Protesto extrajudicial em cartório agora é gratuito em todo o Brasil

Na última semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Provimento nº 86/19, permitindo a qualquer cidadão comum ou pessoa jurídica cobrar uma dívida em cartório sem custo, ou seja, sem a necessidade de adiantar valores ou de ter qualquer custo para reavê-la.

Em Minas Gerais, o protesto extrajudicial, que é feito em cartório, já é gratuito desde janeiro, quando passou a vigorar a Lei estadual nº 23.204/2018, conhecida como Lei da Postergação. “Agora o Brasil inteiro poderá usufruir desse benefício que Minas já tem, ou seja, dessa possibilidade legal de cobrar um débito”, ressalta Eversio Donizete, presidente do Instituto de Protesto-MG, entidade que representa os cartórios de protesto do Estado.

Segundo Eversio, o protesto extrajudicial é um meio eficaz, seguro e rápido para recuperar um crédito, enquanto o processo por meio da justiça é demorado e tem custo alto, já que envolve honorários advocatícios. Por meio do protesto o devedor é intimado a pagar a dívida, o que agiliza ainda mais o processo de recebimento do valor cobrado. “Outra vantagem é que ele não deixa de existir após cinco anos, pois só perde publicidade se for pago ao credor”, destaca. 

Conforme dados do Instituto, mais de 65% dos títulos são reavidos em Minas Gerais em até três dias úteis, prazo que o devedor tem para quitar um débito ou negociá-lo com o credor. “Somente se passar desse período a dívida é efetivamente protestada, o que implica algumas restrições ao devedor, como impedimentos para fazer financiamentos e empréstimos, retirada de talões de cheque e cartões, entre outros”, complementa o presidente do Instituto de Protesto-MG.

A recuperação de crédito é uma forma de movimentar a economia, favorecendo os negócios e os consumidores. “Ao reaver uma dívida, contribuímos para que quem gera empregos não saia do mercado por não receber um valor ao qual tem direito. Além disso, favorecemos as relações de crédito, tornando-as mais seguras, o que é essencial para diminuir os juros e os preços dos serviços e mercadorias”, diz Eversio Donizete.

Como protestar

O protesto poder ser feito, gratuitamente, via internet, pelo www.protestomg.com.br, na Central de Remessa de Arquivos Eletrônicos (CRA) que facilita o envio e o acompanhamento dos títulos protestados e, também, ajuda o devedor na regularização da sua situação. Quem preferir pode ir pessoalmente a um cartório, levando um documento que comprove a dívida.

O site também permite consultas gratuitas para saber se há algum título protestado no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em todo o território nacional. Para realizar a pesquisa não é necessário qualquer tipo de cadastro prévio.

SindusCon-SP: custo da construção paulista sobe 0,87% em julho

O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,87% em julho, na comparação com o mês anterior, e de 4,01% no acumulado dos sete primeiros meses de 2019.

O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.

Em julho, os custos médios das construtoras com materiais de construção subiram 0,62%, enquanto os custos com mão de obra apresentaram variação positiva de 1,05% e os custos administrativos (estes, representados pelos salários dos engenheiros), registraram variação positiva de 0,34%, em função das convenções coletivas de trabalho que reajustaram salários do setor, na comparação com o mês anterior.

Ao final dos primeiros sete meses do ano, a variação acumulada em 12 meses foi de 4,84%. O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.427,52 por metro quadrado em julho de 2019.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,85% em julho, comparado a junho. O acumulado dos primeiros sete meses do ano somou 3,97%. Em 12 meses, a elevação foi de 4,87%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.323,63 por metro quadrado em julho de 2019.

Em julho, os custos com os materiais se elevaram em 0,62%, enquanto os custos com a mão de obra foi de 1,04% e os administrativos apresentaram variação positiva de 0,34%.

Custos dos insumos

Em julho, os custos de 12 dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (+0,40%): Tinta látex branca PVA (+3,46%), Concreto FCK=25MPa (2,38%), Bloco de concreto 19X19X39cm (+1,39%), Brita 2 (1,35%), Telha Ondulada Fibrocimento 6mm (+1,32%), Cimento CPE-32 saco 50 kg (+0,98%), Porta lisa para pintura 3,5X70X210 cm (+0,98%), Alimentação tipo marmitex nº 8 (+0,75%), Fio cobre antichama isol. 750 V 2m5 mm2 (+0,75%), Chapa compensado plastificado 18mm (+0,72%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+0,46%) e Areia média lavada (+0,43%).

