Dia Mundial da Felicidade: psicólogo fala como o sentimento ou ausência dela pode impactar a rotina 

No dia mundial da felicidade, profissional destaca os conceitos de felicidade
e como estar feliz pode impactar as relações interpessoais

O dia mundial da felicidade, celebrado no dia 20 deste mês, ressalta a importância da condição de ser feliz e como, com pequenas conquistas diárias, atingir a felicidade. Para Júlio Pereira, psicólogo e CEO da Eurekka, uma das maiores redes de saúde mental do Brasil, eventualmente, alguma situação de conquista, reciprocidade e bom sentimento ocorrem proporcionando à pessoa um sentimento de felicidade, alegria e animação. Contudo, o especialista chama a atenção para o conceito e tipos de felicidade, tendo em vista dois pilares essenciais.


“A felicidade é algo subjetivo. Para algumas pessoas, está atrelada a dinheiro, para outras a relações familiares e amorosas e por aí vai. No entanto, quando olhamos para o que define a felicidade em si, podemos apontar equilíbrio emocional e satisfação com a vida, o quanto você está satisfeito no trabalho, amor, família, conquistas, amigos, entre outras coisas”, destaca o psicólogo.


Muitos psicólogos entendem e trabalham com dois conceitos de felicidade: a hedonia ou prazer, que diz respeito ao que nos faz sentir bem, como o autocuidado, realizar desejos, as relações sexuais, o senso de satisfação, entre outras coisas. E a eudaimonia, ou significado, que tem a ver com os valores da vida, ou seja, sentir que a vida tem significado, sentido. Esse último conceito também está relacionado a responsabilidades, planos para o futuro e ideais, por exemplo.


“É importante ressaltar que a felicidade não é algo constante, é impossível ser feliz sempre. Faz parte do nosso equilíbrio saudável do humor oscilações tanto para cima quanto para baixo. Quando estamos felizes, entretanto, é comum percebermos momentos mais produtivos no nosso trabalho e maior satisfação com as relações pessoais, por exemplo.”, destaca o psicólogo .


Neste cenário de pandemia e outras tensões, o especialista ressalta que é importante se ater a pequenas coisas e buscar mais leveza no dia a dia. “Estamos constantemente lidando com notícias pesadas e isso pode facilmente nos abalar. Contudo, é importante darmos importância a pequenas conquistas diárias para sermos mais alegres em nossa rotina”, ressalta.