Einstein assina compromisso para reduzir em 50% emissões de gases de efeito estufa até 2030

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) acaba de assinar carta de adesão ao Programa Mundial Race to Zero (Rtz), campanha global das Nações Unidas para Desenvolvimento Sustentável, comprometendo-se a reduzir em ao menos 50% as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e zerá-las até 2050.

Para alcançar esse objetivo, o Einstein continuará trabalhando em conjunto com a sua cadeia de suprimentos – que inclui a indústria farmacêutica, química, de material médico e não médico, prestadores de serviços, entre outras – responsável por cerca de 60% das suas emissões de GEE. Atualmente, o Hospital possui mais de 5 mil fornecedores, que atendem tantos as 13 unidades do sistema de saúde privado quanto as 28 públicas geridas pela SBIBAE, que incluem o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim), o Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho (Vila Santa Catarina), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Sul da capital paulista.

O compromisso anunciado hoje é mais um passo na jornada de sustentabilidade do Einstein. Na gestão da cadeia de suprimentos, por exemplo, a SBIBAE atua no engajamento desses stakeholders desde 2019, com questionários que medem a aderência dos fornecedores a critérios ESG e um programa que os estimula a desenvolver planos de ação para aprimorar o desempenho. Além disso, adota práticas de compras sustentáveis, pelas quais os fornecedores que atuam em áreas socioambientais críticas são auditados e estimulados a melhorar o desempenho e podem até ser suspensos caso sejam considerados inadequados.

Com a assinatura deste compromisso, a SIBABAE acelerará as atividades de auditoria e engajamento com seus stakeholders, apoiando, por exemplo, o aumento do uso de embalagens retornáveis e recicláveis, como também na diminuição da emissão de gases poluentes. “Esse novo compromisso público faz parte da jornada de sustentabilidade do Einstein, um passo natural para ratificar as iniciativas que já existem e que vêm implementado nos últimos anos. A meta de descarbonização em 50% até 2030 está coerente com o Plano Diretor da SBIBAE e com nosso propósito de impactar positivamente toda comunidade na qual atuamos” afirma Henrique Neves, diretor geral da SBIBAE.

Outro caminho importante para atingir o objetivo firmado é a continuidade do processo do uso eficiente da energia nas suas unidades que representam cerca de 30% no total de emissão de GEE. Nos últimos 5 anos, foram instalados mais de 400 painéis fotovoltaicos na Unidade Morumbi e um investimento superior a R﹩ 25 milhões na modernização das centrais elétricas. Além disso, foram substituídas mais de 17 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas tipo LED.

O processo será intensificado pela ampliação do uso de energia fotovoltaica por meio de geração local ou distribuída e a continuidade da substituição de fontes de energia poluentes por alternativas como a solar. O modelo de gestão de novas operações deverá continuar em linha com padrões, acreditações e certificações internacionais, como, por exemplo, JCI, ISO 14.001 e ISO 50.001 – já adotadas pela SBIBAE. Destaca-se também a modernização da Central de Monitoramento e Telemetria para energia e água e a realização de investimentos em ações de eficientização energética e do uso inteligente dos recursos, com investimentos previstos de aproximadamente R﹩ 15 milhões de reais até 2030.

O plano inclui a continuidade da redução nas emissões relacionadas aos gases anestésicos como o óxido nitroso, que representam cerca de 40% do total das emissões anuais da SBIBAE de GEE. A expectativa é reduzir, até 2030, 80% dessas emissões. Compromissos também partem d por telemedicina, que evita a locomoção tradicional de pacientes e médicos. No e iniciativas já iniciadas pelo hospital. Por fim, SBIBAE incentiva alternativas como o atendimento Einstein, foram mais de 250 mil atendimentos no com taxa de resolução de 80% em 2020, assim como cerca de 30% das entregas de laudos e exames por bicicletas.

