Cerimonialista explica o que fazer com casamento adiado

As recomendações do Ministério da Saúde para o cancelamento ou adiamento de eventos sociais, a exemplo dos casamentos, foram dadas à população brasileira desde março. Quem pretendia casar pelos próximos meses, teve que adiar temporariamente o “dia dos sonhos”.

Impossibilitados de realizar a cerimônia, festa e lua de mel, os noivos viram planejamentos de meses e serviços contratados (buffets, floristas, fotógrafos, estilistas e cerimonialistas) se desfazerem em questão de segundos; acumulando dúvidas sobre como reverter esse cenário nos próximos meses.

O fenômeno dos casamentos interrompidos por causa do coronavírus (COVID-19) atingiu não apenas cidades brasileiras, como também o centro-sul europeu. Somente na Itália, cerca de 17 mil casamentos foram cancelados entre março e abril, com estimativas de mais 50 mil cancelamentos nos meses de maio e junho, segundo dados da Associazione Nazionale Events Luxury Wedding (ASSOEVENTI).

Orientando casais que precisarão adiar os casamentos nos próximos meses, o especialista na assinatura de buffets, ornamentação e ambientação de casamentos, Alex Sandes, sugere que as cerimônias sejam remarcadas para o próximo semestre ou início do ano que vem. 

Tivemos algumas remarcações em nossa agenda por causa da situação que estamos vivendo. Os noivos que optaram por se casar ainda este ano realizarão as cerimônias somente no próximo semestre. Outros escolheram adiar a data até o ano que vem, quando a situação estiver mais amena”, explica o cerimonialista. 

Segundo Alex, a primeira ação que os noivos devem tomar é viabilizar uma data para remarcar o casamento sem cancelar o contrato de nenhum fornecedor. Em caso de precisar recontratar, os noivos devem avaliar o custo-benefício dos serviços, visto que podem ter custos extras com a rescisão contratual anterior. 

Se o custo-benefício não for interessante, o ideal é buscar novos fornecedores que venham a atender as necessidades e fazer tudo novamente. Entretanto, um conselho que dei a todos os noivos, é que tentem ao máximo conversar com os fornecedores para não cancelar o contrato, adiando o prazo dos serviços”, aconselha o diretor da Alex Sandes Cerimonial. 

Mostrando na prática, Alex dá exemplos de noivos que tiveram que remarcar as datas com os fornecedores e receberam o devido auxílio do cerimonialista. 

O primeiro passo foi conciliar nossa agenda com a dos fornecedores. Tivemos reuniões com todos eles (fornecedores), junto aos clientes, para poder achar uma data em comum. Em seguida fizemos alguns ajustes contratuais, sem causas despesas adicionais tanto aos noivos, como aos floristas, fotógrafos, dentre outros”, conclui. 

PROMOÇÃO ESPECIAL

Os noivos que adiaram o casamento, em razão da pandemia de coronavírus, e desejam reorganizar a festa, tem uma solução. Disponível para agendamentoAlex Sandes está lançando uma promoção onde casais que fecharem o pacote completo, ganham automaticamente as núpcias em hotel 4 ou 5 estrelas, durante um final de semana. A promoção é válida para quem adquirir os pacotes entre abril e junho.

Com agenda aberta de 2020 até 2022, Alex Sandes atende via WhatsApp (71) 99113–8475 ou (71) 99202–1694, e-mail cerimonialalexsandes@gmail.com, ou página do Instagram @alexsandescerimonial.

Governo de São Paulo vai entregar 25.850 adesivos eletrônicos para o pagamento automático de pedágios a caminhoneiros

O pagamento nas cabines eletrônicas elimina o contato físico e o risco de contaminação pelo coronavírus

O Governo de São Paulo anuncia parceria para a distribuição gratuita, sem taxa de adesão ou de mensalidade, de 25.850 adesivos eletrônicos (tags) para o pagamento de pedágios nas rodovias do Estado. Ao utilizar as tags nas cabines automáticas, motoristas e funcionários eliminam o risco de contágio pelo coronavírus e agiliza o deslocamento pelas rodovias. A distribuição terá como foco os caminhoneiros, que estão mais expostos neste momento.

