Iniciativa oferecerá capacitações e incentivo financeiro a chefes de famílias monoparentais em 23 municípios paulistas
A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, acompanhou na tarde desta sexta-feira (10/9) a aula inaugural do Programa Prospera Família, em Carapicuíba, na região da Grande São Paulo. Ao total, 1.380 famílias monoparentais em situação de extrema pobreza devem ser beneficiadas pela iniciativa no município.
“Diante da crise humanitária em que vivemos, o governo estadual tem o compromisso de garantir autonomia e mobilidade social a essas famílias, grande parte delas lideradas por mulheres e em situação de vulnerabilidade social”, destaca Célia Parnes, Secretária Estadual de Desenvolvimento Social.
O Prospera Família, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, visa a inclusão produtiva de chefes de famílias monoparentais e sua metodologia é composta por quatro principais eixos: tutoria, elaboração de um projeto de vida, capacitações (sobre geração de renda e empreendedorismo) e incentivo financeiro (transferência de renda), podendo ser de até R﹩ 2.000,00 para cada família, ao término do ciclo.
Ao total, 23 municípios paulistas, com maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social, integrarão a edição do Prospera Família 2021, que será dividida em três ciclos e está prevista para encerrar no primeiro semestre de 2022. Cerca de 12.500 famílias monoparentais devem ser beneficiadas.
Neste primeiro ciclo de atividades participam 11 municípios: Biritiba-Mirim, Capão Bonito, Carapicuíba, Iguape, Itanhaém, Itararé, Juquitiba, Mongaguá, Pirapora do Bom Jesus, Registro e São Lourenço da Serra.
Demais municípios que integrarão a edição de 2021
Miracatu, Francisco Morato, Embu-Guaçu, Cajamar, Guararema, Bertioga, Teodoro Sampaio, Peruíbe, Embu das Artes, Poá, Arujá, Itaquaquecetuba.