Quer aprender sobre finanças- 4 séries que vão te ensinar sobre finanças pessoais

A educação financeira nem sempre foi um assunto discutido pela população. O tema que deveria ganhar grande relevância desde a escola, é pouco explorado e merece cada vez mais atenção. O resultado disso, é o que podemos perceber com a pesquisa realizada pela ANBIMA, 40% dos brasileiros não poupam nenhuma quantia, dos que poupam, apenas 10% reservam para a poupança. Já os outros 10% escolhem não poupar, resultando no que podemos concluir que quase a metade da população gasta todo o dinheiro sem pensar no futuro.   

De acordo com o especialista João Figueira, Head de Operações da Simplic, o cuidado com a saúde financeira, não precisa ser uma tarefa difícil ou chata, algumas atividades do cotidiano como assistir série podem ajudar nesta etapa. “Atualmente, existem diversas opções de seriados focados em finanças pessoais que demonstram a importância do controle financeiro”, explica. 

Pensando nisso, a Simplic listou algumas opções para tornar esse cuidado uma alternativa de conhecimento divertida:

1)  Billions

Com exibição da Netflix, a série Billions conta a história de uma batalha jurídica entre dois personagens: Chuck Rhoades, promotor público americano e Bobby Axe, líder de um fundo multimercado bilionário. O seriado explora o conhecimento em finanças com bastante realismo ao longo dos episódios, além de fornecer bons ensinamentos sobre finanças, poder e política.  A cada temporada os elementos cotidianos dos grandes negócios são retratados de forma simples e verdadeira sobre o mercado financeiro.

2)  American Greed

A série sobre o mercado financeiro da CNBC, retrata a cada episódio um caso que mostra golpistas e fraudes que se tornaram famosas no setor. Para quem deseja investir, o seriado mostra o quanto é necessário tomar cuidado e agir de acordo com as regras. Com dezenas de casos abordando ao longo da trama e ações fraudulentas, fica fácil aprendermos que não há caminho rápido ou fácil para se tornar rico.

3)  Girlboss

Baseada na história de Sophia Amaruso, uma das pessoas mais conhecidas no mundo da moda, com perfil rebelde e anarquista. A série mostra que após falir, a personagem principal encontra em um negócio de vendas de roupa online a oportunidade para se tornar empreendedora de sucesso. É nesse momento que as dificuldades aparecem e ela precisa aprender a ser chefe de si mesma e principalmente a ter controle de suas finanças, aplicando o dinheiro de forma estratégica.

4)  Traders

Traders permita ao espectador a possibilidade de conferir os bastidores de um banco de investimentos fictício, contando com a equipe de gerentes até chegar aos traders pessoas que trabalhar com o dinheiro dos clientes do estabelecimento. Um dos principais pontos positivos do seriado é o fato de ele ajudar as pessoas a desmistificar as falsas premissas sobre o mundo dos investimentos, mesmo que apenas como ficção. Se tornar um investidor não é necessário como mostra o filme O Lobo de Wall Street, e sim é saudável passar por um processo estável para fazer o seu dinheiro render e trabalhar a seu favor. 

Costa Crociere apresenta novos itinerários para a temporada do inverno europeu 2020/2021

  • Após a retomada das operações em setembro com os navios Costa Deliziosa e Costa Diadema, a Costa terá retorno gradual envolvendo um número crescente de cruzeiros que estarão à venda também para residentes europeus, conforme determina o decreto do governo italiano
  • Companhia marítima contará com itinerários pelo Mediterrâneo e Ilhas Canárias, além do cruzeiro de “Volta ao Mundo”
  • Temporada será marcada pela estreia do Costa Firenze no Mediterrâneo

A Costa Crociere, companhia de cruzeiros líder na Europa e integrante da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK) anuncia uma série de novidades para a temporada do inverno europeu 2020/2021. Após o comunicado recente sobre a retomada das operações em setembro, com os navios Costa Deliziosa e Costa Diadema, a companhia italiana redesenhou seu programa global de itinerários para o período de outubro de 2020 a março de 2021. Com o retorno gradual envolvendo um número crescente de navios, a prioridade da Costa está em garantir a máxima segurança resultado dos novos procedimentos de saúde introduzidos em toda a sua frota.

