PROTESTE atesta falta de segurança em espaços infantis de três estados do País

Associação encontra espaços indoor que comprometem a segurança e diversão das crianças. Foram analisados estabelecimentos em SP, RJ e PE.

A PROTESTE, Associação de Consumidores, realizou um teste sobre o funcionamento dos parques infantis nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A avaliação teve como objetivo analisar se as instalações seguiam as normas de segurança para evitar acidentes aos pequenos usuários e também aos pais e responsáveis.

O resultado mostra que entre os dez parques infantis avaliados nos quesitos de segurança, em 9 há problemas que podem comprometer a segurança dos seus frequentadores. Com exceção do Animasom (Shopping Leblon – RJ), todos os nove parques restantes tiveram problemas de segurança, como, por exemplo, a falta de indicação da faixa etária permitida para alguns brinquedos e a inexistência de sinalizações com rotas de fuga.

De uma forma o geral, os brinquedos foram classificados como “seguros”, porém, alguns pontos identificados podem colocar as crianças em risco. Em São Paulo, no Espaço Curumim (Shopping Iguatemi), foi encontrada uma mesa de madeira com farpas e chão molhado no estabelecimento. No espaço Magic Games (Shopping Santana), não havia instrutor exclusivo na piscina de bolinhas, que demandam especial atenção durante a diversão dos pequenos.

No Estado de Pernambuco, os espaços em que foram encontradas irregularidades são: Pingo Feliz e Pequenos Moleques (Shopping Recife), e Pequenos Moleques (Shopping Riomar). Durante a avaliação da PROTESTE, não havia qualquer proteção no pula-pula, a fim de proteger as crianças de eventuais acidentes.

Já no Rio de Janeiro, uma atração popular conhecida como “brinquedão”, localizada no Village Kids (Shopping Village Mall) apresenta uma chapa mal instalada na parte do escorregador, podendo causar acidentes a qualquer momento. No Kids Place (Shopping Tijuca) e Mundo Happy Bee (Ilha Plaza Shopping), as bolinhas da piscina estavam bastante deterioradas.

No teste, também foram identificados a falta de banheiros dentro de alguns espaços. Clubinho do Espirro (Shopping Santana – SP), Pingo Feliz (Shopping Recife – PE), Village Kids (Shopping Village Mall – RJ) e Espaço Kids Place (Shopping Tijuca – RJ) registraram problemas.  Apesar de não ser um item obrigatório, a falta de banheiro pode gerar transtornos com grandes multidões e alta demanda. É recomendável que todos os espaços tenham banheiros acessíveis e exclusivos das atrações.

Outro fator que contribui negativamente para o resultado da avaliação é a segurança do ambiente, e a PROTESTE notou a falta de câmeras de segurança nos parques Magic Games e no Clubinho do Espirro (Shopping Santana – SP) e também no Mundo Happy Bee (Shopping Ilha Plaza – RJ).

Em todos os parques avaliados é possível verificar a inexistência de sinalização de rota de fuga, o que dificulta uma desocupação emergencial, especialmente levando em conta o público infantil. Essas áreas devem ser mantidas livres de qualquer obstáculo, com o propósito de garantir a saída dos usuários do parque de uma forma tranquila e segura, com a devida sinalização. Apenas o Cidade Animasom (Shopping Leblon – RJ) possui a correta sinalização.

No Magic Games (Shopping Santana – SP), há teclas soltas no chão de uma atração que levantam uma ponta cortante ao pisar; No Pingo Feliz (Shopping Recife – PE), a porta de entrada e saída tem um limitador de altura, dificultando a entrada de adultos no recinto, especialmente em caso de emergência. Já no Kids Place (Shopping Tijuca – RJ) e no Pequenos Moleques (Shopping Recife – PE), as escadas não são antiderrapantes.

No que se refere à presença de extintores de incêndio, somente o Pingo Feliz (Shopping Recife – PE) não tinha o item obrigatório. No entanto, em cinco dos demais parques testados, havia algum tipo de problema, tais como número insuficiente de extintores na área recreativa e sem a devida sinalização e também local de difícil visualização. Vale ressaltar que, no Cidade Animasom (Shopping Leblon – RJ), o extintor que estava presente ao lado dos jogos eletrônicos, é do tipo recomendado para apagar fogo de papel e madeira.

