Fronius apresenta inversor para energia alternativa para grandes usinas em workshop em São Paulo

Nos próximos dias 26 e 27  acontece o workshop “Usinas solares de grande porte”, no espaço Acctiva, situada na avenida Paulista, 1159 (SP), das 8h30 às 17h30. O objetivo é reunir os principais agentes do setor de geração fotovoltaica para compartilhar conhecimento e experiências fundamentais para o desenvolvimento de projetos, como: conexão à rede, processo de habilitação, comercialização, usinas híbridas (fotovoltaica + eólica), entre outros.

Entre os palestrantes estará presente o coordenador técnico da Fronius, Maurício Ritter que falará sobre “Soluções Fronius para grandes aplicações”. Dentre as tecnologias, Ritter apresenta o Fronius Eco, inversor que alterna a corrente contínua criada pelos módulos solares em corrente alternada. O equipamento foi desenvolvido somente para a utilização nos sistemas fotovoltaicos acoplados com a rede, não é possível gerar energia em uma rede aberta independente. Graças à sua estrutura e a sua função, o inversor oferece a máxima segurança durante a montagem e operação.

O Brasil tem um grande potencial para instalar desde pequenas e grandes redes de energia solar fotovoltaica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) até 2024 cerca de 1,2 milhões de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da matriz energética brasileira e até o 2030 o mercado de energia fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões. O país possui um grande potencial para movimentar este segmento. A radiação solar na região menos ensolarada é 40% maior do que na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso de energia fotovoltaica.

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada no mundo. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica. A China, Japão e Estados Unidos, atualmente, são os mercados de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% de sua demanda de eletricidade. A Alemanha é o maior produtor, mas estima-se que em breve será superado pela China.

Com 25 anos de experiência na produção de inversores solares, a Fronius tem participado desde o primeiro momento com um papel ativo ajudando a desenvolver o mercado fotovoltaico brasileiro. Todos os inversores Fronius são a prova do futuro e estão prontos para serem ajustados ao que será necessário amanhã.  Sua matriz, no Brasil, está localizada em Diadema (SP) e dispõe de cinco filiais:   São José dos Pinhais – PR, Contagem – MG, Bauru – SP, Caxias do Sul – RS e Manaus – AM.

 

Pesquisa revela que o mercado de moda online está em crescimento, mas brasileiro ainda tem receio de fazer compras de roupas pela internet

Uma pesquisa realizada pela aluna do mestrado em Administração do Ibmec/RJ, Camila Terra Ramalho, sob a orientação da professora Priscilla Yung Medeiros, Ph.D pela Kellogg School of Management, revela que o mercado de moda online no Brasil está em alta, mas que a população ainda fica insegura para adquirir roupas ou acessórios de moda pela internet.

 

O mercado de moda tem um número expressivo de consumidores. Segundo dados da consultoria Euromonitor, divulgado na Revista Exame online, em janeiro de 2014, o faturamento do chamado mercado de moda no Brasil (que inclui sapatos, roupas, jóias, óculos, dentre outros) quadruplicou na última década, chegando a 140 bilhões de reais em 2013, fazendo com que o Brasil saísse da 14a para a oitava posição entre os maiores mercados de moda do mundo.  Neste mercado desponta em específico o consumo com vestuário.

 

Com o passar dos anos, o e-commerce se tornou uma importante ferramenta de vendas. De acordo com uma pesquisa da E-bit de 2016, em 2015 o e-commerce brasileiro movimentou R$41,3 bilhões, valor que representa um aumento nominal de 15,3% se comparado ao registrado em 2014.

 

Neste contexto, entitulada “Análise conjunta dos atributos relevantes para a compra de moda online”, a tese mostrou que o consumo online, apesar de seu crescimento expressivo, ainda traz insegurança ao consumidor, uma vez que não permite que informações sensoriais sejam conhecidas na hora da compra, como a impossibilidade de experimentar as roupas, além da necessidade de divulgação de informações confidenciais como dados do cartão de crédito.