Durante a temporada, os cruzeiros da Costa também estarão abertos aos cidadãos europeus residentes nos países incluídos no decreto do Governo italiano*, enquanto a limitação aos hóspedes italianos se concentra para as três primeiras saídas do Costa Deliziosa (6, 13, 20 de setembro) e a primeira saída do Costa Diadema (19 de setembro). Os detalhes e a abertura das vendas dos novos roteiros estarão disponíveis em breve no site da empresa e nas agências de viagens.

O período será marcado pelo lançamento do Costa Firenze, novo navio da companhia, inspirado na cidade de Florença, representando séculos de cultura e história italianas. A partir de 27 de dezembro, os hóspedes poderão conhecer e desfrutar esse navio de última geração em cruzeiros de 7 dias pelo Mediterrâneo, visitando Savona, La Spezia, Nápoles, Valência, Barcelona e Marselha.

Os itinerários de uma semana do Costa Deliziosa partindo de Trieste, dedicados para explorar e redescobrir os destinos mais bonitos da Itália, estarão disponíveis para cidadãos europeus nas saídas dos dia 27 de setembro e 4 de outubro. A partir do dia 10 de outubro, o navio oferecerá roteiros semanais com embarque em Trieste para visitar as Ilhas Gregas.

A oferta da Costa no Mediterrâneo será ainda mais completa com o flagship Costa Smeralda, partindo de Savona no dia 10 de outubro para itinerários no Mediterrâneo Ocidental. A partir de novembro, o Costa Diadema oferecerá dois itinerários espetaculares: roteiros de 12 dias pelas Ilhas Canárias e roteiros de 14 dias para descobrir o Egito e a Grécia. O cruzeiro de “Volta ao Mundo” também está confirmado no Costa Deliziosa, partindo no dia 3 de janeiro de 2021 para sua décima terceira edição.

Ao anunciar o novo programa de itinerários, a Costa também comunica que todos os outros cruzeiros programados para o período de outubro de 2020 a março de 2021 estão cancelados. A companhia marítima já está em contato com as agências de viagens e os hóspedes afetados pelas alterações, oferecendo alternativas de acordo com a legislação aplicável. O cancelamento não inclui os roteiros do Costa Favolosa no Caribe – em breve a Costa divulgará mais informações sobre esse itinerário.

Com o objetivo de garantir a máxima segurança para os hóspedes, tripulantes e comunidades locais, o Protocolo de Segurança Costa  já está sendo implementado em todos os cruzeiros da temporada 2020/2021. O protocolo da Costa reúne um conjunto abrangente de medidas e procedimentos de saúde e higiene em resposta à situação do COVID-19, relacionados a todos os aspectos da experiência de cruzeiro, tanto a bordo como em terra. As medidas do protocolo também incluem testes de swab para todos os hóspedes antes do embarque. Apoiado por um painel de especialistas científicos independentes em Saúde Pública, o Protocolo De Segurança Costa é consistente com os protocolos de saúde definidos pelo Governo italiano e autoridades europeias, e é atualizado constantemente com base na evolução do cenário e dos conhecimentos médicos.

Costa Crociere suspende a temporada 2020/2021 na América do Sul e anuncia a abertura das vendas da temporada 2021/2022 na região

Companhia anuncia a abertura das vendas da temporada 2021/2022 na América do Sul, na terça-feira, 8 de setembro

Para que os hóspedes possam planejar suas férias, a Costa optou por antecipar as vendas da próxima temporada

A abertura das vendas também tem o objetivo de beneficiar os agentes de viagens, com a possibilidade de antecipar faturamento e comissão

A Costa Crociere, companhia de cruzeiros líder na Europa e integrante da Carnival Corporation & plc, anuncia hoje a suspensão da vinda de seus navios para a temporada 2020/2021 na América do Sul.

Todos os cruzeiros a bordo dos navios Costa Fascinosa, Costa Luminosa e Costa Pacífica pela América do Sul, com embarques programados para o período de novembro de 2020 a abril de 2021, estão cancelados.