Verificou-se ainda que o espaço Pingo Feliz (Shopping Recife – PE), é o único que não possui luzes de emergência, bem como os detectores de fumaça.

Visando evitar acidentes e proteger a integridade e segurança física dos pais e crianças, a PROTESTE pediu providências aos Bombeiros e ao Procon, para que o público esteja protegido e tenha seus direitos consumeristas assegurados.

Confira as dicas da PROTESTE para se divertir com segurança nos parques:

Alvará e certificado

Certifique-se de que o espaço possui alvará e certificado do Corpo de Bombeiros, que devem estar expostos em local visível como as bilheterias.

Câmeras de segurança

Veja se há câmeras, extintores, sprinklers, detectores de fumaça e iluminação de emergência, entre outros itens no local, que sejam de fácil compreensão para as crianças por meio de imagens e símbolos.

Proteção dos brinquedos

Verifique se brinquedos em altura, como passarelas e escadas, possuem tela de proteção para evitar quedas dos pequenos.

Banheiros no local

Se não há banheiro, pergunte qual será o procedimento com a criança, se ela precisar usar.

Proteção elétrica

Preste atenção se não há fios elétricos soltos no ambiente, especialmente nos jogos eletrônicos como vídeo games e veja se as tomadas estão com tampas de proteção.

Desocupação emergencial

Avalie a facilidade de evacuação, reparando se o trajeto até a saída se encontra livre de obstáculos e está devidamente sinalizado.

Monitores exclusivos

Observe se a piscina de bolinhas, o pula-pula, e o escorrega possuem normas de utilização e monitores exclusivos para cada atração.

 

PROTESTE conquista o direito de divulgar o teste do azeite censurado a pedido da marca TRADIÇÃO

Associação teve o teste censurado, a pedido do fabricante Tradição, em abril deste ano

Neste mês a PROTESTE – Associação de Consumidores – conquistou na justiça o direito de voltar a divulgar os resultados do teste do azeite, realizado este ano. Em abril a associação foi acionada judicialmente pela marca Tradição, uma das marcas testadas, e foi reprovada, pelos resultados mostrarem que o produto estava adicionado de outros óleos de sementes oleaginosas. Através de uma decisão liminar, e antes de apresentarmos qualquer defesa, o fabricante conseguiu com que todos os resultados do teste fossem retirados do site da associação.

Diante desse cenário, a PROTESTE não se intimidou e lançou a campanha “Consumidor Contra a Censura” nas redes sociais e em sua página oficial, com o objetivo de mostrar aos consumidores que com a censura ao teste do azeite, estão censurando o direito deles em saberem o que estão consumindo.
O teste de azeites já foi realizado outras 5 vezes pela PROTESTE. Todos por laboratórios credenciados pelo MAPA (Ministério da Agricultura) e pelo COI (Conselho Oleícola Internacional), portanto seguem, rigorosamente, as metodologias e os parâmetros estabelecidos pela legislação aplicável.

As marcas testadas este ano foram: Andorinha, Borges, Beirão, Broto Legal Báltico, Carrefour Discount, Carbonell, Cardeal, Cocinero, Figueira da Foz, Filippo Berio, Galo, La Española, La Violetera, Lisboa, O-Live, Pramesa, Qualitá, Renata, Serrata, Taeq, Tradição e Torre de Quintela.
Os produtos da Tradição, Figueira da Foz, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa foram considerados fraudados, porque foram adicionados outros óleos de sementes oleaginosas aos produtos, o que não é permitido por lei.