A campanha Race to Zero é a maior coalizão global já criada, comprometida em alcançar emissões líquidas zero de carbono até, no máximo, 2050. A campanha une e mobiliza instituições comprometidas com as metas do Acordo de Paris – que prevê medidas de redução da emissão de dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera -, além de buscar uma economia descarbonizada. Por meio do Desafio a Saúde pelo Clima II, a rede global Saúde sem Dano (Healthcare without Harm) tornou-se parceiro oficial da Race to Zero para o setor da saúde.

O Einstein vem trabalhando desde o início da década passada para melhorar seus processos de manejo de GEE, como prevê o seu Plano Diretor de Sustentabilidade, pautado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que tem a ODS 13 (Ação contra Mudança Global do Clima) como um dos 11 ODS priorizados.

Magazine Luiza compra a Bit55, plataforma de processamento de cartões

A Magazine Luiza (B3:MGLU3) anunciou na manhã de hoje, antes da abertura do pregão, a aquisição da plataforma Bit55, criada pelo banco BS2. O sistema possui capacidade de processamento de 2.000 transações por segundo. Confira o fato relevante:

São Paulo, 08 de junho de 2021 – MAGAZINE LUIZA S.A. (“Companhia” ou “Magalu”) vem a público comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou um contrato para aquisição da Bit55, uma plataforma de tecnologia para processamento de cartões de crédito e débito na nuvem, construída pelo Banco BS2 para processamento de seus próprios cartões.

A tecnologia proprietária da Bit55 foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos por uma equipe altamente especializada em produtos financeiros digitais. Com um modelo escalável, a Bit55 possui uma capacidade de processamento de mais de 2.000 transações por segundo, o que garante um tempo de resposta muito rápido e uma melhor experiência de compra. 

A Bit55 possibilita que cartões sejam emitidos e disponibilizados para uso em minutos, além de oferecer toda a estrutura necessária para a gestão de um portfólio de cartões de crédito, que inclui desde o recebimento da proposta, envio do cartão, captura e autorização das transações, emissão da fatura, recebimento e conciliação automática. 

Com a aquisição, a Bit55 complementa os serviços oferecidos pela Hub Fintech, que poderá oferecer aos seus clientes a emissão de cartões de crédito e débito, além dos atuais cartões pré-pago e contas digitais. A Bit55 passa a fazer parte das iniciativas de fintech do Magalu e é mais um importante passo na estratégia do Magalu de digitalização do Brasil. 

Para acessar o comunicado completo, clique aqui.

Movimento Empresa Júnior lança projeto para alavancar pequenos negócios

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), que representa o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em todo o país, vai lançar o projeto Salve Um Negócio. O objetivo é prestar consultoria a pequenas empresas, segmento que foi impactado pela crise decorrente da pandemia da Covid-19. Em 2020, a iniciativa envolveu 400 pequenas empresas e rendeu R﹩ 95 mil em investimentos direto. A meta este ano cerca é beneficiar de 800 empresas e gerar R﹩ 200 mil em aporte.

– Acredito muito no potencial do projeto, principalmente pelo seu duplo impacto, fazendo a diferença para quem precisa, tanto para o empreendedor que consegue entender as oportunidades de crescimento do negócio, como para os empresários juniores que estão tendo vivência empresarial e aprendendo na prática -, Gabrielly Silva Musso, coordenadora do Salve Um Negócio, que cursa Administração na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O suporte acontece por meio de uma metodologia desenvolvida pela Brasil Júnior com auxílio de parceiros e mantenedores – que são empresas que investem e que tornam esse projeto viável. Neste ciclo, os focos das mentorias serão com temas sobre contingenciamento de custos e oportunidades de crescimento. Todo o processo acontecerá de forma online.

Os Pequenos Empreendedores que se interessarem receber o projeto gratuito, devem entrar em contato com empresas juniores do seu estado, que realizem o serviço desejado. A empresa que desejarem fazer doação, como forma de contribuir para com o projeto, podem utilizar o link:http://grifa.me/campanha/salve-um-negocio .