Em doze meses, os materiais que mais subiram acima do IGP-M (+6,39%) foram a Areia média lavada (+16,74%), Brita 2 (+9,61%), Tinta látex branca PVA (+9,37%), Aço CA-50 Ø 10 mm (+9,23%), Concreto FCK=25 Mpa (+8,39%) e Bloco de concreto 19x19x39cm (+7,88%).

Por Daniela Barbará

Empresas da indústria da construção devem recolher Contribuição Negocial

Todas as empresas do setor, associadas ou não, receberam em junho e julho a guia de cota única para o recolhimento da Contribuição Negocial Assistencial, para custear a celebração das convenções coletivas que são um dos serviços prestados pelo SindusCon-SP (Sindicato da Construção).

Ela foi instituída pela Assembleia Geral Extraordinária do SindusCon-SP, realizada democraticamente em 18 de abril, de forma regular e legítima, com respaldo da Justiça do Trabalho, e que reconhece a garantia da participação de todas as categorias do setor.

As empresas da indústria da construção localizadas no Estado de São Paulo deverão recolher a Contribuição Negocial Assistencial ao SindusCon-SP, observando atentamente o prazo de vencimento especificado:

31 de julho: empresas de regiões da base territorial representada pelos sindicatos dos trabalhadores da Baixada Santista e de Presidente Prudente; e,

9 de agosto: empresas de regiões da base territorial representada pelos sindicatos dos trabalhadores de Caçapava, Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé.

A guia de R$ 1 mil (parcela única anual) deverá ser recolhida por todas as empresas, sejam elas associadas ou não ao SindusCon-SP. Caso a empresa não tenha recebido o boleto da contribuição, deve entrar em contato com a central de relacionamento do sindicato pelo telefone (11) 3334-5600 ou pelo e-mail sindusconsp@sindusconsp.com.br.

Aquela que perdeu os prazos estabelecidos abaixo também deve contatar o Sindicato o mais rápido possível para regularizar a sua situação:

15 de julho: empresas da base territorial do Sintracon-SP (capital paulista e alguns municípios da região) e de Itapevi;

18 de julho: as empresas das regiões da base territorial representadas pelos sindicatos de trabalhadores de Bauru, Botucatu, Campinas, Cerqueira César, Duartina, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco e Salto;

22 de julho: empresas de regiões da base territorial representadas pelos sindicatos dos trabalhadores associados à Feticon: Barra Bonita, Barretos, Campos de Jordão, Capivari, Cruzeiro, Franca, Itapeva, Itatiba, Itu e Região, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Mirassol e Votuporanga, Mococa, Mogi Guaçu, Ourinhos, Piracicaba, Registro, Santo André, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Solidariedade-SP (São Caetano e outros) e Sorocaba;

Benefícios

O Sindicato presta uma ampla gama de serviços às empresas do setor, sempre com o intuito de fortalecer a indústria como um todo. Entre os benefícios das convenções coletivas, estão:

  • Regras claras e uniformes sobre salários e alimentação para todas as empresas do setor;
  • Troca do gozo de feriados de terças e quintas para segundas e sextas, dando mais liberdade e praticidade na programação de obras nos canteiros;
  • Regras para o pagamento de prêmios;
  • Orientações seguras para a contratação de terceiros;
  • Serviço de saúde e segurança aos trabalhadores;
  • Respaldo para atuação de acordo com as diretrizes estabelecidas juridicamente na Reforma Trabalhista.

Dicas para organizar o seu escritório

Para aqueles que tem em casa um escritório para fazer umas horas extra de trabalho, ou trabalhar de forma integral a partir de casa (ou para trabalhar num hobby extra), a arrumação e construção do mesmo são muito importantes.

Conseguir um escritório bem funcional para trabalhar a partir de casa requer, contudo, algum estudo prévio e bastante pensamento no assunto. Porque a sua produtividade pode ser afetada se o planejamento for mal feito, deixamos algumas dicas para que o possa fazer da melhor maneira, para que não seja afetado negativamente por trabalhar a partir de casa.

