O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Donizete Valentina, e representantes das entidades contábeis paulistas reuniram-se nesta segunda-feira (2) com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O objetivo foi levar reivindicações dos profissionais da contabilidade e apoiar a Prefeitura em ações que beneficiem a sociedade, o empreendedorismo e a geração de emprego no município.
“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é colocar as entidades contábeis à disposição da Prefeitura para auxiliar o fortalecimento de políticas públicas que apoiem os profissionais contábeis e a sociedade, promovendo a desburocratização e o empreendedorismo”, destacou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.
Para a presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, a transparência contábil e a mitigação de riscos tributários são fatores atrativos para investimentos na cidade de São Paulo. “No processo de normatização contábil, temos uma participação ativa e importante da Receita Federal, mas não temos participação na Receita Municipal. Essa falta de diálogo ocasiona contingências tributárias, principalmente da falta de entendimento das normas contábeis atuais por parte dos fiscais municipais. Hoje, as contingências tributárias afastam o interesse do investidor em nossa cidade”, disse.
Ricardo Nunes apresentou os projetos da Prefeitura voltados à simplificação de processos e desburocratização e ouviu as demandas dos representantes, entre elas, pautas relacionadas à obrigatoriedade de cadastro de empresas com origem fora da cidade de São Paulo.
O prefeito também ressaltou a importância dos profissionais da contabilidade para a cidade e sugeriu a realização de uma reunião virtual com a participação das entidades e os profissionais contábeis do município. “O mote da nossa gestão é o diálogo. Queremos estar cada vez mais próximos da população para aprimorarmos nossas ações e construirmos juntos uma cidade cada vez melhor”, declarou Nunes.
A vereadora Edir Sales (PSD) intermediou o encontro dos representantes das Entidades Contábeis com o prefeito Ricardo Nunes. Também participaram os secretários de Governo, Rubens Rizek, da Fazenda, Guilherme Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e da Casa Civil, Ricardo Trípoli, o subsecretário do Tesouro, Henrique Castilho, e o chefe de gabinete da Fazenda, Evandro Luis Alpoim Freire.