Os sistemas beneficiam diretamente o cidadão e a qualidade do serviço
Nos últimos anos, a Prefeitura de São Paulo tem implementado projetos para agilizar o atendimento de serviços de zeladoria na capital, priorizando o atendimento das solicitações feitas por munícipes, através da Central SP156. O serviço de tapa-buracos foi beneficiado pelo uso da tecnologia, já que em março de 2019, haviam cerca de 38 mil solicitações do serviço, hoje são 1.118, uma queda de 97%.
Com o objetivo de dar qualidade ao serviço, em novembro de 2019, a SMSUB contratou a FDTE (Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), da Escola Politécnica da USP, para elaboração do Manual de Especificação Técnica para a Operação Tapa-Buracos na cidade. O documento traz especificações técnicas, como a execução do requadramento maior que o buraco, que corrige não apenas a erosão, mas toda a parte comprometida do entorno, quando trincado, por exemplo, garantindo maior durabilidade do serviço.
Além disso, os trabalhos contam com equipamentos mais modernos, como o caminhão térmico, capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica. Os procedimentos também se tornaram mais eficientes com a nova logística de operação adotada. As empresas que realizam o serviço, passaram por treinamento de suas equipes para melhor execução. Outra medida adotada, foi o controle tecnológico que avalia a qualidade do serviço executado. Todas essas ações contribuíram para qualidade e agilidade do serviço e eficiência também no gasto público.
Até 2017, toda a zeladoria da capital era tratada de forma particular por cada uma das 32 subprefeituras, não havia padronização e monitoramento efetivo dos serviços. Com o uso da tecnologia, a gestão teve acesso, pela primeira vez, a um mapeamento único da cidade, que conta com 17 mil km de vias e tem área equivalente a duas Nova York e sete Buenos Aires.
Todos os serviços de zeladoria passaram a ser integrados pelo Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ), em um mapa georreferenciado e monitoramento em tempo real da execução dos serviços. Após a implantação do sistema pioneiro na cidade, com medições e quantitativos executados, foi possível comparar a quantidade de equipes com as demandas reais, realizando adequações realmente necessárias. Em abril de 2017, haviam cerca de 250.000 solicitações em estoque, hoje são 12.922, uma queda de 95%.
Os munícipes devem fazer as solicitações dos serviços por meio do canal oficial da Prefeitura, pelo Portal 156 , no aplicativo SP156 e via central de atendimento telefônico, no número 156.