Em São Paulo, busca por imóveis é motivada por casamento

Um levantamento inédito do portal imobiliário ZAP, empresa do Grupo ZAP, identificou que no estado de São Paulo, 16% das pessoas que buscam imóveis são motivados pelo casamento. O levantamento analisou a procura nos últimos seis meses e também analisou a renda mediana mensal daqueles que participarão da compra, segundo o estudo ela ficou em R$3.500.

O levantamento apresentou que as mulheres lideram a busca nessa categoria com 57% de representatividade. Ainda sobre o levantamento, a idade mediana foi de 31 anos, 63% não possuem filhos e 57% possuem ensino superior completo. Para 80% dos respondentes, a compra representa o primeiro imóvel e os mais desejados são as casas com 54%, seguido dos apartamentos (37%).

Para Especialista de Inteligência de Mercado do Grupo ZAP, Joana Félix, esse recorte demonstra como o sonho da casa própria é muito presente nos brasileiros e que a união ainda é um motivador importante para essa decisão. 

“Casamento é o início de uma família e isso resulta diretamente na necessidade de um novo imóvel, um novo lar. Por se tratar de um grande investimento, simboliza o quanto os noivos e namorados confiam nesse momento do relacionamento”, detalha.

O mercado primário, imóveis na “planta ou em construção” ou novos sem nunca ter sido habitado, é o foco de quem busca com 53% de representatividade. A mudança de localização na cidade também se destaca, pois 53% querem mudar de bairro e 14% querem mudar de cidade ou estado.

O valor desejado para o novo imóvel ficou em R$147 mil e, entre as formas de pagamento, o uso do “FGTS + financiamento bancário” (33%), seguido de “entrada e financiamento bancário” (30%), lideram as intenções.