da Agência Brasil –
O jornalismo esportivo está de luto. Referência para os apaixonados por futebol, o comentarista Márcio Guedes faleceu na noite de sexta-feira (3), para tristeza de uma legião fãs. São inúmeras as mensagens de despedidas nas redes sociais ao repórter carioca, torcedor declarado do Botafogo, que começou a carreira profissional aos 21 anos na Rádio Jornal do Brasil, passou pela mídia impressa (Correio da Manhã e Jornal da Tarde), mas foi na TV que conquistou um público ainda maior.
O Botafogo lamenta a morte do jornalista Marcio Guedes. O comentarista, que marcou época na imprensa esportiva, carregava a paixão pelo Botafogo, seu time de coração. O Clube deseja força aos familiares e amigos. Descanse em paz 🙏🏼 pic.twitter.com/viYU03XHSX
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 4, 2023
Notícias relacionadas:
Morre o jornalista Marcio Guedes aos 75 anos.Flu busca vitória contra Bangu para encostar na liderança do Cariocão.Lesionado, Neymar ficará fora do duelo da Liga dos Campeões na quarta .A TV Bandeirantes foi a porta de entrada para o comentarista em 1977, onde cobriu um ano depois a Copa do Mundo da Argentina. A partir de 1982 Márcio Guedes foi contratado pela TV Globo e fez a cobertura do Mundial da Espanha.
O Brasil se despede de dois grandes nomes que marcaram a história do jornalismo.
Márcio Guedes foi comentarista esportivo em diversos veículos e ficou conhecido por suas opiniões claras e objetivas. Era um dos maiores especialistas sobre o esporte nacional. (1/3)
— Leila Barros (Leila do Vôlei) (@leiladovolei) March 4, 2023
Já na TV Manchete, onde ingressou em 1986, Márcio Guedes formou com os jornalistas Alberto Léo e Paulo Stein o trio que apresentava o programa Manchete esportiva – 1º tempo, sucesso de audiência na época.
Destaco uma fala do Marcio Guedes criticando a convocação de alguns jogadores para uma partida da seleção brasileira contra a seleção dinamarquesa, em 1989. pic.twitter.com/ViaHRi19z9
— Rodney Brocanelli (@rbrocanelli) March 4, 2023
Márcio Guedes se foi.
Era da equipe inicial da @BandRio .Comentarista do Galvão Bueno em 77 e fez a Copa Argentina-78 na rede @BandTV .
Depois foi pra @tvglobo onde comentou a Copa 82 ao lado do Luciano do Valle.
Viveu grandes dias na Tv Manchete com Paulo Stein.
Hj está na LUZ. pic.twitter.com/lqbSto4i0h
— alvaro josé Paes Lem (@alvarojosetv) March 4, 2023
Em 2001 o jornalista tornou-se comentarista dos programas EsporTVisão, No Mundo da Bola, Stadium, e Reporter Brasil, todos na TV Brasil.
Tive a honra de participar como convidado de muitos programas na TV Brasil em que pude dividir a bancada de comentaristas com Márcio Guedes. Grande figura! Ótimo profissional. Mais um que nos deixa por conta do maldito câncer. O botafoguense Márcio Guedes fará falta.
— Fábio Piperno (@piperno) March 4, 2023
Quem está na faixa dos 30 anos também acompanhou o trabalho de Márcio Guedes na ESPN, de 2005 a 2014, no programa Linha de Passe, ao lado de outras feras do jornalismo esportivo como José Trajano, Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho (PVC), Tostão e Fernando Calazans.
Márcio Guedes nos deixou.Fomos colegas de colégio.Nos últimos anos, por divergências políticas,nunca mais conversamos.
Tem sido assim por aqui.Irmãos, filhos e pais rompidos por causa da política. Meus sentimentos e um abraço na família e nos amigos do botafoguense que se foi. pic.twitter.com/YlrvfxQvxY
— Ultrajano (@ultrajano) March 4, 2023
Tive a honra de trabalhar ao lado de Paulo Stein na ESPN e de Márcio Guedes no jornal O Dia e também na ESPN.
Bons tempos do Linha de Passe direto sucursal na Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro.
Agora o Paulo vai gritar gol e o Márcio vai comentar, juntos outra vez. pic.twitter.com/xtkBPlUR8d
— Mauro Cezar (@maurocezar) March 4, 2023
Antes de iniciar a carreira na TV, Márcio Guedes se destacou por reportagens e colunas no Jornal do Brasil, O Dia e O Globo. Foi contemplado duas vezes com o Prêmio Esso:. em 1971, no Correio da Manhã pela série “Futebol em três tempos”, sobre a ascensão, glória e decadência de craques de futebol; e em 1976, no Jornal da Tarde/ Estado de São Paulo pela matéria “Assim se fez o craque: Zico”.
O enterro do jornalista será neste sábado (4) reservado a amigos e familiares.
Agência Brasil – Read More