Embarque com distanciamento social da Pacer une tecnologia e inteligência artificial

A tecnologia é pioneira no mundo e reduz o tempo de embarque nas aeronaves

Se o embarque nas aeronaves já era visto como algo lento e trabalhoso, a pandemia trouxe ainda a necessidade de manter o distanciamento social nas filas.

Para solucionar todas estas questões, a Pacer, uma empresa de Mariópolis-PR, desenvolveu o Sistema Wavemaker, que utiliza Inteligência Artificial para projetar no chão um “tapete” com o número dos assentos em realidade aumentada, que se move conforme o fluxo de passageiros.

Caso algum passageiro interrompa o fluxo, a inteligência do sistema, automaticamente, paralisa o movimento da projeção. A tecnologia contou com o desenvolvimento da Pacer, residente do HIPE Innovation Center em Curitiba, e acaba de ser lançada pela Companhia Azul como o “Tapete Azul”, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais-PR.

Com o aumento de integração entre as companhias aéreas, a solução pode reduzir em até 50% o tempo do embarque nas aeronaves, aumentando o conforto dos passageiros e a eficiência das companhias aéreas.  O Pacer Wavemaker atua como um sistema de embarque assistido para guiar os passageiros de maneira simples, intuitiva e orgânica.

Com a inovação, os passageiros terão uma experiência de um embarque reinventado, em que as pessoas serão conduzidas e organizadas de acordo com uma projeção dos números dos assentos do avião, ou seja, cada um terá o seu lugar no momento de embarque, mas sem a necessidade de uma fila extensa e demorada.

Além disso, em tempos de pandemia, a tecnologia garante o distanciamento social entre os passageiros durante o embarque. “Como o passageiro terá o seu lugar demarcado na projeção, ele pode se dirigir ao local do embarque apenas na hora exata em que a aeronave abrir as suas portas, sem a criação de filas.

Mas quando chegar o momento de embarcar, os passageiros serão organizados a uma distância segura e adequada um do outro”, afirma o diretor André Pocai. Além de proporcionar uma organização mais inteligente e eficaz, o Wavemaker também deve garantir mais pontualidade nos voos. A solução utiliza as mais altas tecnologias do mundo e coloca o Brasil como pioneiro neste tipo de inovação. 

Dica do Portal JE para estacionamento próximo ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo clique aqui

Micro e pequenas empresas podem ampliar suas atividades nos Estados Unidos através do visto L1

Com a expectativa dos consulados reabrirem até final de junho, empresários poderão voltar a ampliar suas atividades comerciais nos Estados Unidos

O rendimento em dólar é um grande atrativo para gestores e empresários. Por isso, boa parte das instituições que possuem estabilidade financeira visam ampliar seus negócios nos Estados Unidos.

Para estes, o mais indicado é o visto L1 que contempla a transferência de um sócio, gerente ou administrador, que atuará na subsidiária americana. Daniel Toledo, advogado especialista em direito de internacional e sócio da Toledo e Advogados Associados, explica que é fundamental que o solicitante exerça um cargo hierárquico e estratégico. “O ideal é que a empresa matriz possua estrutura com funcionários, contabilidade em ordem e capacidade financeira para realizar a transferência” explica.

Empresas familiares também se encaixam no perfil do L1, desde que o solicitante seja um dos sócios ou que tenha função administrativa. “Não importa qual o segmento de atuação, mas é preciso ter habilidade e competências para gerenciar uma equipe, aliadas à capacidade de gestão e implementação de novos negócios”, recomenda o advogado.

Comprovar o faturamento também é um ponto importante neste processo. “As empresas no Brasil costumam enxugar os números, principalmente quando o assunto é declaração de imposto de renda. Então é comum alguns empresários apresentarem ganhos na casa dos R$ 10 mil e ainda possuírem sete colaboradores. Talvez o governo brasileiro possa acreditar neste cenário, mas o americano, não”, aponta Toledo.