 

A metodologia usada na pesquisa foi análise conjunta adaptativa e a pesquisa foi dividida em três questionários separados por assuntos: tecnologia, compras e produto. Tecnologia diz respeito a fatores relacionados a funcionalidade (tal como interface do site amigável), segurança e visualização do produto no site. Compras diz respeito a fatores relacionados à entrega, conveniência, confiança e informação de moda disponíveis no site. Por fim, produto diz respeito a fatores relacionados ao valor do produto, mix de produto, e informação do produto disponíveis no site. A pesquisa utilizou amostragem por conveniência e foi conduzida em grupos do facebook interessado em compras e vendas de vestuário online, nos meses de janeiro e fevereiro de 2016. Foram obtidas um total de 438 respostas considerando os três questionários. A maior parte dos respondentes eram do gênero feminino, jovens entre 18 e 34 anos, e possuíam ensino superior completo ou estavam cursando. A maioria já tinha feito compras online (considerando todos os tipos de produtos/serviços) e compras de vestuário online.

 

Os atributos que obtiveram maior importância para a amostra foram: “o site fornece e-mail e telefone para contato direto com o cliente“, “rastreamento do produto no processo de entrega no site” e “percepção de alta qualidade do produto”. Ou seja, os atributos considerados mais importantes nesta pesquisa sobre vestuário são características também presentes em outros mercados de compra online e estão relacionados a segurança do site, o processo de entrega e valor do produto. A importância do fator segurança pode estar atrelado ao fato do consumidor brasileiro ainda não se sentir confortável com compra online de uma forma geral. Com relação a entrega, pesquisas anteriores já haviam apontado que problemas na entrega estão entre as maiores reclamações entre os brasileiros que compram online. Por fim, a questão do valor do produto pode ser uma característica mais específica do mercado de moda, onde o fato da compra online não permitir uma avaliação física do produto, torna a avaliação de qualidade ainda mais subjetiva.

 

De acordo com a pesquisa, portanto, empresas do setor de moda de olho em expandir suas vendas online devem focar esforços em convencer o consumidor de que seu site é seguro, investir no processo de entrega e, assim como na sua loja física, investir na percepção de qualidade da sua marca para convencer o consumidor que, mesmo sem provar seu produto, ele saiba que está comprando algo de qualidade pela internet.   

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Mobile marketing é saída para enfrentar crise, afirma especialista

O celular, hoje, é mais usado para acessar a internet do que qualquer outro dispositivo – mesmo em lares onda há computadores e tablets. A conclusão pode ser tirada de estudo da FGV, que mostra que no país há 168 milhões de smartphones e embasa uma percepção de Alessandro Ribas, CEO da Louyt (www.louyt.com), franquia espanhola especializada em mobile marketing fundada em 2013 e integrante da holding Sharing Global Business, com 17 anos de experiência no mercado mobile, telecomunicações e desenvolvimento de sistemas.

Com uma longa carreira na área de marketing, Ribas trabalha com telecomunicações desde 2001 e foi um dos fundadores da Louyt em 2013, quando notou uma mudança no status quo do relacionamento entre clientes e empresas (ver entrevista abaixo). Especialista em mobile marketing, o CEO conta que o campo – que deve superar US$ 100 bi em investimentos em todo o mundo neste ano – ainda tem muito a crescer no Brasil e destaca os benefícios que pode trazer, em especial, para empreendimentos com capacidade reduzida de investimento.

Confira:

O que mudou no relacionamento com clientes por meio do celular do começo dos anos 2000 para cá?

Alessandro Ribas (AR): Houve uma mudança de conceito e uma evolução no relacionamento. Nós tínhamos basicamente SMSs de contato e o celular era um acessório. Hoje, transformou-se em um centro de informações a partir do qual as pessoas organizam sua vida. Por consequência, temos a possibilidade de abrir relacionamentos de maneiras infinitas por meio do aparelho, de acordo com o objetivo da empresa. Uma gigante de aviação, caso atendida pela Louyt, pode consultar os passageiros sobre a satisfação do voo assim que desembarcam. Já uma pequena lanchonete, por sua vez, pode enviar a foto de uma promoção do dia junto com um botão de delivery para seus clientes do bairro.

