Poupatempo lança sistema para facilitar pagamento de taxas

O Poupatempo colocou em funcionamento um novo sistema para facilitar o atendimento e reduzir ainda mais o tempo de espera para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade (RG). Agora é possível efetuar o pagamento da taxa do serviço diretamente no portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br). No momento em que a pessoa faz o agendamento do dia e horário em que deseja ser atendida, o site oferece a opção de entrada no internet banking, para que o pagamento seja efetuado sem a necessidade de deslocamento até a agência bancária.

Por enquanto, o sistema atende os clientes do Banco do Brasil e do Bradesco, mas o Governo de São Paulo está negociando com outras instituições para facilitar a vida de todos os que precisam dos serviços do Poupatempo. Quem não é cliente do Banco do Brasil e Bradesco tem a opção de imprimir o boleto bancário (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE), que pode ser recolhido em todos os bancos.

Outra iniciativa do Poupatempo para agilizar o atendimento é o estímulo ao uso de leitores de cartões de débito (pin pads) de todos os bancos para pagamento das taxas de serviços do Detran e da 2ª via de RG. As novas tecnologias estão sendo introduzidas como parte da estratégia do Governo do Estado de São Paulo, através da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, para aprimorar o Programa Poupatempo, ampliando seu alcance. Com o atendimento virtual, mais barato, o Poupatempo pode multiplicar a capacidade de atendimento e levar serviços diretamente aos usuários pela internet. Poupatempo - Totem de informações - crédito Paulo Marques

HISTÓRICO
O Poupatempo foi implantado em 1997 com o objetivo de facilitar a vida do cidadão e simplificar o acesso a documentos e serviços públicos. O programa vem passando por uma fase de grande expansão física e já conta com 66 postos fixos em todas as regiões administrativas do Estado.

Agora, ao completar 18 anos, em novembro, o Poupatempo está recebendo investimentos para multiplicar os serviços eletrônicos, para facilitar ainda mais a vida dos cidadãos e permitir a solução de problemas com documentos sem a necessidade de ir pessoalmente aos postos de atendimento. “Estamos falando de uma mudança de conceito, com acesso virtual aos serviços sem perda de qualidade no atendimento”, afirma Julio Semeghini, titular da Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão do Governo de São Paulo.

Ele explica que em breve o Poupatempo terá terminais de autoatendimento para a realização de serviços mais simples, instalados dentro e fora dos postos físicos. Nos últimos meses, além de reformular o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), o Poupatempo ganhou um aplicativo no ‘SP Serviços’ (loja de apps do Governo do Estado), que facilita o agendamento. Em breve, o portal ganhará novos serviços, como o Achados e Perdidos virtual e a linha do tempo pessoal, com registro de todos os atendimentos que a pessoa solicitou no Poupatempo ao longo da vida.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 457 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 66 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.