TEATRO

Espetáculo: LEDORES NO BREU

Inspirado nas obras do poeta Zé da Luz, do ficcionista Guimarães Rosa, e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, o espetáculo trata das relações entre o homem da leitura das letras e do mundo à sua volta. Histórias que acompanham tantos leitores na escuridão, analfabetos em pleno século XXI, percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Um homem que, por não poder ler as letras, comete um crime contra seu amor e contra si mesmo; outro homem que desperta para as artimanhas e dubiedades da palavra; alguém que reinventa o afeto a partir das letras que formam um nome. Personagens que, a partir de suas relações com as letras e as palavras, têm sua vida profundamente transformada. Com Dinho Lima Flor. Atuação: Dinho Lima Flor. Direção: Rodrigo Mercadante. Assistente de Direção: Thiago França. Luz: Milton Morales.

Não recomendado para menores de 12. Duração: 60 minutos.

Grátis. Retirar ingressos com 1h de antecedência.

11 e 12/12. Sexta, às 20h30. Sábado, às 19h

 DANÇA

 SEMANA INCLUSIVA 2015: Apresentações artísticas e atividades esportivas gratuitas e acessíveis promovem a convivência entre pessoas com e sem deficiências.

Intervenção: Duo para Dois Perdidos

 Com Cia. Dual Cena Contemporânea

Baseado no universo do texto teatral “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, de Plínio Marcos, o espetáculo de dança Duo Para Dois Perdidos aborda a relação entre dois mundos corporais extremamente distintos em choque e diálogo a partir de suas singularidades. O espetáculo propõe uma interface com o teatro e lança olhares sobre a desigualdade, a exploração e a injustiça social, contracenando sob um léxico característico do cidadão urbano brasileiro. Investigando elementos da cultura hip hop, os dois bailarinos propõem uma escrita dramatúrgica que descola a superfície da realidade para revelar o brilho do ser humano em sua condição essencial e em suas singelezas mais plenas. A companhia Dual Cena Contemporânea foi criada em 2011 e engloba integrantes de diversas áreas, propondo uma interface entre dança, teatro e arquitetura. Pensado para espaços não convencionais, Duo para Dois Perdidos será apresentado na região central da cidade de Campinas. O trabalho já participou do festival Circuito Vozes do Corpo, em São Paulo, e da Bienal Internacional de Dança do Ceará, em 2014 e Bienal Sesc de Danças em 2015.

Ficha Técnica – Criação e direção: Ivan Bernardelli. Intérpretes: Ivan Bernardelli e Hélio Feitosa. Figurino: Fábio Namatame. Trilha sonora: Dê Portela. Registro audiovisual: Alícia Peres. Produção: Solange Borelli – Radar Cultural. Duração: 30 minutos.

Livre. Grátis.

05 a 06/12. Sábado e domingo, às 18h

  MÚSICA

 TRILHAS DO SAMBA: apresentação de diferentes sotaques, formatos e possibilidades do samba.

 Clara Moreno

Show Samba Esquema Novo ‘De Novo’

A cantora Clara Moreno apresenta seu novo CD Samba Esquema Novo ‘De Novo’, lançado pela Biscoito Fino. O trabalho é uma releitura do disco de estreia de Jorge Benjor, Samba Esquema Novo, em 1963, considerado um marco na história da música popular brasileira. A novidade na música de Benjor era que seu samba de (enganosa) aparência primária incorporou, na levada de seu próprio violão, toques de rock e da música negra norte-americana que brotava com viço nos Estados Unidos naquela década de 1960. Músicas como “Mas que Nada”, “Chove Chuva”, “Balança Pema”, “Rosa”, “Menina Rosa” e “Por Causa de Você”, compõem o repertório deste trabalho.

Livre. Grátis.