“A Costa Cruzeiros navega na América do Sul há ininterruptos 72 anos e temos o compromisso de seguir operando por aqui”, declara Dario Rustico, Presidente Executivo da Costa Cruzeiros para a América Central e do Sul. “Estamos ansiosos para retomar a operação na região na temporada 2021/2022 com dois navios, continuando a oferecer o melhor da Itália a bordo de nossos navios e uma experiência única e ainda mas exclusiva para os nossos hóspedes sul-americanos”, completa.

A Costa está em contato com as agências de viagens e os hóspedes que adquiriram essas viagens e foram impactados pelo cancelamento, para oferecer a utilização de crédito no valor recebido pela Costa pelo cruzeiro, deduzido apenas da comissão do seu agente de viagens, para pagamento (ou parte de pagamento) de outro cruzeiro. A reserva do novo cruzeiro deve ser feita até 31/12/2021, considerando cruzeiros com embarque até 30 de junho de 2022. 

Fazendo a reserva do novo cruzeiro até 31 de março de 2021, os hóspedes receberão ainda um Bônus da Costa em forma de crédito, para utilizá-lo em sua próxima viagem exclusivamente no pagamento das suas despesas a bordo. O valor do crédito a bordo será de R$ 400,00 por cabine para cruzeiros cancelados de 1 a 5 noites, ou de R$800,00 por cabine para cruzeiros cancelados de 6 a 9 noites, ou de R$ 1.200,00 por cabine para cruzeiros cancelados acima de 10 noites. Este crédito adicional não será cumulado com outro bônus semelhante que já tenha sido concedido devido a eventual cancelamento anterior. 

A Costa respeitará a decisão dos seus hóspedes. Assim, embora esteja desobrigada a reembolsar por lei, eventuais pedidos de reembolso serão processados no prazo definido pela Lei 14.046 de 2020, ou seja, até 12 meses contados da data de encerramento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 2020. O valor a ser reembolsado corresponderá ao montante recebido pela Costa Cruzeiros pelo cruzeiro cancelado, deduzido apenas da comissão dos agentes de viagens, nos termos da lei.

Ao anunciar essa decisão, a Costa também comunica a abertura de vendas para a temporada 2021/2022 na América do Sul, na próxima terça-feira, 8 de setembro. A companhia terá dois navios operando entre dezembro de 2021 e abril de 2022 na região.

Com embarque em Santos, o navio Costa Favolosa terá o primeiro cruzeiro regular no dia 05 de dezembro de 2021 e realizará 17 roteiros de seis a sete noites, dedicados à região Nordeste do país. Os turistas provenientes dessa região poderão embarcar em Salvador para vivenciar férias a bordo com o melhor do estilo italiano de navegar.

O Costa Favolosa também realizará três minicruzeiros, de três a quatro noites, e terá os cruzeiros de Natal e Réveillon na praia de Copacabana, além do cruzeiro de Carnaval. Já os cruzeiros temáticos estão confirmados com datas de embarque a definir.

Confirmado para mais um verão em águas sul-americanas, o Costa Pacifica terá cruzeiros de sete e oito noites pela região do Prata, com embarques do Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevidéu.  No dia 31 de dezembro de 2021, o navio também irá atracar na praia de Copacabana para a celebração de Réveillon.

A temporada 2021/2022 ainda será marcada pelos cruzeiros de travessia entre Itália-Brasil e Brasil-Itália. Esses cruzeiros permitem ao turista conhecer diferentes lugares no mundo de uma única vez. 

Costa Cruzeiros obtém certificado “RINA Biosafety Trust” e introduz testes de COVID-19 para todos os hóspedes

A empresa italiana é a primeira operadora de cruzeiros a obter a certificação do sistema de prevenção de risco biológico a bordo, desenvolvido pelo RINA; Com o reinício da operação na atual situação e considerando a orientação de especialistas, a empresa realizará testes de swab em todos os hóspedes antes do embarque

A Costa Cruzeiros continua trabalhando para um início responsável e seguro de suas operações, agendado para setembro, e se torna a primeira empresa de cruzeiros a obter a certificação “Biosafety Trust” pelo RINA, empresa com mais de 150 anos, responsável por testes, inspeção, certificação e classificação de navios.

O processo de certificação, realizado por meio de auditorias, examina todos os aspectos da vida a bordo e em terra – desde os procedimentos de embarque aos serviços de hotelaria, alimentação, fitness, áreas de relaxamento e excursões em terra – e avalia a conformidade do sistema com os procedimentos destinados à prevenção e controle de infecções.

