Brasil em época de eleição ! O que esperar?

Estamos novamente a beira de eleger alguém para comandar nosso Brasil. Mas quem é merecedor deste título?

Vemos políticos nas ruas, abraçando as pessoas, pedindo voto. Bom, se estão pedindo “emprego” é porque querem trabalhar para nós, certo? Nós os eleitores. E porque depois de eleitos, se tornam tao autoritários, tão cheios de não me toques, que os mesmos “pedintes”, não nos deixam nem chegar perto deles, e nunca mais os vemos nas ruas perto das pessoas.

Eles que se sentaram para comer no “prato feito”, ou tomar um café no bar da esquina. Que Brasil queremos para o futuro? Pergunta uma rede de televisão. Que Brasil queremos com esses políticos que só pensam no bem estar deles?

O Brasil é tão rico, com estradas ruins, população ainda sem o básico, que eles só veem na época de eleição. Ninguém arruma a casa, ninguém.

A limpeza poderia começar no salário deles, nas mordomias, ganhando como pessoas normais, que entram em uma empresa, e vão crescendo dentro dela se sobressaindo para ter um salário equivalente. Começando pelos vereadores, deputados, senadores e presidente.

Ganhar com seus méritos! E não para ser um cabide de mordomias, entrar na política no Brasil é o mesmo que ganhar na loteria! Viver de brisa, viver com sombra e água fresca.

Mudanças são necessárias diante de tudo que estamos vendo, quem sabe, veremos quem realmente quer trabalhar, para ter um País melhor !

Por Silvia Gonzalez – PortalJE

Começa hoje o pagamento do abono salarial 2018

Trabalhadores com direito a receber o benefício devem seguir o calendário
escalonado de pagamentos, que começa com os nascidos em julho.

Nesta quinta-feira (26), os trabalhadores nascidos em julho poderão sacar o pagamento do Abono Salarial calendário 2018/2019, ano-base 2017. Beneficiários que sejam titulares de conta individual na CAIXA, com saldo acima de R$1,00 e movimentação, receberam crédito automático no dia 24 de julho. O direito ao benefício e o valor podem ser consultados no Aplicativo Caixa Trabalhador, na página www.caixa.gov.br/PIS (escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS” e “Consulta o Pagamento”), ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão: 0800 726 0207.

Para o ano-base 2017, os pagamentos são ordenados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, e os valores do benefício variam de R$ 80 a R$ 954, dependendo do tempo de trabalho durante o ano de 2017. O recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019, prazo final para o recebimento. Confira o calendário:

Quem tem direito e como sacar
São beneficiados os inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) por no mínimo cinco anos, que trabalharam formalmente por mais de 30 dias em 2017, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e que tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2017.

Trabalhadores com Cartão Cidadão e senha cadastrada podem sacar o benefício em casas lotéricas, pontos de atendimento CAIXA Aqui ou em qualquer terminal de autoatendimento da CAIXA. Caso não tenha o Cartão Cidadão, o valor pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, apresentando documento de identificação. Empregados do setor público possuem inscrição PASEP e o pagamento desse programa é feito pelo Banco do Brasil. Mais informações sobre o PASEP podem ser obtidas pelo telefone: 0800 729 0001.

Onde comer pizza vegana em SP?

Você que adora pizza, mas tem restrição ao glüten, agora pode ficar despreocupado. As pizzarias estão se adaptando na maneira de preparar a pizza para pessoas que estão com reeducação alimentar, uma dessas pizzarias é a Integrale na Vila Madalena em SP.

Onde comer pizza vegana em SP é uma pergunta que muitas pessoas fazem, até para pedir no delivery ficava complicado, pois a maioria das pizzaria trabalham apenas com massas tradicionais. Mas isso está mudando.

As pizzarias estão a todo vapor na preparação de pizzas veganas ( pizza sem nada de origem animal), o que está atraindo muito público. Esta opção está facilitando a vida de muitas pessoas, que antes não tinham essa opção nas pizzarias convencionais.

Pizzaria Vegana em Pinheiros

Opções de massa branca, integral, pizza  vegana e sem glúten. Ingredientes diferenciados para oferecer aos clientes pratos saborosos, saudáveis e com menos calorias.

Para atender bem esse público, a pizzaria Integrale tem ingredientes especiais na preparação da massa como a manteiga indiana ghee.