04/12. Sexta, às 19h30

Clara Moreno -foto divulgação -ab

Farufyno

Show Olho Vivo

O grupo, que surgiu em meio à redescoberta de ritmos brasileiros em São Paulo, apresenta o show Olho Vivo com repertório de samba-rock com influências que vão do rock psicodélico ao rap, passando pelos afro-beats e pela jovem-guarda. Na década de 90, toda uma geração de jovens passou a cultivar gêneros musicais mais marcadamente brasileiros e de forte influência regional. Em São Paulo e Rio de Janeiro houve um mergulho no samba de raiz e seus derivados mais cosmopolitas (como o samba-funk, o samba-soul e o sambalanço). Se por um lado a banda interpreta composições de autores e artistas como Osvaldo Nunes, Originais do Samba e Wilson Simonal, por outro, ela inclui composições menos óbvias no contexto, de autores como Chico Buarque, Pepeu Gomes e Mutantes. Além disso, o Farufyno propõe uma leitura mais atual com suas composições próprias.

Livre. Grátis.

05/12. Sábado, às 20h30

Farufyno - de Fotografo Salgado -ab

Samba na Feira

Show de samba realizado na feira, que nasceu na Vila Santa Maria, zona norte de São Paulo, sob o comando de craques da velha guarda da Escola Camisa Verde e Branco e compositores da região. O projeto sacode a região todo terceiro domingo do mês e já recebeu intérpretes e compositores ilustres. Nesse projeto no Sesc Campo Limpo, o Samba na Feira convida o intérprete e compositor Marcos Abrahão Gilberto, mais conhecido nas rodas de samba pelo apelido de Marquinhos Jaca. O grupo é formado por Xande (tamborim, voz), Alexandre Damprelli (violão 7 cordas, voz), Dé (pandeiro), Tito (violão 6 cordas, vocal), Daniel da Cuíca (cuíca), Mumu (cavaquinho, vocal), João Gilberto Quandt (percussão), Júlio Américo (reco-reco, vocal), Luciano de Jesus (surdo), Neto (repique de anel), Ley (tamborim) e Peixe (percussão).

Livre. Grátis.

06/12. Domingo, às 18h30

SHOWS

Lô Borges

Em show intimista, regado a histórias e emoção, Lô Borges percorre os sucessos de sua carreira como “Clube da Esquina n. 2”, “Paisagem da Janela”, “O Trem Azul”, “Tudo que Você Podia Ser”, “Para Lennon e McCartney”, além de canções recentes como “Dois Rios” e “Quem Sabe Isso quer Dizer Amor”. Ainda muito jovem, o cantor despertou a atenção de Milton Nascimento, que o convidou para gravar o histórico disco Clube da Esquina. Era o início de uma trajetória de grandes realizações – como músico, cantor e compositor – que o tornou um dos maiores ícones da música brasileira. Por nunca ter deixado de lançar novos trabalhos e estabelecer novas parcerias – como a construída com Nando Reis e Samuel Rosa –, Lô sempre está em constante renovação do público, que vai dos eternos fãs do movimento Clube da Esquina aos jovens que conheceram o artista pelos trabalhos lançados nos últimos anos.

Livre. Grátis.

12/12. Sábado, às 20h30

Trio Forrozão

Filhos do nordeste brasileiro, nascidos no alto sertão da Paraíba, o Trio Forrozão vem há 15 anos espalhando a cultura do forro pé de serra pelas diferentes regiões do país, com destaque na sudeste. Com carreira internacional, o grupo já circulou por Nova York, Londres, Itália, França e países do continente africano. Foi finalista e premiado em festivais e concursos de músicas regionais, ganhou disco de ouro pelo álbum em que interpreta a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro. Eles são os responsáveis também por sucessos do pé-de-serra como “Em Plena Lua de Mel”, “Agitando a Rapaziada” e “Lisbela”, “Na Puxada de Rede”, além de já terem gravado clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Accioly Neto e Dominguinhos como “Forrobodó”, “Tringuilingue”, “Buli com Tu”, “Vida do Viajante” e “Capim Novo”, incluídos no repertório de todos os shows.

Livre. Grátis.

