Durante o período gestacional, o corpo sofre diversas alterações para se adaptar à chegada do bebê. Conforme o feto se desenvolve no útero, os demais órgãos são comprimidos e realocados. Esse fator, associado ao ganho de peso, interfere negativamente na postura da mulher ocasionando dores, principalmente na região das costas.
“Desde que não haja contraindicação médica, é recomendável a pratica de exercícios, preferencialmente daqueles que fortaleçam a região do CORE, que é o responsável pela sustentação do nosso tronco”, afirma a personal trainer Cau Saad.
Uma das modalidades mais procuradas nesse período e de grande eficiência é o Pilates. Durante uma aula, através de exercícios simples feitos com o peso do próprio corpo apenas e/ou implemento de acessórios, essa modalidade promove o fortalecimento e alongamento dessa região reduzindo ou até eliminando a tão temida dor nas costas durante a gravidez.
Separamos para vocês, alguns desses exercícios:
- Elevação pélvica com os pés no bosu
Deitada de barriga para cima e os pés apoiados em cima do bosu, o quadril deve ser retirado lentamente do chão ativando os glúteos e o assoalho pélvico, o retorno do quadril ao solo deve ser controlado, mantendo a contração do CORE, região é conhecida como o cinturão abdominal.
- Adução deitada, utilizando bola
Deite-se de barriga para cima, pressione a bola entre as pernas, ativando todo o assoalho pélvico, depois relaxe lentamente, repita o movimento.
Outra alternativa é manter a bola pressionada, realizando dessa forma uma isometria da musculatura adutora.
- Mobilização de escápulas utilizando arco flexível
Esse exercício pode ser feito deitada de barriga para cima ou sentada em posição confortável. Com o crescimento da barriga muitas vezes as mulheres desenvolvem desvios posturais, por exemplo, a cifose (corcunda), nesse exercício, a gestante deve pressionar o arco com os braços estendidos à frente na altura do peitoral, encaixando as escápulas, dessa forma gradativamente cria-se consciência da postura correta.
- Mobilidade de quadril sentada na bola
O quadril também sofre com as alterações do corpo da mulher durante a gravidez, é comum sentir fortes dores e dificuldade durante a locomoção, esse exercício serve para melhorar a mobilidade dessa articulação. Sentada em cima da bola, a gestante faz movimentos circulares, de um lado para o outro, para frente e para trás e para cima e para baixo.
- Alongamento com faixa elástica
Deitada de barriga para cima, envolva a fita na sola do pé, lentamente puxe as pernas na direção do tronco, tentando não flexionar os joelhos, segure por 20 segundos e repita 3 vezes. Alongar os membros inferiores na gestação melhora a circulação sanguínea, ajudando a dissipar a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço.