos gastos imprescindíveis, como despesas da casa e contas de primeira necessidade, é hora de o consumidor procurar ajuda porque ele pode cair na inadimplência”, alerta a especialista.

Compras , Compras , Compras

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com 745 consumidores acima de 18 anos nas 27 capitais e procurou compreender o papel das emoções no comportamento das compras impulsivas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais com uma margem de confiança de 95%.

Compras , Compras , Compras

Cresce a procura de RGs para bebês com o número do CPF

Muitos pais que estão procurando os postos Poupatempo neste início de ano para tirar a primeira Carteira de Identidade dos filhos recém-nascidos já estão providenciando o documento com o número do CPF da criança. É que já está em vigor desde o início de dezembro de 2015 uma nova regra que permite aos cartórios incluir o CPF já na Certidão de Nascimento. Ainda não há estatísticas, mas as certidões com a informação do número de identificação junto à Receita Federal são cada vez mais frequentes no Poupatempo.

A inclusão do CPF no RG dá mais comodidade às famílias e facilita a abertura de conta bancária, plano de saúde e de previdência privada, e acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo governo. Sem o CPF, a criança não pode ser incluída como dependente nos planos de saúde.

Os cartórios passaram a oferecer a emissão de certidão já com o CPF após um convênio firmado em 2015 entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP). A entidade administra a Central Nacional de Registro Civil.

Antes, já era possível fazer o RG com o CPF, se os pais providenciassem o número antes de fazer a solicitação do documento. O número pode ser fornecido no próprio Poupatempo, nos postos que contam com serviços dos Correios ou da Receita Federal, órgãos responsáveis pela emissão do CPF. A identificação junto à Receita é válida para a vida toda e em todo o território nacional.

Além da comodidade e gratuidade do serviço de emissão do CPF e primeira via do RG, o documento com identificação completa é uma segurança a mais em relação a fraudes e problemas causados por homônimos.

Agora, os sistemas integrados da Receita Federal e das Centrais de Registros passam a permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família. O convênio já está em vigor nos cartórios de registro civil dos estados de SP, RJ, MG, PE, ES e SE, além do Distrito Federal, e deve estar disponível em todos os cartórios do País até o final do primeiro semestre de 2016, segundo a Receita Federal

Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, o convênio com a Receita Federal desburocratiza os procedimentos de registro e evita futuras confusões. Como a Certidão de Nascimento é a origem de todos os documentos, quanto mais informações puderem ser emitidas conjuntamente a este primeiro documento civil do cidadão, menor a margem de erros para fraudes na hora de emitir um segundo documento, como o RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho ou qualquer outro.

Segundo a entidade, a medida também permitirá o cancelamento do CPF quando o cartório emitir a certidão de óbito e quando for preciso comunicar a Receita Federal, após o casamento, sobre alteração do nome em função da adoção do sobrenome do marido ou da esposa. Hoje, essas alterações devem ser feitas na Receita Federal.

Crianças registradas por múltiplos pais poderão ter a filiação completa incluída nos dados do CPF, o que antes era impossível devido aos campos de preenchimento do antigo sistema da Receita Federal, que contava apenas com os tradicionais: pai e mãe. Agora, a designação é filiação.

No Poupatempo Itaquera, Erivaldo dos Santos providenciou o RG da filha Alice Gomes Santos, de apenas quatro meses, já com o CPF. Ele explicou que pretende abrir uma conta bancária para a garotinha. Na mesma unidade, Vênia Ribeiro Martins também providenciou o RG com CPF da filha Alice Ribeiro Martins, de três meses, para abrir para ela um plano de previdência privada.

Os cartórios do interior também já estão emitindo a Certidão de Nascimento com o CPF. No Poupatempo São José do Rio Preto, o casal Robson e Nayara solicitou o RG da filha Laura Yasmin apresentando a Certidão de Nascimento com a identificação da criança no sistema da Receita Federal. Eles explicaram que providenciaram o documento para tirar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Cartão Cidadão da Prefeitura.

Cresce a procura de RGs para bebês com o número do CPF

Muitos pais que estão procurando os postos Poupatempo neste início de ano para tirar a primeira Carteira de Identidade dos filhos recém-nascidos já estão providenciando o documento com o número do CPF da criança. É que já está em vigor desde o início de dezembro de 2015 uma nova regra que permite aos cartórios incluir o CPF já na Certidão de Nascimento. Ainda não há estatísticas, mas as certidões com a informação do número de identificação junto à Receita Federal são cada vez mais frequentes no Poupatempo.

A inclusão do CPF no RG dá mais comodidade às famílias e facilita a abertura de conta bancária, plano de saúde e de previdência privada, e acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo governo. Sem o CPF, a criança não pode ser incluída como dependente nos planos de saúde.

Os cartórios passaram a oferecer a emissão de certidão já com o CPF após um convênio firmado em 2015 entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP). A entidade administra a Central Nacional de Registro Civil.

Antes, já era possível fazer o RG com o CPF, se os pais providenciassem o número antes de fazer a solicitação do documento. O número pode ser fornecido no próprio Poupatempo, nos postos que contam com serviços dos Correios ou da Receita Federal, órgãos responsáveis pela emissão do CPF. A identificação junto à Receita é válida para a vida toda e em todo o território nacional.

Além da comodidade e gratuidade do serviço de emissão do CPF e primeira via do RG, o documento com identificação completa é uma segurança a mais em relação a fraudes e problemas causados por homônimos.

Agora, os sistemas integrados da Receita Federal e das Centrais de Registros passam a permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família. O convênio já está em vigor nos cartórios de registro civil dos estados de SP, RJ, MG, PE, ES e SE, além do Distrito Federal, e deve estar disponível em todos os cartórios do País até o final do primeiro semestre de 2016, segundo a Receita Federal

Segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, o convênio com a Receita Federal desburocratiza os procedimentos de registro e evita futuras confusões. Como a Certidão de Nascimento é a origem de todos os documentos, quanto mais informações puderem ser emitidas conjuntamente a este primeiro documento civil do cidadão, menor a margem de erros para fraudes na hora de emitir um segundo documento, como o RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho ou qualquer outro.

Segundo a entidade, a medida também permitirá o cancelamento do CPF quando o cartório emitir a certidão de óbito e quando for preciso comunicar a Receita Federal, após o casamento, sobre alteração do nome em função da adoção do sobrenome do marido ou da esposa. Hoje, essas alterações devem ser feitas na Receita Federal.

Crianças registradas por múltiplos pais poderão ter a filiação completa incluída nos dados do CPF, o que antes era impossível devido aos campos de preenchimento do antigo sistema da Receita Federal, que contava apenas com os tradicionais: pai e mãe. Agora, a designação é filiação.

No Poupatempo Itaquera, Erivaldo dos Santos providenciou o RG da filha Alice Gomes Santos, de apenas quatro meses, já com o CPF. Ele explicou que pretende abrir uma conta bancária para a garotinha. Na mesma unidade, Vênia Ribeiro Martins também providenciou o RG com CPF da filha Alice Ribeiro Martins, de três meses, para abrir para ela um plano de previdência privada.

Os cartórios do interior também já estão emitindo a Certidão de Nascimento com o CPF. No Poupatempo São José do Rio Preto, o casal Robson e Nayara solicitou o RG da filha Laura Yasmin apresentando a Certidão de Nascimento com a identificação da criança no sistema da Receita Federal. Eles explicaram que providenciaram o documento para tirar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Cartão Cidadão da Prefeitura.