Nesse período de quarentena, 64% dos pagamentos de pedágio nas rodovias paulistas estão sendo feitos nas cabines automáticas o que elimina o contato. O objetivo do Governo de São Paulo é ampliar ainda mais este serviço como forma de proteger esses profissionais.

“Todo o esforço do Governo do Estado está sendo feito para combater a disseminação do coronavírus e manter em funcionamento as atividades essenciais para o bem estar da população. Nesse sentido, o trabalho dos caminhoneiros é fundamental e merece toda atenção e cuidado”, ressalta João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

Doadas pelas empresas Conectcar, Sem Parar e Veloe, os adesivos eletrônicos serão entregues aos caminhoneiros num kit contendo álcool em gel e folheto informativo. A instalação do equipamento deve ser feita pelo próprio usuário em local seguro, fora da área da praça de pedágio, como postos de serviço, por exemplo. Algumas rodovias irão oferecer instalação no local.
“É importante ressaltar que o setor de alimentos terá exclusividade em 6 mil desses adesivos, oferecidas pela Conectcar e Veloe. Parte dessas tags também foi entregue à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para que sejam destinadas de forma uniforme para os produtores rurais que mais necessitam. Esse tipo de ação é essencial para manter o escoamento da produção rural para as cidades”, afirma Gustavo Junqueira, secretário estadual de Agricultura.

A medida faz parte de um conjunto de ações criadas pela Força Tarefa do Estado formada pelas Secretarias de Logística e Transportes, Agricultura e Abastecimento, Governo, Segurança Pública, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico, além de órgãos como a DERSA, Artesp, DER, Invest SP e Polícia Militar.

Além da distribuição dos adesivos eletrônicos, as 20 concessionárias de rodovias paulistas estão adotando ainda medidas preventivas nas praças de pedágio, principalmente no que diz respeito ao contato com os usuários e proteção de seus colaboradores. Foi intensificado o uso de álcool gel para a equipe que manuseia dinheiro e os procedimentos no atendimento aos usuários também foram reforçados junto ao pessoal de cabine, assim como a limpeza e desinfecção das edificações das praças.

Nas rodovias sob concessão, a tarifa de pedágio é o que garante tanto a conservação das pistas quanto os atendimentos de socorro médico e mecânico. E, mesmo com o atual cenário de queda de tráfego nas rodovias, os contratos de concessão determinam que toda a prestação de serviço seja mantida sem redução dos elevados índices de qualidade estipulados em edital.

Canal de Denúncias – Foi criado um Canal de Denúncias onde qualquer caminhoneiro poderá reclamar ou relatar uma situação ocorrida nas rodovias – como um bloqueio ou serviços essenciais fechados, por exemplo. O canal funciona pelo ‪0800 055 5510‬ (24 horas) e pelo e-mail: abastecimentoseguro@sp.gov.br.

Áreas de descanso – O Estado de São Paulo suspendeu por 90 dias a pesagem dos caminhões nas rodovias estaduais. A decisão agiliza a circulação de produtos e protege os profissionais evitando o contato direto entre motoristas e funcionários que operam as balanças. Com isso, as concessionárias paulistas de rodovias passaram a usar alguns dos postos de fiscalização como áreas de descanso para os caminhoneiros ampliando esse atendimento.

Acesso aos domingos – Outra medida anunciada a favor dos caminhoneiros, para garantir o funcionamento da malha rodoviária paulista e, consequentemente, todo o sistema de escoamento de produtos, foi a liberação do acesso de caminhões aos domingos à tarde na chegada pelas rodovias a São Paulo. Antes esse acesso era restrito devido ao grande fluxo de veículos que retornam para a Capital no final de semana.