Para descobrir a classificação de um azeite, a PROTESTE contou com a expertise de três grupos de profissionais treinados e qualificados por órgãos reguladores. Eles fizeram a análise sensorial – ferramenta que determina a classificação do produto – na qual são avaliados aromas e sabores complexos, por meio do olfato, paladar e tato. Além da análise sensorial, foram realizados os testes físico-químicos seguindo os parâmetros da legislação.
Nesta 6ª edição do teste a PROTESTE foi censurada com base no argumento, da Tradição, de que o teste estava rendendo “prejuízos à marca”. No entanto, de acordo com a decisão da Justiça proferida este mês, “como se trata de relevante informação destinada ao público consumidor e até mesmo à saúde pública, prevalece aqui o interesse público na divulgação dos resultados dos testes realizados”, em outras palavras: o consumidor conquistou essa vitória e teve os seus direitos assegurados.
A PROTESTE preza pela transparência em todos os seus testes e continuará lutando para que os consumidores saibam o que estão consumindo e para que a verdade possa sempre prevalecer! O teste do azeite já está, novamente, disponível no site: https://www.proteste.org.br/

Planos de saúde baratos têm rede de atendimento reduzida, aponta pesquisa do Idec

Levantamento com 118 planos de 27 operadoras mostra que fatores de barateamento podem resultar em um serviço que não atende adequadamente o consumidor.
Nesta segunda-feira (22), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulga pesquisa inédita sobre planos de saúde ofertados na cidade de São Paulo com preços abaixo da média de mercado. O levantamento realizado com 118 planos de 27 operadoras, por meio de consultas no site das empresas e contatos com corretores, mostrou que os “planinhos” têm rede de atendimento reduzida e abrangência restrita, principalmente entre operadoras de maior porte.

Entre as conclusões da pesquisa está a de que o mercado já oferece os chamados planos de saúde populares — atualmente, em análise técnica pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “A proposta de planos acessíveis não visa baratear o valor do plano, mas apenas fornecer uma justificativa mascarada para a alteração das regras que protegem o consumidor”, explica a pesquisadora e advogada do Idec, Ana Carolina Navarrete, responsável pelo levantamento.

A pesquisa do Idec aponta ainda que o uso de coparticipação (em que o consumidor paga pelo procedimento, além da mensalidade) no universo dos planos pesquisados, gera uma economia de apenas 22,8% no preço da mensalidade. A economia seria pequena, se considerarmos que o consumidor teria que pagar ao menos 50% do valor do procedimento, segundo a proposta do Ministério da Saúde.

A conclusão da pesquisa é que os planos baratos implicam em fatores que comprometem a cobertura, tais como rede reduzida, abrangência restrita, coparticipação para restringir uso ou contratação coletiva, que tem reajustes mais flexíveis. A combinação desses fatores pode resultar em um serviço que não atende adequadamente às necessidades do consumidor. “O máximo de acesso que esses planos garantem é o acesso à contratação, e não à cobertura” finaliza a advogada.

Metodologia 

A pesquisa do Idec avaliou os planos de saúde ofertados nas faixas etárias com maior número de usuários, de acordo dados da ANS de setembro de 2016. Foram incluídos na avaliação planos com valor abaixo de R$ 303 (para a faixa de 29 a 33 anos) e R$ 336 (dos 34 a 38 anos). A coleta das informações se deu entre os meses de janeiro e março deste ano. Entre as características consideradas estão: modalidade (individual ou coletiva), segmentação, área de abrangência, existência de franquia e coparticipação, rede credenciada e eventuais reclamações feitas para a ANS.

Os planos baratos analisados pelo Idec não são iguais aos planos “acessíveis” propostos pelo Governo  — já que os baratos são obrigados a cumprirem exigências legais como qualquer outro plano. Mas, eles dão uma pista do que vai acontecer se a proposta for considerada viável pela ANS.

 