Comece por listar as necessidades básicas do seu ambiente de trabalho. Faça a si mesmo algumas questões, algumas facilmente esquecidas, como “vou receber visitas externas de trabalho?”, “vou ter de realizar videochamadas online?” ou outras mais triviais, tais como “que tipo de trabalho vou realizar?”.

Estas perguntas irão auxiliar no restante processo de planejamento do escritório, pois irão responder às necessidades básicas do mesmo. Daqui, tirará o tipo de organização espacial, o tipo de equipamentos necessários, etc.

Agora que sabe o que precisa, avalie o espaço que tem disponível. Nem sempre ele será, ou parecerá ser o suficiente, por isso há que adaptar a organização para ter o indispensável ao seu trabalho, no espaço que tem disponível. Alem do mais, pense também na sua localização. Deverá ser o local mais tranquilo da casa, longe das atividades rotineiras de casa, isto é, de cozinhas, casas de banho, etc. Se espera receber visitas, um local próximo da entrada será ideal, para evitar tours desconfortáveis pela casa.

Avalie também o seu orçamento. Se vai receber visitas de trabalho, é importante ter mobiliário e decoração um pouco mais apelativa. Caso contrário, poderá optar por opções mais económicas. Contudo, não despreze o conforto, afinal, vai passar muitas horas nesse local. A compra do equipamento também deve ser equacionada. Por vezes, é mais rentável fazer o aluguer, ou até mesmo outsourcing de alguns serviços, do que comprar os equipamentos em si.

Tocamos levemente na questão da decoração, no ponto anterior, e agora falamos melhor dessa matéria. Deverá ter algum tipo de decoração, receba ou não visitas. Afinal, é um lugar onde vai passar muitas horas trabalhando, e precisa e algo que o anime e alegre. Evite, contudo, elementos distrativos, que possam desviar a sua atenção. Procure que a sua decoração seja sóbria. Leve o conceito mais alem, fazendo dos elementos de trabalho, os elementos de decoração do espaço. Equipamentos de arrumação poderão ser usados para o efeito, ou então auxiliares ergonómicos.

A iluminação deve ser natural o quanto possível, evitando o recurso a luz artificial. Não só ajuda na poupança na conta da luz, a luz natural torna as pessoas mais produtivas e bem-humoradas no geral. Maximize a utilização de janelas e, se estas estiverem expostas a luz natural direta, utilize cortinas ou outro tipo de equipamento que difusa a luz para que esta não o distraía ou incomode.

Por fim, estabeleça regras. E cumpra-as. Uma das regras mais simples e fundamentais, é a arrumação do espaço. Arrume o seu escritório de X em X tempo. Não se esqueça que um lugar desarrumado é prejudicial para a produtividade.

Vendas online globais de FMCG cresceram 20% em 2018

EUA e China Continental são os mercados onde as vendas online de FMCG crescem mais rapidamente, globalmente

Em breve o Brasil provavelmente será um mercado maior para este nicho do que muitos países da Europa Ocidental
Varejistas puramente online estão atraindo novos compradores, enquanto varejistas tradicionais enfrentam dificuldades


As vendas online de produtos de consumo massivo (FMCG) cresceram 20,3% globalmente em 2018 e agora representam 5,1% das vendas de mantimentos ao redor do mundo, segundo novos dados da Kantar. O crescimento foi impulsionado pelos EUA e pela China Continental, que juntos representam 84% do crescimento do e-commerce global graças ao sucesso da Amazon, Alibaba, JD.com e Walmart.

Crescimento em valor de FMCG, 2018

PaísCrescimento em valor das vendas online de FMCG
Global+20,3%
EUA*+35,9%
China Continental+32,3%
Taiwan+31,9%
Itália+26,3%
Coreia do Sul+14,0%
Alemanha+11,5%
Espanha+9,1%
França5,7%
Reino Unido3,5%
Japão0,8%

Fonte: Kantar, GfK, Intage, ano fechado 2018

*Estimativa da Kantar e do Departamento de Comércio dos EUA

Uma alta penetração das compras online nas economias asiáticas é efetuada por smartphones, o que significa que estes países continuam na vanguarda em termos de compras online de produtos massivos. Mais de 19% de todas as vendas de FMCG na Coreia do Sul agora se originam online, a mais alta proporção do mundo. A China Continental vem em seguida, com 14% – apesar de que, com base nas taxas de crescimento atuais e no fato de nove em cada dez compras online já serem feitas através de um dispositivo móvel, espera-se que o país ultrapasse a posição da Coreia do Sul até 2025. Em Taiwan, a participação das vendas online no total de FMCG está em 8,2% e no Japão chegou a 7,7%.