Alimentação e saúde – As concessionárias mantêm programas de saúde e de segurança viária em que atendem os caminhoneiros em diversas ações ao longo do ano.

No atual contexto de pandemia, em que a higiene é ainda mais fundamental para reduzir a proliferação do coronavírus, as concessionárias fizeram parcerias com postos de serviços das rodovias para oferecer banhos gratuitos aos caminhoneiros — já foram entregues 4.357 “kits banho” desde o dia 23 de março.

Além disso, os caminhoneiros estão recebendo alimentação, lanche e marmitex — já foram entregues quase 13 mil kits neste período. Também foram criados pontos de apoio aos caminhoneiros onde é possível medir a temperatura com termômetro digital e, em caso de febre, o caminhoneiro é encaminhado à unidade de saúde mais próxima.

Além das ações nas pistas, as concessionárias paulistas estão com campanhas de incentivo e reconhecimento à importância do trabalho desses profissionais, principalmente no atual cenário de pandemia.

Na dúvida, chame um eletricista!

Como está a instalação elétrica da sua casa?

Nos últimos anos, os equipamentos domésticos se multiplicaram, mas poucos consumidores modernizaram, da mesma forma, a infraestrutura de suas residências para suportá-los. 

A instalação geralmente é oculta nas paredes ou forros e acaba passando despercebida. Mas, a fiação envelhece, a camada isolante resseca e perde a propriedade isolante, o que pode provocar fuga de energia, com risco de curto-circuito e até incêndio. 

Por isso, no Dia do Eletricista (17 de outubro), a Tramontina ressalta a importância da visita deste profissional para uma completa revisão das instalações elétricas, principalmente em casas que não fazem a manutenção há mais de 10 anos. 

Quando a situação está crítica, a instalação elétrica pode apresentar sinais que, segundo a Tramontina, confirmam a urgente necessidade de chamar o eletricista para fazer a manutenção:

  • A tomada esquentou? Chame um eletricista, pois é sintoma de sobrecarga na rede. Os condutores elétricos podem estar antigos ou são finos para o equipamento em uso.
  • O eletrodoméstico está dando choque? Isto indica fuga de energia. Faça um teste: retire todos os aparelhos das tomadas e aguarde 15 minutos. Caso o relógio de medição continue girando, chame um eletricista para localizar a origem e resolver a fuga de energia.
  • As tomadas são antigas e não possuem sistema de aterramento? O terra liga o aparelho ao aterramento do imóvel e evita possíveis choques e descargas elétricas nos equipamentos.
  • Em casos de energia acumulada, o pino terra, desde que devidamente conectado, direciona a energia para a terra antes de atingir uma pessoa, por isso tornou-se obrigatório em instalações elétricas desde 2009.
  • Aproveite a presença do eletricista para trocar as tomadas antigas pelo modelo de três pinos – 2P+T, ou seja, dois pinos (fase e neutro) e o terra –, e revisar o sistema de aterramento do imóvel.

Fabricante brasileira de carros elétricos Mobilis utiliza Autodesk Fusion 360TM

Batizado de “Li”, primeira plataforma para carros elétricos 100% brasileira, planeja ir para as ruas do país em breve

A Startup Mobilis, de Santa Catarina, criada por três engenheiros, que têm como missão encontrar soluções inteligentes para os problemas de mobilidade urbana, ousou a lançar o “Li” no final de 2017. Trata-se do primeiro veículo elétrico 100% brasileiro e movido por baterias de íons de lítio.

O projeto, modelado em 3D com a ferramenta Autodesk Fusion 360, pode ser acessado de qualquer computador a qualquer hora. O Fusion 360 é uma plataforma de desenvolvimento de produtos baseada em nuvem que combina design, engenharia e fabricação em um único ambiente conectado. Permite que equipes diversas e distribuídas colaborem em projetos complexos. Com isso, os projetos podem ser compartilhados por equipes diversas de maneira flexível. A escolha da ferramenta teve a consultoria da revenda Platinun Mapdata.