Por esse motivo, o ideal é apresentar um valor disponível para a implantação a partir de $ 120 mil dólares, pelo menos, e documentos que devem ser demonstrados através do imposto de renda, declaração do contador devidamente assinada e com firma reconhecida, além de folha de pagamento, balancete e extratos que comprovem a movimentação e a capacidade financeira.  “A documentação será analisada pelo órgão consular que aprovará ou negará a aplicação”, afirma Toledo.

A empresa americana não precisa ter o mesmo objeto social da brasileira. “É possível abrir uma floricultura, pet shop, academia, desde que apresente o valor de 80 a 100 mil disponíveis em conta corrente para subsidiar a compra de equipamento, contratação de pessoas, mobiliário, afinal não se alcança um lucro exorbitante logo no primeiro mês, por isso é preciso ter uma reserva para pagar todas as despesas”, orienta o advogado.

Essa organização, que vai garantir o bom funcionamento e a lucratividade, deve estar no plano de negócios. “O ideal é provisionar para cinco anos, o que traz uma solidez muito bacana para um projeto como um todo”, aponta Daniel.

Vale lembrar que a empresa no Brasil deve ser manter ativa e com uma vida financeira saudável. Caso ocorra o fechamento ou falência, a solicitação do visto pode ficar comprometida.

Para que seja concedida a estada do empresário, é preciso que o negócio esteja funcionando com lucratividade, equilíbrio nas contas e contratação de empregados para que o aplicante possa manter o seu visto e o da sua família. “O visto deve ser, sempre, consequência de uma iniciativa bem estruturada e sustentável. Por isso, é muito importante fazer essa análise empresarial com profissional experiente e competente”, avalia Daniel.

O advogado explica que o próximo passo é fazer a aplicação do visto no Consulado, ainda no Brasil, através de um advogado devidamente habilitado e cadastrado na Ordem dos Advogados do Brasil para que tenha o direito legal de postulação e representação em território nacional.

Após um ano da concessão do L1, é preciso fazer a prestação de contas para comprovar o que foi estipulado no plano de negócios, para que que a prorrogação do visto seja aprovada. O índice de lucratividade pode variar ou até mesmo não atingir o valor esperado, o que é normal. Se os números não fugirem muito do que foi provisionado, o visto é renovado para mais dois anos.

Daniel reforça que muitas pessoas conseguem o green card a partir do L1.  “Em um prazo de um ano e seis meses, é bem provável que o gestor tenha conquistado a solidez necessária para manter a empresa com toda a estrutura necessária e com um faturamento relevante. A partir deste cenário, é possível analisar a mudança de visto que conduza ao sonhado Green Card”, conclui Toledo.

Ovo: o alimento que aumenta a imunidade!

Em período de pandemia, como este que estamos vivendo, além de todos os cuidados básicos com higiene e evitar contato físico para diminuir a transmissão do vírus, uma boa alimentação é fundamental para fornecer nutrientes capazes de manter o equilíbrio e o sistema imunológico do organismo. 

O estresse aumenta a produção de radicais livres e processos inflamatórios. Como está a sua alimentação em tempo de Coronavírus ou processos gripais que atacam, principalmente os idosos, pessoas com doenças crônicas e crianças?   

O ovo apresenta uma serie de nutrientes capazes de melhorar o sistema imunológico das pessoas. O consumo de ovos associado a uma alimentação equilibrada, colabora na prevenção de doenças, melhorando da qualidade de vida das pessoas.

Ovo é um alimento nutritivo e só faz bem

É um dos poucos alimentos que possui a vitamina D, contando também com as vitaminas A, E e K. Já os minerais, o ovo possui em sua composição o cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cobre e selênio, onde a quantidade encontrada atende a metade das necessidades diárias de uma pessoa adulta.

Ovo é fonte de proteína, presente tanto na clara como na gema.

