Trabalhadores do sistema de ônibus urbano de Ribeirão Preto, interior paulista, entraram em greve hoje (8). Os motoristas e cobradores reivindicam o pagamento integral dos salários de janeiro, que foi depositado pela metade pelas empresas concessionárias. Em assembleia, a categoria rejeitou a proposta de que os valores sejam depositados somente em 18 de fevereiro.
Em nota, o consórcio PróUrbano, que reúne as empresas Rápido D´Oeste e Transcorp, alega que tem enfrentado prejuízos desde o início da pandemia de covid-19. “Nesses últimos dois anos, os empréstimos feitos pelas duas empresas do Consórcio já ultrapassaram R$ 60 milhões”, diz o comunicado da concessionária.
O consórcio diz que está buscando mais um empréstimo para regularizar o pagamento dos salários dos trabalhadores até o próximo dia 18. As empresas dizem que precisam de apoio do Poder Público para manter o serviço. “Empresas de transporte de todo o país receberam aportes e recebem subsídios mensais para que consigam manter a operação”, destaca a nota.
A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com a Prefeitura de Ribeirão Preto e aguarda resposta.
Fonte Agência Brasil – Read More