Na Europa Ocidental[1], 4,1% das vendas de mantimentos vieram do e-commerce, principalmente lideradas pelo Reino Unido, com 7,2%, e pela França, com 5,6%. Entretanto, os números de compradores estão se estabilizando nos dois países e isto significa que o crescimento foi mais lento que no ano anterior. Em contraste, as vendas do e-commerce expandiram quase 35% na Holanda, onde startups como Picnic contribuíram para que um total de 4,5% das vendas de FMCG agora venham do meio online.

[1] Europa Ocidental inclui Áustria, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha e Reino Unido.

Na Europa Oriental[2], a venda online de FMCG está menos desenvolvida, representando apenas 1,9% das vendas em 2018. Apenas a República Tcheca e a Rússia registraram mais de 1,5% de vendas online na região, com 3,3% e 2,2%, respectivamente.

2 Europa Oriental inclui Bulgária, Croácia, República Tcheca, Hungria, Polônia, Rússia e Eslováquia.

Da mesma forma, as compras online de FMCG na América Latina continuam incipientes. Apesar de a Argentina liderar, apenas 0,6% das vendas se originam do e-commerce e esta proporção não aumentou desde o ano anterior. O Brasil também se manteve estável, com os mesmos 0,1% das vendas. Preocupações com segurança e meios de pagamento limitados ainda são barreiras para que os consumidores locais façam compras pela Internet.


Vendas online, como % das vendas totais de FMCG
Participação de valor do e-commerce (%)20172018 
Global4,3%5,1% 
Coreia do Sul17,0%19,1% 
China Continental11,1%14,0% 
Taiwan6,4%8,2% 
Japão7,6%7,7% 
Reino Unido7,2%7,2% 
França5,4%5,6% 
Holanda3,5%4,5% 
EUA*3,3%4,4% 
República Tcheca3,0%3,3% 
Dinamarca2,2%2,6% 
Espanha2,2%2,4% 
Áustria2,5%2,3% 
Rússia2,4%2,2% 
Malásia1,5%1,8% 
Itália1,4%1,7% 
Portugal1,6%1,6% 
Alemanha1,4%1,5% 
Hungria1,1%1,5% 
Eslováquia1,2%1,2% 
Polônia1,1%1,1% 
Argentina0,6%0,6% 
Croácia0,5%0,6% 
Bulgária0,2%0,3% 
Indonésia0,1%0,2% 
Chile0,1%0,2% 
Colômbia0,1%0,2% 
Índia0,1%0,1% 
Filipinas0,0%0,1% 
Brasil0,1%0,1% 
Fonte: Kantar, GfK, Intage, ano fechado 2018

*Estimativa da Kantar e do Departamento de Comércio dos EUA

Varejistas puramente online alavancam o crescimento

Globalmente, são os varejistas puramente online como a Amazon, Alibaba e JD.com que estão saindo vitoriosos no mercado de e-commerce à medida que continuam a atrair novos compradores.

Os varejistas puramente online agora representam 72% das vendas online, registrando um surpreendente crescimento consolidado de 29% em 2018. Diante desta concorrência, varejistas que operam tanto lojas físicas quanto canais de e-commerce cresceram apenas 3%, em comparação – apesar de que a redução de prazos de entrega e a oferta de opções de frete grátis ou mais baratas deverá ajudar os varejistas multicanal a diminuírem esta diferença.

Os gigantes puramente online estão dominando dos dois lados do globo – a Amazon agora representa 53% de todas as vendas online de FMCG nos EUA. Apesar de a Amazon ainda não ter conseguido atingir taxas igualmente altas na Europa, obteve participações de mercado nas vendas online de FMCG de 8,8% e 5,0% na Alemanha e na França, e subiu para 3,2% na Espanha e 1,0% no Reino Unido.