Para obter a certificação do RINA, a Costa criou e implementou módulos específicos de treinamento para a tripulação de acordo com o novo protocolo de segurança Costa, que reúne medidas e procedimentos de saúde e higiene. Os treinamentos reforçam os procedimentos rigorosos desenvolvidos pela companhia marítima, com o apoio científico de especialistas independentes, em resposta a situação do COVID-19, e que já estão sendo adotados a bordo e em terra para a retomada segura e responsável das operações.

Com base na atual situação epidemiológica e considerando a opinião e orientação de especialistas, a Costa instituirá testes de swab para todos os hóspedes antes do embarque desde a primeira saída do Costa Deliziosa, prevista para 6 de setembro de Trieste, Itália, e para o acompanhamento em todos os navios que retornarão gradualmente à operação.

O teste será realizado dentro dos procedimentos de pré-embarque que foram definidos de acordo com os protocolos das autoridades sanitárias e o Protocoloco de Segurança da Costa.

O teste identificará os casos suspeitos que poderão ser submetidos ao teste de PCR para verificação posterior, determinando a possibilidade de embarque. A empresa também oferece aos seus hóspedes a opção de um seguro dedicado, com serviços específicos em caso de necessidade.

A volta dos cruzeiros da Costa será progressiva e em nome da máxima segurança para hóspedes, tripulações e comunidades de destino. Por esse motivo, a empresa optou por oferecer roteiros apenas na Itália, reservados exclusivamente para hóspedes italianos, para os cruzeiros de setembro.

O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6 de setembro de 2020, oferecendo roteiros partindo de Trieste para visitar Bari, Brindisi, Corigliano-Rossano, Siracusa e Catânia.  A partir do dia 19 de setembro de 2020, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de sete dias com embarque em Gênova para visitar Civitavecchia/Roma, Nápoles, Palermo, Cagliari e La Spezia.

Procon-SP inaugura posto em delegacia de polícia

É o primeiro de um projeto-piloto para ampliar o atendimento presencial ao consumidor

Na próxima terça feira- (25/8) a Fundação Procon-SP em parceria com a Secretaria da Segurança Pública – SSP inauguram às 10h o primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor implantado no 8º Distrito Policial do DECAP, localizado no bairro do Brás (R. Sapucaia, 206), região estratégica com grande concentração de consumidores.

Trata-se de um convênio entre as duas instituições para, em parceria, promoverem como projeto piloto, ampliação de até 1.056 atendimentos presenciais e audiências de conciliação em três meses e integração das respectivas plataformas digitais de atendimento.

Apesar da prestação de serviços por meio da internet estar cada vez mais frequente no cotidiano do cidadão, o Procon-SP constatou que ainda existe um público a quem se faz necessário o atendimento presencial (40% das demandas registradas). São os consumidores considerados hipervulneráveis como, por exemplo, os idosos e os portadores de necessidades especiais.

Para o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, a parceria com a SSP é uma grande vitória para o consumidor já que, muitas vezes o cidadão procura a polícia com situações “não criminais” que são de competência de um órgão de defesa do consumidor. Por outro lado, o consumidor procura o Procon com uma demanda, que apesar de ser de competência da instituição, contém indícios de crime contra o consumo. “Assim, torna-se essencial o compartilhamento de dados e informações entre ambos, bem como uma aliança estratégico-operacional, a qual será facilitada com a aproximação física entres os mesmos”.

Como o Procon-SP e a SSP possuem o consumidor como destinatário final, com essa parceria, diante de um conflito de consumo, ambos podem ser acionados a solucionar a questão, justificando a otimização e a conjunção de esforços. Ela permitirá ao Estado alcançar a eficiência tanto na persecução criminal de crimes que envolvam a relação de consumo, quanto na orientação e encaminhamento de reclamações que constituam crimes. A ação conjunta permitirá ainda o mapeamento dos reclamados e a identificação da atuação de organizações criminosas.

