Questões genéticas e outros fatores de riscos também podem influenciar no desenvolvimento da doença

O diabetes é uma doença crônica causada pela alteração da ação ou da produção da insulina, e que pode acarretar em danos a diversos órgãos e ainda provocar doenças cardíacas. Para alertar sobre esses perigos, no dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes.

Existem diversos tipos de diabetes, sendo os mais comuns os tipos 1, 2 e o gestacional. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2016, entre 90% e 95% das pessoas com diabetes se enquadram na categoria tipo 2, que é quando o corpo não aproveita a insulina produzida. Sintomas como fraqueza, fome, sede e ganho de peso aparecem com frequência, embora a doença possa ser assintomática.

A endocrinologista do Hapvida Saúde, Natasha Vilanova, destaca que a manutenção de hábitos saudáveis pode diminuir os riscos de desenvolver a doença. “A prevenção continua sendo o principal foco, e pode ser feita por meio da alimentação saudável, do consumo de comida saudável, como frutas, legumes, verduras, ovos e carnes, além da prática exercícios físicos regularmente”, afirmou.

Além de questões genéticas e a falta de hábitos saudáveis, existem outros fatores de risco como pressão alta, colesterol alto, sobrepeso, doenças renais crônicas, síndrome de ovários policísticos, diagnóstico de distúrbios psiquiátricos, apneia de sono, uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides e a própria gravidez, em casos de diabetes gestacional.

O tratamento envolve mudança no estilo de vida associada à terapia farmacológica individualizada, de acordo com cada caso. Nas situações em que há a necessidade de medicação, é preciso cumprir as prescrições médicas rigorosamente, criando mecanismos para evitar que a dose diária seja esquecida.

Dica PortalJE – Alimentação Saudável clique aqui