Interiorização do franchising, um fenômeno em expansão

O franchising, que antigamente era um modelo de negócio típico de cidade grande, está cada vez mais presente em localidades pequenas. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgada no início deste mês mostra que a expansão de franquias em número de unidades avança Brasil adentro muito além do eixo Rio-São Paulo.  Das 30 cidades que mais ganharam novas franquias neste ano, 12 não são capitais. É uma clara interiorização do franchising.

A Sabores do Nonno, marca de massa artesanal cozida e congelada que nasceu durante a pandemia e hoje é franqueadora com 82 unidades em quatro Estados, é exemplo desse fenômeno. Apesar de marcar presença em duas capitais, mais de 80% das unidades estão em cidades do interior. “Temos vários franqueados em localidades pequenas, com menos de 100 mil habitantes. Inclusive em cidades menores”, conta Cadu Moura, CEO da empresa.

Cadu Moura, CEO da Sabores do Nonno

A própria Sabores do Nonno nasceu no interior, em Agudos, cidade de menos de 40 mil habitantes. Para Cadu, as cidades menores são um grande mercado ainda a ser explorado pelo franchising. “Há nichos de negócio, como o de massa congelada, que nas localidades menores o empreendedor não vai encontrar grande concorrência, diferente das capitais que costumam já estar mais saturadas. Menor concorrência é uma grande vantagem porque há consumidores ainda a serem conquistados”, comenta.

Além disso, quem empreende em cidades menores, geralmente tem contato mais próximo com seus clientes, o que facilita a fidelização. “No nosso modelo de franquia, quase sempre o próprio empreendedor é quem vende e entrega o produto e isso fortalece o relacionamento. Quando é cidade pequena, não é raro parte da clientela já conhecer o franqueado ou alguém de sua família. Isso tudo ajuda no desempenho do negócio”, avalia Cadu. 

É o caso da franqueada Cássia Cristina Tavante, que tem uma unidade Sabores do Nonno em Adamantina, cidade com pouco mais de 35 mil habitantes. “A gente faz a divulgação da marca e dos produtos nas mídias sociais, o que é importante para o negócio, mas boa parte da clientela é formada por amigos e familiares. E funciona bem a indicação. Quem compra e gosta, indica para um amigo, parente, o que é bem mais difícil acontecer em cidade grande”, conta.

Outra franqueada da marca, Carla Basso de Lima Bortuluzi, que tem unidade em Votuporanga, cidade com cerca de 100 mil habitantes, confirma a relevância da rede de conhecidos no desempenho das vendas. “Mais ou menos 50% dos meus clientes são meus amigos, familiares, vizinhos, etc. Ou seja, pessoas que eu já conhecia antes de abrir a franquia”, afirma. Além do boca-a-boca ser uma ferramenta importante, as duas franqueadas reconhecem que a concorrência é menor em cidades pequenas, o que facilita o desenvolvimento do negócio. Tanto Carla quanto Cássia só têm um concorrente local para o produto que comercializam.

Solidificação do home based

A solidificação das franquias home based, que permite ao empreendedor trabalhar em casa e geralmente exige baixo investimento, também contribuiu para a interiorização do franchising, ressalta o CEO da Sabores do Nonno. “Com celular e poucos equipamentos, qualquer pessoa pode ter seu negócio próprio. É uma alternativa de trabalho e renda de forma profissional para quem prefere fazer home office, modelo de trabalho que expandiu durante a pandemia e tudo indica que veio para ficar”, acrescenta.

O hábito de consumir pelo e-commerce, uma necessidade durante a pandemia, também é outro fator que fortalece a interiorização das franquias home based. Para o CEO da Sabores do Nonno, este é um comportamento que boa parte dos consumidores, mesmo em cidades pequenas, não abandonam mais. “É mais prático e rápido, principalmente para itens de consumo contínuo, do dia a dia. É uma herança da pandemia que beneficia este modelo de negócio”, finaliza.