Justiça garante indenização à mutuários por lucro perdido

Mutuário lesado pode pedir indenização do que deixou de ganhar. Com base do novo Código Civil, o comprador de imóvel pode pedir indenização de perdas e danos, além do que deixou de ganhar, ou lucro cessante, na linguagem jurídica, pelo não cumprimento de cláusulas contratuais na compra do imóvel. A informação é da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA).
Segundo o presidente da AMSPA – Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências, grande parte as queixas dos mutuários ocorrem na sua maioria por negligência das construtoras. “Muitas delas deixam para última hora o pedido de vistorias na Prefeitura o que acaba prejudicando o tempo para liberação do auto de conclusão da obra, o famoso Habite-se”, justifica. “Se todas as inspeções forem feitas com antecedência, a municipalidade certifica e a entrega das chaves ocorre dentro do prazo contratual, senão a entrega ocorre com um Habite-se provisório”, complementa.Problemas como: infiltrações no imóvel, vícios de construção, danos à propriedade, entre outros acontecimentos, que envolve prejuízos causados por outrem, devem ser ressarcidos tanto pela perda material como pela privação de um lucro ou interesse previsto. “O mutuário que se sentir lesado deve pedir, sim, indenização de perdas e danos, inclusive do lucro que deixou de ganhar”, ressalta Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA. “Hoje, muitas pessoas que deram entrada na Justiça, solicitando receber o lucro cessante, estão ganhando as causas”, acrescenta.

Para Luz, são raros os casos de força maior que possam ocorrer na construção civil. “O que mais acontece é mesmo a tentativa de economias visando maiores lucros, como a contratação de pouco pessoal, mínimo necessário para o empreendimento. Também a negligência na aquisição do material e a imperícia de prestadores de serviços contratados sem qualquer avaliação profissional”, expõe o presidente da AMSPA. Conforme determinam os artigos 402 e 403 do novo Código Civil, os lesados podem entrar na Justiça para reaver as perdas e danos, como também do que deixou de lucrar, desde que comprove a perda sofrida.

A AMSPA alerta: “É importante que o mutuário guarde todos os comprovantes que evidencie o dano causado pela não entrega do seu bem”. Casos, como: deixar de ter rendimento com recebimento do aluguel; perder oportunidade de venda da propriedade com bom retorno financeiro; ou ser obrigado a alugar outro imóvel porque não receber no prazo, o imóvel destinado à moradia, entre outras situações prejudiciais, ao adquirente da propriedade, podem ser considerados lucros cessantes, pois a vítima deixou de ganhar ou perdeu um lucro esperado.

SERVIÇO

Os interessados em esclarecer dúvidas podem entrar em contato com a AMSPA pelos telefones 0800 77 79 230 (para mutuários fora de São Paulo), (11) 3292-9230 / 3242-4334 (sede Sé), (11) 2095-9090 (Tatuapé), (11) 3019-1899 (Faria Lima), (19) 3236-0566 (Campinas), (12) 3019-3521 (S. J. Campos) e (13) 3252-1665 (Santos).

Endereços e mais informações no sitewww.amspa.com.br.

Crianças menores têm espaços dedicados a elas em resort de SP

Além de opções para entretenimento e apartamentos equipados, Quality Resort Itupeva dispõe de copa para preparo de refeições sem pagamento extra

Conhecido como um lugar para lazer em família e por acolher muito bem crianças de todas as idades, inclusive as de colo, o Quality Resort Itupeva pode ser denominado de resort baby friendly, como muitos preferem chamar esse tipo de local. Seus espaços são amplos, estruturados e confortáveis para garantir a satisfação dos pequenos hóspedes, que têm à disposição salas de jogos, brinquedoteca, fazendinha com vários animais, minigolfe, quadras de tênis, campo de futebol e uma equipe de recreação animada.

Mas a atenção com os kids vai além da parte recreativa. Nos apartamentos são disponibilizados berços, que podem chegar a dois por acomodação, e banheira, conforme solicitação. Outro destaque do resort é a Copinha do Bebê, um espaço de uso coletivo pensado para as refeições das crianças serem preparadas de maneira confortável e higiênica. Além disso, o local é uma alternativa ao restaurante que, muitas vezes, serve comidas que crianças não podem comer por conta da idade e por motivo de restrição alimentar ou que simplesmente não gostam.

Na Copinha do Bebê do Quality Resort Itupeva não há limite de idade, ou seja, ela é disponível tanto para crianças de colo quanto para as maiores. Aberta 24 horas, seu acesso é feito por meio da chave do apartamento do hóspede. Lá estão disponíveis todos os móveis e eletrodomésticos necessários para o preparo de refeições, como mesa, pia, geladeira, micro-ondas, liquidificador, mixer, utensílios no geral para higienização de mamadeiras, entre outros. Frutas, leite e achocolatado também ficam à disposição para consumo sem qualquer pagamento extra. Não há a necessidade de reserva para usar a copa.