Para ser atendido nesse posto o consumidor deverá fazer agendamento prévio no Portal AgendaSP (http://www.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/pages/public/prehome.jsf)

Alunos da Fatec São Caetano do Sul criam ferramentas para desenvolvedores de games

Estudantes do curso de Jogos Digitais desenvolveram programa para elaborar games de luta e módulo para simplificar sincronização de efeitos sonoros

Pensando em facilitar a rotina de colegas que atuam na produção de games de luta e de ritmos musicais, dois estudantes do curso superior tecnológico de Jogos Digitais, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul, decidiram elaborar ferramentas de apoio para outros desenvolvedores.

Com seus conhecimentos em programação, eles criaram o Hamoopi, um programa em código aberto para elaboração de jogos de luta, e o Rhythmator, um módulo de extensão para simplificar a sincronização de efeitos sonoros. 

Hamoopi é resultado de cinco anos de trabalho para criação de uma plataforma voltada ao desenvolvimento de jogos de luta. No início de agosto, o estudante Daniel Moura, disponibilizou a ferramenta gratuitamente para ajudar profissionais e entusiastas do mundo dos games a produzir seus jogos sem se preocupar com programação. “A partir de ilustrações feitas pelos próprios usuários, é possível criar personagens, cenários, golpes, efeitos e animações.

Em questão de minutos, as imagens são reconhecidas e os lutadores ganham vida. Não há limite para quem quiser lançar uma nova narrativa e alterá-la como desejar, pois é um software colaborativo com código fonte aberto”, explica Daniel. 

Na sincronia perfeita Cansado de perder horas escrevendo códigos para sincronizar efeitos visuais e sonoros na produção de jogos de ritmo que simulam danças e batalhas de instrumentos musicais, o aluno Victor Branco resolveu elaborar seu próprio plug-in para fazer a sincronização de forma mais flexível e organizada na plataforma Unity. “Sempre tive muita dificuldade para alinhar o ritmo das músicas nos meus trabalhos utilizando os poucos recursos existentes”, conta Branco, conhecido como Rotciv, entre os gamers. “Então, resolvi arriscar a criação do Rhythmator, uma ferramenta simples, intuitiva e de maior utilidade, que pudesse também se transformar em um produto para outros desenvolvedores.” Para o coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec São Caetano do Sul, Alan Carvalho, a iniciativa dos estudantes revela que a ascensão da área de games está trazendo novas oportunidades em diferentes campos de atuação. “É um mercado muito dinâmico com novidades surgindo a todo momento.

Os desenvolvedores anseiam por ferramentas que os ajudem a aumentar a produtividade. A busca por soluções neste sentido abre ainda mais o leque de opções de carreira para os profissionais”, ressalta. 
ressalta.

Victor Branco e Daniel Moura desenvolveram soluções
para auxiliar no trabalho de criação de jogos musicais e de luta
 

Governo de São Paulo amplia programa Poupatempo de 75 para 340 unidades e investe em serviços digitais

Com a medida, Estado aumentará cobertura de atendimento e levará serviços de excelência, de modo presencial e pelo celular, para todos os municípios paulistas; retomada dos atendimentos nos postos acontece a partir de 19/08

Mais bem avaliado programa de atendimento ao cidadão oferecido pelo Estado de São Paulo, o Poupatempo vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Detran.SP. Ao aproveitar a já consolidada sinergia do Poupatempo, a iniciativa vai alçar o órgão estadual de trânsito a um novo patamar em relação à digitalização dos serviços, como também aprimorar indicadores de qualidade e de eficiência. Com isso, o Estado avança em mais uma etapa de integração, desburocratização e agilidade para facilitar a vida do cidadão.  

“Desde quando iniciamos esta gestão, temos incessantemente buscado impulsionar a transformação digital no governo estadual com menos custos, oferecendo serviços públicos nas plataformas digitais de modo simples, intuitivo e acessíveis a todos”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp – empresa de tecnologia do Estado de São Paulo responsável por operacionalizar a implantação e administrar os postos do Poupatempo.  

Inovador, o novo formato de atendimento será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. A transição para as 252 novas unidades será gradual e concluída também até 2022. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.  

Além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, transformando unidades do Detran.SP em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento público de qualidade, de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores.
“Tecnologia boa é aquela que aproxima Estado e pessoas de forma simples e eficiente. E essa diretriz se aplica totalmente ao Detran.SP, um órgão que presta importantes serviços ao cidadão paulista” destaca o presidente da Prodesp.    