A gema possui gorduras boas para a saúde do coração. Uma pequena quantidade de gordura saturada possui na sua composição colesterol, mas calma, É comprovado cientificamente que o consumo de ovos não aumenta os níveis de colesterol, como todos já sabem.

Dica do Instituto Ovos Brasil de como você pode cozinhar o ovo!

1 – O tempo de cozimento de um ovo é de aproximadamente 15 minutos. Esse tempo favorece a absorção da biotina (vitamina do complexo B);

2 – Evite o cozimento excessivo, pois pode acarretar na perda dos muitos nutrientes que o ovo possui;

3 – Para evitar que a casca do ovo quebre, adicione meia colher de chá vinagre na água que irá cozinhar o ovo.

O ovo é um alimento saboroso, de fácil preparo e que pode ser consumido cozido, assado, mexido e até mesmo sendo ingrediente para deliciosas receitas doces e salgadas.

Coma Ovo, seu corpo agradece!

Governo estadual mente sobre testes rápidos para segurança pública em SP

Ao contrário do que a gestão de João Doria divulga, os testes em massa ainda não foram realizados nem nos servidores penitenciários nem na população carcerária, mesmo com orientação da OMS para testagem massiva contra contágios no ambiente prisional

O governo estadual paulista afirma ter realizado 70 mil testes rápidos do coronavírus (COVID-19) em trabalhadoras da segurança pública como policiais penais, militares e bombeiros, além de familiares dos servidores, como mostra reportagem do portal G1 publicada na última quinta-feira (4). Do total, 20% teriam tido resultado positivo, cerca de 14 mil pessoas.

A direção do SIFUSPESP ressalta que a afirmação do governo João Doria (PSDB) é falaciosa, pois até o momento não foram realizados testes rápidos em massa no sistema prisional, como o sindicato tem reivindicado desde março, antes mesmo do início da quarentena.

“Novamente o que estamos vendo é propaganda enganosa do governador Doria, na tentativa de mostrar serviço no combate à pandemia, mas a realidade é outra. O sistema prisional está esquecido, tivemos que brigar até para garantir o fornecimento de EPI e álcool, e não é diferente com os testes rápidos. Entramos com ação no MInistério Público do Trabalho porque os testes ainda não estão sendo feitos”, denuncia Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP.

Jabá recorda que, em 19 de maio, o Fórum Penitenciário Permanente, formado pelo SIFUSPESP, SINDASP e SINCOP, participou de reunião com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), quando o chefe de gabinete da SAP, Amador Valero, e o assessor técnico Marco Severo, afirmaram que os testes rápidos chegariam ao sistema prisional numa segunda fase de testagens massivas realizadas pelo governo estadual.

Na época os representantes da SAP também explicaram que os testes só seriam realizados na unidades prisionais onde já existem registros da COVID-19, e não de forma massiva nos servidores e na população carcerária como reivindicam os sindicatos e como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) para prevenção do vírus no ambiente prisional.

“É revoltante que os policiais penais, os demais servidores penitenciários e até nossas famílias sejamos usados para propaganda falaciosa do Doria. Até agora já morreram 15 trabalhadores do sistema prisional, outros 170 foram infectados e nada dos testes. Quem o governador quer enganar com esse faz de conta? São vidas em risco diante de uma doença fatal e a flexibilização da quarentena vai piorar o quadro”, alerta Jabá.

As unidades prisionais têm ainda 86 servidores penitenciários com suspeita de contágio, segundo apuração do sindicato (confira os dados por região). Na população carcerária são 104 confirmados com 12 mortes e 92 casos suspeitos de acordo com mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Jornalistas: Giovanni Giocondo (11) 94079-3832 e Flaviana Serafim: (11) 98835-4285

Seguros de vida cobrem pandemias? Tire essa dúvida

Em tempos de pandemia de Covid-19 as preocupações das pessoas mudam, infelizmente a perspectiva de alguma fatalidade aumenta e a proteção da família se torna primordial. Assim, uma busca que vem aumentando são os seguros de vida. Contudo, nem todos esses seguros cobrem casos de pandemia.