Ou seja, no Quality Resort Itupeva não há desculpas para os adultos não se hospedarem com suas crianças, mesmo que elas tenham apenas meses de idade. Se há alguma certeza, é que lá todos são igualmente bem atendidos.

Opções dentro e fora do resort

O Quality Resort Itupeva oferece uma infraestrutura completa de lazer, com piscina climatizada para adultos e crianças, sauna, fitness center, campo de futebol, paintball, quadras de tênis e minigolfe. Há ainda um equipado salão de jogos que dispõe de diversões como mesas de sinuca, pebolim e ping pong, além de jogos eletrônicos e fliperama.

Para os pequeninos, o Kid´s Club dispõe de piscina de bolinhas, lousa e mesinhas para atividades recreativas, além de muitas brincadeiras com a equipe de recreação. Há ainda a Roça do Tixa – o divertido calango que é mascote do resort – onde os pequenos podem interagir e alimentar animais como galinhas, patos, coelhos, bode e cabra, entre outros. Na horta orgânica, as crianças podem aprender um pouquinho sobre agricultura e os valores da boa alimentação.

Quem escolher se divertir fora do resort, encontra várias opções em Itupeva, já que o município é integrante do Circuito das Frutas e, por isso, tem um turismo rural forte. Apiário Nona Emília, Sítio Sassafraz, Quinta Nossa Senhora Aparecida e Engenho Nica Preta estão entre os locais que são abertos à visitação. A cidade também é conhecida pela presença dos parques Wet’n Wild e Hopi Hari, do Outlet Premium e da maior loja da Harley Davidson da América Latina. Para estes locais, o Quality Resort Itupeva oferece, para hóspedes, transfer cortesia de ida e volta aos fins de semana e feriados.

Sobre o Quality Resort Itupeva

O Quality Resort Itupeva está localizado a apenas 30 minutos da capital paulista e a 20 minutos do Aeroporto de Viracopos, na cidade de Itupeva-SP. Com 220 acomodações divididas entre as categorias Superior, Luxo e Business Class, possui gastronomia requintada, completa infraestrutura de lazer, com piscinas climatizadas adulto e infantil, fazendinha, arena de paintball, minigolfe, academia, trilhas para caminhadas, quadras de tênis, campo de futebol. Outros destaques ficam por conta do Centro de Convenções, com 13 salas, para eventos corporativos e sociais de diversos perfis e tamanhos. O resort possui ainda uma localização privilegiada, próximo do Aeroporto de Viracopos (Campinas), em frente aos parques Hopi Hari e Wet´N Wild, da maior loja da Harley Davidson da América Latina, e ao lado do Outlet Premium, numa região que está sendo chamada de “a Orlando Paulista”.

Serviço:

Quality Resort Itupeva

Rodovia dos Bandeirantes, Km 72, s/nº, Itupeva, SP

Reservas: Fone (11) 2136-5300 ou reservas.qri@atlanticahotels.com.br

www.qualityresortitupeva.com.br

Novas regras para Brasileiros que pretendem viajar para o Canadá

Brasileiros que pretendem viajar para o Canadá tem agora novas oportunidades para entrar sem burocracia no país.

Ficou mais fácil visitar o país com essa nova medida, os brasileiros são bem vindos no Canadá.

Segundo o embaixador  do Canadá no Brasil “O Canadá valoriza imensamente a parceria com o Brasil. Facilitar as viagens fomenta um profundo entendimento e cria oportunidades de fortalecer nossos laços vitais entre pessoas, negócios e turismo”,

Brasileiros que já tenham o visto emitido  nos últimos 10 anos, ou que tenham o visto americano de não imigrante válido, poderão ir ao país sem necessidade de nova autorização. Esta nova medida entrou em vigor  nesta segunda-feira (1º) e passa a valer a partir deste mês de maio.

No lugar do visto, os brasileiros poderão solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). O processo de solicitação é simples, de baixo custo e leva apenas minutos para ser concluído.