Sobre a Sabores do Nonno

Fundada durante a pandemia numa garagem em Agudos (SP), a Sabores do Nonno é uma empresa que produz e comercializa massas cozidas congeladas feitas artesanalmente. Rapidamente expandiu e tornou-se franqueadora. Atualmente, tem 82 franquias espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás e Distrito Federal.

 Sebrae-SP realiza evento para ajudar empreendedores a saírem do vermelho

“Do Vermelho ao Azul” acontece entre os dias 06 e 10 de junho de forma presencial e online em todo o Estado; inscrições gratuitas já estão abertas
Com o objetivo de ajudar as micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo que estão no vermelho a superarem este momento complicado e se fortalecerem na retomada da economia, o Sebrae-SP realiza entre os dias 06 e 10 de junho, de forma presencial e remota, o evento gratuito “Do Vermelho ao Azul”. A ação irá oferecer oficinas de fluxo de caixa, consultorias financeiras e vai aproximar empreendedores de instituições financeiras que trabalham com linhas de crédito mais acessíveis.
 
Números do DataSebrae, a partir da Receita Federal, apontam que existem hoje mais de 17,6 milhões de micro e pequenos negócios no Brasil. De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, a inadimplência atingiu 5,44 milhões destas empresas em fevereiro deste ano no País, um aumento de 0,5% em comparação ao mesmo período de 2021. A Serasa considera inadimplência, neste caso, ao menos um compromisso vencido e não pago e que tenha gerado a inclusão do CNPJ em seu banco de dados.
 
“Esse vermelho no fluxo de caixa pode ser consequência de crises econômicas, como a gerada pela pandemia de Covid-19, mas muitas vezes também por erros de cálculo e falta de uma gestão financeira apropriada nos negócios. Independentemente da razão, vamos mostrar neste evento que é possível renegociar as dívidas e voltar a ter um fluxo de caixa que mantenha a empresa no azul e competitiva no mercado”, explica o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.
 
As oficinas online de fluxo de caixa vão acontecer durante todos os dias de evento, sempre às 19h. Já as oficinas, consultorias e encontros com instituições financeiras acontecerão de forma presencial em todos os 33 escritórios regionais do Sebrae-SP no Estado, em horários específicos que podem ser consultados de acordo com a região. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Link. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.
 
SERVIÇO
Do Vermelho ao Azul
Datas: 06 a 10 de junho (segunda a sexta)
Horários: oficinas online sempre às 19h; já as presenciais, assim como as consultorias financeiras e encontros com instituições bancárias, variam de acordo com a região
Inscrições gratuitas: Link
Mais informações: 0800 570 0800
As empresas inscritas para as oficinas online vão receber o link de acesso pelo e-mail e/ou WhatsApp cadastrado(s)
 

Osasco (SP) ganha hotel referência em hospedagem 

Com 120 apartamentos e centro de convenções para até 500 pessoas, URBAN by UNU redefine oferta hoteleira da cidade

Cidades hoje consideradas médias (de acordo com o IBGE, de 100 a 500 mil habitantes), com destaque majoritário para a Região Sudeste, estão começando a se tornar vitais para o desenvolvimento de novos negócios no Brasil. O crescimento do emprego formal em todo o país, uma consequência direta da retomada da economia, fez com que as cidades de médio porte começassem a investir na atração de novas empresas, muitas focadas em expandir e diversificar seus negócios, bem como encontrar um custo operacional menor para seus negócios.

A cidade de Osasco é uma daquelas consideradas médias em termos de tamanho, mas grandes em termos de importância para a economia do estado. De acordo com dados do Caged, Osasco foi a líder na criação de vagas em 2021, com saldo de 24 mil empregos e alta de 16% em relação a 2020. Consequência direta deste aumento está ligada ao investimento da Prefeitura em tornar a cidade um polo de tecnologia. Tanto é que Osasco já conseguiu atrair mais de 10 empresas, muitas de renome no mercado, como iFood, Mercado Livre, B2W (Americanas.com, Shoptime, Submarino), Rappi e Shopee.