Os novos postos serão ainda mais modernos, enxutos e com atendentes realizando diversos tipos de serviços, com eficiência Poupatempo, programa gerido pela Prodesp. “A inserção do Detran.SP no modelo de atendimento unificado ao cidadão será iniciada com a reabertura gradual das unidades”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani. “Integrar nossos serviços ao programa fará a população ganhar ainda mais. As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança – e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes a CNH e documentação veicular”, enfatiza Mascellani. 

No processo de reabertura gradual, em 19/08, já estarão operando na nova modalidade as seguintes unidades do Poupatempo: Sé, Itaquera, São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá e Bauru. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28/10. 


Todas as inovações digitais desenvolvidas pela Prodesp até o momento permitiram colocar os principais serviços do Poupatempo e do Detran.SP na palma da mão de todos os paulistas. Acelerado pela pandemia do Coronavírus, o portal e aplicativo Poupatempo Digital se mostraram fundamentais para a manutenção dos atendimentos. Mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses. Isto representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil. 

Atualmente existem mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. E apenas cinco dos que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização. Como por exemplo os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.  

Com a inserção do Detran.SP no Poupatempo, o Estado poderá expandir cada vez mais a relação dos postos físicos, atendendo um número cada vez maior de pessoas com melhor qualidade. E o Detran.SP, com isso, passa a se concentrar integralmente nas atribuições referentes às atividades de planejamento, coordenação e implementação de ações indelegáveis do órgão. 

Atendimentos presenciais 

Durante o evento também foi anunciada a retomada dos atendimentos nos postos físicos para 19/08, com permissão de agendamentos a partir de 18/08. Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. 

“É importante destacar que 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP hoje já estão disponíveis online. E 50% daqueles ofertados nos postos do Poupatempo também já estão digitalizados, ao alcance da palma da mão”, explica o presidente do Detran.SP. 

A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade. Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022. 

Costa Cruzeiros reinicia suas operações em 06 de setembro de 2020

Após a autorização do governo italiano para a retomada de cruzeiros e do novo protocolo de segurança, a Costa Cruzeiros planeja reiniciar gradualmente suas operações nos portos italianos a partir do dia 06 de setembro de 2020.

O retorno das operações será progressivo, envolvendo um número crescente de cruzeiros. O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6 de setembro de 2020, oferecendo roteiros semanais partindo de Trieste para descobrir os destinos mais bonitos da Grécia. A partir do dia 19 de setembro de 2020, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de 7 dias saindo de Gênova para experienciar o melhor da Itália e Malta.

A Costa Cruzeiros está trabalhando com as autoridades locais e com os destinos para garantir uma implementação responsável, harmoniosa e bem organizada dos novos regulamentos e protocolos, em colaboração com instituições locais, autoridades de saúde, portos e terminais e com o RINA. Com isso, mais detalhes sobre os roteiros do Costa Deliziosa e do Costa Diadema serão anunciados nos próximos dias.

Com a implementação gradual dos protocolos a bordo e em terra, a Costa Cruzeiros estende a pausa temporária de suas operações globais até 30 de setembro de 2020, exceto para as saídas mencionadas acima do Costa Deliziosa (6, 13, 20, 27 de setembro) e do Costa Diadema (19 de setembro). A companhia marítima já está informando as agências de viagens e os clientes afetados pelas alterações, oferecendo alternativas de acordo com a legislação aplicável.

Para a retomada das operações, a prioridade da companhia está em garantir a segurança e a saúde dos hóspedes, tripulantes e residentes das comunidades locais. Toda sua frota vai adotar o Protocolo de Segurança Costa, com medidas e procedimentos de saúde e higiene projetadas especificamente para garantir a melhor experiência de férias com a máxima segurança. Desenvolvido por um painel de especialistas independentes em Saúde Pública, coordenados pela V.I.H.T.A.L.I., braço da Universidade Católica de Roma, o Protocolo de Segurança Costa é consistente com os protocolos de saúde definidos pelo governo italiano e autoridades europeias (EU Healthy Gateways) para enfrentar a situação da COVID-19.

