Nina Móvel – Emergência Animal

Para além da informação, a ANDA desenvolve e produz diversos projetos nas áreas cultural, esportiva, educacional e social. O mais recente é ANDA – Emergência Animal, uma ambulância UTI veterinária para fazer atendimento gratuito a pessoas de baixa renda e protetores de animais.

O projeto além do atendimento direto feito aos animais, colabora para reduzir as desigualdades sociais, porque garante às pessoas mais carentes que seus animais tenham acesso a um serviço de alta qualidade. Esta oportunidade reflete em cada um dos tutores o sentimento de ser importante, o sentimento de cidadania. Muitos animais, que teriam grandes chances de sobreviver, acabam morrendo por falta de socorro. Isto é cruel para os animais e desumano para as pessoas que amam profundamente seu cão ou gato.

Esta ação tem uma parceria com “Instituto 100% Animais”  e  terá, com certeza, uma grande repercussão em todo o país, por ser extremamente necessária e importante. Por seu caráter, deverá ter um efeito multiplicador.

Os Direitos Animais são a continuação lógica dos Direitos Humanos. Eles vieram para somar e aprofundar, não para reduzir ou relativizar.  Aqueles direitos fundamentais à vida, liberdade e integridade que o ser humano, um dia atribuiu à sua excepcionalidade no universo, agora são percebidos nitidamente como inalienáveis das outras formas de vida animal. Pois o que define a posse desses direitos fundamentais não é sua indubitável capacidade de construir e imaginar mundos inteiros e se expressar pelas mais sublimes formas de arte (mas que é também a capacidade de destruir culturas, povos e regiões inteiras). Assim fosse, nem mesmo todos os seres humanos teriam esses direitos reconhecidos. O que define o respeito pela vida e a liberdade são a sensibilidade e a consciência – a senciência – que faz com que todo animal defenda sempre sua vida e seus interesses.

Alguns podem se perguntar qual é a importância de lutar pela vida dos animais quando há tantos seres humanos famintos, abandonados a uma vida miserável, seviciados em sessões de tortura e matando-se, na flor da idade, em guerras inúteis. Outros consideram “perigosa” a expansão da nossa comunidade moral aos animais, que redundaria, segundo eles, na “desvalorização” da vida humana. Na verdade, os Direitos Animais vieram para somar e aprofundar a tradição estabelecida pelos Direitos Humanos. E existe tarefa mais urgente? Porque a forma como ainda hoje negamos aos de nossa própria espécie os direitos mais básicos faz de toda a beleza e engenhosidade de que somos capazes uma futilidade diante do sofrimento e injustiça que perpetuamos no mundo, tanto entre seres humanos como entre animais não humanos.

As duas causas são as mesmas. Não é que uma consciência venha antes da outra: as duas evoluem juntas; são uma só consciência. E essa consciência, finalmente, está em expansão. Esperamos que não seja tarde demais, que alcancemos o topo de nossa consciência moral, antes que destruamos por completo a nós mesmos e outras formas de vida em função de nossa miséria moral.

Como já bem disse a Professora Doutora em Filosofia, Sônia T. Felipe, em uma das suas colunas na ANDA, “A história humana prova que não evoluímos moralmente a não ser quando damos um passo no sentido de ampliar o círculo da moralidade no qual admitimos que seres diferentes de nós são dignos de nossa consideração e apreço morais. Foi assim com os estrangeiros, as mulheres, os negros, as crianças, os deficientes. O desafio, hoje, é ampliar o círculo para admitir o ingresso nele de seres não humanos, animais e ecossistemas, que, embora não sejam capazes de agir racionalmente, vivem à mercê das ações de sujeitos capazes de agirem racionalmente. O que se espera de quem é capaz de agir racionalmente é que amplie o horizonte de seus fins, incluindo o bem próprio de outros seres vivos como alvo das decisões e ações empreendidas. Racionalidade tem a ver com expansividade, não com enrugamento, dobras, pregas e pequenez.”.

É preciso formar e informar a sociedade em que vivemos para que as pessoas estejam sensíveis e receptivas a mudar esta realidade e a melhorar as condições de vida e das relações da nossa própria espécie.