Esse imediatismo é o principal atrativo do mobile marketing?

AR: Não é só isso. Hoje, o mobile marketing é a maneira mais efetiva de chegar às mãos do público-alvo. Vai muito além da questão da rapidez, é como abrir um canal de comunicação direto em vez de, por exemplo, colocar um comercial no horário nobre da TV – pode acontecer, inclusive, de o cliente estar prestando atenção no smartphone enquanto passa o comercial.

Alessandro Ribas – CEO da Louyt.

Você considera a prática especialmente vantajosa para PMEs e startups, que, em geral, têm uma capacidade limitada de investimento?

AR: No caso de microempresas e startups, sem dúvida, o mobile marketing é uma ferramenta fundamental, pois é uma opção de relacionamento direto, barato e efetivo. Ainda que a venda de palavras, como no Adwords, esteja na moda, é mais difícil ter uma garantia de resultado. No mobile marketing, por sua vez, você dá o recado direto a quem precisa, é mais certeiro. Inclusive, é uma ótima maneira de enfrentar a crise. E uma ressalva: ainda que algumas PMEs, e mesmo grandes empresas, tenham capacidade maior de investimento, isso não significa que a estratégia não se aplique, afinal, qual gestor de marketing não gostaria de ter maior efetividade, resultados e ROI (Retorno do Investimento) melhores em sua campanha? O mobile marketing, aliás, é um ótimo complemento a outros canais de propaganda e também tem desempenho excepcional na ativação de campanhas promocionais.

Então o mobile marketing é a garantia de um melhor ROI?

AR: Não. Eu consigo garantir que uma campanha de mobile marketing desenvolvida dentro da plataforma da Louyt tenha um ROI positivo. No entanto, o meio por si só não faz milagres, é preciso ter estratégia. Interatividade, por exemplo, é essencial, como no caso de um botão dentro de uma landing page que leva o cliente direto à loja da empresa.

Como você define o campo do mobile marketing no futuro?

AR: Sem dúvida, o mercado só está aquecendo. Ainda há muito espaço para expansão tanto para a Louyt, quanto para concorrentes e soluções inovadoras voltadas à área – e posso afirmar que há demanda para tal. A nossa marca atua em 20 países e, se formos fazer uma comparação, posso dizer que a penetração dos smartphones no Brasil não deixa a desejar para a Europa e está à frente do México, por exemplo. Então, há espaço. E muito.

Pandora é eleito presidente da Cooper Pam com 85% dos votos

A nova diretoria da Cooper Pam foi conhecida na noite desta segunda-feira, dia 4, após a eleição. Com 85% dos votos, a Chapa 1 – Compromisso e Responsabilidade, liderada pelo presidente Luiz Pandora, Izabel Bryan e Carlos Couto assumem para os próximos quatro anos. Foram 617 votos contra 97 da chapa 2 – Transparência e Igualdade, encabeçada por Leandro Nunes de Souza, João Batista Duarte, Francisco Siqueira da Silva. Houve 12 votos nulos e dois em brancos.

A votação ocorreu de forma tranquila na sede da garagem, que fica na Capela do Socorro (zona sul). Centenas de cooperados, muitos deles com seus familiares, não arredaram pé da garagem, mesmo chegando às 9h, horário que começou a votação, até o final da apuração, divulgada pela comissão das chapas por volta das 20h30.

Foi o caso do agente operacional Odirlei Medeiros da Silva, 38 anos, o Big Boy, que ficou o dia inteiro acompanhando a votação e parabenizou a nova diretoria. “Estou contente por ter vencido uma diretoria séria e não de inexperientes. Acertei no voto”, enfatiza Big Boy.

