da Agência Brasil –
Quinto colocado no Mundial de Atletismo na semana passada, o velocista brasileiro Alison dos Santos, o Piu, melhorou sua performance e conquistou o bronze nesta quinta-feira (31) na prova dos 400 metros com barreiras na Liga Diamante, a principal do circuito da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), em Zurique (Suíça). Alison retornou às pistas em julho, na etapa da Polônia, após dez meses em recuperação de uma cirurgia no joelho direito.
É BROOOOOOOOONZE! 🥉🏃🏾
É de Alison dos Santos, na etapa de Zurique 🇨🇭 da Diamond League 💎
Piu completa a prova dos 400m com barreiras com a marca de 47.62s
BORAAAAAAAA, PIU! 😎 pic.twitter.com/ZiMmjqC63K
— Time Brasil (@timebrasil) August 31, 2023
Notícias relacionadas:
Futsal abre portas e fomenta o futebol de meninas e mulheres no Brasil.CBF inicia reformulação na seleção feminina e demite Pia Sundhage.Jogos: acessibilidade em Paris preocupa usuários de cadeira de rodas.A prova de hoje (31) reeditou a final do Mundial de Budapeste (Hungria), com a diferença do brasileiro concluindo o percurso em terceiro lugar, em 47s62 – 68 centésimos mais baixo que o tempo obtido por ele há oito dias. Ao contrário do que ocorreu no Mundial, Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, segundo colocado no Mundial, bateu o norueguês Karsten Warholm, atual campeão, em resultado definido com o auxílio da tecnologia photo finish (sistema de cronometragem altamente preciso, com reprodução em imagens da linha de chegada). McMaster venceu a disputa com o tempo de 47s27 e Warholm cruzou a linha de chegada em 47s30, ficando com a prata.
Campeão mundial nos 400m com barreiras no ano passado, no Oregon (Estados Unidos), Alison dos Santos havia disputado este anos apenas a etapa da Polônia da Liga Diamante, em julho, antes do Mundial de Budapeste. Na etapa da Polônia, que marcou o retorno do velocista às pistas, Piu faturou dois bronzes: o primeiro nos 400m rasos e outro nos 400m com barreiras, sua especialidade.
Ciclo para Paris 2024
Há duas maneiras de os atletas assegurarem uma vaga olímpica nos Jogos de Paris: atingindo os índices estabelecidos pelos eventos no período de classificação ou pelo ranking mundial da World Athletics (sigla da Federação Internacional de Atletismo). A totalização de pontos começou a valer em 1º de julho e vai até 30 de junho de 2024. Nas provas individuais, serão permitidos até três atletas por país.
Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o atletismo nacional já carimbou as seguinte vagas:
Feminino
Marcha atlética 20km
Masculino
Arremesso do peso
Marcha atlética 20km
Maratona
100m rasos
110m com barreiras
400m rasos (2 atletas)
400m com barreiras
Salto triplo
Agência Brasil – Read More