Ferramenta, que utiliza a gamificação, é uma aliada para a aprendizagem personalizada e para acompanhar o progresso de cada aluno
O Sistema de Ensino Poliedro, com escolas parceiras em todo o Brasil, desenvolveu uma plataforma adaptativa capaz de personalizar e potencializar o estudo dos alunos com base em metodologias ativas de aprendizagem.
Com o formato de jogos, a plataforma usa soluções pedagógicas e inovações lúdicas para apresentar desafios aos alunos de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula. Com base no desempenho individual, o estudante avança nas fases e no grau de dificuldade, adequados sempre ao seu nível de proficiência.
Criada com base nos conceitos de competências e habilidades da Base Nacional Curricular (BNCC), a plataforma estará disponível, em 2021, para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (5° ao 9° ano) das escolas parceiras do Sistema Poliedro, abrangendo, num primeiro momento, conteúdos de Matemática. São mais de 100 checkpoints, 300 tópicos e 14 mil questões disponíveis na plataforma.
De acordo com o diretor-executivo de consultorias do Sistema de Ensino Poliedro, Artur Costa, a ferramenta surgiu com a constatação de que um dos grandes desafios educacionais é oferecer um olhar individualizado para cada estudante, que chega às instituições com repertórios culturais diferentes e níveis de aprendizados distintos.
“Desenvolvemos a ferramenta considerando a forma com que crianças e adolescentes consomem conteúdos virtuais e com o objetivo de não só engajar os alunos no aprendizado, mas também tornar o estudo mais atrativo. A interface é amigável e temos personagens animados, recompensas com maior número de pontos, medalhas virtuais e desbloqueio de missões para interagir com os estudantes”, explica Artur.
Com design moderno, a plataforma tem navegação simples e intuitiva e o conteúdo é organizado por categorias. O desempenho é medido em pontos de experiência obtidos na resolução dos exercícios e desafios.
Além disso, a plataforma adaptativa disponibiliza métricas instantâneas sobre o desenvolvimento de cada aluno, grupo ou da turma, respeitando o tempo de aprendizagem individual e permitindo que o professor avalie cada estudante, faça intervenções pedagógicas personalizadas e dê feedbacks assertivos sobre o progresso nos estudos e as lacunas de aprendizagem. As métricas também contribuem para organizar a turma de acordo com os níveis de aprendizagem.
Todas as escolas parceiras do Sistema de Ensino Poliedro terão acesso à ferramenta e os professores podem customizar o currículo e criar missões de acordo com os conteúdos ministrados em aula. “A expansão da plataforma adaptativa será gradual e a expectativa é alcançar toda a Educação Básica, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, incluindo outras disciplinas”, explica o diretor do Sistema Poliedro.
Testes antes do lançamento da plataforma – a plataforma foi testada por alunos do 6° ano do Colégio Poliedro de São José dos Campos, que em seis meses concluíram mais de 6,5 mil avaliações e 2 mil desafios. “Notamos um alto engajamento dos alunos, não só daqueles que encontram mais facilidade com a matéria, mas também dos que apresentavam dificuldades. Com base na receptividade dos alunos e dos professores, estabelecemos um processo de amadurecimento e evolução constante da plataforma”, pontua Artur.
Sobre o Sistema Poliedro – Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de ampliar o acesso ao ensino de qualidade, proporcionando a melhor experiência educacional a escolas parceiras de todo o Brasil. Com a oferta de soluções educacionais adaptadas às diversas realidades, a instituição tem como objetivo maximizar potencialidades e gerar impactos sociais positivos.
Originalmente adotado nos cursos Pré-Vestibulares do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para o Ensino Médio, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Educação Infantil, abrangendo, assim, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 480 instituições de ensino e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Ao promover uma educação de excelência, o Sistema Poliedro obteve, em 2020, 7.499 aprovações em 118 das 128 instituições que utilizaram o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Do total, 666 estudantes foram aprovados em 1° lugar.
Para saber mais sobre o Sistema Poliedro, acesse: https://www.sistemapoliedro.com.br