 

CURIOSIDADES

Em 1923, a protetora Maria Dickin inaugurou a primeira ambulância para animais que se tem conhecimento no mundo. Era simples, mas com boa vontade e colaboração, ela conseguiu salvar milhares de animais. Este é também nosso sonho salvar muitas vidas. Seja parte dessa nossa ação gratuita para salvar animais.

Simulador de direção veicular será obrigatório no Estado de São Paulo a partir do dia 14 de dezembro

A partir de 14 de dezembro, os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (carro) terão, obrigatoriamente, que realizar cinco horas/aula em simulador de direção veicular, uma delas reproduzindo a condução em período noturno.

A exigência valerá em todo o Estado de São Paulo para o cidadão que se submeter ao exame médico do processo de habilitação a partir de 14 de dezembro, conforme portaria do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), publicada na última sexta-feira (6). As aulas no simulador deverão ser realizadas após a conclusão do curso teórico, de 45 horas/aula, e antes da realização do exame teórico.  

Quem for obter a CNH B poderá realizar, opcionalmente, até 8 horas/aula no equipamento, 4 simulando o ambiente diurno e 4 o noturno, de um total de 25 horas/aula de aprendizagem prática. Já o cidadão habilitado na categoria A (moto) que for adicionar a categoria B (carro) poderá fazer até 7 das 20 horas/aula no simulador, sendo 3 no ambiente noturno.  

No Estado de São Paulo, o simulador de direção veicular já é utilizado de forma opcional pelo candidato desde 3 de julho de 2014. Atualmente, existem mais de 1 mil simuladores cadastrados no Estado.

Cerca de 311,5 mil aulas já foram registradas no equipamento, que reproduz o ambiente que o futuro motorista, possivelmente, vivenciará nas ruas, como chuva, neblina e animais na via, por exemplo, e a convivência com pedestres, motociclistas, ciclistas e demais usuários.

Exigência federal A obrigatoriedade do simulador na aprendizagem dos futuros motoristas foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução 543.

Alguns Departamentos de Trânsito, como o do Rio Grande do Sul, já exigem o uso do simulador aos candidatos à categoria B. O órgão federal, porém, concedeu prazo até 31 de dezembro deste ano para que os Detrans de todo o país implantem a norma.

“Para que tanto as autoescolas como os cidadãos possam se organizar melhor, optamos por não deixar a implantação da medida para a última hora. Desse modo, o candidato que fizer o exame médico a partir de 14 de dezembro, provavelmente, iniciará as aulas no simulador em janeiro de 2016, após concluir as aulas teóricas”, afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

Regras para as autoescolas A legislação federal de trânsito não obriga que todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs), as chamadas autoescolas, adquiram o simulador. O uso do equipamento pode ser compartilhado entre os estabelecimentos comerciais.

A aquisição dos aparelhos deve ser feita somente junto às empresas homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Posteriormente, os simuladores devem ser credenciados no Detran.SP para integração ao sistema informatizado do processo de habilitação, o e-CNHsp, o que permite o efetivo registro das aulas realizadas. seo for website

Custos para obter a habilitação O Detran.SP articulou com o Sindicato das Auto Moto Escolas e CFCs do Estado de São Paulo (Sindautoescola.SP) para que a obrigatoriedade do simulador não reflita no custo para obter a habilitação.

Do total do valor do processo de habilitação, somente R$ 93,50 são de taxas recolhidas pelo Estado, sendo R$ 29,22 dos exames teórico e prático (cada um) e R$ 35,06 da emissão da CNH.

Todo o restante é pago diretamente aos prestadores de serviço, como autoescolas, médicos e psicólogos.

Como são estabelecimentos comerciais, as autoescolas seguem a livre demanda de mercado e os preços por elas cobrados não são tabelados. Desse modo, o Detran.SP não pode interferir na relação comercial firmada entre o CFC e o cliente.

Ao fechar negócio, o candidato deve exigir o contrato de prestação de serviços e o detalhamento do que está incluso no pacote, assim como os valores cobrados.

