Desse total, 36 serão destinados à ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária que assumirá, em janeiro de 2022, a operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
O governador João Doria anunciou nesta terça-feira (5) a retomada e ampliação da fábrica da Alstom, na região do Vale do Paraíba, para a produção de uma nova frota com 58 trens para linhas do Metrô e da CPTM. Entre eles estão 36 novos trens para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de Trens Metropolitanos de São Paulo, adquiridos pela concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
A partir de janeiro de 2022, a concessionária será responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
As novas composições das Linhas 8 e 9 contarão com oito carros cada e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, além de serem equipados com tecnologias modernas para contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, detectores e extintores de incêndio. Diariamente, cerca de 1,1 milhão de passageiros serão transportados nas duas linhas, que atenderão, principalmente, a região sul da capital e municípios do oeste da Região Metropolitana de SP.
Ao menos 750 novos postos de trabalho serão abertos no estado de SP com a produção dos trens, sendo 700 vagas para o município de Taubaté.
“Essa é uma data muito importante, da retomada da produção nesta grande fábrica que, acreditando na região do Vale do Paraíba, no estado de SP e no Brasil, aqui fez investimentos expressivos”, afirmou Doria.
“O aumento da produção industrial, propiciado pelas concessões metroferroviárias à iniciativa privada, fomenta o mercado de trabalho e favorece a geração de novos empregos”, disse o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Francisco Pierrini, presidente da ViaMoblidade Linhas 8 e 9, destacou que a segurança é um valor da concessionária, focada na mobilidade humana e sempre atenta às necessidades das pessoas que transporta. “A melhoria da infraestrutura da rede, com a chegada dos novos trens, com certeza irá trazer mais conforto e segurança aos passageiros”, disse Pierrini.