O fato é que a maioria das apólices possuem uma ampla garantia, mas uma situação igual a vivida atualmente não era projetada o que deixa muitas famílias descobertas em um momento de urgência, mas as empresas estão se preocupando em ficar ao lado dos clientes.

“A maioria dos seguros de vida (segundo as condições gerais das companhias) não cobrem pandemia. O que pode assustar em um primeiro momento os clientes, mas fato importante é que essas organizações vieram a público individualmente e se manifestaram solidárias aos segurados, comprometendo-se a indenizar em caso de morte por Covid 19”, explica Cristina Camillo, Diretora da Camillo Seguros.

Nas situações das pessoas que têm seguro de vida com Cobertura Diária por Incapacidade Temporária (DIT) que dá proteção financeira ao segurado, caso ele se afaste temporariamente de sua ocupação remunerada, as seguradoras estão avaliando a cobertura ou não diante da constatação do afastamento pela Covid19, por se tratar de pandemia.

A especialista em seguros explica que neste momento a procura por seguro de vida está sendo grande. “A doença acionou uma preocupação extra para as famílias, chamando a atenção para o problema de perder alguém que sustente a família ou que a renda seja imprescindível para manutenção”, analisa. Cristina complementa que com essa sensibilidade das seguradoras esse tipo de seguro se mostra imprescindível neste e em todos os momentos da vida das pessoas.

Além disso, um outro produto que vem sendo procurado nas seguradoras são as coberturas de assistência funeral. “Os custos com funeral e sepultamento são altos e a maioria não tem reserva para isso. Vemos que essa preocupação é muito grande em relação aos idosos, pais e sogros”, alerta Cristina.

Um problema que as pessoas estão encontrando é que, dependendo da idade, pode ser difícil contratar essas proteções. Mas existem seguradoras que tem essas alternativas e outras que possibilitam isso em seu seguro residencial, sendo uma boa saída para pessoas que estão com essa preocupação.

Conheça seus direitos no home office

Você está fazendo Home Office na quarentena? Confira os seus direitos, com Gisele Machioski, contadora.

Na Reforma Trabalhista de 2017 foi regulamentada a modalidade HOME OFFICE (trabalho remoto ou teletrabalho), que permite que funcionário realize seus afazeres fora das dependências da empresa.

A Medida Provisória 927/2020 publicada pelo Governo Federal, flexibiliza e dispensa algumas formalidades durante o estado de calamidade pública atual, permitindo que o empregado e o empregador celebrem acordo individual escrito, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício, tendo preponderância sobre os demais instrumentos normativos, respeitados os limites estabelecidos na Constituição como:

  • Notificação ao empregado com antecedência de 48 horas, por escrito ou por meio eletrônico
  • Permitida adoção do regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para estagiários e aprendizes
  • Dispensa registro prévio da alteração no contrato individual de trabalho
  • Jornada de trabalho normal (44hs semanais por exemplo), o funcionário não fica em regime de plantão, prontidão ou sobreaviso.
  • Caso o empregado não possua os equipamentos e infraestrutura para trabalhar em home office, como computador e internet, a empresa poderá emprestar os equipamentos e poderá pagar por serviços de infraestrutura, sem que isso seja considerado salário.
  • Vale transporte: pode ser suspenso por não haver deslocamento ao local de trabalho
  • Auxílio Creche, plano de saúde, previdência privada e vale cultura: devem ser mantidos
  • Vale-refeição, vale-alimentação e cesta-básica: devem ser mantidos.

“Embora o funcionário trabalhe em sua própria residência, a legislação determina que a empresa tem responsabilidade pelas condições de trabalho” explica Gisele Machioski, contadora.

