Interesse por moedas raras cresce 20% ao mês no Brasil

Marketplace nacional especializado no assunto inicia operação de equity crowdfunding para se expandir pela América Latina e Europa

Enquanto as formas modernas de moedas recebem toda a atenção com a valorização histórica do Bitcoin e a ansiedade pela chegada do PIX, as formas antigas de representação de valor monetário não deixam por menos e registram um ritmo forte de atração junto aos investidores.

Prova disso é o crescimento médio de 20% ao mês da base de usuários de O Numismata, único marketplace e sistema de leilões de moedas e cédulas raras na América Latina, onde colecionadores e leiloeiros fazem ofertas de vendas dos seus itens para compradores em uma plataforma online. Hoje, a plataforma conta com 8 mil usuários.

Criada há dois anos a empresa tem sido lucrativa desde o quinto mês de vida e além da evolução constante do volume de acessos, acumula um aumento médio de 10% ao mês em receitas. Com base neste sucesso, a empresa acaba de fechar uma parceria com a fintech Hurst, startup de investimento em ativos alternativos, para a realização de uma operação de equity crowdfunding com o objetivo de expandir a operação tanto internamente quanto no exterior.

De acordo como o CEO de O Numismata, Davi Toledo, o aporte conquistado com essa operação de Crowdfunding será utilizado para alavancar o crescimento da base de vendedores e compradores da plataforma e abrir novas operações na Europa e América Latina. “Teremos condições de aumentar a captação de negócios, melhorar a precificação através de algoritmos e participar de leilões internacionais”, afirma.

A transação de crowdfunding consiste na venda de títulos de dívida conversível em participação na empresa. De acordo com o CEO da Hurst, Arthur Farache, a estimativa é de um cenário base de 5 anos para a saída do investidor, com o retorno anualizado (TIR) de 28,87%. “O mercado de colecionáveis possui oferta restrita, pois os produtos são raros. Desta forma, a demanda individual de cada item estará sempre crescendo, enquanto a oferta está sempre caindo. Essa característica traz oportunidades de arbitragem pela diferença de preços”, diz.

Segundo ele, os investidores que iniciarem agora suas interações com o ambiente de O Numismata terão acesso exclusivo às oportunidades de arbitragem com moedas raras realizadas em leilões internacionais.

O mercado de colecionismo mundial representa 5% das carteiras dos ultra ricos. Segundo o relatório Wealth Insights, do banco inglês Barclays, moedas são a terceira categoria de ativos colecionáveis mais procurada por colecionadores com o intuito exclusivo de investimentos, ficando atrás somente de carros clássicos e metais preciosos. Pesquisa da GoldSilverPros, por sua vez afirma que, somente nos Estados Unidos já existem mais de 5.000 empresas especializadas no mercado de moedas raras e 10 delas tem faturamento anual de mais de US$ 100 milhões.