Caso o cidadão se sinta prejudicado comercialmente, ele deve acionar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou a Justiça. Se suspeitar de alguma irregularidade no processo, o candidato deve denunciar à Ouvidoria do Detran.SP, que pode ser acessada por meio do portal em “Atendimento”.

Ministro autoriza R$ 31,6 milhões para elaboração de projetos de 17 corredores intermunicipais no ABC

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinará nessa quarta-feira, a autorização para elaboração de projetos básicos de 17 corredores intermunicipais nas cidades da região do ABC. Os recursos liberados são de R$ 31,6 milhões no âmbito do PAC regional e atenderá antiga reivindicação dos mais de 2,5 milhões de habitantes dos sete municípios que sofrem com os constantes congestionamentos. O ato de assinatura será realizado em Santo André (SP), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com a presença de autoridades da região e do Estado, além dos sete prefeitos que compõem a região.

Com a autorização, serão elaborados projetos básicos para coordenar os levantamentos preliminares de campo e o desenvolvimento das atividades que envolvem os 17 corredores intermunicipais incluídos no Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade da Região do Grande ABC. Esse Plano tem os seguintes eixos: Guido Aliberti, Lauro Gomes / Taioca / Corredor Sudeste / Ligação Leste-Oeste e Corredor Alvarenga / Robert Kennedy / Couros. A contratação contempla ainda o projeto de criação do Centro de Controle de Operações.

Parcerias- No ABC, o ministro Kassab irá também lançar as ações conjuntas entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do ABC (UFABC) para programas urbanos e do caderno técnico “Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e IPTU progressivo no tempo”. Durante o evento, o secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, Luis Oliveira Ramos, coordenará um debate sobre “Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsória”, em que serão discutidas as experiências das prefeituras de São Bernardo do Campo e de São Paulo.

Também serão assinados o Plano de Trabalho do Ministério das Cidades em conjunto com o Tribunal de Justiça de São Paulo, denominado “Pesquisa sobre Conflitos Fundiários Urbanos”; os termos de execução descentralizada Parceria SNAPU-UFABC em regularização fundiária de assentamentos urbanos e para elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização; e a entrega das Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização aos municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra.

Participam também da evento, o presidente do Consórcio ABC e Prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão; o prefeito de São Bernardo do Campo e vice-presidente do Consórcio ABC, Luiz Marinho; o diretor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Wilson Levy; o reitor da Universidade Federal do ABC, Klaus Capelle; a Diretora do Departamento de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento Urbano e Ação Regional da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Claudia Virginia; e o Diretor do Departamento de Controle da Função Social da Propriedade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, Fernando Bruno.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reúne os sete municípios do Grande ABC (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) para o planejamento, a articulação e definição de ações de caráter regional.

Investimentos – Desde 2003, o governo federal investiu, por meio do Ministério das Cidades, R$ 895,5 milhões nas áreas de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e infraestrutura somente em Diadema. Em Mauá, o investimento total é de R$ 1,4 bilhão. Já em Ribeirão Pires, o montante é de R$ 185,2 milhões. Em Rio Grande da Serra, o investimento total é de R$ 125,5 milhões. Já em Santo André, o montante é de R$ 1,6 bilhão. Em São Bernardo do Campo, o investimento total é de R$ 7,6 bilhões. how to get free backlinks Já em São Caetano do Sul, o montante é de R$ 678,3 milhões. No Estado de São Paulo, o investimento total é de R$ 121,1 bilhões, sendo R$ 27,8 bilhões para obras de mobilidade urbana. Em todo o país, o investimento total é de R$ 566,4 bilhões.

Serviço

Data: Quarta-feira (11)

Horário: 15h

Local: Auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André – SP

 

 

Neste domingo, avenida Luiz Gushiken será aberta a partir das 13 horas

A Avenida Luiz Gushiken, no M’Boi Mirim, será aberta apenas no período da tarde para pedestres e ciclistas no próximo domingo (25), devido à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova, a abertura ocorrerá somente das 13 às 17h. A alteração de horário também ocorre na avenida Paulista, na região central. Em Aricanduva, não haverá modificação no esquema de abertura da rua Benedito Galvão, operação que ocorrerá normalmente das 10h às 16h.

