A Associação é a favor de uma regulamentação, porém é preciso ter cautela para não prejudicar os consumidores O Senado Federal aprovou com uma série de mudanças, o Projeto de Lei 28/2017 que regulamenta os serviços de aplicativos de transporte individual. Agora o texto volta para a Câmara para ser novamente votado pelos deputados. A PROTESTE, Associação de Consumidores é contra o PL, pois, apesar de propor uma regulamentação, dificultará a execução dos aplicativos prejudicando os consumidores. Na avaliação da PROTESTE, os aplicativos que conectam motoristas particulares e passageiros são ferramentas que facilitam a vida do consumidor e precisam ser regulamentados. Os usuários do serviço elogiam o custo menor em relação ao cobrado pelos táxis e também esperam por essa regulamentação. No entanto, quanto mais opção para o consumidor, melhor para fazer uma escolha adequada do serviço que deseja. Não se pode fechar os olhos a novos modelos de negócio, principalmente os de consumo colaborativo em período de crise. De acordo com o informativo enviado pelo aplicativo de transporte Uber, o projeto, caso seja aprovado, acabará com os aplicativos de mobilidade, uma vez que serão exigidas diversas “regulações” que dificultarão a aplicação dos aplicativos. Seguem algumas dessas questões apontadas pelo Uber: 1. Exige que os veículos tenham placas vermelhas iguais às dos táxis; 2. Autoriza os municípios a proibirem os apps quando quiserem; 3. Faz com que os motoristas parceiros precisem de uma autorização específica, que pode ou não ser concedida; 4. Todos os motoristas precisam ter veículos próprios – não se pode dividir com seus familiares ou alugar carros; 5. Proíbe os veículos de circularem em cidades vizinhas, como em regiões metropolitanas. A PROTESTE acredita que é necessária a regulamentação dos aplicativos de transporte, porém é preciso ter cautela ao propor mudanças que afetem diretamente o consumidor e bom uso do serviço. Transformar os aplicativos de transportes em taxis, não oferecerá aos consumidores mais oportunidades de escolhas. Pelo contrário, os restringirá. E, na avaliação da PROTESTE, esse serviço trata-se de um direito de escolha garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.
PROTESTE é a contra o PLC 28/2017 que pode acabar com os aplicativos de transporte
Notícias
January 11, 2017
portalje
Jornal Eletrônico é uma publicação Bmx3 www.bmx3.com.br
Related Posts
Ministério: eleição de Goldfajn para BID traz reconhecimento ao Brasil
A eleição do ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) representa o…
Festa da Francofonia tem atividades em oito estados e DF
Neste mês de março, diversas atividades culturais gratuitas, em oito estados e no Distrito Federal, vão celebrar a língua francesa.…
Embrapa testa bioinsumo para aumentar produção de lúpulo no Brasil
O Brasil pode deixar de depender da importação de lúpulo, um dos principais ingredientes da cerveja. Pesquisadores da Empresa Brasileira…
Moraes autoriza STF a julgar militares envolvidos no 8 de janeiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá investigar e julgar militares suspeitos de envolvimento nos atos que resultaram na invasão da…
Trabalhadores da Volkswagen terão redução de jornada
A fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, fechou um acordo com os funcionários,…
Tênis de mesa: Brasil estreia à noite no Mundial por Equipes na China
O tênis de mesa brasileiro estreia nesta quinta-feira (29), às 23h (horário de Brasília), no Campeonato Mundial por Equipes, na…
Terminam hoje inscrições para Prêmio Tesouro Nacional
Termina nesta segunda-feira (16) o prazo para as inscrições para o 28º Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas. O concurso…
Confirmado segundo caso de Candida auris em PE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu a confirmação do segundo caso de Candida auris no país. O “superfungo”…
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 8,5 milhões
O concurso 2.473 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (20) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve…
Cruzeiro recebe Vasco tentando garantir o acesso à Série A
Mirando o retorno à Série A, o Cruzeiro recebe o Vasco, a partir das 21h (horário de Brasília) desta quarta-feira…