13/12. Domingo, às 18h30

Junior Meirelles

Show Pra Quem Tem Coragem

O cantor, compositor e multi instrumentista Junior Meirelles apresenta show que integra a turnê de lançamento do seu mais novo CD, Pra Quem Tem Coragem, que combina gêneros tradicionais como o samba e pop com os timbres e arranjos contemporâneos dos metais, em um encontro que promete embalar o público com seu repertório vibrante.

Livre. Grátis.

26/12. Sábado, às 20h

Poesia Samba Soul

No repertório do show, a banda traz músicas próprias, registradas nos CDs Antes Soul do que Mal Acompanhado e Favela da Paz em uma proposta dançante. Liderada por seu fundador, o multi-instrumentista e produtor musical Cláudio Miranda, o Poesia Samba Soul teve início em 1988, no extremo sul da cidade de São Paulo. Com seis CDs e dois DVDs lançados, suas composições trazem letras com mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. Formada por Claudinho Miranda, Fabio Bass, Pikeno, Paulinho e Hellem Fernandes, a banda está lançando o 3º DVD, comemorativo dos seus 25 anos de estrada. Reconhecida internacionalmente, a banda tocou em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Suíça, muito por conta da música e dos projetos que desenvolve em São Paulo com o Instituto Favela da Paz e o Estúdio Áudio Visual, localizado no coração do bairro Jardim Ângela, Zona Sul da cidade.

Livre. Grátis.

27/12. Domingo, às 18h30

Graça Braga

A intérprete e compositora Graça Braga é dona de uma voz potente. Egressa do Samba da Vela, a cantora celebra o compositor Candeia (1935 – 1978), um dos ícones do samba carioca, autor de canções como “Reu Confesso” e “Preciso Me Encontrar”. Graça Braga participa de vários projetos musicais em São Paulo, inclusive dos CDs: 100 anos de Adoniran Barbosa, 100 anos de Nelson Cavaquinho, 100 anos de Herivelto Martins, entre outros projetos.

Livre. Grátis.

02/01. Sábado, às 20h

Maria Alcina

Show Asa Branca

No show Asa Branca, a cantora Maria Alcina presta justa homenagem ao grande ícone da música brasileira, Luiz Gonzaga. Performática e irreverente, a cantora empresta sua personalidade para interpretar as canções de um dos mais geniais compositores brasileiros, aclamado como o “Rei do Baião”. No roteiro, clássicos como “Paraíba”, “Baião”, “Sabiá” e “Qui Nem Jiló”.

Livre. Grátis.

03/01. Domingo, às 18h30

 VOZES DE NATAL: Apresentação de corais com recorte em canções natalinas

 Voz Ativa Madrigal

O grupo vocal apresenta o show O Mundo em 16 Canções Natalinas que mostra, por meio de 16 obras, como povos do mundo todo manifestam musicalmente este singular momento. Obras das Américas, da Europa e da África tornam o repertório eclético e representativo. Um dos mais atuantes grupos vocais brasileiros, o Voz Ativa Madrigal dedica-se a interpretação da música coral, especialmente da brasileira. Fundado em 1997 pelo maestro Ricardo Barbosa, o grupo mantém em seu amplo repertório a literatura erudita e popular da música universal difundindo-a através de projetos culturais de impacto nacional e internacional. Em 2000, foi premiado pela Secretaria do Estado da Cultura como o melhor grupo de canto coral do Estado de São Paulo e em 2005, realizou extensa tournée pela Alemanha, apresentando composições de autores brasileiros. Regente: Regiane Martinez.

Livre. Grátis.

18/12. Sexta, às 19h30

Coral Órganun

Formado por 13 cantores líricos do Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro e OSESP e um maestro, o grupo apresenta canções de natal em uma sonoridade vibrante e homogênea, com preparo técnico e sensibilidade artística. Regente: Jarbas Taurino Cunha de Andrade

Livre. Grátis.

19/12. Sábado, às 20h30

All Music

Grupo formado por jovens cantores solistas da cidade de São Paulo apresenta canções de natal em formato de coral. O All Music tem se destacado por unir suas qualidades individuais para compor um grupo vocal com uma sonoridade vibrante, original e com personalidade. Dentre seus destaques encontram-se trilhas para filmes promocionais institucionais, criação de temas de campanhas, shows motivacionais, direção musical e shows temáticos.