A autorização é válida por até cinco anos e permite várias viagens por curtos períodos para fins de turismo, negócios, intercâmbio de até seis meses ou trânsito por aeroporto canadense. A maioria dos casos são aprovados em minutos.

O website do Governo do Canada é o único válido para solicitar um eTA. O viajante necessita de um passaporte, um cartão de crédito ou débito e um endereço de e-mail. O pagamento consiste em uma taxa de emissão de 7 dólares canadenses (cerca de R$ 16).

A autorização consiste em um formulário eletrônico com detalhes da viagem. O documento é aprovado em minutos e é pago apenas uma vez, podendo ser utilizado por até cinco anos ou até que o passaporte expire.

Para evitar quaisquer tipo de erros no processo do eTA, o Grupo Real conta com uma equipe altamente qualificada. 

O Grupo Real especialista em vistos dá algumas dicas importantes sobre os documentos que agora já estão em vigor para brasileiros que pretendem viajar para o Canadá.

Fonte : www.brasil.gov.br/turismo/2017/05/canada-libera-a-entrada-de-brasileiros-sem-exigencia-de-visto

 

Bonito um lugar bonito de se ver !

O Portal JE destaca um lugar para se visitar que é deslumbrante e fica aqui mesmo no Brasil.

Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.

Bonito no Mato Grosso do Sul tem sido um lugar muito procurado para visitação, pois seus lagos de águas azuis enchem os olhos com essa maravilha da natureza.

A cidade está em meio a um dos vales de planalto da Bodoquena, cuja rocha predominante é o calcário. Entre tais rochas, há espaços, os quais chamamos de grutas ou cavernas. Assim, no Planalto da Bodoquena devem existir mais de cem cavernas. No subsolo do município há rochas que acumulam água, proveniente da chuva, formando assim o lençol freático. A água atravessa rupturas de algumas partes de rochas calcárias, recolhendo seus minerais. Com isso, as águas das nascentes saem ricas em bicarbonato de cálcio e magnésio. Apesar disso, as águas continuam incolores.

Vale muito a pena conhecer esta maravilha da natureza !

Um dos lugares em Bonito muito visitada é a GRUTA DO LAGO AZUL Considerada o cartão postal de Bonito. É um passeio contemplativo e histórico que inicia com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna. Descendo aproximadamente 150 metros por uma escadaria avista-se um lago com águas de um tom intensamente azulado e dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Além da beleza do Lago, existem ainda as belíssimas formações geológicas – não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago.

Dica Hype Tur agência de viagens.

http://portalje.com.br/pacotes-hotel-fazenda-e-pousadas-agencia-credenciada-cvc-visual-hype-tur/

 

Botijões de GLP: Uso adequado garante segurança

Liquigás Distribuidora reúne dicas para o uso do GLP com tranquilidade e segurança

O gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso doméstico, comercializado em recipientes (botijão e cilindro) de 5, 8, 13 e 45 kg pela Liquigás Distribuidora, representa uma energia limpa, sustentável e segura. A Companhia utiliza modernas técnicas e equipamentos para que o consumidor tenha um produto seguro e dentro dos mais rígidos critérios de qualidade. A procedência do gás fornecido pela Empresa é garantida e todos os seus recipientes passam por um rigoroso programa de qualidade, incluindo testes e processos de requalificação.

Fabricados segundo a norma NBR 8460 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os recipientes possuem um dispositivo de segurança chamado plugue fusível ou válvula de segurança que, em caso de aumento da pressão interna, expulsa o gás e impede que ocorram acidentes. E como todo combustível, é necessário que os botijões e os cilindros sejam armazenados e manipulados corretamente.

Com a finalidade de promover o correto uso do GLP nas residências, a Liquigás preparou uma série de dicas para seus consumidores poderem aproveitar toda a energia do GLP com tranquilidade e segurança.

O cuidado deve começar no momento da aquisição do botijão ou cilindro. Recipiente sem lacre ou sem marca visível (estampada em alto relevo no corpo do recipiente) deve ser recusado. A compra deve ser feita somente em revendas autorizadas, com entregadores devidamente identificados. Além disso, ao receber o produto, o consumidor deve se certificar de que a marca estampada em alto relevo no recipiente é a mesma do lacre e do rótulo de segurança.

