BFGoodrichGGrip

Checagens periódicas são fundamentais para verificar principais componentes do veículo
Levar o carro na revisão, checar a calibragem e conferir o nível de gasolina. As tarefas periódicas que envolvem a manutenção de um carro são simples, mas precisam de uma atenção especial quando o assunto é o estado de conservação dos pneus e o momento certo de fazer a troca. Além de ser ilegal andar com pneus gastos, a prática pode oferecer riscos para a segurança do veículo e de seus passageiros.
Identificar o momento certo de trocar os pneus de um veículo é mais fácil do que parece. De acordo com Mariana Bertolini, gerente de atendimento do e-commerce KD Pneus, “pneus bem conservados são fundamentais para o desempenho do veículo e para a segurança durante a rodagem. É preciso conhecer os pneus e saber compreender os sinais que indicam a necessidade de troca”.

Sulcos

A superfície dos pneus é composta por diversos sulcos, que são responsáveis pela aderência na pista e eliminação de água e de lama, mantendo o veículo estável. Quando eles estiverem menos intensos, é chegada a hora de trocar os pneus. De acordo com a resolução nº 558/50 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a profundidade mínima é de 1,6 milímetro. Caso os pneus estejam fora dessas condições, o condutor do veículo pode sofrer multa e perder até cinco pontos na carteira.

Desgaste

Não são só os sulcos que indicam o momento certo da troca. A quilometragem rodada com os pneus também deve ser considerada, já que a maior parte dos fabricantes indica um valor máximo, que varia entre 25 mil e 72 mil quilômetros. Isso não significa que os pneus irão durar pelo tempo necessário para atingir essa marca, pois sua conservação depende muito das condições de uso e do veículo. Mesmo se os pneus ainda estiverem em bom estado, o limite de rodagem deve ser respeitado.

Modificações

Cheque periodicamente os pneus do seu carro. Se eles apresentarem qualquer alteração – bordas achatadas e dobras perceptíveis, por exemplo –, é hora de fazer a troca. Também é comum que alguns pneus tenham bolhas ou elevações na sua superfície, o que pode comprometer a rodagem. Verifique-os uma vez a cada quinze dias e considere a substituição se encontrar algum tipo de dano ou desgaste.

Fonte:  www.kdpneus.com.br