  • Horário de almoço e intervalos entre as jornadas continuam os mesmos.
  • A empresa pode estabelecer uma forma de controle de horários e tarefas por meio de sistema, mas não há necessidade de “bater” cartão ponto
  • Os trabalhadores em trabalho home office não estão submetidos ao regime normal de trabalho e por isso não recebem horas extras, porém, havendo controle da jornada pelo empregador, as horas extras são computadas da mesma forma que no trabalho presencial
  • No caso de diagnóstico de covid-19, o colaborador deverá comunicar a empresa quanto à constatação da doença e à necessidade de interromper suas atividades. O atestado médico deverá ser entregue ou enviado ao gestor ou RH da empresa, para o abono de faltas.

Agora que você já conhece os seus direitos, poderá trabalhar tranquilo, e se planejar melhor para executar as ações futuras.

Taxa de desemprego deve ir de 11,6% para até 12,7%, diz especialista sobre a próxima Pnad

De um mês para o outro, por conta da pandemia, o aumento pode ser de até 1,1%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, nesta quinta-feira (30), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnad). Para o professor de contabilidade e finanças da Fipecafi, Marcelo Cambria, a expectativa do índice é que tenha um aumento do desemprego, passando de 11,6% para 12,4 ou 12,7%. “ É muito provável que os números aumentem consideravelmente nesta divulgação, como já esperado, devido à crise do novo coronavírus. Considerando já o período encerrado em fevereiro de 2020, em que a taxa já bateu uma alta, há projeções com base nos resultados do auxílio desemprego, o cenário das indústrias paradas, as não renegociações de contrato e outros pontos que já se configuraram o aumento substancial de pelo menos 0,8%, de um índice para o outro”, aponta.  

Segundo o professor, há chances da economia ficar saturada com inúmeros trabalhos informais, que podem aumentar 42% ou 43%. “Desde 2013 e 2014 houve um aumento nesta modalidade, considerando o cenário de excesso de gastos nas contas públicas e, também, as quedas de mais de três anos do Produto Interno Bruto (PIB). O contexto atual é parecido e, com isso, muitos brasileiros já atuavam assim e irão atuar muito mais, possivelmente subirá para 40 milhões. Isso foge das estatísticas de desemprego e dificulta uma volta para os trabalhos formais”, explica.

Na opinião do especialista, há, ainda mesmo que afetados, os setores que podem se sobressair e os países que podem ajudar a diminuir o impacto da crise no Brasil. “Se considerarmos que a moeda brasileira se depreciou substancialmente, a moeda estrangeira poderá comprar mais os produtos do Brasil, devido à queda de demanda mundial, dificuldade de exportação, restrições de fronteiras e outras dificuldades impostas pela quarentena. Os setores de agronegócio e alimentação devem sofrer menos, já o petróleo está em queda.

Podemos apostar na China, como parceiro e esperança para a economia de infraestrutura de exportação para o país, porque, mesmo com a queda brusca de 7% para 2% em seu crescimento, ela tende a sair antes e com isso novos negócios com o Brasil podem acontecer, talvez, muito mais se comparado com os Estados Unidos. Os países do Oriente Médio podem ser uma sobressaída também”, diz.

Os investimentos também são afetados em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. “Os investimentos das empresas têm sido revistos e reduzidos, ou seja, o capital de longo prazo, que gera empregos, pode ser afetado e colaborar com o desemprego. Já os investimentos de mercado financeiro houve uma deterioração muito grande de patrimônio líquido, ou seja, as ações das companhias têm caído”, ressalta Cambria.

Música Clássica auxilia no sono e melhora a imunidade

Segundo pesquisas norte-americanas, a falta de sono está diretamente relacionada à queda na imunidade, e a música clássica pode ajudar mais de 70 milhões de brasileiros com problemas ligados ao sono

Problemas com o sono atingem mais de 73 milhões de brasileiros, é o que afirma a pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS). Em tempos de Pandemia, a mudança na rotina pode agravar ainda mais este quadro, em razão das alterações nos horários e a preocupação com o contágio da Covid-19 e com questões financeiras. 