Varejistas puramente online vs. varejistas tradicionais, participação de valor % das vendas online de FMCG

Participação de valor (%)Puramente onlineVarejistas tradicionais
Global71,8%28,2%
China Continental99,1%0,9%
Taiwan92,7%7,3%
EUA*60,0%40,0%
Dinamarca52,8%47,2%
Alemanha48,4%51,6%
Rússia43,0%57,0%
Espanha24,4%75,6%
Reino Unido16,2%83,8%
Áustria11,7%88,3%

Fonte: Kantar / GfK, ano fechado 2018

*Estimativa da Kantar e do Departamento de Comércio dos EUA

Eric Batty, diretor global de desenvolvimento de negócios de e-commerce da Divisão Worldpanel da Kantar, comenta: “Enquanto as vendas online de varejistas multicanal na Europa tenderem a concentrar-se em produtos tradicionais de alimentos e bebidas, as vendas da Amazon tendem mais fortemente a produtos de higiene.

Na França, por exemplo, apesar de a Amazon ser a líder online em produtos de higiene, em alimentos e bebidas ocupa apenas a sétima posição. Lá, varejistas tradicionais que operam lojas físicas tiveram sucesso com a modalidade click-and-collect – na qual consumidores fazem as compras online e passam nas lojas para retirar seus pedidos – com empresas como E.Leclerc sendo 20 vezes maiores que a Amazon na venda online de alimentos graças a seus pontos de retirada DRIVE.”

Online deverá ser o maior canal na Ásia até 2025

A Kantar projeta que até 2025, online representará quase um terço do total das vendas de FMCG na China e um quarto na Coreia do Sul. No Reino Unido e na França, espera-se que estes números cheguem a 9% e 8%, respectivamente, no mesmo período.

Para Manuela Bastian, diretora de Expert Solutions da Kantar, o cenário no Brasil tende a melhorar, ainda que lentamente“Apesar de o país ainda estar atrasado no uso de e.commerce, as compras online de FMCG devem aumentar até 2025, chegando a 3% do share e fazendo com que ultrapassemos países da Europa Ocidental. O principal motivo será a busca por conveniência na hora das compras, principalmente em grandes cidades.”

Projeção da participação de online nas vendas de FMCG até 2025, %

Participação de valor do e-commerce (%)Projeção para 2025 
Global10% 
China Continental31% 
Coreia do Sul24% 
Taiwan20% 
EUA*12% 
Reino Unido9% 
França8% 
Argentina3% 
Brasil3% 
México3% 
Fonte: Kantar
*Estimativa da Kantar e do Departamento de Comércio dos EUA

Fim

Notas aos editores

Estas constatações se baseiam em dados da Kantar, da GfK e da Intage para os 12 meses encerrando em dezembro de 2018. Esta pesquisa acompanha 428.000 domicílios que fornecem informações exaustivas e contínuas sobre seu comportamento de compras em 46 países.

Produtos de hortifruti são excluídos da definição de produtos massivos vendidos online.

Aquecedores sem manutenção oferecem risco à saúde e ao bolso

Com a chegada da meia-estação e o aumento na temperatura da água durante os banhos, a atenção sobre estes equipamentos deve ser redobrada

Manter a manutenção dos aquecedores a gás em dia é fundamental para bom funcionamento, economia e segurança no uso do aparelho. Além de diminuir a eficiência, a falta de cuidados pode ser prejudicial para o bolso e saúde.

O empresário Elias do Amaral, proprietário da loja de louças e metais MaxiBanho SBC alerta sobre a necessidade da revisão. “Pelo menos uma vez ao ano, é preciso fazer a limpeza e regulagem dos aquecedores. O gás que queima dentro deles durante o uso pode deixar resíduos nos bicos ejetores, danificando a parte eletrônica e entupindo os bicos, sendo assim, o consumo de gás vai aumentar e alterar a temperatura do banho.”

Um dos principais sinais de problemas nos aquecedores é a cor da chama, independente da potência em que o aparelho está sendo utilizado, a flama deve permanecer azul. “Caso ela esteja alaranjada ou roxa, um profissional deve ser chamado para verificar o equipamento”, alerta Elias.

O ambiente em que o aquecedor está instalado também precisa de atenção. O ideal é que ele esteja na área de serviço, pois este local costuma ter boa passagem de ar. A falta de ventilação pode causar o superaquecimento dos aparelhos e a não circulação de ar pode causar uma concentração de monóxido de carbono que em grandes quantidades pode ser perigosa.

