Informação : Vacina Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech, entra na 3ª e última fase de testes clínicos

A vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech, entrou na terceira fase de testes clínicos, a última antes de ser aprovada pelas agências reguladoras de cada país. Nas duas primeiras etapas, ela apresentou resposta imune e não registrou efeitos adversos graves. Nesta terceira fase, foram selecionados 26 mil voluntários em 22 localidades da Índia, incluindo pessoas com idade avançada ou comorbidades.

            A tecnologia de vírus inativo, utilizada pela Bharat Biotech no desenvolvimento da Covaxin, permite que o acondicionamento da vacina seja realizado entre 2° a 8°C. A previsão é de que seja lançada no mercado em fevereiro de 2021, e a projeção é de que sua validade contra a Covid-19 seja de 24 meses.

            A Bharat Biotech está desenvolvendo a vacina Covaxin em colaboração com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR). A empresa possui, em seu portfólio, 14 vacinas e 5 medicamentos biológicos e exporta seus produtos para mais de 118 países. Entre seus parceiros de pesquisa e desenvolvimento estão a Fundação Bill & Melinda Gates, a Organização Mundial da Saúde, a Universidade de Oxford e outras renomadas instituições.

            A empresa já está produzindo a vacina devido aos resultados promissores de segurança e eficácia obtidos nas fases I e II e foi realizado um contato inicial com a Anvisa para submissão contínua dos resultados da vacina, etapa necessária para o registro na agência reguladora brasileira.