Neste cenário, a falta de sono pode ser ainda mais perigosa. Estudos feitos pela Universidade de Pittsburgh e pelo Western Psychiatric Institute and Clinic mostram que diversos sistemas corporais são afetados pela falta de sono, inclusive a função imunológica e resistência a doenças.  

Para especialistas, os hábitos que antecedem o momento de dormir podem ser determinantes para melhorar a qualidade do descanso diário. Segundo outro estudo, de pesquisadores associados ao National Institutes of Health, também nos Estados Unidos, ouvir música clássica traz benefícios ao sono, de acordo com testes realizados com estudantes norte-americanos. É o que afirma também a pesquisa da Universidade Aarhus e da Academia Real de Música da Dinamarca, publicado pelo Instituto Cochrane, que concluiu que ouvir de 25 a 60 minutos de música clássica antes de dormir é uma solução eficaz contra alguns quadros de insônia.

Para Nelson Kunze, editor-chefe da Revista CONCERTO, publicação especializada em música clássica, “os benefícios da música clássica são verificados tanto na saúde quanto no desenvolvimento intelectual e nas habilidades de socialização dos indivíduos”. Em momentos de isolamento, como o da quarentena, os problemas físicos ligados ao sono se somam aos psicológicos.

Para ajudar a relaxar e dormir, Kunze indica playlists criadas por instituições especializadas, como a do selo Naxos, disponível no Spotify (clique aqui para acessar), com uma seleção de clássicos que reduzem a ansiedade e preparam a mente e o corpo para boas horas de descanso. 

Link para https://open.spotify.com/playlist/2hdnY4sLmeICJv9PrJq1bn

Receita Federal regulariza 13,6 milhões de CPFs para facilitar acesso das pessoas ao auxílio emergencial

Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, trabalhadores informais com os CPFs regularizados poderão acessar a atualização do aplicativo da Caixa, a partir de segunda-feira, para requerer o auxílio emergencial

Um trabalho conjunto da Receita Federal e do Ministério da Cidadania levou à regularização de 13,6 milhões de CPFs de pessoas que passam a estar aptas a receber o auxílio emergencial de R$ 600, criado pelo Governo Federal para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus). O anúncio foi feito pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião na manhã desta sexta-feira (17.04) com o subsecretário-geral da Receita Federal, Décio Pialarissi. Também participaram da reunião o secretário executivo do Ministério da Cidadania, Antônio Barreto, o secretário especial do Desenvolvimento Social, Sérgio Queiroz, e o subsecretário de Atendimento da Receita Federal, Frederico Faber.

Esses 13,6 milhões de CPFs estão sendo processados pela Dataprev e poderão ser acessados a partir de segunda-feira (20.04), quando estará disponível uma atualização do aplicativo da Caixa Econômica Federal – Caixa Auxílio Emergencial, em versões para Android e IOS. “Superamos dificuldades em relação à base de dados do CPF no cruzamento que fizemos para atender as pessoas que se cadastraram no aplicativo. Tomamos uma série de providências para simplificar, para tranquilizar e permitir que todos aqueles que mais precisam do auxílio emergencial possam recebê-lo o mais rapidamente possível”, destacou o ministro Onyx Lorenzoni.

Décio Pialarissi explicou o trabalho realizado pela Receita para regularizar os CPFs: “Percebemos que havia uma possibilidade técnica de fazer a regularização. O maior número de pendências se referia à questão eleitoral, aqueles cidadãos que não compareceram às urnas. Atualizamos, só nesse tema, mais de 12 milhões de CPFs. Essa regularização permite que o cidadão possa fazer jus ao benefício e buscar o auxílio emergencial junto à Caixa Econômica Federal”, disse o subsecretário. “A Receita agilizou diversos procedimentos, desde o início da pandemia, de forma a permitir ao cidadão que tenha cada vez menos burocracia. Do dia 17 de março até agora, já foram 19 milhões de pessoas atendidas, principalmente via internet, e-mail, chat, telefone, evitando aglomerações”, completou Pialarissi.