Outro cuidado importante é com a instalação. Reguladores e mangueiras devem conter o símbolo do INMETRO, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas em seu corpo (esses equipamentos têm prazo de validade de cinco anos). O uso de reguladores e mangueiras vencidas pode causar vazamento. Importante observar que para a fixação da mangueira no regulador e no fogão deve-se utilizar abraçadeiras. Após a instalação, deve-se verificar se há vazamento com um teste simples, que consiste em colocar espuma nas duas extremidades da mangueira.

É importante que o consumidor adquira botijões somente de revendas autorizadas e confira sempre a existência do lacre e a data de validade do botijão. Caso o vasilhame esteja fora do prazo de validade ou sem o lacre, o consumidor deve recusá-lo e enviá-lo imediatamente de volta à companhia.

Para garantir a segurança dos vasilhames, os mesmo são submetidos ao processo de requalificação, manutenção periódica conforme parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A primeira requalificação é realizada após 15 anos da fabricação do botijão e as seguintes ocorrem a cada 10 anos de uso. Os recipientes que passam por esse processo recebem uma placa que indica a data da realização da sua última requalificação e os que não estão em condições de uso são destruídos e o material é encaminhado para reciclagem.

Fique atento para as dicas sobre armazenamento e instalação do recipiente:

Onde armazenar o recipiente

  • Coloque o recipiente sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de vazamento;
  • Nunca armazene o botijão em compartimentos fechados (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.);
  • Nunca coloque o botijão próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50m);
  • Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha distância mínima de 1,50m). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se depositar nesses locais, em caso de vazamento. Assim, qualquer chama ou faísca poderá provocar um acidente;
  • De preferência, o botijão deve ficar do lado de fora da cozinha em local arejado, coberto e protegido das intempéries, desde que não fique confinado.

Troca do botijão

  • Antes de trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estejam desligados;
  • Nunca efetue a troca do botijão na presença de chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor;
  • Nunca role o botijão. Transporte-o sempre na posição vertical.
  • Retire o lacre de segurança do botijão levantando a própria aba do anel externo e gire-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente;
  • Retire o regulador de pressão do gás do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueio sobre a válvula do botijão cheio;
  • Use apenas as mãos. Não utilize ferramentas como martelo ou alicate.
  • Antes de trocar o botijão, examine sempre as condições da mangueira e do regulador de pressão de gás, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.

Instalações sem risco

  • Após instalar, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás e do regulador de pressão de gás;
  • Se surgirem bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula;
  • Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás;
  • Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão;
  • Não instalar o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás.

 

Aumento da tarifa de integração em SP é prejudicial e injusto, afirma Idec

Em carta enviada aos órgãos de transporte, Idec aponta que a alteração no custo da tarifa afeta, principalmente, os usuários da zona leste da cidade

 

Nesta segunda-feira (17), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou carta à Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e à Secretaria dos Transportes Metropolitanos para se manifestar contra o reajuste da tarifa de integração de ônibus, metrô e CPTM que começou a valer no último sábado (15). Para o Idec, o aumento é prejudicial e injusto, principalmente para os usuários da zona leste da cidade.

No ofício, o Instituto apresentou uma análise dos dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana de 2012, do Metrô de São Paulo, que constatou que 49% das viagens com integração entre ônibus e trilhos (trem ou metrô) são realizadas por moradores da região leste e apenas 11% por moradores do chamado Centro Expandido.

“O aumento do custo da integração pode desestimular as pessoas a utilizar a combinação de trilhos e ônibus, causando lotação em linhas de coletivos. Além disso, nenhum estudo sobre esse impacto foi realizado antes da implementação do reajuste”, diz o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria.

Na carta, o Instituto também questionou que o aumento da integração aconteça a apenas um mês do processo de licitação de ônibus da capital esteja aberto. Prevista para maio, um dos pontos da licitação é discutir o custo do transporte e, consequentemente, o valor da tarifa para o usuário.

“Esperamos que a Prefeitura abra uma discussão organizada sobre o financiamento da passagem, aproveitando o momento de discussão da licitação de ônibus para reverter esta medida, que dificulta a integração e prejudica a mobilidade na região metropolitana de São Paulo”, conclui Calabria.