Para a vice-presidente Isabel Brayn, carinhosamente chamada de Bel pelos operadores, a responsabilidade e compromisso são de todos. “Vamos continuar trabalhando muito para suprir tanto as necessidades da cooperativa quanto do cooperado”, afirmou.

Após a divulgação do resultado, o presidente eleito fez um pronunciamento. Agradeceu pela confiança e diz que ter vencido só traz mais responsabilidade e afirmou que o grande compromisso é a disputa da licitação.

“Quando os cooperados começaram no sistema de transporte, a faixa etária era de 25 anos atualmente é de 50 anos. Não podemos brincar. Os cooperados dependem totalmente disso para a sua sobrevivência e da família. Não só aqui, mas todas as lideranças da cidade lutam diariamente pelo nosso povo. Transporte é coisa séria, não é para amadores”, enfatizou o presidente eleito.

Saiba mais

A Cooper Pam foi fundada em 1997 e completa 20 anos ano que vem e conta com 1.216 cooperados.

Empreendedorismo: Filha assume negócio familiar de alimentação vegana e fatura R$ 2 milhões

Mariana Falcão assumiu, aos 26 anos, a empresa criada por seus pais para solucionar a dificuldade que tinham em encontrar opções de alimentação para a filha, vegetariana. A Mr. Veggy (www.mrveggy.com) foi uma das primeiras marcas de produtos vegetarianos congelados, criada em 2004 com o objetivo de oferecer alimentos práticos e saborosos, sem ingredientes de origem animal. O negócio fatura hoje quase R$ 2 milhões – mais de dez vezes superior ao que era obtido quando Mariana passou a comandar a companhia, em 2008.
A Mr. Veggy surgiu quando o pai, engenheiro, começou a desenvolver produtos à base de soja, e a mãe, que já trabalhava com gastronomia, passou a comercializá-los. Ainda em 2004 foi estabelecida a fábrica em Santana de Parnaíba, nas proximidades de São Paulo. “Ainda hoje são poucas as opções veganas e vegetarianas disponíveis no mercado. Fomos pioneiros nesse segmento”, afirma a empresária.
À época que assumiu o negócio, Mariana, formada em administração, ainda tinha pouca experiência profissional – mas encarou o desafio. Ela ampliou o portfólio da empresa, incluindo outras matérias-primas além da soja, tornou a linha vegana e criou uma loja virtual da marca. “O que me motiva é saber que estou fazendo a diferença, facilitando a vida de muitas pessoas que, como eu, optaram por mudar a alimentação em um país que ainda consome muitos produtos de origem animal”, conta a CEO.

Comida vegana

Comida gostosa e natural
Todos os alimentos são feitos de forma artesanal, sem uso de conservantes e com ingredientes in natura. Entre os produtos oferecidos encontra-se, por exemplo, cinco tipos diferentes de hambúrguer, como o de grão de bico, o de lentilha e o de ervilha, último lançamento e exclusividade da marca. Também estão no cardápio coxinhas, pastéis integrais, quibes, entre outros.
Os produtos acabam atingindo um público mais amplo do que o esperado inicialmente. Segundo Mariana, pessoas que não são necessariamente veganas ou vegetarianas, mas estão reduzindo o consumo de carne, também procuram a Mr. Veggy. “É uma alternativa prática, natural e saborosa para quem não tem tempo de cozinhar todos os dias”, comenta.
Com 600 clientes ativos, a Mr. Veggy está presente em diversas lojas de produtos naturais e vegetarianos em São Paulo, além de atender empresas, como o Hospital Albert Einstein, Mercedes-Benz e Bayer. Para 2016, o principal objetivo da marca é se estabelecer nos supermercados. Com isso, a expectativa é um crescimento de 20%. Também é possível adquirir os produtos da Mr. Veggy por meio do e-commerce www.lojinhaveggy.com, com entrega para a Grande São Paulo.