Se você adora pizza, mas tinha receio em comer, ou não conhecia a opção de pizza vegana, agora tem a sua disposição uma pizzaria que pensou neste assunto a Pizzaria Integrale em Pinheiros na Fradique Coutinho 889, e quer oferecer aos seus clientes veganos uma pizza saborosa.

A Pizzaria Integrale fica na Fradique Coutinho, 889 na Vila Madalena e atende delivery  no disk pizza e também no salão.

Pizzaria Integrale

(11)⁠⁠⁠3817-4700 / (11)⁠⁠⁠3562-7271 / (11)3032-0702

 

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Durante o inverno, Telhanorte ensina como escolher o aquecedor de ambientes ideal para cada necessidade

Aparelhos se diferenciam pelo tamanho, eficiência e capacidade de aquecimento

Por conta da chegada do inverno, cresce a busca por produtos elétricos, sobretudo , capazes de tornar o lar mais confortável e aquecido. No total, há três modelos diferentes de aquecedores de ambientes: termocerâmico, refratário e a óleo, voltados para diferentes demandas, porém com as mesmas funcionalidades e com algumas vantagens e desvantagens conferidas durante a utilização.

Marcos Lima, gerente regional da Telhanorte, afirma que antes da escolha, é necessário avaliar qual será a finalidade do aquecimento. “Caso a pessoa tenha interesse em aquecer o cômodo durante um curto período, como o acompanhamento de um filme com a família, por exemplo, a dica é optar pelos modelos refratários. Esse tipo de aquecedor conta com uma resistência, similar àquela encontrada nos chuveiros elétricos e que gera o calor concentrado. Por apresentarem tamanho reduzido, os aquecedores podem ser portáteis, ideais até mesmo para viagens”, destaca Lima. 

O modelo termocerâmico, por sua vez, aquece a placa de cerâmica que envolve o aparelho, fornecendo aquecimento. Uma ventoinha instalada no produto espalha o ar aquecido de forma bastante rápida. “É uma opção para quem busca o aquecimento bem distribuído no lar, uma vez que a cerâmica não ultrapassa a temperatura desejada”, explica Lima.

Os modelos com resistência cerâmica e elétrica têm desvantagem por ressecarem o ar de maneira mais intensa que os demais modelos. No caso desse aparelho, é recomendado o uso de um umificador como complemento, que auxilia no controle de problemas respiratórios e favorece o bem-estar daqueles que ocupam o ambiente.

Para quem deseja, por exemplo, manter o ambiente confortável durante o sono, a dica é optar pelo aquecedor a óleo. “Trata-se de um aparelho com alta eficiência e que, se utilizado na menor potência, consome o mesmo nível de energia que os demais modelos. O óleo, assim que aquecido, circula por uma serpentina, radiando o calor para o ambiente. Além de não ressecar o ar, possui ainda sistema de aquecimento silencioso”, ressalta Lima. 

Outras alternativas. Para quem não deseja adquirir um produto sazonal, ou seja, que só será utilizado no inverno, a dica é optar pelos climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, que, além de resfriar, permitem aquecer o ambiente. Embora sejam produtos com preço mais elevado, são vantajosos por oferecem mais de uma função e serem ideais para todos os dias do ano.

Cuidados e segurança. É importante saber que, após a utilização dos aquecedores de ambiente, a parte frontal do produto, de onde é transmitido o calor, permanece extremamente quente. A dica é manter os aparelhos fora do alcance de crianças. Esses aparelhos devem ser manuseados somente pelas alças, exatamente para evitar acidentes domésticos.

Hidrômetros: a partir de cinco anos de uso, equipamento exige manutenção e troca

Mau funcionamento do aparelho pode trazer gastos extras aos consumidores; TecHydro pode ser instalado junto com o novo hidrômetro, gerando economia imediata e acompanhamento do consumo em tempo real

 

Avisos aos síndicos e a todos aqueles que moram em condomínios: além da individualização dos hidrômetros, sabia que a partir de cinco anos é preciso revisar ou mesmo trocar os aparelhos, garantindo uma conta de água justa?

Utilizados pelas empresas concessionárias de abastecimento de água para medir o consumo em residências e condomínios, os hidrômetros são equipamentos que precisam funcionar perfeitamente para garantir a medição exata e conseguir estimar eventuais perdas entre o processo de produção e distribuição da água.

