A Federação Nacional das Empresas de Transporte de Valores (Fenaval) apoia a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) em emitir uma nova denominação para a 2ª família do real: a cédula de R$ 200,00. O lançamento pelo Banco Central (BC) reforça a importância social do papel moeda na economia do País, onde a cada três brasileiros um não tem acesso a rede bancária (Pesquisa Locomotiva 2019).
O cenário econômico atual, com agravamento do desemprego e endividamento das famílias, tem provocado o aumento do uso de dinheiro em espécie no Brasil no primeiro semestre de 2020 e sinaliza a opção da população em utilizar papel moeda. As empresas do setor aguardam orientações da autoridade monetária para iniciar os investimentos necessários para adequar as operações de transporte de valores.
Entre eles:
– Investimentos nas tesourarias para processamento da nova nota;
– Escalonamento das equipes para distribuição nacional da nova cédula;
– Adequação de cofres inteligentes e ATMs para saque e retirada do novo numerário.
É fundamental destacar que as empresas de transporte de valores são parceiras do sistema financeiro ao assegurar a circulação de numerário em todo o país, e possuem ampla expertise na distribuição nacional de papel moeda, com destaque para a operação do Plano Real e, mais recentemente, com o Auxílio Emergencial.