Livre. Grátis.

20/12. Domingo, às 18h30

  CRIANÇAS

TEATRO

 SEMANA INCLUSIVA 2015: Apresentações artísticas e atividades esportivas gratuitas e acessíveis promovem a convivência entre pessoas com e sem deficiências.

Espetáculo: O Menino Voador

Com Cia Cambaio

O espetáculo conta a história de Pedrinho, um menino com deficiência que mora com sua mãe e tem diversas conversas com os seus brinquedos que sempre o aconselham a respeito dos novos obstáculos da vida. Juntamente com seus três amigos, Jorge, Luís e Brenda, Pedrinho aprende a superar os desafios como jogar futebol e até mesmo dançar no baile da escola, quando se depara com uma questão da sua pré-adolescência: o amor. Pedrinho se apaixona pela bela Julieta, porém para dançar com ela no baile terá que enfrentar o terrível Tonhão Valentão. A Companhia Cambaio de Pesquisas Teatrais tem a proposta de priorizar a linguagem lúdica e ao mesmo tempo acessível ao seu público alvo. Com uma equipe de profissionais e mais de 10 anos de experiência.

Ficha técnica – Texto e trilha sonora original: Daniel Lellis Siqueira. Direção: Maithê Alves. Direção musical: Daniel Lellis Siqueira. Figurinos: Rosemeire de Albuquerque. Direção de Produção: Cintia Pedreschi. Preparação Vocal: Luciana Agueira Bassan. Coreografias: Dimas Stecca. Elenco: Diego Domingues (Pedrinho), Du Kamargo (Luís e Tonhão), Dimas Stecca (Jorge) e Monica Bonna (Mãe e Julieta), Priscila Galan (Brenda). Operador de som: Jeferson silva. Operador de Luz: Mateus Menezes. Duração: 50 minutos.

Livre. Grátis.

05 e 06/12. Sábado, às 17h. Domingo, às 17h

 ESPETÁCULOS

 A Menina, o Príncipe e a Noite

Com Cia Caixa de Fuxíco

Espetáculo infantil desenvolvido a partir de processos de criação coletiva e técnicas de improvisações: no universo da música, no movimento corporal, no conto de tradição oral, no mito e nas festas populares do Divino que ocorrem em várias regiões do Brasil. O texto foi construído a partir do conto tradicional português O Galvão e do mito de Eros e Psiquê. Uma jornada que conta as etapas de construção do ser humano até se tornar consciente de suas atitudes. A ideia central, que conduziu a criação do espetáculo, foi a temática das experiências, das fraquezas humanas, do vir a ser, crescer, amadurecer trilhando seu próprio caminho. Os ciclos da natureza como a Noite, o Dia, a Aurora, assim como na cultura popular, em que são metáforas para criação, também foram inspiração para a dramaturgia; nesse entremeio: entre conto e mito, através do processo de improvisações e dos ensaios, foi escrito o texto por Andrea Cavinato, com a colaboração de Péricles Raggio. Na história três irmãs, jovens costureiras, com a morte do pai, ficam muito pobres e têm que fugir de sua cidade natal. Elas chegam à uma cidade desconhecida e lá ganham de uma velha misteriosa uma casa que, por ser assustadora, ninguém quer. Lá a menina mais nova conhece um misterioso príncipe com quem se casa. Mas esse amor passará por muitas dificuldades para que sejam felizes para sempre.

Ficha técnica – Com a Cia Caixa de Fuxíco. Texto: Andrea Cavinato. Direção: Péricles Raggio. Elenco: Andrea Cavinato, Eliane Weinfurther, Marina Donati, Vivian Ui. Músicos: Estela Carvalho e Marcos Coin. Direção musical: Marcos Coin e Gabriel Levy. Assistência de direção: Andrea Cavinato. Criação de arte em figurinos, cenários, adereços: Juliana Bertolini. Coreografia/Preparação corporal: Tatiana Tardioli. Preparação vocal: Gabriel Levy. Fotos: Estúdio Ponto. Iluminação: Zhé Gomes. Produção: Andrea Cavinato. Duração: 70 minutos.