 

Após o horário de fechamento dos portões nos locais de exame, a liberação da avenida Luiz Gushiken acontecerá no sentido bairro, entre a Rua Frederico Grotte e a Rua José Barros Magaldi. O cruzamento da rua Guilherme Valente com a avenida Luiz Gushiken estará liberado.

 

A operação de trânsito será monitorada no M’Boi Mirim por um gestor e quatro agentes de campo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsáveis pela operação e execução dos bloqueios, monitoramento e liberação das vias ao final da tarde. Além disso, serão utilizados 30 cavaletes, quatro faixas e banners de orientação aos usuários da região e público, cinco supercones e um rolo de fitas.

 

A CET ficará responsável pelo trabalho operacional do trânsito na região para garantir o fluxo viário e a segurança dos moradores e pedestres.

 

Aricanduva

A realização da prova do Enem não afetará a operação do programa Rua Aberta na rua Benedito Galvão, em Aricanduva. A abertura a pedestres e ciclistas ocorrerá das 10h às 16h,  entre as ruas Apetiribu e Taubaté, na altura da praça Albino Francisco de Figueiredo. A ciclovia na rua Taubaté funcionará normalmente.

 

Rotas alternativas

Avenida Luiz Gushiken

A partir das 13h, serão orientados os seguintes caminhos alternativos: avenida Guido Caloi, avenida Guarapiranga e estrada do M’ Boi Mirim, para acesso à rua Guilherme Valente e também para a rua José Barros Magaldi.

 

Rua Benedito Galvão

Os veículos que transitam pela rua Benedito Galvão (sentido rua Taubaté) deverão virar à direita na rua Apetiribu, virar à esquerda na praça Albino Francisco de Figueiredo e virar à direita acessando a rua Taubaté.

 

Transporte coletivo

Os ônibus que utilizam a avenida Luiz Gushiken (sentido Bairro) deverão utilizar a avenida Guido Caloi, avenida Guarapiranga e estrada do M’ Boi Mirim como itinerário alternativo.

 

Não há trânsito de coletivos ao longo da rua Benedito Galvão.

 

 

Respeite a sinalização de trânsito. Não estacione em locais canalizados com cones e cavaletes. Não transponha bloqueio, sujeito ao enquadramento 606-81, artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transpor bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivo auxiliares” é infração grave, com ônus de 5 pontos na Carteira de Habilitação.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

CET implanta redução de velocidade máxima em mais 5 vias

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quarta-feira (28/10) a redução de velocidade máxima para 50 Km/h em 5 vias da capital. As alterações acontecerão no corredor formado pelas avenidas Roque Petroni Júnior, Professor Vicente Rao e Vereador João de Luca, Rua Juan de La Cruz e Avenida Cupecê, na zona sul. Atualmente, a velocidade permitida nessas vias é de até 60 km/h.

A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida. Serão instalados faixas e painéis informativos para orientar os motoristas sobre as mudanças e utilizadas 149 placas de sinalização.

O Programa de Proteção à Vida foi iniciado em 2013, no começo da atual gestão, e busca a redução de acidentes e atropelamentos na cidade ampliando uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o CET no Seu Bairro, a implantação de Áreas 40, da Frente Segura (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas), das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h nas vias arteriais. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Alterações no Sistema Viário

Avenida Roque Petroni Júnior
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre as avenidas Nações Unidas e Santo Amaro (trecho com 1,5 km de extensão).

Avenida Professor Vicente Rao
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre as avenidas Santo Amaro e Washington Luís (trecho com 2,5km de extensão).

Avenida Vereador João de Luca
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Washington Luís e Rua Juan de La Cruz (trecho com 2,1 km de extensão).

Rua Juan de La Cruz
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre as avenidas Vereador João de Luca e Cupecê (trecho com 0,6 km de extensão).

Avenida Cupecê
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Juan de La Cruz e a Avenida Senador Vitorino Freire – divisa com Diadema (trecho com 3,5 km de extensão).

A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.