Crise, não ? Crie ! O Portal JE cresce com novos clientes apostando na divulgação de empresas

A agência de comunicação BMx3 que tem como agregado em seus trabalhos de divulgação e comunicação o Portal JE – Jornal Eletrônico, que se iniciou a mais de uma década, em impresso, passando a ser totalmente digital nos últimos 3 anos. Se modernizou, decidindo a crescer independentemente da tão falada crise que muitos criaram, mas que poucos decidiram tirar o “S” da palavra e “Criar” novas maneiras para ajudar outras empresas a crescerem junto.
Foram criadas novas idéias de marketing como empresa chave na estratégia de divulgação e o Portal JE  www.portalje.com.br passou a fazer parte das empresas, como meio de divulgação atual, oferecendo serviços atuais na internet, como as buscas Google.

Com atendimento especial a cada cliente que nos procuram na saída para uma divulgação diferenciada para sua empresa, cada cliente é recebido de forma exclusiva, seja da imagem institucional de uma marca ou aumento da conversão de vendas.

Empresas que nunca tinham a oportunidade de estar em evidência no Google, hoje conseguem estar no mercado competitivo firmes e fortes, através de anúncios diferenciados  pois ocupam a 1ª página  do buscador, graças a um trabalho de empenho e dedicação de nossa agência, por um preço baixo, esse é o intuito, ter empresas que não conseguiam pagar caro para anunciar no Google, mas conseguem ter em seu orçamento o trabalho de divulgação no Google com a nossa ajuda .

O Portal JE cresceu desde o começo do ano de 2016, agregando a sua cartela de clientes mais de dez novas empresas. Nossa  meta agora é ultrapassar o valor obtido em divulgação das empresas que se associam a nós, com muito trabalho e dedicação particular a cada um de nossos clientes, sanando dúvidas, enriquecendo suas divulgações e para isso, “já estamos trabalhando a todo vapor”, comenta Hans Misfeldt, um dos sócios da agência.

Entre clientes novos estão :  Empresa Photosites, BTRIX, Produpiso, , Dutra Bordados, JRSR Serviços, Capajule, Ficher Baterias, V- Tech Auto Center, Dutra Bordados, Grupo Real, Fisk, TS Empreiteira .

Além de empresas parceiras que já estão conosco desde o início desta nova ideia. O sucesso deste projeto BMx3 e Portal JE só tende a crescer, graças a confiabilidade de clientes e determinação de nossos funcionários em prestar um serviço de qualidade, confiança e escutar o que eles tem a dizer, sem sermos arrogantes de que já sabemos tudo !

Novidade no país, aplicativo transforma smartphone em computador de bordo

Chega ao mercado um aplicativo inovador no Brasil que oferece ao usuário a possibilidade de ter um carro conectado com um computador de bordo, o Carrorama by Multilaser. As informações serão obtidas através do OBD (On-Board Diagnostic). Diferentemente de outros aplicativos que fazem apenas a leitura das informações brutas disponibilizadas pelo OBD, o diferencial apresentado pelo Carrorama by Multilaser é a interpretação desses dados de forma amigável, oferecendo uma nova experiência ao usuário.

A principal funcionalidade do aplicativo é detectar e reportar ao usuário, em tempo real, sempre que há um erro registrado no sistema de diagnóstico do automóvel. São mais de 2 mil códigos de erro catalogados. Em caso de problema, ele apresenta ao motorista um código de erro universal, um breve diagnóstico e uma sugestão de como resolvê-lo. “Desta forma, o condutor saberá se pode continuar dirigindo com segurança até o mecânico mais próximo ou se precisa parar o veículo e chamar um guincho, por exemplo, evitando danos maiores”, explica André Machado, CEO da Going2 Mobile, desenvolvedora do Carrorama by Multilaser.

O Carrorama by Multilaser possui um Dashboard com as principais informações do veículo e mais de 40 dados que podem estar disponíveis para o usuário, tais como: temperatura e rotação do motor, tensão da bateria, nível de combustível, quilometragem, número do chassi, posição do acelerador, entre outros. Por meio do aplicativo, o condutor pode monitorar até mesmo o percentual de mistura de etanol no tanque, garantindo a utilização de um combustível de qualidade no carro. As informações mostradas pelo aplicativo podem variar de acordo com as informações disponibilizadas pela montadora na porta OBD.