 

Para o consumidor, o funcionamento adequado dos hidrômetros é importante para que se possa verificar vazamentos e desperdícios, além de assegurar que a conta de água tenha um valor correto, compatível com o uso ao longo do mês.

 

A recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é de que os hidrômetros sejam substituídos a cada cinco anos. O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Rezende, destaca que os hidrômetros estão sujeitos a uma série de circunstâncias que podem atrapalhar a medição correta.

 

“Tudo conspira contra os hidrômetros. Eles podem trincar, oxidar e sofrem desgaste natural com o tempo. Além disso, se houver presença de ar nas tubulações, a medição será de um volume maior. Por isso a importância da manutenção periódica e preventiva, de preferência a cada cinco anos”, afirma.

 

Como a troca é feita pelas próprias concessionárias em grande parte do país, os prazos variam bastante, de acordo com a capacidade de investimento de cada uma delas, fazendo com que muitos hidrômetros funcionem por alguns anos além do recomendado.

 

Individualização

A divisão da conta de água nos condomínios virou lei federal. A partir de 2021, todos os prédios novos devem ter hidrômetros individuais, o que vai gerar uma economia de água de 25% por apartamento, segundo estimativa da Sabesp.

 

A economia é bem vista também pelos moradores de prédios antigos. A pauta normalmente é colocada em discussão nas assembleias de moradores, que debatem as vantagens e os custos para adequar a estrutura do imóvel.

 

Informação desconhecida de muitos, a validade dos hidrômetros é um argumento que deve pesar a favor da individualização. Ou seja: vale a pena investir na obra – que vai garantir 25% de economia todo mês, mais a correção de eventuais distorções na leitura por causa dos medidores antigos.

 

Um hidrômetro com muito tempo de uso comumente apresenta problemas na medição, causando prejuízos para as concessionárias (no caso de submedição) e para os usuários (na supramedição).

 

Segundo a pesquisadora Olga Satomi Yoshida, do Laboratório de Vazão do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), o mau funcionamento do hidrômetro traz como maior contratempo para os consumidores os gastos extras gerados por vazamentos não identificados, que podem acarretar aumentos de mais de 10 vezes o valor normal da conta.

 

“Nesses casos, em geral, as concessionárias negociam com as residências um aumento na fatura provocado por vazamento. Mas quando o vazamento é em um apartamento de condomínio residencial vertical, cujo consumo de água é faturado por um único medidor coletivo, pode não haver espaço para negociação para o morador do apartamento onde ocorreu o vazamento”, alerta.

 

Segundo ela, essa negociação ocorre dentro do domínio do condomínio, entre os condôminos, e o apartamento onde ocorreu o vazamento pode ficar com o ônus do gasto extra, sem desconto e sem parcelamento.

 

A pesquisadora afirma que os hidrômetros utilizados para faturamento de água devem medir dentro de uma margem de erro entre 5% e 10%, para mais ou para menos. Se o consumidor perceber um aumento exagerado na média histórica das faturas mais recentes, pode existir algum vazamento e o usuário deve entrar em contato com a concessionária para solicitar uma avaliação.

 

Monitoramento

Com o objetivo de oferecer uma gestão completa do consumo de água, a TecSUS desenvolveu o TecHydro, dispositivo que permite o acompanhamento digital do consumo da água.

 

A ferramenta possibilita a detecção em tempo real de vazamentos e o corte do fornecimento. Para quem precisa trocar o hidrômetro, o dispositivo pode ser um aliado importante para evitar futuros gastos desnecessários, pois pode ser instalado junto com o novo hidrômetro, gerando economia imediata.

 

O TecHydro, ainda, é um aliado para aqueles condomínios que já contam com hidrômetros individualizados, mas recebem uma conta única da concessionária e fazem a gestão internamente, a partir da leitura individual e de um rateio comum. O dispositivo da TecSUS garante a leitura correta do consumo, a partir de cada um dos relógios, dando total controle ao usuário.

 

O monitoramento da TecSUS é disponibilizado para desktop, tablet e celular. Desta forma, o usuário pode tomar decisões imediatas assim que identificar qualquer tipo de desvio no consumo.

