Sabe o que é LUTS? Mitos e verdades sobre o problema que afeta cerca de 45% dos homens entre 70 e 79 anos e pode se manifestar em homens de meia-idade, já a partir dos 40 anos 1,2
Muitos homens procuram o urologista preocupados com a próstata. No entanto, os LUTS (do inglês Lower Urinary Tract Symptoms) ainda são um problema pouco conhecido no Brasil.

LUTS são o conjunto de sintomas relacionados ao controle da urina, como a necessidade de urinar frequentemente, acordar à noite para urinar, urinar com jato fraco e ficar com a sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga.

Infelizmente, muitos homens ainda se sentem constrangidos ao falar de tais problemas de saúde e procuram o urologista apenas sob pressão familiar. Por isso, é importante divulgar e conscientizar a população e a comunidade médica sobre a existência e importância desse problema, seja através da mídia ou de eventos como o LUTS FÓRUM, promovido pela Astellas Farma Brasil no último dia 22 de agosto, no Rio de Janeiro, que contou com a presença de especialistas internacionais de grande prestígio científico.

Felizmente, a dúvida tem cura! Confira, portanto, alguns mitos e verdades sobre os LUTS:

MITOS VERDADES
Sintomas urinários como urinar muito durante a noite e ter um jato de urina mais fraco são naturais e fazem parte do processo de envelhecimento. As doenças que causam LUTS podem afetar diretamente a qualidade de vida do paciente. Doenças de maior gravidade, tais como infecções ou tumores, podem ocasionalmente ser causa de LUTS.3 Por isso, é necessária a avaliação médica.
Problemas urinários no homem são causados sempre pela próstata. No homem, as doenças da próstata (como a hiperplasia prostática benigna) podem causar LUTS, porém há outras causas que podem levar a sintomas urinários, como a Bexiga Hiperativa.
Hiperplasia prostática benigna está associada ao câncer de próstata. A Hiperplasia de Próstata é uma doença benigna e não está associada ao câncer de próstata.
Os LUTS não podem ser evitados e não estão relacionados ao estilo de vida. Em alguns casos, mudanças de estilo de vida, como evitar o consumo excessivo de líquidos, melhorar o funcionamento do intestino ou perder peso podem ajudar. O adequado controle do diabetes e de outros problemas endocrinológicos podem ser importantes.
LUTS não têm cura definitiva. Existem tratamentos medicamentosos que podem promover a atenuação dos sintomas.
LUTS afetam apenas homens mais velhos. LUTS podem afetar homens e mulheres de todas as idades. No entanto, a porcentagem de prevalência de sintomas aumenta com a idade. Estudos de prevalência revelam que LUTS moderados a graves atingem 45% dos homens na sétima década de vida. O impacto dos sintomas urinários na qualidade de vida é tanto maior quanto mais intensos forem os sintomas.2

Ref.
1 Irwin DE, Milsom I, Hunskaar S, Reilly K, Kopp Z, Herschorn S, Coyne K, Kelleher C, Hampel C, Artibani W, Abrams P. Population-based survey of urinary incontinence, overactive bladder, and other lower urinary tract symptoms in five countries: results of the EPIC study. Eur Urol. 2006 Dec;50(6):1306-14

2. Garraway WM, Collins GN, Lee RJ. High prevalence of benign prostatic hypertrophy in the community. Lancet 1991;338(8765):469-71

3. Chapple CR, Roehrborn CG. A shifted paradigm for the further understanding, evaluation, and treatment of lower urinary tract symptoms in men: focus on the bladder. Eur Urol. 2006 Apr;49(4):651-8. Epub 2006 Feb 17. Review.
__________________________________________________________________________________________

Astellas Farma Brasil

Astellas Farma Brasil Importação e Distribuição de Medicamentos Ltda., filial brasileira da Astellas Pharma Inc., cuja sede está localizada em Tóquio, no Japão, é uma empresa farmacêutica dedicada a melhorar a saúde das pessoas em todo o mundo, por meio de fornecimento de produtos farmacêuticos inovadores e confiáveis. A organização está empenhada em se tornar líder da categoria global em áreas focadas pela combinação de pesquisa e desenvolvimento e áreas terapêuticas de especialização no Brasil, que incluem urologia, oncologia, imunologia, doenças infecciosas e dermatologia.

A Astellas tem o compromisso de fazer a diferença na área de urologia, desde a pesquisa básica sobre o sistema geniturinário humano e vários processos patológicos urológicos até o entendimento mais profundo sobre como diferentes condições urológicas afetam a qualidade de vida de uma pessoa. Nossa ampla compreensão modela nosso compromisso com os pacientes que sofrem de distúrbios urológicos e com os profissionais da saúde que os tratam.

A Astellas se orgulha de sua pesquisa em LUTS (sintomas do trato urinário inferior, em sua sigla em inglês), associado à hiperplasia prostática benigna (HPB) e bexiga hiperativa (BH) e por ter lançado produtos que proporcionam tratamento a pessoas que sofrem dessas condições. Um estudo epidemiológico realizado nos Estados Unidos e Europa mostrou que a prevalência de LUTS em homens acima de 40 anos de idade é de 71%1, enquanto que BH afeta, aproximadamente, 17% das pessoas2, impactando a qualidade de vida.2
Ref.

  1. Sexton CC et al The overlap of storage, voiding and postmicturition symptoms and implications for treatment seeking in the USA, UK and Sweden: EpiLUTS. BJU Int. 2009 Apr; 103 Suppl 3:12-23.
  2. Milsom I, et al. How widespread are the symptoms of an overactive bladder and how are they managed? A population-based prevalence study. BJU Int 2001; 87(9)760-6.