Expectativa é que no próximo ano o aumento na busca seja ainda maior devido a necessidade de redução nos gastos e preservação do meio ambiente; multinacional instalada no Brasil é oportunidade para alavancar economia
A energia solar é constantemente lembrada como uma fonte de economia e sustentabilidade. Esses benefícios são os principais motivos que fazem esse setor se tornar uma das grandes apostas de investidores para os próximos anos. Não é à toa que pesquisas demonstram a ascensão desse mercado.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2019, a instalação de placas fotovoltaicas – responsáveis pela geração de energia solar – cresceu três vezes mais que o ano anterior. Enquanto isso, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), estima-se que o número de instalação quadruplique até o final de 2029.
Gustavo Henrique de Almeida, CEO da Amerisolar Brasil, diz que a expectativa se trata de um reflexo das mudanças que a sociedade atual já enfrenta. “A economia já está passando por um momento difícil. Além disso, cada vez mais pessoas se preocupam com a necessidade de economizar, preservar o meio ambiente e, assim, conservar recursos naturais que serão extremamente necessários para a vida humana. Portanto, gerar energia de forma limpa e renovável é o principal caminho para alcançar este objetivo”, afirma.
Multinacional alavanca setor no Brasil
Se, para muitos, a energia solar já é uma realidade, para outros o alto custo e falta de informação geram alguns desafios. Porém, com o aumento deste setor em território nacional, crescem também as oportunidades e a acessibilidade neste meio.
Este é o caso da Amerisolar Brasil, multinacional instalada recentemente no país. A empresa é especializada na produção e distribuição de placas solares em grande escala, ou seja, direcionado para a empresas do mesmo setor. “O nosso principal objetivo ao trazer a Amerisolar para o Brasil foi abastecer o mercado com módulos que atendam às exigências técnicas que contribuam para o crescimento sustentado do mercado fotovoltaico”, comenta o CEO.
Com uma empresa desse porte operando dentro do país, o custo com produção, tributação e instalação também será reduzido para as empresas parceiras do segmento impactando diretamente no valor final para consumidor. “Além disso, será possível expandir ainda mais o setor para outras cidades além dos polos que já estamos acostumados. Com isso, a economia local também poderá ser beneficiada com a criação de negócios e mais empregos”, garante Gustavo.
Fonte: Gustavo Henrique de Almeida, CEO da Amerisolar Brasil, Doutor em Direito Privado e Professor Universitário.