 

Caixa divulga novo calendário de pagamento de cotas do PiS

Cotistas com idade entre 57 e 59 anos, inicialmente, poderão sacar de 18 a 29 de junho

A Caixa Econômica Federal inicia na segunda-feira (18) nova fase de pagamento das cotas do PIS, conforme as novas regras estabelecidas. Nesta primeira etapa aproximadamente 2,9 milhões de brasileiros terão direito ao saque das cotas. O valor total disponível para essa etapa ultrapassa R$ 4 bilhões, que poderão ser sacados até 29 de junho de 2018.

Essa medida beneficiou mais de 13,6 milhões de cotistas do PIS, com idade abaixo de 60 anos, podendo injetar até R$ 13,8 bilhões na economia nacional.

A Lei definiu que todos os cotistas do PIS poderão sacar seu saldo de cotas até o dia 28/09/2018. Ao todo aproximadamente 21,3 milhões de brasileiros terão direito ao saque das cotas. O valor total disponível ultrapassa R$ 28,1 bilhões.

O saldo das cotas do PIS, não sacados até 29/06/2018, serão corrigidos durante o mês de julho, com possibilidade de saque até o dia 28/09/2018. A correção aplicada no ano anterior foi de 8,9%.

De acordo com o vice-presidente de Governo da CAIXA, Roberto Barreto, a estratégia do banco, como parceiro do Estado, está alinhado às estratégias do Governo Federal para estimular e aquecer a economia. “A liberação de recursos das cotas do PIS para todos os cotistas é uma medida que beneficia diretamente milhões de brasileiros. Essa iniciativa vai aquecer e fortalecer a economia”, ressalta.

Cronograma de saque:
O pagamento das cotas do PIS seguirá o cronograma abaixo:

Quem pode sacar:
Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

A lei abriu uma janela temporal para que todos os cotistas do PIS possam realizar o saque dos valores constantes nas contas individuais. Até o dia 28 de setembro todos os cotistas terão direito ao saque. Os cotistas seguirão o calendário escalonado de pagamentos. As demais regras de saque das cotas do PIS não foram modificadas.

É possível, por meio do site www.caixa.gov.br/cotaspis, consultar o saldo disponível para saque. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Canais de pagamento e documentação:
O saque das cotas do PIS será efetivado após a confirmação do direito nas agências da CAIXA. Os pagamentos das cotas do PIS com valor até R$ 1.500 podem ser realizados no Autoatendimento da CAIXA apenas com a Senha Cidadão, sem a necessidade do Cartão do Cidadão, ou com Cartão Cidadão e Senha nas Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Os saques de valores até R$ 3 mil podem ser feitos com Cartão do Cidadão e Senha Cidadão no Autoatendimento, Unidades Lotéricas e CAIXA AQUI, com documento de identificação oficial com foto.Os valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto. A CAIXA orienta que os trabalhadores consultem o site www.caixa.gov.br/cotaspis para serem direcionados à melhor opção de pagamento, antes de se dirigirem a um dos canais oferecidos.

Canais exclusivos de consulta das cotas do PIS:
A CAIXA criou um serviço exclusivo em seu site (www.caixa.gov.br/cotaspis) para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao saque da cota do PIS por idade e aposentadoria. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Para realizar a consulta no site, o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS e data de nascimento. outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da CAIXA, na opção “Serviços ao Cidadão”, além do Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 726 0207.

Herdeiros:
Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da CAIXA, portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.

Deverão ser apresentados o documento de identificação pessoal válido do sacador, o comprovante de inscrição PIS (opcional – caso os dados apresentados não permitam a identificação da conta PIS), e o documento que comprove a relação de vínculo com o titular, dentre os seguintes:

  • certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS;
  • atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público);
  • alvará judicial designando o sucessor/representante legal;
  • formal de partilha/escritura pública de inventário e partilha.

Saque por procuração:
O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS.

Rede de atendimento:
A rede de atendimento da CAIXA é composta por 4.249 unidades próprias (470 com Penhor e 3 instaladas em Barco), sendo 3.412 agências, 837 postos de atendimento e 8 unidades móveis (Caminhões), 13.080 Unidades Lotéricas, 11.178 correspondentes CAIXA AQUI e 6.230 pontos de Autoatendimento, com 31.315 equipamentos, 19.868 terminais do Banco 24Horas e 2.953 da Rede Compartilhada CAIXAxBB.