O Movimento Empresa Júnior (MEJ), que conta com a representação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), conta, atualmente, com 1.300 empresas juniores no país, reunindo quase 30 mil empresários juniores. Em 2020, o faturamento global do segmento chegou a R﹩ 49 milhões.

Crescimento do setor de Construção Civil

Construção Civil: O financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos – sem incluir o financiamento com o FGTS – registrou um recorde, com um valor superior a 81 mil unidades financiadas em março deste ano. Quantidade excepcional, considerando que a média mensal de 2020 foi de 35 mil, tendo atingido, em dezembro, um pico de 55 mil. Este volume de financiamento foi beneficiado pelas baixas taxas de juros nas operações de crédito ao setor.

Um conjunto de indicadores vem mostrando o bom desempenho deste segmento.
A evolução do emprego formal na construção civil, com os dados do CAGED, foi de 106 mil no final de 2020. Já superou 113 mil em março deste ano, mantendo boas perspectivas para o todo o primeiro semestre. Este é um dos setores que mais emprega no país. Emprega mais do que o agronegócio, que mantém a perspectiva de uma boa performance para este ano. As residências em oferta pela indústria da construção civil estão em declínio. Continua em alta a produção de aço laminado, indicando o vigor desta indústria. O setor participa com 6% do PIB, podendo atingir uma participação superior a esta taxa neste ano. Em abril, utilizando os dados da FGV, foi registrado uma forte e importante reversão nos índices de confiança e de expectativas dos empresários que estavam apresentando valores negativos.

A demanda por produtos do setor continua forte. Os preços dos produtos utilizados pelo segmento continuam em alta. O custo dos insumos, mostrados pelo INCC/FGV, mantém-se elevado. O consumo de cimento continua intenso e o seu preço segue ainda em processo de elevação. O CUB (Custo Unitário Básico), que determina o custo global da obra, obtido através de pesquisa junto aos compradores, que no caso são as construtoras, avança também em alta.

Entretanto, o sucesso deste setor, fazendo que sejam superadas dificuldades como a da elevação no preço dos insumos, deve-se às baixas taxas de juros dos contratos de financiamento. Estas taxas mantêm atraente estas linhas de crédito. É importante que as autoridades monetárias observem este processo, e que mantenham um acompanhamento sobre a dinâmica da taxa de juros que é utilizada como referência para o setor. Estar atento ao desempenho deste setor é relevante para não diminuir o atual desempenho da indústria da construção civil, segmento fundamental para a geração de empregos e para o crescimento do país. O segundo semestre deste ano poderá ser crucial para determinar a realidade desta indústria pelos próximos anos.

Agostinho Celso Pascalicchio, doutor em Ciências; mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA. Bacharel em Ciências Econômicas (FEA-USP) e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas áreas de economia, economia da energia e engenharia econômica/finanças.

Dommo Energia divulga produção de abril no Campo Tubarão Martelo

A Dommo Energia S.A. (DMMO3) informou ao mercado, conforme dados do operador, que a produção de óleo do Campo de Tubarão Martelo (“TBMT”) atribuída à Companhia foi de 42.734 barris em abril de 2021.

Conforme informado pelo operador do TBMT, a produção nos meses de março e abril foi impactada pela parada
na produção do poço TBMT-8H por falha da bomba centrífuga submersa (BCS), causando redução da produção
em cerca de 1,4 kbbl por dia. A bomba, que estava em operação desde o início da produção do Campo, aguarda
mobilização da sonda Atlantic Zephyr (agora chamada Kingmaker) para realização de um workover, previsto para
ser concluído em maio/junho.

O preço de referência mais recente fixado pela ANP para TBMT é USD 57,76 por barril (ref. 03/2021).

Em fevereiro, a produção foi de 41.535 barris e em março 44.548 barris.