Em resposta a este crescimento exponencial de novos negócios, habitantes e visitantes, a UNU Hotels & Resorts inaugurou recentemente, em Osasco, o primeiro hotel de bandeira Urban do Brasil. Com 120 apartamentos confortáveis, espaçosos, todos com varanda, modernos, despojados e atento às novas tendências, o URBAN by UNU ostenta ainda um centro de eventos para receber reuniões importantes de negócios. Com infraestrutura completa, a marca midscale chega à cidade para ser uma referência no quesito hospedagem, preenchendo uma lacuna na região com um serviço de qualidade voltado justamente para as necessidades e conforto do público corporativo, que vem crescendo com a aposta cada vez maior das empresas.

Ainda em regime de soft opening, o URBAN by UNU oferece uma estrutura novinha e completa para a realização de eventos de pequeno e médio porte. Com capacidade para receber até 500 pessoas, o Centro de Convenções do URBAN BY UNU conta com espaços modulares, podendo receber eventos de diversos formatos e tamanhos. Além disso, o espaço conta ainda conta com pé-direito de seis metros de altura e estrutura para receber tanto eventos corporativos, como sociais.

A localização (Avenida Santo Antônio, 1453) é um dos pontos fortes do empreendimento, dentro do Complexo Empresarial Osasco, que fica próximo aos principais acessos da cidade.

“Unimos o conforto e a praticidade de um hotel moderno e despojado a fim de conquistar os clientes corporativos mais exigentes. Além da aprimorada experiência que proporcionamos com nossas instalações recém-construídas, é preciso destacar o espaço que temos para realizar eventos sociais e corporativos, para até 500 pessoas, hoje uma referência em Osasco. São salas modulares, capazes de atender diversas demandas, desde pequenas reuniões, até eventos corporativos de empresas inteiras”, diz Francisco Salema, CEO da UNU Hotels & Resorts.

Hotel Urban by UNU Osasco

Endereço: Avenida Santo Antônio, 1453 – Osasco, São Paulo

Informações e reservas: 11 30909434

Redes sociais: @urbanbyunu

REGULARIZAR MOTOFRETE EM SÃO PAULO AGORA É DIGITAL

A regularização do serviço de Motofrete na cidade de São Paulo foi totalmente digitalizada. Agora, por meio do Portal SP156, é possível realizar qualquer um dos 12 processos de maneira rápida, eficiente, segura e praticamente sem deslocamentos. Pela internet, após cadastro no sistema, bastam 3 cliques para que o próprio condutor ou gestor de empresas este no menu de motofrete e consiga, por exemplo, trocar a moto cadastrada para usar a licença ou ainda nomear um preposto para conduzir legalmente a motocicleta.

O processo de digitalização de serviços públicos foi acelerado durante a pandemia, com ganhos evidentes em todos os casos. Na questão dos motofretes, houve redução de 80% nos deslocamentos e de 50% na conclusão dos processos, gerando economia para o cidadão. Atualmente existem 6.336 motofretistas cadastrados em São Paulo (julho/2021).

“A digitalização de processos encurta caminhos, valoriza o tempo, dá mais conforto e segurança ao usuário final. Torna o serviço mais eficiente e o cidadão se sente mais respeitado com isso. Já são mais de 500 serviços públicos digitalizados e disponíveis pelos canais SP156. São Paulo é uma cidade cada vez mais inteligente porque o poder público compreendeu que a tecnologia que importa é aquela que ajuda a facilitar a vida das pessoas”, afirma o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Os processos de digitalização conduzidos pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia ocorrem em toda a Prefeitura, de maneira transversal. Serviços de pastas como Saúde, Educação, Assistência Social, Transportes, Finanças, Subprefeituras, Licenciamento e Urbanismo, Direitos Humanos e Procuradoria Geral do Município, entre outros, foram digitalizados no último ano.