Segundo os fundadores Paulo Bosquieiro Zanetti, Mahatma Marostica e Thiago Hoeltgebaum, a adoção do software se deu por dois motivos essenciais. “O Autodesk Fusion 360 é muito fácil de ser manuseado, é um programa revolucionário, pois permite que a gente desenhe o que for preciso para o projeto. Além disso, o trabalho em nuvem facilitou muito o desenvolvimento, uma vez que a integração dos arquivos é muito mais fácil e rápida”, afirma Zanetti.

O Fusion 360 é uma ferramenta ágil de desenvolvimento de produtos. As suas ofertas de assinatura flexíveis tornam acessível a empresas empresariais como a Mobilis que estão desenvolvendo produtos cada vez mais complexos e conectados. “Anteriormente teríamos utilizado diferentes pacotes de software para design, engenharia e fabricação. Ser capaz de usar uma única ferramenta foi extremamente benéfico para nós como, que somos uma empresa jovem e que precisa manter a sobrecarga ao mínimo. “diz o engenheiro.

“A Autodesk tem por objetivo incentivar que as pessoas usem suas ferramentas para criar qualquer coisa. Desde uma complexa construção de infraestrutura, até uma plataforma de mobilidade. A nossa missão é ser um meio para que seja possível a realização de uma ideia, independentemente do tamanho do projeto”, afirma Claudio Pinto, diretor de vendas da Autodesk.

Atualmente, a Mobilis desenvolve veículos elétricos de plataforma modular, para ser utilizado tanto em resorts, condomínios, indústrias e serviços públicos. A expectativa é que, em breve, um modelo de automóvel urbano seja lançado e disponibilizado para o mercado consumidor brasileiro.


Dica Portal JE –

Curso de Energia Solar FOTOVOLTAICA – Construrede com apoio da Redepetro

WeWork inaugura sua primeira unidade em Pinheiros

Primeiro prédio inteiramente ocupado pela startup a ser inaugurado em São Paulo é mais uma importante iniciativa no movimento de revitalização do Largo da Batata.

Nesta segunda-feira (3 de setembro), a WeWork, maior rede de espaços de trabalho do mundo, inaugura mais um prédio no Brasil (já são nove em São Paulo). A unidade, que fica na Rua Butantã, em Pinheiros, marca um capítulo importante da WeWork na cidade. Além de ser o primeiro prédio inteiramente ocupado pela empresa a ser inaugurado em São Paulo, a unidade é mais uma iniciativa no importante movimento de revitalização do Largo da Batata, uma área icônica e de grande importância geográfica da capital paulista.

Para marcar a inauguração, a WeWork recebe o público a partir das 18h, para uma programação que inclui coquetel de boas-vindas e painel sobre “Futuro das Cidades”, com Lucas Mendes (Diretor Geral da WeWork no Brasil), Luiz Felipe Marques (Diretor de Marketing da Yellow) e Sol Camacho (arquiteta e urbanista e Diretora do raddar.org e institutobardi.org), com mediação de Mariana Barros (Cofundadora do Esquina.net.br). Além disso, haverá um show de encerramento com o grupo de forró Trio Dona Zefa.

Pinheiros é uma região para a qual já recebíamos demanda pela instalação de uma WeWork há bastante tempo – inclusive por parte de membros de outras unidades interessados em migrar para o bairro. Acreditamos que nossa chegada à área do Largo da Batata poderá contribuir muito para o desenvolvimento da região, uma vez que o prédio já tem trazido e estimulará um fluxo ainda maior de pessoas que passarão a circular por lá todos os dias – sem falar do potencial de desenvolvimento local, por meio da instalação de novos estabelecimentos. Nos alegra muito poder participar desse movimento, que beneficiará não só os nossos membros como todo o entorno”, explica Lucas Mendes.