Livre. Grátis.

12 e 13/12. Sábado e domingo, às 17h

Auto de Natal do Mamulengo

Com Mestre Valdeck de Garanhuns (PE)

Montagem que representa um auto de Natal, onde a cultura brasileira se manifesta autenticamente tornando o espetáculo uma brincadeira lúdica e poética entre os artistas e o público. O objetivo é estimular a reflexão sobre o sentido do Natal, com a manipulação de bonecos e interpretação de vozes do Mestre Valdeck de Garanhuns, ao lado de Regina Drozina e o trio Tropeiros da Serra na música. Na história, o menino Jesus nasce na fazenda do Coronel Vicente Pompeu e causa grande alvoroço em toda população da redondeza. Todos querem visitar o recém-nascido e oferecer presentes a ele. O problema é que os visitantes vêm com os mais variados interesses, e alguns presentes mais estranhos que se possa imaginar, causando grande tumulto e até colocando em perigo a vida do pequenino e de seus pais. Para acabar com a confusão, o Coronel pede ao seu secretário Simão de Lima Condessa que fique na portaria da fazenda e só deixe passar para visitar o menino, quem tiver bom pensamento, intenção nobre e presente lógico. Para realizar sua tarefa, Simão pede a ajuda da plateia que passa a decidir quem merece ou não visitar Jesus.  Pernambucano de Garanhuns, Mestre Valdeck é um artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Com 25 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Está entre os maiores xilogravuristas do país e participou de salões de artes plásticas, exposições coletivas e individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha.  Duração: 60 minutos.

Livre. Grátis.

19 e 20/12. Sábado e domingo, às 17h

Circo das Letras

Com Cia Super Circo

Circo das Letras -foto Divulgação -ab

Um professor desempregado a procura de seu lugar no mundo, acha uma vaga no jornal que irá mudar a sua vida: precisa-se de palhaço de circo. Eis que surge a necessidade de um ex-professor, “educar” o circo e viver aventuras inacreditáveis. As crianças realizam o sonho de fazer parte do circo e constroem junto com o professor um espetáculo que é uma lição de vida, pois traz as palavras para a evidência da comunicação e cada espectador se torna parte dessa sopa de letrinhas. A dramaticidade do espetáculo se desenrola através de ações físicas e performances circenses, seguindo um canovaccio (roteiro sobre o qual o elenco improvisa) organizado a partir da sequência: cenas de mímica com jornal, mágicas cômicas, equilibrismo com diversos objetos, criança malabarista, número em minibike, esquete de bexigas. A Cia Super Circo atua no cenário nacional há mais de 10 anos, tendo desde então realizado mais de 1.200 eventos culturais em todo o Brasil. Proporcionou pesquisas reconhecidas no universo circense, além de gerenciar a primeira rede social de malabaristas do mundo. Das pesquisas de seus membros publicou o livro Aspectos Fundamentais do Malabarismo que foi distribuído gratuitamente. Hoje organiza projetos culturais a longo prazo, baseados em princípios de solidariedade ativa e não discriminação. Duração: 50 minutos.

Livre. Grátis.

26 e 27/12. Sábado, às 17h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

LENDAS DO MUNDO: Narração de histórias de lendas do mundo, acompanhadas da arte origamishibai (dobraduras) e kamishibai (ilustrações).

Lendas do Japão e da Alemanha

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis. Sinopse das históriasOs 12 Animais do Zodíaco Japonês (Japão): Antigamente, no Japão, um monge decidiu realizar uma corrida entre os animais. Uma história sobre perseverança. Os Músicos de Bremen (Alemanha): Esta é uma história do encontro de animais, que se tornam amigos e embarcam numa grande aventura sobre amizade e trabalho em equipe.

Livre. Grátis.

