Saturday

18-01-2025 Vol 19

Comgás renova tubulação de rede de distribuição em Moema

comgas

Obras iniciam nesta segunda-feira (14/03) e serão realizadas durante a madrugada visando reduzir impacto sobre o trânsito; estimativa é de cinco meses de duração

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) começa hoje, 14/03, a renovação de sua rede de gás natural em Moema, na zona sul da cidade de São Paulo. As obras acontecerão na Vila Uberabinha, mais exatamente no perímetro composto pelas avenidas Hélio Pellegrino, República do Líbano, Iraé, Pavão e Santo Amaro.

A iniciativa tem a finalidade de aumentar a segurança da rede, minimizando a necessidade de manutenções. A previsão é que as obras durem cinco meses, ocorrendo sempre das 22h às 05h, para diminuir o impacto no trânsito no bairro, conforme autorização da Prefeitura e autoridades de trânsito.

Serão 14,2 km de novas tubulações. A metodologia consiste em inserir tubos de polietileno dentro da tubulação já existente, de ferro fundido. Com a conclusão das obras na região também será possível elevar a pressão da rede, melhorando o atendimento no bairro.

“Realizamos essa operação para ampliar a disponibilidade de gás natural e eliminar riscos operacionais. Além de ter melhor qualidade, o polietileno é um material mais flexível, o que facilita ações de manutenção e a rápida intervenção da nossa área operacional em caso de vazamentos causados por obras de outras concessionárias”, explica a gerente assistente de Renovação de Rede da Comgás, Ledivaldo Antonio Delgado.

O polietileno, adotado pela maior parte das distribuidoras de gás no mundo, é utilizado desde 1999 no processo de expansão e renovação de redes da Comgás.

Para otimizar a execução dos serviços, a Comgás utiliza em suas obras o Método Não Destrutivo. Com este método, a Companhia abre duas valas de aproximadamente 1m x 1m, a cada 100 metros de distância uma da outra. Após essa operação insere a nova tubulação dentro da rede já existente, sem a necessidade da abertura de grandes valas no solo. O procedimento minimiza os efeitos no entorno da obra, bem como a área de interdição e a produção de resíduos como entulho.

Local das obras

As avenidas República do Líbano, Santo Amaro, Cotovia, Jauaperi (trechos do bairro de Moema) e a rua Colibri são as primeiras vias que receberão as intervenções.

As próximas fases contemplarão a Avenida Hélio Pellegrino, Rua Araguari, Avenida Diogo Jácome, Avenida Juriti, Avenida Sabiá, Rua Inhambu, Rua Canário, Rua Gaivota, Alameda dos Arapanés, Avenida Ibirapuera, Avenida Pavão, Avenida Rouxinol, Avenida Iraé, Avenida Agamai, Avenida Chibarás, Avenida Ibijau, Avenida Jacutinga, Avenida Jutiti, Avenida Lavandisca, Avenida Macuco, Avenida Sabia, Avenida Araguari, Rua Coronel Raul Humaita Vila Nova, Rua Grauna, Rua Indiaroba, Rua Ministro Gabriel de Rezende Passos, Rua Marquês de Inhambuque, Rua Pintassilgo, Rua Tuim e Rua Visconde de Cachoeira.

Sobre as obras em horário noturno

Quando as obras acontecem em vias de grande circulação, a Comgás atua no período noturno e da madrugada, visando reduzir o impacto no trânsito na região. Essa ação acontece com a autorização da Prefeitura, coordenada com as autoridades de trânsito. Neste caso, as autorizações recebidas dos órgãos municipais determinam os dias da semana que podem ser feitas as intervenções, bem como o horário das atividades. A Comgás também atua no período noturno em situações de emergência, zelando sempre pela segurança.

A conclusão dos serviços contempla a recomposição do pavimento do local. Somente após essa etapa a obra é considerada finalizada.

 Sobre o gás natural

O gás natural é um energético moderno, seguro, prático e mais limpo gerando baixa emissão de poluentes e melhorando sensivelmente as condições ambientais. Dispensando armazenamento no seu local de uso, o gás natural pode ser aplicado em diversos segmentos.

Nas residências, o uso é indicado para fogão, aquecedor de água, lareira, churrasqueira, calefação e na climatização de ambientes. Já o comércio e setor de serviços pode utilizar o gás natural em fornos, fogões, fritadeiras, climatização e geração de energia. O gás natural também pode ser utilizado nos veículos, através do Gás Natural Veicular (GNV) e nas indústrias.

Sobre a Comgás

Empresa de energia e serviços, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil e atende mais de 1,5 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo. A empresa emprega recursos tecnológicos pioneiros no desenvolvimento, implantação e gerenciamento das redes de distribuição e na expansão dos serviços, interligando grandes bacias de gás com o maior mercado consumidor do país: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A área de concessão da Comgás abrange 177 cidades do estado de São Paulo, que representam aproximadamente 26% do PIB brasileiro e mais de 35% do consumo de energia do País. A companhia possui cerca de 13 mil quilômetros de rede de distribuição atendendo clientes em 80 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial e residencial, além de fornecer gás natural veicular (GNV) e viabilizar projetos de cogeração e climatização.

portalje

Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br