Localizado no bairro de Pinheiros, o Largo da Batata situa-se na confluência da avenida Brigadeiro Faria Lima e das ruas dos Pinheiros, Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Baltazar Carrasco, Martim Carrasco, Chopin Tavares de Lima e Fernão Dias. O nome popular de “Largo da Batata” nasceu na década de 1920, pois no local concentravam-se uma grande quantidade de vendedores de batatas, pela proximidade com a Cooperativa Agrícola de Cotia. O nome foi oficializado pela prefeitura em julho de 2012.

Sobre a WeWork
A WeWork é uma plataforma global que oferece espaços de trabalho, comunidade e serviços, tanto físicos como digitais. Transformamos prédios em ambientes dinâmicos que estimulam a criatividade, a produtividade e as conexões entre as pessoas. Fundada em Nova York em 2010 por Adam Neumann e Miguel McKelvey, a WeWork possui atualmente mais de 287 unidades em mais de 77 cidades e 23 países em todo o mundo. Para saber mais, siga-nos no Twitter, Instagram e Facebook (@WeWork) ou visite wework.com.

Boa Vista SCPC: Recuperação de crédito cresce 0,7% em março

Já no acumulado em 12 meses o indicador teve queda de 1,0% 

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou crescimento em março de 0,7% na comparação mensal com ajuste sazonal. Já na análise acumulada em 12 meses, houve queda de 1,0% (abril de 2017 até março de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na comparação com o mesmo mês de 2017 a queda foi de 3,0%.

Em termos regionais, na comparação acumulada em 12 meses, observou-se alta na região Sul (6,6%) e Sudeste (0,1%). Em sentido oposto, a região Nordeste foi o destaque negativo (-7,3%), seguido do Norte (-5,5) e Centro-Oeste (-3,7%).

Apesar da queda no acumulado em 12 meses, algumas regiões já conseguiram reverter suas tendências ao longo do último ano, efeito ligado ao gradual aumento da atividade econômica e melhoria do mercado de trabalho. Caso esse cenário continue, espera-se convergência da recuperação de crédito para as demais regiões em níveis positivos ao longo do ano.

 

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

 

A série histórica do indicador está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/

Fique atento: Pagamento à vista do IPVA 2018, sem desconto, de veículos com placa final 9 vence na segunda-feira, 26/2

Os contribuintes que optaram pelo parcelamento do tributo, devem recolher a 2ª cota também até 26/2

Para os proprietários de veículos com final de placa 9, o pagamento do IPVA 2018 vence na segunda-feira, 26/2. A segunda parcela do tributo para os contribuintes que optaram pelo parcelamento em três vezes também vencerá no dia 26/2.

Desconsiderando os finais de semana, o calendário do IPVA 2018 segue até o dia 27/2, para veículos com final de placa 0.

É possível fazer a consulta do valor do tributo deste ano acessando o sitewww.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, digitando o número do Renavam e da placa do veículo. Para realizar o pagamento, basta o contribuinte dirigir-se a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam em mãos. O recolhimento do imposto pode ser feito nos terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa, pela internet ou outros canais disponibilizados pela instituição bancária. As casas lotéricas também podem ser utilizadas para efetuar o pagamento do IPVA 2018.

Calendário de vencimentos do IPVA 2018

Automóveis, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares

Mês

Fevereiro

Março

Parcela

2ª Parcela ou Cota Única Sem Desconto

3ª Parcela

Placa

Dia do Vencimento

Dia do Vencimento

Final 1

9/2

9/3

Final 2

15/2

12/3

Final 3

16/2

13/3

Final 4

19/2

14/3

Final 5

20/2

15/3

Final 6

21/2

16/3

Final 7

22/2

19/3

Final 8

23/2

20/3

Final 9

26/2

21/3

Final 0

27/2

22/3

Destinação do IPVA

Os valores arrecadados com o IPVA são divididos meio a meio com os municípios paulistas e são recursos de suma importância para a gestão dos serviços públicos das 645 administrações municipais no início de cada ano.