Fale com a CET – Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Aberto Edital de reforma do Centro Cultural São Paulo

A Secretaria da Infraestrutura urbana e Obras, SIURB, abriu processo de licitação para a execução de serviços e obras de reforma e recuperação estrutural das fachadas do Centro Cultural São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, 1000.

As empresas interessadas em participar da licitação podem adquirir o Edital mediante “download” na página http://e-negocioscidadesp.prefeitura.sp.gov.br/. O Edital também poderá ser obtido mediante gravação em CD-Rom, na Divisão Técnica de Licitações de Siurb, na Avenida São João, 473 – 21º andar – Centro.

Além disso, as empresas que adquirirem o Edital deverão obrigatoriamente retirar na Divisão Técnica de Licitações, até o dia 04/11/2015, cópia do projeto da licitação.

De acordo com o site do Centro Cultural Vergueiro (http://www.centrocultural.sp.gov.br/Bibliotecas.html ), o projeto surge com a decisão da Prefeitura de São Paulo em dar uso a uma área de quase 300 mil metros quadrados entre a rua Vergueiro e a avenida 23 de Maio, área de desapropriação para as obras do Metrô.  Em julho de 1973, a ideia passava por uma urbanização do local, com a construção de possíveis complexos de escritórios, hotéis, shopping e uma grande biblioteca, que era chamado de “Projeto Vergueiro”.

Na administração do prefeito Olavo Setúbal este projeto foi cancelado.  O arquiteto Eurico Prado Lopes venceu a concorrência aberta em 1976, e as obras foram iniciadas em 1978. O projeto foi reformulado e passou a agregar a ideia de uma área multidisciplinar com espaços propícios ao convívio e ao encontro.  O Centro Cultural Vergueiro foi inaugurado no dia 13 de maio de 1982 é um dos mais importantes espaços público de cultura e convívio da cidade.

A idade do amor: Evento com documentário incentiva a discussão dos relacionamentos amorosos na terceira idade.

Um recomeço na vida amorosa na terceira idade é tema do documentário inédito no Brasil “A Idade do amor” (The age of love), que será exibido em um evento nos dias 26 e 28 de outubro no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte). Promovido pela Revista Aptare (especializada em geriatria e gerontologia), em parceria com o CRI Norte e a Angatu IDH (consultoria especializada no tema envelhecimento e longevidade), o evento terá sessão de cinema para os inscritos, seguida de discussão entre os participantes e as psicólogas Isabella Quadros e Valmari Aranha.

Com direção de Steven Loring, o filme mostra um evento de speed dating (uma forma de encontros rápidos em um local específico para possíveis relacionamentos românticos), em que os participantes são 30 idosos entre 70 e 90 anos. De acordo com Lilian Liang, publisher da Revista Aptare, a iniciativa deste evento com o documentário surgiu quando os organizadores, frente ao aumento da expectativa de vida, começaram a repensar a velhice também nos relacionamentos.

“Percebemos que as discussões sobre o envelhecimento giram muito ao redor dos mesmos temas: saúde, violência, questões financeiras, acessibilidade. Mas e o amor e os relacionamentos, onde ficam? Por isso, resolvemos promover o cinedebate: usar um filme leve, divertido e universal para estimular a discussão também deste tópico. O documentário “A Idade do Amor” fala exatamente sobre isso: a vontade de dividir essa fase da vida e a esperança de encontrar um companheiro para um recomeço”, esclarece Liang.

O documentário mostra justamente este olhar para o amor daqueles que, apesar dos cabelos brancos, mantêm os corações esperançosos. No speed dating, momentos engraçados e comoventes prendem a atenção do telespectador, que acaba refletindo também sobre sua própria vida. De acordo com a sinopse do filme, “A idade do amor” é uma história da universalidade do amor e do desejo, independentemente da idade.

Os interessados em participar gratuitamente do evento já podem se inscrever pelo site da Dínamo: www.dinamoeditora.com.br.