 

Durante o inverno, Telhanorte ensina como escolher o aquecedor de ambientes ideal para cada necessidade

Aparelhos se diferenciam pelo tamanho, eficiência e capacidade de aquecimento

Por conta da chegada do inverno, cresce a busca por produtos elétricos, sobretudo aquecedores de ambientes, capazes de tornar o lar mais confortável e aquecido. No total, há três modelos diferentes de aquecedores de ambientes: termocerâmico, refratário e a óleo, voltados para diferentes demandas, porém com as mesmas funcionalidades e com algumas vantagens e desvantagens conferidas durante a utilização.

Marcos Lima, gerente regional da Telhanorte, afirma que antes da escolha, é necessário avaliar qual será a finalidade do aquecimento. “Caso a pessoa tenha interesse em aquecer o cômodo durante um curto período, como o acompanhamento de um filme com a família, por exemplo, a dica é optar pelos modelos refratários. Esse tipo de aquecedor conta com uma resistência, similar àquela encontrada nos chuveiros elétricos e que gera o calor concentrado. Por apresentarem tamanho reduzido, os aquecedores podem ser portáteis, ideais até mesmo para viagens”, destaca Lima. 

O modelo termocerâmico, por sua vez, aquece a placa de cerâmica que envolve o aparelho, fornecendo aquecimento. Uma ventoinha instalada no produto espalha o ar aquecido de forma bastante rápida. “É uma opção para quem busca o aquecimento bem distribuído no lar, uma vez que a cerâmica não ultrapassa a temperatura desejada”, explica Lima.

Os modelos com resistência cerâmica e elétrica têm desvantagem por ressecarem o ar de maneira mais intensa que os demais modelos. No caso desse aparelho, é recomendado o uso de um umificador como complemento, que auxilia no controle de problemas respiratórios e favorece o bem-estar daqueles que ocupam o ambiente.

Para quem deseja, por exemplo, manter o ambiente confortável durante o sono, a dica é optar pelo aquecedor a óleo. “Trata-se de um aparelho com alta eficiência e que, se utilizado na menor potência, consome o mesmo nível de energia que os demais modelos. O óleo, assim que aquecido, circula por uma serpentina, radiando o calor para o ambiente. Além de não ressecar o ar, possui ainda sistema de aquecimento silencioso”, ressalta Lima. 

Outras alternativas. Para quem não deseja adquirir um produto sazonal, ou seja, que só será utilizado no inverno, a dica é optar pelos climatizadores ou aparelhos de ar-condicionado, que, além de resfriar, permitem aquecer o ambiente. Embora sejam produtos com preço mais elevado, são vantajosos por oferecem mais de uma função e serem ideais para todos os dias do ano.

Cuidados e segurança. É importante saber que, após a utilização dos aquecedores de ambiente, a parte frontal do produto, de onde é transmitido o calor, permanece extremamente quente. A dica é manter os aparelhos fora do alcance de crianças. Esses aparelhos devem ser manuseados somente pelas alças, exatamente para evitar acidentes domésticos.

 

Percentual de cheques devolvidos cai para 1,70% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

Cálculo é realizado sobre o total de cheques movimentados

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados1  foi de 1,70% em fevereiro de 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,36 p.p.).

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados teve queda em relação a janeiro, reflexo da maior queda em cheques devolvidos (-23,3%) do que no número de movimentados (-13,2%).

Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Considera-se o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em:
www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.


 

 

67% dos consumidores afirmam conhecer pouco os seus direitos, aponta pesquisa da Boa Vista SCPC

Pesquisa da Boa Vista investiga o comportamento do consumidor com relação aos seus direitos, bem como sobre a percepção de questões políticas e econômicas do País

A maioria dos entrevistados (67%) na pesquisa da Boa Vista SCPC de hábitos de consumo para o Dia do Consumidor – comemorado neste 15 de março – afirma conhecer um pouco ou não conhecer nada dos seus direitos enquanto consumidor. Já os que dizem conhecer razoavelmente bem representam 26% dos entrevistados, e os que conhecem muito bem 7%.

Ainda segundo a pesquisa da Boa Vista, feita com cerca de 800 entrevistados, em todo o Brasil, entre os meses de janeiro e fevereiro, também representam a maioria (61%) os consumidores que costumam reclamar sempre ou na maior parte das vezes, frente a um produto ou serviço com problema. Um crescimento de 5p.p. (pontos percentuais) em relação ao ano passado.                                                              
Já quando questionados onde reclamam em primeiro lugar na existência de algum problema, seja com relação a um serviço seja com relação a produto, 83% afirmaram fazê-lo diretamente com a própria empresa prestadora do serviço ou responsável pela venda do item.