Mesmo que instalados nos locais corretos e com bastante ventilação, os aparelhos precisam ser checados frequentemente. Durante a faxina da casa, por exemplo, é indicado que um pano com água seja passado na caixa para manter o aquecedor limpo. É importante lembrar também que, o uso de produtos inflamáveis próximo ao aquecedor não é recomendado.

Caso necessite de manutenção em seu aquecedor clique aqui

ANEEL inicia força-tarefa para fiscalizar in loco barragens de 130 usinas até maio

A ANEEL vai iniciar uma força-tarefa para fiscalizar in loco as barragens de cerca de 130 usinas hidrelétricas até maio deste ano. Um primeiro passo para acelerar os trabalhos foi dado nesta terça-feira (29/1) com a convocação, para a próxima terça, de reunião com as agências reguladoras estaduais conveniadas, que vão ajudar na fiscalização.


“Vamos chamar aqui as agências estaduais conveniadas para avançar, em 2019, nessa campanha de fiscalização, juntamente com equipes credenciadas e com o pessoal próprio de fiscalização da ANEEL”, disse o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone.


Participarão da reunião as agências estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.


A ANEEL é responsável pela fiscalização de um total de 437 hidrelétricas (que totalizam 616 barragens, já que alguns empreendimentos possuem mais de um barramento).  Destas, a agência fez vistorias presenciais em 122 usinas entre 2016 e 2018. A força-tarefa deste ano contemplará usinas que não foram visitadas nesse período. Assim, considerando as fiscalizações dos últimos três anos e a força-tarefa que agora se inicia, até maio deste ano cerca de 60% das usinas sob supervisão da ANEEL terão passado por fiscalizações in loco.


As usinas restantes, que não estão na previsão para vistorias presenciais, são as que oferecem menor risco. Mesmo assim, elas passarão por monitoramentos da agência. Em cumprimento às deliberações da Resolução do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, a ANEEL vai exigir este ano atualização do Planos de Segurança de Barragem de todas as usinas que estão sob sua fiscalização, independentemente no nível de risco.


AMERICANA E PIRAPORA


Na lista das barragens fiscalizadas pela ANEEL, duas estão enquadradas na categoria de maior risco: Americana e Pirapora, ambas em São Paulo.


A ANEEL faz um acompanhamento intensivo destes dois empreendimentos, por meio do convênio existente com a agência paulista ARSESP. Os agentes responsáveis têm realizado obras de reforço e melhoria das estruturas de barramento, como resultado da fiscalização da ANEEL, e as barragens tem sido vistoriadas in loco pela ARSESP, no convênio com a ANEEL.

Amazon contratará estagiários no Brasil

O Programa

Em seu Programa de Estágio a Amazon vai contratar 60 interns para sua unidade em São Paulo. Os estudantes passam por um processo de formação e desenvolvimento enquanto trabalham na Companhia, sendo expostos a desafios reais e projetos nas diferentes áreas.

Os cursos

São aceitos estudantes dos cursos de: tecnologia como ciência da computação, análise de sistemas, sistemas de informação, administração, marketing, contabilidade, economia, engenharia, matemática, estatística, comunicação, jornalismo, publicidade e psicologia.

Os benefícios

Os estudantes terão possibilidade de atuar em na empresa que busca ser a mais focada no cliente do mundo e está entre as companhias mais inovadoras. Neste ambiente, serão expostos a desafios e aprendizados e ainda receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 1.900,00 + benefícios como vale transporte, vale refeição, assistência médica.

Diversidade

A Amazon é uma empresa de oportunidades iguais e contrata indivíduos qualificados independente de gênero, raça, orientação sexual, religião, nacionalidade, idade ou deficiência. Como um empregador de oportunidades iguais,  a Amazon é aberta a estudantes de qualquer faculdade ou universidade cursando graduação no Brasil e com disponibilidade para estagiar em nossos escritórios. Não é necessário que o/a candidato/a tenha experiência profissional para se aplicar para o programa de estágio na Amazon Brasil.

Inscrições

A consultoria responsável pelo processo de seleção é a Companhia de Estágios.