Programação

26/10 (segunda-feira)

12h30: Inscrição e café de boas-vindas

14h: Início da exibição

15h30 às 16h: Bate-papo com Isabella Quadros

28/10 (quarta-feira)

8h: Inscrição e café de boas-vindas

9h: Início da exibição

10h30 às 11h: Início do bate-papo com Valmari Aranha

Local

Centro de Referência do Idoso da Zona Norte

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 4301

Prédio 11 (amarelo) – Mandaqui – São Paulo – SP

– Entrada auxiliar para pedestres: Rua Augusto Tolle, 978

– Para verificar as linhas de ônibus que trafegam pela Rua Augusto Tolle, acesse:  http://www.crinorte.org.br/?p=77

Trailer do Filme: https://vimeo.com/142304496

Debatedores e Diretor

Isabella Quadros, psicóloga

Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie; especialização em psicologia no Carl Jung Institute of Chicago; especialização em psicogerontologia pela PUC-SP; Mestre em Gerontologia pela PUC-SP.  Atua como psicóloga clínica. Foi coordenadora do projeto Centro de Convivência e Centro Dia da ANOSCAR. Atuou como psicóloga para idosos e familiares no Centro Dia AFAI. Coordenou o  espaço “Um lugar para cuidar de si” do projeto voltado para cuidadores formais de idosos do OLHE. Professora do curso de especialização em Gerontologia do COGEAE – PUC. Atuou na área de qualidade de vida da Odebrecht Petroquímica. Sócia da  Angatu IDH. Colaboradora do Portal do Envelhecimento.

Valmari Cristina Aranha, psicóloga

Psicóloga graduada pela Unesp-Assis; especialista em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP; especialista em Neuropsicologia CEPSIC-DIP-ICHC-FMUSP; especialista em Psicanálise – PUC-COGEAE; especialista em Gerontologia pela SBGG; mestre em Saúde Pública FSP-USP; psicóloga do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP.

Steven Loring, diretor

Formado em Documentário Sociais na School of Visual Arts em 2012, seus trabalhos procuram examinar as vidas culturais e internas de populações geralmente ignoradas ou pouco conhecidas. Seu primeiro filme “Shacharit – A morning prayer” recebeu vários prêmios, incluindo de melhor filme estudantil no Festival de Cinema do Associação Americana de Antropologia. Recentemente trabalhou como pesquisador para o documentário “If a Tree Falls”. Como roteirista, Loring escreveu oito “filmes da semana” para canais como NBC, CBS e Lifetime, incluindo “The Other Mother”, com Franecs Fisher, e “No one would tell”, com Fred Savage. Como membro da WGAeast, SAG e Actors Equity, Loring já atuou off Broadway. Esse é seu primeiro longa.

Prolata abre primeira estação de descarte seletivo de latas de aço pós-consumo

Local é o primeiro de uma série de 13 a serem abertos este ano, numa parceria entre ABEAÇO e ABRAFATI

No dia 6 de junho, o Prolata Reciclagem inaugurou seu primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) de latas de aço pós-consumo, em uma das lojas da rede de varejo de materiais de construção C&C. Localizada na Marginal Tietê, no bairro da Barra Funda (Zona Oeste de São Paulo), a loja foi escolhida para iniciar o processo de implantação de PEVs por ser referência em sustentabilidade.

Ali, os consumidores poderão entregar latas vazias de tintas e também de outros produtos, que serão classificadas, separadas e posteriormente enviadas para a siderúrgica parceira do projeto, que as reutilizará como matéria-prima em seu processo de produção de novas chapas de aço.

Em breve, o PEV passará também a recolher e acondicionar as sobras de tintas imobiliárias eventualmente existentes nas embalagens. Sua recuperação e reaproveitamento serão feitos em parceria com empresas especializadas.

“A implantação dos PEVs é parte de nosso trabalho voltado para facilitar a coleta e a destinação correta das embalagens de aço pós-consumo, que são 100% recicláveis e têm forte demanda no mercado. E está alinhada à proposta apresentada pela ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) para o atendimento às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Thais Fagury, gerente-executiva do Prolata e também da ABEAÇO.