CASOS DE SUCESSO

Dois exemplos simbólicos da importância e da eficiência da digitalização dos serviços públicos estão na transformação digital do Cartão de Estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Além de acabar com as filas e evitar deslocamentos, os prazos para emissão dos documentos foram reduzidos de 131 para 2 dias, no caso do Cartão Defis, e de 62 para 5 dias, no caso do Cartão do Idoso. Antes da digitalização, havia uma fila de 3.400 casos aguardando análise e validação. Hoje, são apenas 71 solicitações.

Cupins: Época de revoada de cupins vai começar: saiba como proteger a madeira na sua casa

“Como um ataque de cupins pode passar desapercebido em um primeiro momento, a prevenção é sempre o melhor remédio”

Uma das melhores formas de se eliminar , acabar com cupins é sem dúvida a dedetização de cupins. Com produtos adequados e profissionais capacitados a elaborar uma verdadeira extinção dessa praga. Os cupins atacam móveis e destroem qualquer tipo de madeira. Podem destruir de forma tão assustadora que não se imagina que pequenos seres fazem tanto estrago.

Os cupins de madeira seca,  uma espécie altamente comum e destruidora. Todavia, estes seres possuem uma característica peculiar,  não os permite expandir sua colônia para fora do objeto infestado.. Se alimentam  de rodapés , móveis, batentes de portas, e portas de madeira. Eles costumam se aglomerar num mesmo local e vão devorando tudo que encontram. 

Muitas vezes estando instalados dentro de uma estrutura  conseguem sobreviver por até 3 anos sem serem vistos.

Nos meses de verão eles costumam aparecer de forma bastante assustadora. Os famosos Aleluias ou Siriris.

Eles entram em nossas casas a procura de lugares para se reproduzirem.

Os cupins se alojam em madeiras , por isso todo cuidado é pouco. A qualquer sinal, não exite em procurar uma dedetizadora. 

siriri, também chamado siriri, sarará e aleluia, é uma casta de cupim, mas na forma alada (com asas). Basicamente, os cupins se dividem em três castas na organização da colônia: os obreiros, os soldados e os reprodutores. O siriri é o reprodutor que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia. Sendo siriris de cupins de madeira seca tentarão se instalar diretamente no interior da madeira. Se forem siriris de cupins de solo, procurarão o solo ou outro local que contenha madeira e uma fonte de umidade.

A Descupinizadora Hayato tem as respostas corretas  para acabar com os cupins de maneira correta e sem riscos a saúde de sua família e animais domésticos. Não se pode usar qualquer produto para eliminar os cupins, apenas uma empresa descupinizadora pode atuar de forma eficaz. Portanto ao menor sinal de cupim, chame uma descupinizadora (dedetizadora) competente como a Descupinizadora Hayato na zona sul.Não se esqueça que cupins são prejudiciais e podem danificar com uma estrutura inteira! E soluções caseiras não vão resolver o problema, apenas vão fazer com que eles se reproduzam ainda mais.

Fale conosco. Dedetizadora Hayato na zona sul, zona norte, zona leste e zona oeste.

MEI pode contribuir para formalização de emprego e geração de renda

´’É um ciclo virtuoso para a economia”, avalia o tributarista Ângelo Peccini

O Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, que aumenta o limite de faturamento para o microempreendedor individual (MEI), passando de R﹩ 81 mil para R﹩ 130 mil. Se aprovadas na Câmara, as novas regras, que entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022, devem impactar cerca de 11 milhões de CNPJs.