E-commerce: projeção para 2021 é de um aumento de 26%

No mercado de enxoval e decoração para quarto para bebê, a Grão de Gente se destaca pelo aumento de 300% nas vendas de seus enxovais

O comércio eletrônico não para de crescer! Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco), o faturamento do e-commerce (compra e venda de produtos pela internet) cresceu 41% em 2020, somando mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros no último ano. O levantamento ainda ressalta que essa foi a maior alta percentual desde 2007.

Dentre os varejistas em destaque, lojas de departamento, como Americanas e Magazine Luiza, concentraram 84,3% das compras online em 2020. Já as redes de artigos esportivos, que foram o segundo segmento mais popular, geraram 2,8% do faturamento.

Mercado de enxoval tem grande alta e é destaque

A pandemia foi um grande desafio para as gestantes que precisavam montar o enxoval, mas não podiam sair de casa. O comércio eletrônico foi a solução para as grávidas realizarem suas compras com segurança e de forma muito prática. 

Neste segmento de enxoval e decoração para quartos de bebês, a empresa Grão de Gente se destacou no mercado e viu suas vendas darem um grande salto nos meses de abril, maio e junho de 2020. A marca registrou um crescimento de 300% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Projeção do e-commerce para 2021

O comércio eletrônico segue em alta no Brasil. Segundo a projeção da E-bit | Nielsen, o crescimento previsto para o e-commerce brasileiro neste ano é de 26%, alcançando um faturamento de R$110 bilhões. De acordo com o levantamento, estima-se um aumento de 16% no número de pedidos e de 9% no valor médio das vendas. Fatores como o fortalecimento dos marketplaces, a consolidação dos e-commerces locais e a maturidade logística para agilizar a entrega em busca da eficiência operacional irão contribuir para a expansão das compras on-line. 

Investir em franquia é um bom negócio

Áreas de alimentação e marketing digital permanecem em crescimento

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias faturou R$ 168 bilhões entre o quarto trimestre de 2019 e o terceiro trimestre de 2020 – 12 meses. E neste momento, mesmo durante a pandemia elas ainda são uma boa aposta. O investimento em franquias sempre foi vantajoso pois é possível iniciar o negócio com todo o apoio de treinamentos e força da marca, além de todo o conhecimento que pode ser compartilhado para assegurar o sucesso.

“Nesse momento de pandemia a franquia ainda é uma ótima opção, mas precisa ser selecionada com cautela. É necessário ver o mercado nesse momento de crise, por exemplo, se for algo essencial, como alimentação se puder trabalhar com entregas a domicilio; franquias de produtos farmacêuticos e outras necessidades; franquia de marketing digital, pois hoje é o momento para entrar nessa meio e todas as empresas estão se movendo para o digital e muitas não sabem como”, explica Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil, maior empresa de franquias de marketing digital do mundo. 

De acordo com Vicente Di Cunto, co-fundador da rede de franquias de massas artesanais Pastifício Primo, as lojas não tiveram impacto em termos de faturamento significativo, principalmente durante as fases de fechamento. “Nesse último final de semana em que foi decretado fase vermelha no Estado de São Paulo, por exemplo, faturamos mais de 10% acima em comparação aos anteriores. Até o final da pandemia, cerca de 50% dos restaurantes vão fechar as portas, então quando a demanda voltar, quem estiver presente, com qualidade e preço, vai ter um mercado muito mais promissor pra crescer e expandir”, afirma.

“A franquia é um investimento em um negocio já testado e aprovado no mercado. Afinal, quando uma empresa se torna franquia, é porque ela já tem uma certa presença e aceitação dos consumidores. A vantagem de se atuar assim é que o investimento em publicidade é centralizado pela franqueadora, maximizando o conhecimento da marca, não obstante o franqueado tenha a responsabilidade jurídica pelos atos da sua franquia”, esclarece o advogado, especialista em Política Econômica Internacional e Negociação de Contratos, Inovação e Internacionalização de Empresas, Emanuel Pessoa. 