Este ano, outros 12 PEVs deverão entrar em operação, em diferentes pontos do País. Esse trabalho desenvolvido pelo Prolata faz parte de um planejamento mais amplo para estabelecer estruturas adequadas para lidar com as embalagens de aço pós-consumo e promover a sua reciclagem. Uma das ações bem sucedidas nessa área foi a criação do Centro Modelo Prolata Reciclagem, localizado no bairro de Pirituba, em São Paulo, que está em funcionamento há mais de um ano, com capacidade de recebimento de grande quantidade de sucata metálica. Mais recentemente, o programa Prolata expandiu seu alcance com a incorporação de 50 cooperativas de catadores, em 12 capitais brasileiras (as cidades-sede da Copa). Essas cooperativas recebem apoio técnico para desenvolver as suas atividades e treinamento em melhores práticas da atividade de coleta e armazenamento das embalagens de aço. Juntamente com as melhorias na operação das cooperativas, estão sendo buscadas formas de aumentar a renda obtida pelos seus membros, o que já vem acontecendo em função do acordo firmado com a siderúrgica Gerdau, que se compromete a comprar todo o aço coletado por elas por um valor acima do mercado.

“Estamos trabalhando para que os consumidores contem com mais opções para levar suas embalagens de aço pós-consumo. Esse primeiro PEV e os que serão implantados em breve se somam ao Centro Modelo Prolata e às cooperativas parceiras do programa, fortalecendo ainda mais a iniciativa. Queremos ser os facilitadores no processo de logística reversa”, explica Juliana Zellauy Feres, gerente de Sustentabilidade da ABRAFATI.

O que é o Prolata Reciclagem?

O Prolata Reciclagem é uma instituição sem fins lucrativos, formada por empresas do setor de embalagens de aço, contando com o apoio e a expertise técnica da ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) e da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas).

Seu principal objetivo é estimular a coleta e a reciclagem de latas de aço pós-consumo no Brasil.

Serviço

PEV C&C Marginal Tietê

Horário de funcionamento: quartas, quintas, sábados e domingos, das 11h00 às 19h00

Endereço: Av. Presidente Castelo Branco, 7207 (Marginal Tietê) – Barra Funda – São Paulo (SP)

Para mais informações acesse: www.prolata.com.br/

Sobre a ABEAÇO

 A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e  aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

 

Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br

Acompanhe as novidades sobre as latas de aço: http://twitter.com/latadeaco ou www.facebook.com/AbeacoBrasil

Instagram #amolatadeaço

Vereador Ricardo Nunes pede mais UBSs para zona sul

“É fundamental trazer a Câmara para escutar as reivindicações da população”; Moradores reivindicam recapeamento de ruas e melhorias na mobilidade em Santo Amaro

O vereador Ricardo Nunes participou neste sábado da sessão pública do Câmara no Seu Bairro – projeto realizado pelo legislativo para aproximar os parlamentares dos cidadãos – em Santo Amaro e defendeu a implantação de mais UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para a região.

“Precisamos trazer mais UBSs para a zona sul para garantir que todos sejam atendidos, com qualidade e perto de suas casas”, declarou o vereador Ricardo Nunes. Ele ainda falou sobre a necessidade de mais investimento para recapear as ruas e resolver os problemas de drenagem nos distritos de Santo Amaro, Campo Belo e Campo Grande. “Santo Amaro já foi um município e ele é muito antigo, por isso, temos os problemas com o recapeamento das vias. A drenagem do solo é outra situação em que devemos trabalhar para evitar que nos períodos de chuvas tenhamos enchentes”, acrescentou.

Os problemas pontuados pelo vereador Ricardo Nunes foram as principais reivindicações dos participantes do Câmara no Seu Bairro. “Várias vias precisam ser recapeadas para melhorar a mobilidade em Santo Amaro”, afirmou o conselheiro participativo de Campo Grande José Paulo dos Santos. O morador do Jardim Marajoara Rodolfo Santos concordou. “As vias na nossa região estão esburacadas e isso é um transtorno para a população porque pode causar acidentes”, acrescentou.

Reivindicações

A coordenadora do conselho participativo de Santo Amaro, Olivia Costa, aproveitou a presença dos parlamentares para pedir mais investimentos para a saúde. “Precisamos de mais UBSs aqui na nossa região porque a população tem dificuldade para conseguir ser atendida”, explicou.