É possível ganhar dinheiro com um blog? Especialista comenta o assunto

Todo mundo que pensa em escrever para a internet logo pensa se é possível ganhar dinheiro com um blog. E a própria web apresenta vários casos de sucessos, inclusive de pessoas que conseguem viver apenas do que elas publicam online. Porém, para se chegar a este resultado, é preciso muito trabalho, esforço e dedicação.

Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital e CEO da Agência Digital IMMA explica que existem dois fatores principais que afetam o crescimento de um blog e sua consequente monetização: assuntos e periodicidade das publicações.

“Se um blog é sobre um assunto relevante, ele provavelmente terá um número bem grande de acessos, o que pode gerar algum dinheiro para seu dono. Blogs sobre assuntos complexos também costumam ser fáceis de monetizar, pois as pessoas acabam se interessando em consumir mais o conteúdo, inclusive pagando por ele”, comenta Rodrigo.

Quanto à frequência de postagens, Rodrigo explica que páginas que costumam publicar de maneira mais frequente ao longo do tempo tendem a aparecer com mais facilidade nos rankings dos mecanismos de busca, o que faz com que as pessoas os acessem mais. “Mas é preciso saber que nem sempre é possível ganhar dinheiro só com postagens”.

Ele explica que a variedade de conteúdos também influencia no quanto é possível ganhar com um blog. Afinal, as pessoas querem ter acesso a materiais variados e dificilmente pagarão por algo que consideram repetitivo, por melhor que seja sua qualidade. “Com o passar do tempo é possível perceber que a simples publicação de artigos deixa as opções de receita um pouco limitadas”.

Para começar a ganhar dinheiro com um blog, o ideal é ter expectativas bastante realistas e saber que os primeiros meses serão de trabalho árduo e muito esforço. Além disso, tentar combinar formas de monetização também pode ser uma boa ideia, mesmo que no início seja um pouco mais difícil ganhar uma quantidade significativa de dinheiro.

“Combinar um pouco de publicidade online com venda de produtos e serviços é a melhor saída para quem está começando. Isso ajuda a gerar uma receita a partir dos acessos, além de firmar o nome do blogueiro como uma autoridade da área”, explica Rodrigo. Ele finaliza comentando que, geralmente, quando um blog se popularizar, outras formas de monetização surgem, como as parcerias com empresas.

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 0,4% em 2017

Em dezembro foi observada elevação de 7,1%, na análise com ajuste sazonal
O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 0,4% em 2017. Já na análise mensal, houve avanço de 7,1% na variação contra novembro, considerando os dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2016 a alta foi um pouco maior, de 11,0%.


Em termos regionais, na comparação acumulada no ano, observou-se alta na região Sul (6,6%) e Sudeste (1,2%). Em sentido oposto, a região Norte foi o destaque negativo (-8,4%), seguido do Nordeste (-5,7) e Centro-Oeste (-4,7%).

Apesar da leve queda no quadro consolidado no ano, algumas regiões conseguiram reverter suas tendências ao longo de 2017, efeito ligado ao gradual aumento da atividade econômica e melhoria do mercado de trabalho. Caso essa tendência continue, espera-se convergência para as demais regiões em níveis positivos já nas próximas aferições.
Metodologia
O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
A série histórica do indicador está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/

 

Pis /Pasep – Medida Provisória que reduz idade para saque entra em vigor em 6 de janeiro

MP beneficia homens e mulheres a partir de 60 anos; calendário de saques será divulgado na próxima segunda-feira (8)

 

 

Entra em vigor em 6 de janeiro a Medida Provisória (MP) n° 813, de 26 de dezembro de 2017, que amplia o saque das cotas do antigo Fundo PIS/Pasep para homens e mulheres a partir de 60 anos. Antes, a idade mínima era de 62 anos para mulheres e 65 para homens.  O benefício vale para quem foi cadastrado no PIS/Pasep antes de 4 de outubro de 1988. Com a mudança, estima-se a que R$ 11 milhões de resgates devam ser feitos. Com esse montante, a economia brasileira deve ter a injeção de mais de R$ 21 bilhões.

