O setor de orgânicos no Brasil cresceu 30% em 2015 e movimentou R$ 2,5 bi. No mercado externo, o grupo com 77 empresas ligadas ao Projeto Organics Brasil faturou 160 milhões dólares em exportações.
Para aproveitar o câmbio favorável e ampliar a estratégia de exportação, nove empresas estarão na mais importante feira mundial do setor de produtos orgânicos – a BIOFACH Nuremberg (10-13 fevereiro – Alemanha).
O coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, acredita que, em 2016, as exportações aumentem de 15 a 20%.
“As empresas brasileiras têm exportado para mais de 40 países, sendo que os principais produtos exportados foram matérias-primas semi-processadas, como: açúcar, óleo de dendê e outros óleos vegetais, castanha de caju, sucos de frutas (açaí), mel, erva-mate, frutas tropicais congeladas, café, preparações capilares, própolis e cachaça”, explica Ming Liu.
Estarão na Biofach Nuremberg as empresas: Native (açúcar, sucos e produtos da linha matinais), Jalles Machado (açúcar), Triunfo do Brasil (mate), MN Própolis (mel), Resibras (castanha), Brasilbev (energético), Vapza (vários alimentos), Associação de Cafeicultura Organics do Brasil – ACOB (café) e a Surya Brasil (cosméticos).