A falta de vagas nas creches da rede municipal de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Educação, é de mais de 100 mil crianças. A necessidade de solucionar esse déficit foi pedido durante a sessão pública. “O CDC (Clube da Comunidade) de Jurubatuba está subutilizado e os vereadores poderiam nos ajudar para que a prefeitura faça uma creche nesse local”, sugeriu o conselheiro participativo Santos.

Para o vereador Ricardo Nunes, a educação é fundamental e as crianças precisam estar nas creches. “Estamos diante de um problema grave, pois é dever do Estado assegurar educação infantil para todas as crianças”, explicou o parlamentar, que apoiou, por meio de emendas parlamentares e diálogos com a prefeitura, a ampliação e inauguração de quatro creches na zona sul – garantindo a abertura de mais de 800 vagas.

A sessão pública do Câmara no Seu Bairro, analisou o vereador Ricardo Nunes, foi muito importante. “É fundamental trazer a Câmara para escutar as reivindicações da população”, disse.

Contagem regressiva JMJ 2016: bênçãos aguardam o Grupo de Jovens Intercessores de Assis

Grupo De Jovens Intercessores de Assis Realiza Flash Mob pela última tarefa do Desafio JMJ 2016 e tem Grande chance de ir a Polônia na jornada mundial da juventude em 2016.

 Para ir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ2016) vale a pena qualquer sacrifício. O sonho de participar deste momento tão esperado pelos jovens do mundo todo e ainda de ter um encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco, é o que motiva os jovens intercessores de Assis.

Os jovens da diocese de Santo Amaro está na 2ª colocação na gincana Nacional promovida pelo portal católico que premiará 15 equipes com pacotes de viagens para próxima jornada mundial na Polônia.

A equipe realizou no dia 12 de setembro a última tarefa do desafio JMJ 2016 um flash mob.

Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram.

Ou seja, a equipe realizou  uma dança coreografada e aconteceu na pracinha De São José  Largo de São José, onde as pessoas que por ali estavam não esperavam o que iria acontecer, e presenciaram uma atração realizada pelos jovens da Paróquia São José.

O JE -Portal JE  acompanhou o grupo de Jovens da Paróquia São José situada na Rua Carta Magna 181 – Vila Quintana que tem como Pároco Pe. Samuel Viana

Observem o caminho que fizemos juntos desde o ano passado:

-Primeiro conhecemos um pouco mais da nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Estudamos o papel do Jovem na Sociedade e na Igreja. Criamos uma situação de protagonismo do Jovem, tanto na sua Paróquia, como na sociedade através da reciclagem de Garrafas PET. E por fim, abrimos canais de comunicação com a Mídia Secular e Católica para nos fazermos presentes na comunicação com a Sociedade.

A premiação será dia 12 de outubro quando a organização do evento convocará as 15 melhores equipes participantes da gincana.

O que é o a proposta do Desafio JMJ 2016 : é  uma competição entre grupos jovens do Brasil inteiro, com tarefas mensais a serem cumpridas e com pontuações específicas para cada tarefa. Ele será todo desenvolvido em aplicativos e sites criados para esse fim.

Serão 40 pacotes completos de viagem para a Jornada Mundial da Juventude na Polônia em 2016. A participação não exige nenhum investimento para os Grupos de Jovens. Segundo a organização do evento, milhares  de Grupos de Jovens do Brasil inteiro, distribuídos por 100% das Arquidioceses do Brasil, 96% das Dioceses, 56% das Prelazias além de Equipes de algumas Eparquias e  Ordinariados.

O Desafio JMJ Kraków2016 – Por uma Igreja mais conectada busca resgatar e fomentar o protagonismo jovem perante a Igreja, a Família e a Sociedade, tão amplamente demonstrado durante a JMJ Rio2013.

O Portal JE deseja aos jovens da Paróquia São José muita sorte neste final de campeonato.

Desafio JML -Paróquia São José

Desafio JML -Paróquia São José

Desafio JML -Paróquia São José