 

Imposto de Renda 2017 número de entregas está a baixo do esperado

Menos de 1/3 dos contribuintes paulistas entregaram a declaração do IRPF até o dia 06 de abril
Na última hora, erros de digitação, pressa e ausência de documentos estão entre os principais problemas

Faltando pouco mais de duas semanas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2017), apenas 2.824.410, dos 9 milhões de contribuintes esperados no Estado de São Paulo prestaram contas ao Fisco até quinta-feira (06), conforme levantamento da Receita Federal do Brasil (RFB). Deixar para última hora, no entanto, pode aumentar as chances de o documento cair na malha fina, seja por falta de atenção, pressa ou até mesmo ausência de documentos.

No Brasil, a situação é semelhante. São esperadas 28,3 milhões de declarações este ano, mas até dia 10, apenas 10 milhões tinham sido entregues, conforme dados da RFB. “É comum o contribuinte deixar para a última hora, mas é preciso estar ciente que os riscos aumentam. Além disso, muitas vezes, por não ter tempo hábil para conseguir notas fiscais ou recibos, algumas despesas deixam de ser informadas e, consequentemente, perde-se a dedução desses gastos”, explica o presidente do Sescon Campinas, Edison Ferreira Rodrigues.

Outro problema bastante comum está relacionado aos dependentes. “Com a exigência do CPF para maiores de 12 anos, não será possível deduzir despesas sem que o número do documento seja informado”, explica o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mario Berti. Fazer o documento é rápido. No entanto, menores que ainda não possuem título de eleitor, não podem solicitar o CPF pela internet. O pai ou responsável precisa ir pessoalmente a uma agência da Caixa, dos Correios ou do BB.

Declare Certo

Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realizou a Campanha Declare Certo 2017. Os mutirões gratuitos de orientação sobre o IRPF ocorreram desde o início de março em diversas regiões do país.

Na região atendida pelo Sescon Campinas, a campanha foi realizada de 04 de março até o dia 1º de abril, em oito cidades (Americana, Artur Nogueira, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Pedreira, Sumaré e Valinhos). Durante o Declare Certo, mais de 800 pessoas foram atendidas gratuitamente no evento, que incluiu a orientação sobre o preenchimento da Declaração de IRPF por parte de mais de 50 contadores voluntários e professores da UNISAL de Americana e da FAC de Indaiatuba. Além da prestação de diversos serviços gratuitos como a participação da Receita Federal de Campinas em quarto cidades, aferição de pressão arterial por meio da empresa Roperbrás, orientações do Procon de Campinas e cadastramento no PAT de Sumaré.

Entre os serviços prestados pela Receita Federal em Campinas, Indaiatuba Valinhos e Sumaré estavam: o fornecimento do número do recibo de entrega das últimas Declarações do IRPF; cópias de declarações; inscrição no Cadastro Pessoa Física (CPF) para dependentes de declarantes do IR, com idades entre 12 e 18 anos; e orientações sobre a destinação do IR para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente.
Evite problemas com o Leão:

– Reúna os documentos com antecedência;

– Confira se todos os documentos estão corretos, caso contrário, solicite a correção;

– Confira as informações digitadas na declaração antes de transmiti-la: nomes, CPFs e CNPJs. Erros de digitação podem levar o contribuinte à malha fina;

– Se ficar na dúvida sobre a legalidade da dedução, opte por não incluí-la. Ou procure a orientação de um empresário contábil, ele saberá o que pode e como pode ser incluído cada gasto;

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Sobre o Sistema Fenacon Sescap/Sescon

O Sistema Fenacon Sescap/Sescon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) congrega 37 sindicatos, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal, que representam mais de 400 mil empresas dessas áreas. A entidade tem se consolidado como legítima liderança na representação do setor de serviços, atuando diretamente no combate à alta carga tributária e na diminuição da burocracia, além de lutar por políticas públicas que garantam mais desenvolvimento às empresas brasileiras, sobretudo as micro e pequenas. Mais informações: www.fenacon.org.br