Prefeitura de SP inaugura Hospital Veterinário Público na Zona Sul

Unidade deve realizar mais de 60 mil atendimentos por ano, entre cirurgias, consultas, exames de imagem, cardiologia, ortopedia, entre outras especialidades

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou nesta terça-feira (11/08), na Rua Agostino Togneri, 153 – Santo Amaro, na Zona Sul da capital, o terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo. A unidade estará aberta a população a partir da próxima segunda-feira (17/08), às 7h.

Segundo prefeito Bruno Covas, mais de 70 profissionais devem atuar no local, com um custeio mensal arcado pela Prefeitura de R﹩ 550 mil – cerca de R﹩ 6,6 milhões por ano. “A cidade de São Paulo já conta com dois hospitais veterinários, um na Zona Norte e um na Zona Leste, que juntos atendem algo em torno de 350 animais por dia. Esse (na Zona Sul) deve atender ao menos 200 animais por dia”, disse o prefeito.

Criado para atender a uma demanda antiga da população da Zona Sul, a terceira unidade seguirá os padrões das outras duas unidades voltadas ao atendimento veterinário público municipal, instaladas nas zonas Leste e Norte da cidade.

O terceiro Hospital Veterinário Público de São Paulo também será administrado pela Anclivepa, organização da sociedade civil vencedora do processo licitatório para prover estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos nestas três unidades, mediante repasses de recursos da municipalidade.

Todos os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação aos animais. No total, são nove especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Cidade Amiga dos Animais

A Prefeitura oferece atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos, serviço pioneiro no Brasil. São Paulo já recebeu o terceiro lugar no prêmio “Cidade Amiga dos Animais”, em 2019, entre todas as cidades latino-americanas com as melhores políticas públicas para cães e gatos. A premiação é uma iniciativa conjunta da World Animal Protection e OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde/OMS.

O atendimento gratuito nos hospitais veterinários municipais é ofertado exclusivamente aos tutores de animais moradores da cidade de São Paulo e, prioritariamente aos assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Devido à grande demanda, os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga. Os casos de urgência e emergência, estabelecidos a critério médico, são priorizados. Para ser atendido, o responsável pelo animal deve comparecer com comprovante de residência no Município em seu nome, além de RG e CPF.

Os três hospitais:

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Sul (Santo Amaro): Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba – São Paulo – SP, próximo a Estação Jurubatuba da CPTM;

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Leste (Tatuapé): Av. Salim Farah Maluf, esquina com Rua Ulisses Cruz, próximo ao metrô Tatuapé;

– Hospital Veterinário – Unidade Zona Norte (Tucuruvi): Av. General Ataliba Leonel, nº 3.194, próximo a Estação Parada Inglesa do Metrô.

Clique aqui para saber sobre todos os serviços da Prefeitura voltados aos animais domésticos, além de uma galeria de fotos dos cães, gatos e animais de fazenda disponíveis.

Nota : Costa Cruzeiros apresenta o “Protocolo de Segurança Costa”

Assim que autorizado pelas autoridades, o reinício gradual das viagens de cruzeiros marítimos da companhia será baseado por um conjunto abrangente de procedimentos de saúde; Desenvolvido pela Costa Cruzeiros, o protocolo contou com a colaboração de especialistas científicos independentes

Enquanto aguarda a autorização final para reiniciar suas operações, a Costa Cruzeiros anuncia o “Protocolo de Segurança Costa”, com ações de saúde e higiene projetadas especificamente para garantir a melhor experiência de férias com a máxima segurança. 

O novo protocolo foi desenvolvido pela companhia marítima em colaboração com um grupo de cientistas independentes, especializados em Saúde Pública e coordenados pela V.I.H.T.A.L.I., braço da Universidade Católica de Roma que garante a realização de intervenções de saúde baseadas em evidências. Entre seus fundamentos estão várias medidas e procedimentos de saúde adequados e atualizados com diretrizes globais e nacionais.

Parte da iniciativa é dedicada à aplicação da RINA’s Biosafety Trust Certificationprimeira certificação que visa prevenir a propagação de infecções em locais públicos e proporcionar maior segurança à saúde.