 

O calendário de saques será divulgado na próxima segunda-feira (8) pelo governo federal. Os recursos das cotas do PIS/Pasep começaram a ser liberados em outubro do ano passado. O valor total é de R$ 2,2 bilhões para aproximadamente 1,7 milhões de cotistas.

 

Para os grupos de cotistas que já tiveram os saques liberados (quem tem mais de 70 anos, aposentados e herdeiros), a retirada do dinheiro ainda está disponível. Basta comparecer às agências da Caixa Econômica Federal, no caso de trabalhadores da iniciativa privada. Já os servidores civis e militares devem procurar as agências do Banco do Brasil.

Sobre as cotas – O Fundo Pis/Pasep foi criado na década de 1970. Os empregadores depositavam mensalmente um valor proporcional ao salário dos trabalhadores em contas vinculadas aos trabalhadores, como ocorre hoje com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com a Constituição de 1988, os empregadores deixaram de depositar o dinheiro individualmente para os trabalhadores e passaram a recolher para a União, que destina o recurso ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), responsável pelo pagamento de benefícios como Seguro Desemprego e Abono Salarial.

 

No entanto, os valores depositados nas contas individuais no Fundo PIS/Pasep antes da mudança constitucional permaneceram lá. Os trabalhadores titulares dessas contas – ou seus herdeiros, no caso de morte do titular – podem sacar o saldo existente de acordo com os motivos de saque estabelecidos em lei. Um desses motivos é justamente a idade, que o governo já havia reduzido em 2017, de 70 anos para 65 anos (homem) e 62 anos (mulher).

SERVIÇO

Tem direito ao saque quem trabalhou formalmente até 4 de outubro de 1988 e hoje atende a algum dos seguintes critérios:

  • Aposentadoria.
  • Falecimento (dependentes podem solicitar o saque da cota).
  • HIV-Aids (Lei 7.670/88).
  • Neoplasia maligna – Câncer (Lei 8.922/94).
  • Reforma militar.
  • Amparo Social (Lei 8.742/93): Amparo Assistencial a Portadores de Deficiência (espécie 87) e Amparo Social ao Idoso (espécie 88).
  • Invalidez (com ou sem concessão de aposentadoria).
  • Reserva remunerada.
  • Idade igual ou superior a 60 anos para homens e para mulheres.
  • For acometido de doenças ou afecções listadas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001 (titular ou um de seus dependentes).
  • Morte, situação em que o saldo da conta será pago aos dependentes ou sucessores do titular.

Data dos saques

  • Será divulgada no dia 8 de janeiro

Onde sacar

  • Trabalhadores da iniciativa privada sacam os valores na Caixa Econômica Federal;  servidores públicos, no Banco do Brasil.

Como sacar

  • No caso da Caixa, quem tem até R$ 1,5 mil a receber poderá retirar o valor com a Senha Cidadão, nos terminais de autoatendimento.  Entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil é necessário ter o Cartão do Cidadão e a senha.

Valores acima de R$ 3 mil só poderão ser retirados nas agências bancárias. Quem tem conta corrente, Caixa Fácil ou poupança na Caixa terá o valor depositado diretamente nas contas.

 

  • O Banco do Brasil também depositará os valores diretamente na conta dos trabalhadores que já forem clientes do banco. Os demais precisarão fazer uma consulta do saldo e, em seguida, uma transferência bancária.

Para consultar seu saldo

Trabalhadores celetistas vinculados ao PIS devem buscar informações na Caixa. Acesse o link

http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx

Servidores públicos vinculados ao Pasep devem buscar informações no Banco do Brasil. Acesse o link.

http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep#/