>> Vídeo: Ministério da Cidadania e Receita Federal agilizam regularização de CPFs para pagamento de auxílio

https://www.youtube.com/watch?v=UFnE3A_YPBY

Como fazer limpeza e higienização eficientes contra vírus e bactérias

Em um momento que tanto se falam em medidas para prevenção do Covid-19, essencialmente, as dicas para uma limpeza adequada e que reduza os riscos de contaminação estão entre os assuntos mais ventilados e que sempre agregam no bem estar de todos

Especialista em soluções para casas e empresas com a contratação de serviços em construção civil, o marketplace habitissimo selecionou algumas dicas para limpeza e higienização de casa, que auxiliam na realização de uma faxina mais eficiente e funcional, imprescindível para o momento em que vivemos.

  • Higienize seu sofá: uma limpeza boa nos sofás é fundamental para uma faxina completa na sala. Comece retirando as capas das almofadas para lavar e, em seguida, elimine ácaros e poeira usando um aspirador que alcance todos os cantinhos mais difíceis. Já em caso de manchas, o truque é a utilização de misturas caseiras como água, vinagre branco, bicarbonato e detergente neutro, por exemplo. A mistura deve ser usada com a ajuda de um borrifador e aplicada diretamente na mancha. Para retirar o excesso, use um pano úmido e em seguida, seque o tecido com um pano seco e limpo.
     
  • Mantas, cobertores e edredons: com as temperaturas mais amenas pela chegada do outono, as mantas, cobertores e edredons que, até então, estavam guardados, já devem ser lavados e higienização antes do uso, eliminando ácaros,  poeira e  também removendo o cheiro de guardado.
     
  • Não se esqueça do colchão: realizar a limpeza do colchão parece uma tarefa difícil e complicada mas, na realidade higienizá-lo, não exige muito tempo e esforço. Antes de colocar a roupa de cama, polvilhe sobre o colchão bicarbonato e deixe por algumas horas. Após isso, passe o aspirador para tirar o que sobrou e pronto, seu colchão está preparado para ser usado novamente.
     
  • Limpe também os rodapés: normalmente essa etapa não é lembrada pela maioria das pessoas. Com o grande acúmulo de pó, convém adotar uma limpeza com mais frequência. Deixar os rodapés limpinhos é simples: para eliminar toda a sujeira e poeira que se encontra naquela área aposte no uso do aspirador, um pano úmido e só. Assim, os rodapés ficam higienizados e com uma aparência mais bonita.
     
  • Desinfete objetos comuns: teclado do computador, mouse, maçanetas, torneiras, interruptores de luz e a porta da geladeira são alguns dos pontos que não podem passar despercebidos na limpeza. A recomendação é que sejam limpos todos os dias com a ajuda de um pano umedecido com desinfetante ou com o próprio álcool 70%.
  • Atenção ao hall de entrada: a entrada do lar não pode ser esquecida já que funciona como uma espécie de ponte do mundo externo para o interior do imóvel. Assim, atentar-se a alguns cuidados essenciais para o momento de retornar para casa: coloque uma sapateira ou um tapete logo no acesso para deixar os calçados que vierem da rua. Você também pode substituir  o tradicional capacho por um pano úmido e, ainda, colocar um recipiente exclusivo para depositar as roupas usadas para que já sejam lavadas. Além disso, é aconselhável determinar um local isolado para deixar bolsas e chaves penduradas e procurar disponibilizar frascos de álcool gel e álcool líquido 70% logo na entrada, facilitando, assim, a limpeza de quem teve de sair para a rua.

Dica Portal JE de Profissional para Limpeza mais acirrada de Limpeza de Estofados clique aqui