Saiba como direcionar parte do seu Imposto de Renda devido para causas sociais

Pessoas físicas podem destinar até 3​% do Imposto de Renda devido, sem gastos adicionais ou diminuição na restituição

No último dia 7 de março, teve início o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IRPF) 2022, referente ao ano-base 2021. Os contribuintes podem enviar as suas declarações até 30 de abril. O que muitos não sabem é que é possível direcionar parte do imposto devido para instituições filantrópicas, ajudando quem precisa, sem nenhum custo adicional.
 

As pessoas físicas podem direcionar até 3​% do Imposto de Renda devido (somente permitido para Declaração no Modelo Completo) para uma entidade ou projeto de sua confiança. É importante destacar que, com isso, o contribuinte não pagará mais imposto e nem terá sua restituição diminuída. Na verdade, a destinação solidária permite que parte do imposto devido seja encaminhado diretamente para alguma instituição, como o Instituto Jô Clemente (IJC), a antiga Apae de São Paulo.

A destinação do Imposto de Renda ainda é pouco difundida no Brasil. Dados da Receita Federal divulgados no início deste ano indicam que o potencial de doação dos brasileiros é superior a R$ 4 bilhões e mais de 97% dos contribuintes não realizam essa destinação. “Com a pandemia, esse tipo de doação se tornou uma fonte de recursos ainda mais importante para as organizações sociais. Nós perdemos muitos doadores nesses tempos difíceis, porém o nosso trabalho não pode parar. Por isso, procuramos mostrar para as pessoas que existe essa forma de contribuir com causas sociais sem nenhum custo adicional para o contribuinte. Trata-se de um valor que seria destinado ao governo, mas passa a ser direcionado para os atendimentos às pessoas que precisam de apoio social, sem nenhum tipo de burocracia”, diz Daniela Mendes, superintendente geral do Instituto Jô Clemente (IJC), organização que atua há mais de 60 anos no atendimento de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), doenças raras e seus familiares.

Para auxiliar quem quer ajudar, é simples. A Organização disponibiliza em seu site um “passo a passo”, com todas as orientações e também um modelo de Carta de Direcionamento, que deve ser preenchida e assinada após a doação. Na mesma página, para quem quer conhecer mais a Instituição, o IJC também apresenta os seus serviços voltados à prevenção e promoção da saúde, defesa e garantia de direitos, inclusão social, ciência e inovação.