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Agrotech transforma plantio com pulverizadores otimizados

A Agroflux criou um produto que revoluciona o dia a dia do agricultor na identificação de problemas na pulverização em plantações baixas como algodão e soja. A empresa desenvolveu um equipamento que agrega tecnologia na verificação das ponteiras das máquinas pulverizadoras, dispensando o trabalho manual.

“Criamos um produto que não existia no mercado, o Fluxin, para auxiliar os agricultores na verificação do equipamento e garantir que o insumo aplicado atinja o alvo na quantidade adequada. Às vezes são mais se 100 pontas que, com o nosso equipamento, podem ser verificadas de forma automatizada”, explica o empreendedor Guilherme Castro Diniz, cientista da computação.

Antes da pulverização, o equipamento é acoplado em cada uma das ponteiras do pulverizador e verifica a vazão de cada uma, enviando via bluetooth para o celular as informações para análise e gestão. É portátil e utiliza bateria recarregável de longa duração.

A ideia surgiu em 2019, a partir de uma conversa entre os outros sócios da Agroflux, o engenheiro agrônomo André Henrique da Silva e o engenheiro eletrônico Rafael Felipe da Costa. Eles identificaram a oportunidade de ajudar a solucionar uma das dores do segmento e começaram a buscar mercado em 2020, em plena pandemia.

“Por ser um produto novo e assim não ter como comparar, sabíamos que não seria fácil. O que notamos é uma dificuldade porque o púbico agro espera ver o produto funcionando, presencialmente, mas ainda no cenário de pandemia, estamos fechando vendas”, conta Guilherme.

Na fase de tração e desenvolvimento, a Agroflux, que integra o ecossistema de inovação de Campo Mourão, noroeste do Paraná, já está presente em 11 estados brasileiros e comercializa a solução também no Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.

Uma prestadora de serviços para agricultores, de Arapongas, é um dos clientes da Agroflux. A empresa adquiriu cinco equipamentos para teste no ano passado e hoje tem mais de 30. Segundo o especialista em tecnologia de aplicação da empresa, Lucas Rafael Maesta Dias, o objetivo era modernizar o serviço de verificação das ponteiras das pulverizadoras.

“Antes era manual, com balde. Agora fazemos a aferição com o equipamento que gera relatório rápido e prático. Antes, um trabalho que durava cerca de cinco horas em um pulverizador, agora leva menos de 30 minutos”, conta Rafael. Ele acrescenta que a inovação tem ajudado a fidelizar clientes.

Redesenho

O desenvolvimento do produto impôs desafios para os empreendedores. O grupo iniciou o projeto com investimento baixo por meio de recursos próprios. Guilherme conta que a primeira versão ainda apresenta acabamento rústico. “Neste formato o produto nunca deu recall, mas agora estamos fazendo o redesenho”, explica o empreendedor.

A Agroflux contratou o redesign no ano passado com recursos obtidos por meio do Sebraetec, programa subsidiado pelo Sebrae/PR para oportunizar a inovação nos pequenos negócios. O modelo em 3D e o molde da versão 2.0 estão prontos. Já a parte eletrônica foi terceirizada e virá pronta da China. A expectativa é lançar o piloto em maio.

Este ano, novamente com apoio do Sebraetec, a empresa dará mais um passo na adaptação da solução também para pulverizadores de plantios de árvores, como café e laranja. Além disso, o recurso ajudou a empresa a criar o aplicativo linkado com a solução. 

A expansão da Delta no Aeroporto de Nova York – JFK avança

Companhia está investindo US$ 1,5 bilhão no terminal, tanto para modernizá-lo como para consolidar suas operações no espaço

A Delta, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey e o Terminal Aéreo Internacional JFK (JFKIAT), operador do Terminal 4 do aeroporto nova-iorquino JFK, concordaram, em recente encontro, quanto ao plano revisado para expandir o referido terminal e consolidar as operações da Delta nesse espaço, um passo importante na transformação do Aeroporto Internacional John F. Kennedy em uma porta de entrada global do século 21.

