Alface, rúcula, couve, agrião e espinafre são exemplos de alimentos ricos nutricionalmente
Para manter uma alimentação balanceada, consumir folhas verdes é essencial. Ricas em fibras e antioxidantes, esses vegetais auxiliam a promover a sensação de saciedade. A categoria desses alimentos ainda oferece cálcio, ferro, potássio, vitaminas A e C, ajudam a combater os radicais livres e a retardar o envelhecimento das células, além de atuar na prevenção do câncer.
Com tantos benefícios, as folhas verdes podem ser adicionadas às refeições como acompanhamentos ou em pratos principais como suflê, recheios de massas, bolos e sucos. Segundo o coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, esses alimentos são essenciais para manter a saúde do corpo, do cabelo e da pele.
“Elas são benéficas para o cérebro, combatem alergias e inflamações. As folhas verde escuras são as melhores opções de fontes de cálcio para o organismo. A couve, que geralmente tem um preço mais popular, é excelente no processo de detoxificação hepática”, ensina.
As que possuem o tom mais escuro ainda atuam no controle de açúcar no sangue. “Para as crianças, é excelente porque previne o aumento do colesterol, sobretudo o LDL. E ainda colabora para o crescimento, devido ao cálcio, além de fortalecer as ações do organismo e a função das enzimas com o ferro”, comenta.
Quem deseja inserir esses alimentos no cardápio pode começar introduzindo as folhas em sanduíches, refogados e tortas. “O importante é começar a consumir. É só usar a criatividade na cozinha. Pode apostar nesses alimentos porque tem propriedade cicatrizante e auxilia na melhora do sistema imunológico”, finaliza.