A Acupuntura como tratamento de atletas com lesões desportivas não é recente e nem é novidade, mas o uso da Acupuntura para melhorar o desempenho físico e mental do atleta, esse sim, é novo e recente. Há pouquíssimos estudos no mundo nessa área, e o Dr. Márcio De Luna (1990, 1994, 1996, 2004) pode ser considerado pioneiro nesse tipo de pesquisa, no Brasil.
A mais recente pesquisa do Dr. Márcio De Luna se concentrou em estudar os efeitos do seu protocolo particular de Acupuntura, chamado de “De Luna 1” em atletas de atletismo de velocidade e em suas qualidades físicas básicas, cujos resultados além de beneficiarem os próprios atletas velocistas, beneficiam também todos aqueles que tem problemas musculares, estão acamados ou ainda sofrem de doenças neurológicas como também traumato-ortopédicas e reumáticas que levem a perda de força, resistência, velocidade e potência muscular.
Benefícios encontrados no estudo
“A acupuntura também mostrou níveis mais baixos de malondialdeído, um composto orgânico que é um marcador para o stress oxidativo”, comenta o coordenador do Programa de Pós-graduação do IBMTC – Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa dr. Márcio De Luna. “O malondialdeído (MDA) está associado a patologias inflamatórias e degenerativas como as doenças relacionadas com a idade e do aparelho neuromuscular e locomotor. Os pesquisadores concluíram que a eletroacupuntura diminui os índices de MDA e aumenta a superóxido dismutase (SOD) em atletas submetidos a exercícios intensivos de resistência, o que pode contribuir para aliviar a fadiga atlética e melhorar a performance física”, completa De Luna.
Fisioterapeuta e Acupunturista recomenda a acupuntura como prevenção também. Os atletas podem ter uma performance melhor com ajuda da acupuntura.
Dr. Márcio atende em Copacabana no RJ, para mais informações.