Para Ângelo Peccini Neto, especialista em Direito Tributário, sócio do Peccini Neto Advocacia, esse impacto será extremamente positivo. Ele explica que o limite de R﹩ 81 mil compromete o faturamento e o investimento do MEI. “Como está, o ganho mensal não pode ultrapassar R﹩ 6.750,00. Para investimento em produtos e insumos é ainda menor, R﹩ 5.400,00, uma vez que o limite para isso é de 80% da receita anual”. Peccini lembra que, com o aumento dos preços dos produtos e insumos, o fato de o microempreendedor individual ultrapassar esse limite não significava necessariamente que ele também tenha aumentado seu lucro. “Desse modo, além de oportuno, um faturamento maior fará com que mais empresários sejam enquadrados como MEI”, completa o advogado.

O projeto também prevê a contratação de dois empregados pelo microempreendedor. Atualmente, o MEI só pode contratar um funcionário. Peccini entende que essa mudança vai refletir diretamente na redução do desemprego e na formalização do trabalho. “Hoje, é comum encontrarmos MEIs com mais de um empregado e apenas um deles de forma regular. Essa alteração vai aumentar as vagas de trabalho formais, refletindo na redução do desemprego”.

As mudanças propostas no PLP 108/2021 também vão diminuir as despesas com impostos. Com o aumento do limite, empresários poderão sair da condição de Microempresa (ME) e se enquadrar como MEI, pagando um pouco menos. Peccini avalia que essa aparente perda de receita do poder público poderá ser revertida num ciclo virtuoso para a economia. “Isso resultará numa pequena redução de arrecadação. Contudo, ela será compensada com mais empregos e mais renda, contribuindo positivamente para o desenvolvimento da economia”, conclui.

FONTE:

Ângelo Peccini Neto é advogado, com especializações nas áreas de Direito Tributário, Constitucional, Empresarial e em Contabilidade, Auditória e Gestão Tributária. Também possui formação em Relações Internacionais e é sócio-fundador da Peccini, Werner e Apoliano Advocacia (PWA Law). É Diretor Jurídico e de Educação da Associação dos Jovens Empresários de Roraima (AJE-RR) e foi presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB – seção Roraima (2016-2018), da Comissão Nacional em Defesa da República e da Democracia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2016-2018).

Negociar dívidas pode salvar empresas na pandemia

Em meio à crise provocada pelo Coronavírus, aprender a negociar dívidas e se relacionar com os credores pode ser a melhor estratégia para sobrevivência do negócio. Do último ano para cá, mesmo que de formas e intensidades diferentes, todas as empresas no Brasil foram afetadas em função dos desdobramentos e consequências da Covid-19.

E é fato também que, infelizmente, faz com que boa parte dessas estejam endividadas e lutando para sobreviver e manter suas portas abertas nos próximos meses, que serão marcados ainda pelas incertezas econômicas e no âmbito da saúde, afinal, não sabemos ao certo quando toda a população será vacinada no Brasil.

Todo este cenário e contexto falam por si só e tem deixado muitos empresários sem saber o que fazer ou como reagir a tantos compromissos financeiros que, com pandemia ou sem, não param de vencer. Vale lembrar também, claro, que tal endividamento não tem se dado apenas por parte das empresas, mas também das pessoas físicas que neste processo viram suas finanças se tornarem um verdadeiro caos e o que prejudica os recebimentos.

Contudo é preciso estratégia para alterar a situação e colocar a empresa novamente no trilho em relação às finanças. Por isso, resolvi elencar 10 pontos que podem ajudar, as pessoas e suas empresas a negociar suas dívidas com os credores em tempos de crise:

1. Organize as finanças da sua empresa para visualizar o valor das suas despesas, pelo menos, pelos próximos três meses, incluindo todas as dívidas já existentes.

2. De acordo com o que você tem de reserva financeira disponível e com as previsões de entradas no caixa, saberá quanto de dinheiro pode destinar para o pagamento das despesas já existentes

3. Procure todos os credores e proponha uma renegociação, em primeiro lugar solicite um aumento de prazo para pagamento, aumentando o prazo de pagamento e diminuindo o valor mensal das parcelas, colocando na mesa o valor que você tem disponível para parcelar.