“O Carrorama by Multilaser é resultado de uma parceria entre a Going2 e a Multilaser, visando propiciar experiências únicas ao nosso cliente. É a tecnologia trabalhando a favor do usuário, transformando o que antes seria complexo em algo simples, útil e objetivo”, afirma Caio Auricchio, Gerente de Produto Automotivo da Multilaser.

Para utilizar o app, o usuário deve baixar gratuitamente o Carrorama by Multilaser na Google Play e adquirir o OBD Carrorama by Multilaser, disponível em pré-venda no e-commerce da Multilaser e que também poderá ser encontrado nos principais varejos do país a partir de junho.

O produto traz um manual de instalação e orienta o usuário a baixar o aplicativo gratuitamente no Google Play. “Após a instalação do Carrorama, basta o usuário entrar no carro, ligar o aplicativo e as informações já começam a ser transmitidas pelo smartphone”, afirma Machado. O aplicativo é compatível para versões Android 4.0 ou superior e pode ser usado em veículos nacionais fabricados a partir de 2010. Além disso, diferentes versões de um mesmo veículo podem apresentar configurações variadas.

 

Multilaser

Com uma trajetória de 29 anos no mercado brasileiro, a Multilaser é um dos maiores players do segmento de eletrônicos automotivos, destacando-se no mercado de som automotivo. A proposta da companhia é acompanhar o consumidor em todas as fases da vida, com produtos de qualidade e a melhor relação custo/benefício, fáceis de usar e com uma plataforma de atendimento completa e eficaz, sempre disponível para interagir com os usuários. A empresa, que iniciou suas atividades em 1987, conta hoje com um dos maiores portfólios do segmento no país, com mais de dois mil itens, divididos em quatro linhas: Automotivo, Tablet & Celular, Informática e Áudio & Vídeo.

Serviço:

Onde adquirir o OBD Carrorama by Multilaser: www.multilaser.com.br

Informações: www.carrorama.net

Comgás terá redução de tarifas para indústria, comércio e para a maioria das faixas de consumo no segmento residencial

  • Ajuste anunciado pela Arsesp entra em vigor a partir de 31 de maio, com redução de tarifas para indústria, comércio, cogeração e para residências que consomem mais de 10 metros cúbicos/mês;
  • Tarifas têm leve alta para as residências que consomem abaixo de 10 metros cúbicos/mês e para o GNV vendido aos postos – todos em percentuais abaixo da inflação no período

 

São Paulo, 26 de maio de 2016 – A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) terá novas tarifas a partir de 31 de maio, segundo anúncio da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), em deliberação publicada nesta quinta-feira (26/05) no Diário Oficial do Estado.

As tarifas de gás natural canalizado sofrerão redução para os segmentos comercial, industrial e cogeração e, também, para residências que consomem mais de 10 metros cúbicos/mês. Os percentuais aplicados são distintos, conforme o segmento de mercado e o volume de consumo. As tarifas têm uma leve alta para os clientes residenciais que consomem abaixo de 10 metros cúbicos/mês e para o GNV, sempre em percentuais abaixo da inflação no período.

As novas tarifas entram em vigor a partir de 31 de maio e são válidas para os consumidores de gás natural em toda a área de concessão da Comgás, que compreende 177 municípios na Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. 

O reajuste realizado pela Arsesp é resultado do alinhamento do custo de gás e repasse de valores acumulados na conta-gráfica, que tiveram significativa redução em função da queda do preço do petróleo, que é a base para os preços do gás natural.  Além disto, há a correção das margens de distribuição pelo IGP-M e a aplicação do Fator de Eficiência X. Até então, o último ajuste de tarifas havia sido definido pela Arsesp em maio de 2015.