O projeto de US$ 1,5 bilhão foi inicialmente autorizado pelo conselho em fevereiro de 2020. O plano revisado prioriza componentes, incluindo novos portões de embarque, considerados essenciais para a Delta concentrar suas operações no Terminal 4 do JFK, e outros elementos em todo o terminal, que foram projetados para melhorar a experiência do passageiro. Melhorias adicionais estão previstas para fases futuras.

“A Delta continua a investir mais em infraestrutura aeroportuária hoje do que em qualquer outro momento de nossa história. Temos trabalhado muito, mesmo durante a pandemia, para impulsionar o futuro em projetos de transformação que proporcionarão experiências verdadeiramente superiores para nossos clientes”, disse a vice-presidente de Operações do Aeroporto JFK da Delta, Stephanie Baldwin. “Estamos ansiosos para trabalhar com nossos parceiros do JFKIAT e da Autoridade Portuária para construir nossa forte história de investimento no Terminal 4 do JFK, que irá cimentar seu status como um aeroporto global de alto nível. Em conjunto com o trabalho que já está em andamento no Aeroporto LaGuardia, a Delta continua a servir como um integrante firme e estratégico da comunidade de Nova York, criando os aeroportos que nossos viajantes locais há muito merecem”.

A Delta aumentou sua presença na cidade de Nova York em mais de 65% nos últimos 10 anos e operou um pico de mais de 240 partidas diárias do JFK para quase 100 destinos em cerca de 30 países em 2019. A companhia expandiu pela primeira vez sua presença no JFK com um grande compromisso com o Terminal 4 em 2013. No Aeroporto LaGuardia, no qual em 2019 a Delta operava centenas de partidas diárias, a empresa começou a construção dos novos Terminais C e D, orçados em US$ 3,9 bilhões, em agosto de 2017. A inauguração do primeiro saguão da Delta, bem como dos portões no lado leste do aeroporto, ocorreu em outubro de 2019. E um saguão de chegadas e partidas de última geração no novo terminal será aberto em 2022.

Dommo Energia anuncia acordo de quitação de disputa com Grupo Enauta

Rio de Janeiro, 29 de abril de 2021 – Dommo Energia S.A. (“Companhia”) nos termos do artigo 157, parágrafo
4º da Lei nº 6.404/76 e da Instrução CVM nº 358/02, conforme alterada, comunica aos seus acionistas e ao
mercado em geral que, em conjunto com suas subsidiárias Dommo Netherlands Holding B.V. e Dommo
Netherlands B.V., celebrou acordo de quitação com Enauta Energia S/A e QGEP Netherlands B.V (em conjunto
“Grupo Enauta”), no qual desistiram as partes mutuamente de prosseguir com os litígios arbitrais e judiciais,
conexos à participação em disputa no Bloco BS-4 (“BS-4”) entre a Companhia e o Grupo Enauta, e outorgaram
quitação.

Em razão deste acordo, ficou avençado que os direitos, titularidade e interesses da Dommo no Bloco BS-4 ficam
transferidos à Enauta Energia S/A desde 11 de outubro de 2017, na proporção de 20%. Os demais 20% de
participação da Dommo foram transferidos à Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. desde 11 de outubro
de 2017, conforme acordo informado por Fato Relevante de 17 de março de 2021.

As ações da companhia Atlanta Field B.V., detidas pela Dommo Netherlands B.V, também ficam transferidas na
mesma proporção para a FR Barra 1 S.À.R.L e QGEP Netherlands B.V.

As Partes avençaram que todas as disputas em andamento serão encerradas, incluindo a disputa em relação à
aprovação da Diretoria da ANP sobre a transferência da participação da Dommo em BS-4.

A Companhia manterá o mercado e os seus acionistas informados a respeito do tema abordado no presente Fato
Relevante e sobre quaisquer outros atos ou fatos relacionados que possam de alguma forma influir nas decisões
de investimento de seus acionistas e do mercado em geral.
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Eduardo Yuji Tsuji
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
DOMMO ENERGIA S.A