Entre os cientistas envolvidos na construção do novo “Protocolo de Segurança da Costa”, estão: Giancarlo Icardi, Professor titular de Higiene do departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Gênova; Roberto Ieraci, Cientista referência em vacinas da ASL Roma1; Patrizia Laurenti, Professora associada de Higiene na Università Cattolica del Sacro Cuore (UCSC); Diretora da Unidade Operacional do Complexo de Higiene Hospitalar, Departamento de Mulheres, Crianças e Ciências da Saúde Pública no Hospital Universitário Foundation A. Gemelli IRCCS; membro do Comitê Científico de Infecções Hospitalares do FPG-IRCCS; Umberto Moscato, Professor associado de Medicina e Higiene Ocupacional na UCSC e Diretor Médico do Serviço de Higiene Hospitalar, Departamento de Mulheres, Crianças e Ciências da Saúde Pública no Hospital Universitário Foundation A. Gemelli IRCCS; membro do Comitê Técnico-Científico de Infecções Hospitalares do FPG-IRCCS; Stefano Vella, ex-diretor do ISS Global Health Center, Professor Adjunto, para Saúde Global, na UCSC, e Consultor Sênior V.I.H.T.A.L.I.

Novos procedimentos

Protocolos e medidas para tripulação – A Costa está implementando ações para pré-selecionar cada membro da tripulação em seu país de origem, com dois testes diferentes de swab para avaliação de casos suspeitos de COVID-19. Ao chegar na Itália, os tripulantes são testados pela terceira vez e, após respeitarem um período de 14 dias em quarentena, são autorizados a embarcar. Nos navios, a tripulação terá acesso a equipamentos de proteção necessários para realizar seu trabalho com os mais altos padrões de saúde, além de treinamentos específicos sobre os protocolos e práticas de segurança. Também passarão por triagens diárias, antes e depois do turno de trabalho, e por testes de swab mensalmente.

Serviços online – Será possível contar com soluções digitais aprimoradas, como check-in online e autocertificação, que podem ser feitos de casa, além das reservas de serviços utilizando o aplicativo MyCosta.

Monitoramento contínuo de saúde – Durante o embarque e desembarque e cada acesso ou saída do navio nos portos do itnerário todos os hóspedes terão que passar por um scanner térmico para medir a temperatura corporal. Além disso, dispositivos eletrônicos de autoatendimento estarão disponíveis a bordo para uso a qualquer momento.

Medidas de distanciamento social – O distanciamento social será respeitado com a capacidade de ocupação reduzida nos navios, e com áreas de usos comuns redesenhadas para evitar aglomerações.

Higienização e Limpeza – Todos os navios da frota estão equipados com novos filtros de ventilação, que garantem alta eficiência de filtragem de ar fresco do lado de fora, minimizando a recirculação do ar interno. Os navios também vão utilizar tecnologias de higienização e produtos de limpeza desinfetantes antivirais com maior frequência. Desinfetantes para mãos estarão disponíveis em todas as áreas do navio, e também nos terminais. Em excursões e passeios, os ônibus serão higienizados após cada uso, e o distanciamento social será garantido por capacidade reduzida. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes internos do navio.

Alimentação e Entretenimento – A oferta de entretenimento foi modificada para permitir mais atrações durante o dia, em grupos com menos pessoas. Quanto ao serviço de Alimentos & Bebidas, estará disponível apenas o serviço de mesa, tanto para refeições quanto para bebidas, que serão servidas exclusivamente pela equipe do restaurante.

Serviço Médico – Todos os navios da frota continuarão equipados com um centro médico, composto por médicos e profissionais da saúde qualificados e experientes, disponíveis 24 horas por dia. Os navios serão equipados com testes PCR e dispositivos de diagnóstico autorizados pela União Europeia para avaliação imediata de casos suspeitos de COVID-19, e contarão com equipes médicas treinadas para combater a disseminação do vírus. Em conjunto com autoridades responsáveis, foram desenvolvidos procedimentos para facilitar atendimento médico, desembarque e retorno seguro para casa o mais rápido possível, caso algum paciente seja diagnosticado com COVID-19 a bordo. Serviços médicos relacionados a sintomas de gripe ou dificuldades respiratórias são gratuitos para todos os hóspedes.

Para saber todos os protocolos e procedimentos aprimorados da Costa Cruzeiros, acesse: https://www.costacruzeiros.com/.