Mas se por um lado há quem faz questão de reivindicar os seus direitos enquanto consumidor, há os que não fazem jus. Dos que reclamam apenas algumas vezes ou nunca reclamam, 46% não fazem por considerar o processo desgastante e muito demorado. Em 2017, 60% tinham essa impressão. Já 27% alegam que reclamar não resolve e outros 27%, coincidentemente, porque o processo é muito trabalhoso ou não sabem onde reclamar. Em 2017, 12% tinham deram esta resposta, um aumento de 15p.p. “Aos que alegam não saber onde reclamar, recomendamos procurar o órgão de defesa do consumidor, pois nele encontrarão todas as orientações necessárias para fazer o seu direito valer”, esclarece Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC.

A pesquisa também quis saber qual é a percepção dos consumidores entrevistados sobre as questões políticas e econômicas do país. 17% afirmam estar totalmente informados sobre os fatos que remontam estes temas. Em 2017, 28% tinham esta percepção. Os que se dizem informados em partes são 53% contra 57% em relação ao ano anterior. E os que se dizem pouco informados saltaram de 15% em 2017, para 30% nesta pesquisa mais recente.

Perfil da mostra

Aproximadamente 34% dos respondentes residem no Sudeste do País. 71% têm renda média de R$ 2.671,00. 40% possuem 25 anos ou mais. 51% estão empregados ou são funcionários públicos, e 42% fazem “bico” ou trabalho extra para complementar a renda mensal.

Metodologia

A Pesquisa da Boa Vista para o Dia do Consumidor 2018 utilizou a metodologia quantitativa e foi realizada por meio de consulta eletrônica de 30 de janeiro a 28 de fevereiro. O universo é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no portal Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br e cadastrados na ferramenta Blue Box Boa Vista. A amostra é aleatória, representativa do universo de 806 respondentes. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 90% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

Nota Fiscal Paulista permite transferências de créditos a partir de R$ 0,99


Medida incentiva consumidor que possui crédito de baixo valor e permite que maior número de usuários possam optar pela doação automática
A Secretaria Estadual da Fazenda alterou o valor mínimo das transferências de créditos da Nota Fiscal Paulista. Agora, os consumidores cadastrados no programa podem fazer a transferência dos créditos com valores acima de R$ 0,99, que antes era de R$ 25,00. A Resolução SF nº 113/2017 foi publicada em 13/12 do ano passado no Diário Oficial, entrando em vigor a partir de 1º de fevereiro.

A mudança estimula mais 5,5 milhões de usuários que possuem créditos de baixo valor fazer o resgate. Vale lembrar que os créditos são validos para utilização no período de cinco anos, a partir da data de liberação anual (que ocorre em abril e outubro).

Nesta primeira etapa, estão disponíveis transações para 99% consumidores que indicam suas contas (corrente ou poupança) em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander. A medida foi possível porque as transações com estas instituições são feitas automaticamente e sem custo para o Estado. Para os demais bancos permanece a regra com o valor mínimo de R$ 25,00.

Doação automática

A alteração do valor mínimo de transferências permite também ampliar o número de consumidores que desejam optar pela doação automática de créditos para entidades sociais.

Permanece a norma de bloqueio de segurança do sistema, onde somente após a primeira transferência para uma conta corrente ou poupança de mesma titularidade, o cadastro será validado e o usuário terá acesso às demais funcionalidades do programa. Neste caso, sendo abaixo de R$ 25,00, o valor disponível é preenchido automaticamente pelo sistema.

Com o desbloqueio, o consumidor pode optar pela nova modalidade que é “doação automática” de créditos para instituições filantrópicas de sua preferência. Terá acesso também ao extrato completo, opções de créditos para o IPVA (opção disponível somente no mês de outubro) ou ainda, quando houver saldo, resgatar os créditos acima de R$ 25,00.

As recentes atualizações na Nota Fiscal Paulista têm reforçado ainda mais o viés social do programa. Em levantamento parcial, a Secretaria da Fazenda identificou que ¼ das entidades cadastradas já tem ao menos um doador de forma automática. Em menos de dois meses 4.277 pessoas já optaram por doar automaticamente seus cupons a 883 entidades participantes.

Nota Fiscal Paulista – você pede, muita gente ganha.