“As novas tarifas anunciadas pela Arsesp reforçam a competitividade do gás natural, uma alternativa energética segura, eficiente e versátil”, afirma o diretor-presidente e de Relações com Investidores da Comgás, Nelson Gomes.

“A redução de preços para os segmentos industriais e comerciais é uma excelente notícia para o setor produtivo. E as tarifas também caíram para a maioria das faixas de consumo no segmento residencial. Em todos os segmentos a variação foi muito abaixo da inflação. Tudo isso faz do gás natural uma opção ainda mais interessante para os consumidores”, completa o presidente da Comgás. 

A Comgás conta com 1.605.838 clientes residenciais, 15.096 comerciais, 1.105 industriais e 26 de cogeração, além de 264 postos de combustíveis – a estimativa é de cerca de 100 mil motoristas com carro convertido para o uso de GNV.

As novas tarifas por segmento

Residencial – Os clientes da Comgás do segmento residencial terão variações entre -3% e +4,8%, conforme o nível de consumo. Por exemplo, para clientes com consumo médio de três metros cúbicos/mês, o reajuste é de +4,8%, índice abaixo da inflação no período. Para o consumo de 15 metros cúbicos/mês, a tarifa tem redução (-0,7%), assim como para quem tem consumo de 20 metros cúbicos/mês (-0,6%).

Comercial – No comércio, as tarifas serão reduzidas (-0,8%) para o consumo de 100 metros cúbicos /mês. As tarifas também caem para o consumo de 1.000 metros cúbicos/mês (-3,2%) e de 10.000 metros cúbicos/mês (-8,0%).

Industrial – Para a indústria, as quedas serão mais significativas. As tarifas terão diminuição , por exemplo, para empresas com consumo de 50.000 metros cúbicos/mês (-11,3%) e para as que utilizam 3 milhões de metros cúbicos/mês (-21%)

Automotivo – O GNV (Gás Natural Veicular) terá reajuste de +2,2% nas tarifas da Comgás para o posto que comercializa o produto. O preço para o consumidor final, na hora de abastecer, é definido por cada posto.

Cogeração – Para o segmento da cogeração, também haverá redução, que pode variar entre -15% e -21%, conforme faixa de consumo.

As tabelas completas com as novas tarifas ficarão disponíveis para consulta a partir do dia 31 de maio de 2016 nos sites da Arsesp (www.arsesp.sp.gov.br) e da Comgás (www.comgas.com.br/tarifas).

 

Limpeza a seco ajuda a conservar a lataria do carro

Quando optamos pela higienização ecológica, além de contribuirmos para o meio ambiente também estamos zelando pelo automóvel. É o que explica o diretor da rede KoalaCar, Marco Lisboa, que oferece o serviço de limpeza sem desperdiçar água. “Ainda não estamos livres da crise hídrica no país. É preciso buscarmos ferramentas para que o problema não venha à tona novamente”, pontua Lisboa.

O executivo ainda explica que além do benefício para o planeta, já que em apenas uma lavagem de carro são gastos aproximadamente 300 litros de água, a limpeza a seco ajuda a conservar melhor a lataria do veículo e preservar a tinta.

De acordo com ele, isso acontece porque o produto utilizado na higienização possui uma particularidade, é à base de minerais que promovem a decomposição de óleos e graxas, removem as impregnações e amenizam a ação de fatores externos como a chuva ou dejetos de pássaros na lataria, revitalizando de maneira progressiva.

SOBRE A KOALACAR

A microfranquia KoalaCar chegou ao mercado em 2015 e oferece higienização a seco de veículos a um preço justo. Para o interessado em abrir a franquia, também há um preço reduzido de investimento de R$ 2.990 mil e ele pode ser Microempreendedor Individual (MEI) com a modalidade Home Based – onde tem a oportunidade de iniciar a empresa na própria residência. Assim, há redução dos custos e garantia de maior lucratividade. Para iniciar, o franqueado terá um dia de treinamento na sede da empresa. Site: www.koalacar.com.br