4. Com atual situação da pandemia, com a redução dos negócios, emprego, da atividade econômica, os credores estão mais flexíveis em renegociar a dilação de prazos de pagamento, sem aumentar a parcela.

5. O importante é saber quanto você pode pagar para tentar fazer com que a negociação atinja esse patamar. Caso contrário, você pode não conseguir honrar o novo acordo.

6. . Nas negociações, é possível utilizar alguns argumentos jurídicos, tais como: Teoria da imprevisão, prevista no artigo 478 do Código Civil; Caso fortuito e força maior, disposto no Código Civil no artigo 393; Modificação de cláusulas contratuais, prevista no artigo 6º, V do Código de Defesa do Consumidor. O importante é procurar uma consultoria jurídica, que dará toda a assistência jurídica e negocial, para que seja possível a melhores formas de concluir um acordo que fique bom para ambas as partes.

7. Priorize o pagamento das dívidas relacionadas a serviços essenciais ou aquelas que tenham uma taxa de juros mais alta. Essas devem ser liquidadas primeiro.

8. Reveja os contratos assinados com seus credores: em muitos casos já existem cláusulas que preveem medidas especiais em casos extraordinários, como é o que estamos vivenciando agora. Se o documento contemplar algo nesse sentido, você pode utilizar essa cláusula para recorrer ao credor.

9. Reveja seus fornecedores: nesse atual cenário, é possível encontrar fornecedores que estejam oferecendo preços mais atrativos. Isso pode ajudar a evitar que você contraia dívidas maiores com os fornecedores já existentes.

10. Identifique as despesas que podem ser cortadas nesse período para que você tenha mais recursos para liquidá-las. Em momentos como este, apenas o que é essencial deve permanecer para que a empresa sobreviva e possa se recuperar o mais breve possível!

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Novidade para o Microempreendedor Individual (MEI) – SP lança aplicativo para emitir Nota Fiscal

Hoje é crescente a procura por profissionais para se enquadrarem como Microempreendedores Individuais (MEI) e passa facilitar o cotidiano desse grande grupo, a Prefeitura de São Paulo aprovou o aplicativo de emissão “simplificada” de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Essa novidade é destinada aos MEI optantes pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (SIMEI).

O aplicativo, de uso exclusivo do MEI, somente poderá ser utilizado enquanto o contribuinte estiver enquadrado nesse regime, será acessado mediante a utilização da Senha Web e ficará disponível nas lojas de aplicativos da Google Play e App Store, para tablets e smartphones que utilizem o sistema Android e iOS, respectivamente.

“É importante entender que já existe um sistema padrão e online de emissão de NFS-e da Prefeitura de São Paulo, aplicável a todos os contribuintes, inclusive ao MEI. Acontece que esse “sistema online” exige computador, o que dificulta a vida do MEI. Com o aplicativo, o MEI vai poder emitir a NFS-e simplificada pelo smartphone ou tablet, de qualquer lugar, o que facilitará a sua rotina”, explica o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.

O uso do aplicativo será opcional, podendo o MEI optar por emitir a NFS-e pelo “sistema online”, que é mais completo. O aplicativo simplificará a emissão da NFS-e pelo MEI e seu uso implicará na aceitação do preenchimento automático de campos do documento fiscal.

Importante explicar que a solicitação para emissão de NFS-e por meio do aplicativo possui caráter irretratável. Por outro lado, o MEI deverá utilizar o “sistema online” nas seguintes hipóteses: no caso de eventual discordância quanto aos campos automaticamente preenchidos pelo aplicativo de emissão simplificada, para realizar operações não abrangidas pelo aplicativo de emissão simplificada, e na ocorrência de algum impedimento ou bloqueio da utilização do aplicativo.

