Na próxima quinta-feira, dia 5/5, é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. O Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, (RJ) apresentará um workshop, em seu auditório, sobre a importância da higienização das mãos, cujo hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes e demais usuários dos serviços de saúde. A ação faz parte da Semana de Segurança do Paciente, realizada entre os dias 2 e 6/5, no hospital.
Manter as mãos limpas é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação de bactérias que podem afetar a saúde. Segundo estudos, em cada centímetro quadrado de sua mão, existem mil bactérias em média, e lavar as mãos corretamente reduz cerca de 45% o risco de doenças diarreicas e reduz em cerca de 15% o risco de doenças respiratórias.
A higienização das mãos geralmente consiste em lavar as mãos com água e sabão ou pela fricção com álcool a 70%. Ambos são excelentes, atendendo perfeitamente o objetivo de eliminar os microorganismos. As soluções alcóolicas são mais potentes no caso da eliminação exclusiva de bactérias, mas só devem ser utilizadas caso as mãos estejam limpas, sem qualquer sujeira visível.
Lavar as mãos também é importante, entre outras ações, antes de comer ou manusear alimentos; após ter utilizado as instalações sanitárias; após assoar o nariz, tossir ou espirrar; antes de efetuar qualquer ação que inclua o contato com mucosas corporais (por exemplo, colocar ou retirar lentes de contato); após manusear resíduos (por exemplo, lixo doméstico); antes e após tocar em feridas como cortes, arranhões, queimaduras, entre outros.