Inscrições devem ser feitas através do site: www.ciadeestagios.com.br/amazon

Temos duas empresas diferentes da Amazon operando no Brasil, entenda melhor o business de cada uma delas em nosso país:

AWS (Amazon Web Services):

Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 100 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 53 zonas de disponibilidade (AZ) em 18 regiões geográficas e uma Região Local, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido.  Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

Amazon.com.br (Amazon Serviços de Varejo):

A Amazon.com.br oferece mais de 5 milhões de eBooks, incluindo mais de 110 mil títulos em português, e mais de 13 milhões de livros impressos, incluindo mais de 300 mil títulos em português de vendedores da Amazon e do Marketplace. A seleção do Marketplace também inclui centenas de milhares de produtos nas categorias de Eletrônicos, Papelaria, Ferramentas e Casa e Cozinha. Para comprar rapidamente pelo smartphone e ter acesso a promoções exclusivas, baixe o aplicativo Amazon Shopping gratuitamente.

Fonte: Companhia de Estágios | PPM Human Resources

Dúvidas frequentes sobre energia solar: Dias Nublados vou ter energia?

Quando falamos em energia sustentável, pensamos imediatamente em energia solar. O problema é que ainda existem muitas dúvidas a respeito desse tipo de energia. Para ajudar com isso, a Cogera preparou uma lista de perguntas frequentes sobre energia solar que vão auxiliar você a esclarecer esse assunto tão importante.

Vejas as 3 dúvidas mais frequentes sobre energia solar

1- Como é feita a instalação?

Isso irá depender do sistema escolhido. Para sistemas de energia solar térmica, que é economicamente mais acessível, as placas utilizadas serão aquelas que conseguem captar os raios solares. Agora, quando se trata da instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, são utilizados também um inversor eletrônico e um quadro elétrico especial. A instalação completa leva de 2 a 3 dias para ficar pronta.

2- Qual o valor de investimento?

O valor inicial de investimento em energia solar para residências pode variar entre R$ 10.000 e R$ 50.000 com todos os custos inclusos. Esses valores são referentes a sistemas entre 1,32 Kwp e 10,56 Kwp. Quanto maior o imóvel, maior será o sistema e, assim, o preço também aumenta. Lembre-se: é importante considerar a economia gerada por um sistema como esse antes de se assustar com o valor gasto inicialmente.

3- Ainda vou ter energia em dias nublados, chuvosos e à noite?

Sim, a eletricidade nunca para de ser fornecida a você. O que acontece é que a energia solar é gerada através da radiação solar, que, por sua vez, está sempre presente mesmo nos dias nublados e chuvosos. A produção desse modelo de energia não tem a ver com níveis de temperatura. À noite realmente não existe incidência solar. Entretanto, a energia gerada no período diurno é armazenada e suficiente para usar também no período noturno.

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Carros da 99 terão câmera de segurança

Aplicativo inicia instalação de dispositivo de monitoramento nesta terça-feira, dia 18.

A 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing, começa nesta terça-feira (18) a instalação de câmeras de monitoramento nos carros da plataforma. A medida visa oferecer ainda mais segurança aos usuários do aplicativo.

Os dispositivos começam a operar em São Paulo em fase de testes. Nos próximos meses, o número de aparelhos poderá ser ampliado para mais veículos em outras cidades do país.

A câmera será diretamente conectada à Central de Segurança da 99, onde os dados serão processados e mantidos em confidencialidade. O dispositivo garantirá acesso às imagens em tempo real. Além disso, a 99 pretende no futuro incluir lentes com visão noturna e “olho de peixe” (ou seja, um ângulo mais amplo para captação abrangente do que acontece no carro). Medindo poucos centímetros, a empresa está analisando a possibilidade de subsidiar o aparelho aos motoristas

O objetivo é que o monitoramento iniba eventuais incidentes. A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis, acompanhando o que acontece no veículo. O material também poderá ser usado para ajudar na identificação pessoas que cometerem infrações.

“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”.

Segurança

A 99 é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro).

Para garantir que o serviço seja seguro, a 99 montou uma equipe especialmente dedicada a isso, composta por mais de 50 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e até psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários.

Esse time será responsável pelo monitoramento das imagens e pode ajudar passageiros e motoristas, caso necessário. As câmeras serão mais uma ferramenta para que esses especialistas melhorem ainda mais a segurança na plataforma.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012, agora faz parte da gigante chinesa DiDi Chuxing (“DiDi”). A empresa conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil, e o 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo. Para mais informações, acesse:http://www.99app.com/