Novo aplicativo é aliado do cidadão na cobrança de melhores serviços públicos

Os moradores do Rio de Janeiro acabam de ganhar um aliado na cobrança por qualidade dos serviços públicos: o aplicativo Minha Bronca. Reclamações sobre iluminação, buracos nas ruas ou vazamentos de água – num total de 20 categorias -, podem agora ser feitas, de maneira rápida e simples, diretamente pelo celular. Canal de comunicação apartidário entre a sociedade e o poder público, o Minha Bronca estimula o ativismo social, promovendo a participação e o empoderamento do cidadão pela melhoria da gestão pública.

Qualquer pessoa com um smartphone – sistemas Android ou iOS – poderá baixar o aplicativo e fazer uma reclamação, com foto, denunciando problemas nos serviços. Automaticamente, uma mensagem com os dados é enviada para a equipe do aplicativo, que trata a demanda e a direciona para o órgão público responsável, além de postá-la, posteriormente, no perfil do Minha Bronca, no Facebook.

O objetivo é fazer da página uma comunidade virtual, na qual os seguidores poderão comentar, curtir e compartilhar as broncas, ampliando a interação entre as pessoas e a pressão pela solução dos problemas. A equipe do aplicativo vai estimular também que usuários e órgãos públicos postem a solução dos casos no perfil do aplicativo no Facebook.

A plataforma não limita o número de broncas por usuário e nem restringe o tamanho ou número de fotos.  Segundo  o idealizador do Minha Bronca, Allan Titonelli,  o Minha Bronca permite à sociedade utilizar o celular para ajudar o poder público a resolver os problemas. “ O Minha Bronca não é apenas mais uma forma de reclamar nas redes sociais, mas um sistema que direciona as reclamações e promove a união da população pela melhoria das suas cidades”, avalia Titonelli.

Os usuários poderão acompanhar, no perfil do aplicativo no Facebook, locais e órgãos que mais recebem broncas ou a instituição que não deu a devida atenção à reclamação.   Na primeira fase, o Minha Bronca funcionará para solução de problemas nos 92 municípios do Rio de Janeiro. Até dezembro, o serviço deverá ser ampliado para todos os estados brasileiros.

Fonte: InPress Porter Novelli