Quem preferir utilizar o “sistema online” da NFS-e deve consultar o endereço eletrônico a seguir, para obter orientação inicial sobre o uso do sistema: https://www.emitir-nota-fiscal-mei.prefeitura.sp.gov.br. As dúvidas sobre o uso do aplicativo devem ser direcionadas por meio do canal oficial de atendimento da Prefeitura de São Paulo, no endereço eletrônico https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos .

As regras referentes à utilização do aplicativo passam a ter efeitos a partir da disponibilização do aplicativo da NFS-e simplificada do MEI nas lojas de aplicativos citadas.

Como fazer a Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da COFINS

Muitas empresas podem e devem entrar com ações para suspensão de cobrança do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e da COFINS, conforme decisão final do STF em 15/03/2017 e referendado em 05/2021, além da restituição dos valores pagos nos últimos 5 anos.

Com vasto repertório jurisprudencial e petições completas da primeira à última instância do Judiciário, a empresa terá plena segurança ao apresentar em juízo valores pagos indevidamente, utilizando essa tese já referendada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça.

Recentemente, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em excluir o ICMS da base de cálculo para apuração do PIS e da Cofins, o cenário tornou-se ainda mais promissor ao contribuinte que tem nesta possibilidade de restituição uma alternativa para o equilíbrio/recuperação de suas contas.

No dia 15 de março de 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a base da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), tributos federais, não deve conter o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual.

A modulação da decisão ocorreu em 13 de maio de 2021, com efeitos retroativos a 15 de março de 2017, determinou-se que o valor a ser utilizado para o cálculo das compensações tributárias será o valor do ICMS destacado nas notas fiscais (e não o valor efetivamente arrecadado).

Assim, empresas que, de março de 2017 até hoje, pagaram PIS e Cofins usando uma base de cálculo que incluía o ICMS, têm direito ao ressarcimento do valor que pagaram a mais.

Fonte: Agência Senado

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Entidades contábeis se reúnem com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Donizete Valentina, e representantes das entidades contábeis paulistas reuniram-se nesta segunda-feira (2) com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O objetivo foi levar reivindicações dos profissionais da contabilidade e apoiar a Prefeitura em ações que beneficiem a sociedade, o empreendedorismo e a geração de emprego no município.

“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é colocar as entidades contábeis à disposição da Prefeitura para auxiliar o fortalecimento de políticas públicas que apoiem os profissionais contábeis e a sociedade, promovendo a desburocratização e o empreendedorismo”, destacou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Para a presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, a transparência contábil e a mitigação de riscos tributários são fatores atrativos para investimentos na cidade de São Paulo. “No processo de normatização contábil, temos uma participação ativa e importante da Receita Federal, mas não temos participação na Receita Municipal. Essa falta de diálogo ocasiona contingências tributárias, principalmente da falta de entendimento das normas contábeis atuais por parte dos fiscais municipais. Hoje, as contingências tributárias afastam o interesse do investidor em nossa cidade”, disse.

Ricardo Nunes apresentou os projetos da Prefeitura voltados à simplificação de processos e desburocratização e ouviu as demandas dos representantes, entre elas, pautas relacionadas à obrigatoriedade de cadastro de empresas com origem fora da cidade de São Paulo.

O prefeito também ressaltou a importância dos profissionais da contabilidade para a cidade e sugeriu a realização de uma reunião virtual com a participação das entidades e os profissionais contábeis do município. “O mote da nossa gestão é o diálogo. Queremos estar cada vez mais próximos da população para aprimorarmos nossas ações e construirmos juntos uma cidade cada vez melhor”, declarou Nunes.

A vereadora Edir Sales (PSD) intermediou o encontro dos representantes das Entidades Contábeis com o prefeito Ricardo Nunes. Também participaram os secretários de Governo, Rubens Rizek, da Fazenda, Guilherme Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e da Casa Civil, Ricardo Trípoli, o subsecretário do Tesouro, Henrique Castilho, e o chefe de gabinete da Fazenda, Evandro Luis Alpoim Freire.

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