05/12. Sábado, às 14h

Lendas do Japão e da Inglaterra

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis. Sinopse das históriasIssumboshi – o pequeno polegar japonês (Japão): Um casal de velhinhos, que não tinha filhos, é presenteado com um pequeno menino, do tamanho de um polegar. Uma história de aventura sobre coragem e bondade. As Estrelas do Céu (Inglaterra): Uma linda menina na Inglaterra adorava estrelas, e tinha um sonho. Uma história sobre perseverança.

Livre. Grátis.

06/12. Domingo, às 14h

Lendas do Brasil e da Espanha

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis. Sinopse das históriasA Festa no Céu (Brasil): Antigamente, no Brasil, vivia uma tartaruga e um urubu. Descubra o que acontecerá com estes animais, nesta história sobre amizade e bondade. O Pãozinho (Espanha): Dois jovens da cidade e um jovem da área rural decidem viajar juntos para peregrinar. No caminho, a comida fica escassa e os três jovens aprendem sobre compaixão e justiça.

Livre. Grátis.

12/12. Sábado, às 14h

Lendas da China e do Continente Africano

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis. Sinopse das históriasO Festival da Lua (China) Antigamente, no céu da China, viviam 10 sóis, filhos do Imperador Celestial. Todo dia, apenas 1 sol, subia numa carruagem para iluminar a Terra, enquanto os outros ficavam na árvore no céu. Certo dia, os 10 sóis resolveram iluminar a Terra. Uma história sobre coragem. A Tromba do Elefante (Continente Africano): Antigamente, na África, o elefante era um animal muito curioso e tinha nariz curto. Como será que ele ficou com nariz comprido? Descubra com esta história sobre amizade.

Livre. Grátis.

13/12. Domingo, às 14h

Lendas da Austrália e de Israel

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos.  Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis.   Sinopse das históriasA Flauta Mágica (Austrália): Na Austrália, vivia um rapaz viajante chamado Bolito. Certa vez, ele estava andando, e ouviu duas borboletas mágicas conversando ao redor de uma flauta. Uma história sobre bondade. A Raposa que Conhecia 300 Fábulas (Israel): Antigamente, em Israel, os animais estavam conversando preocupados, pois o leão, o rei dos animais estava muito bravo. Eles decidiram que seria interessante alguém ir contar fábulas para acalmar o leão. A raposa disse que conhecia 300 fábulas. Será que ela conseguirá acalmar o leão?

Livre. Grátis.

19/12. Sábado, às 14h

Lendas do Chile e da Noruega

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis. Sinopse das históriasA Gruta do Tupungato (Chile): Antigamente, no Chile, um indiozinho encontra caído no chão um filhote de condor. Uma história sobre bondade e gratidão. Os Três Cabritos Cabrões (Noruega): Antigamente, na Noruega, existia uma floresta e uma ponte. Na ponte tinha uma cachoeira. Nesta ponte morava um monstro chamado Troll. Certo dia, um cabrito pequeno queria passar a ponte, mas de repente, o Troll apareceu. Uma história divertida sobre sabedoria e inteligência.

Livre. Grátis.

20/12. Domingo, às 14h

Lendas da Grécia e da Rússia

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis.  Sinopse das históriasO Toque de Ouro (Grécia): Na Grécia, vivia um rei, muito ganancioso que adorava ouro. Ele tinha uma linda filha princesa. Descubra o que ocorrerá nesta história sobre o verdadeiro amor. O Gato, o Galo e a Raposa (Rússia): Na Rússia, vivia um homem que tinha um gato e um galo. Este homem, todo dia ia para a floresta cortar lenha. O gato ia todo dia levar marmita para o homem, enquanto o galo ficava em casa. Certo dia, uma raposa veio visitar a casa. Conheça esta história sobre disciplina.

Livre. Grátis.

26/12. Sábado, às 14h

 Lendas do México e da Índia

Lendas que carregam mensagens para a vida em sociedade, como a ajuda ao próximo, a importância da amizade, da honestidade, do otimismo, do trabalho em equipe, e da compaixão. O projeto objetiva através da contação de histórias incentivar as crianças à leitura e apresentar a cultura de outros países, difundindo de forma lúdica e criativa os valores universais humanos. Com Diana Ishimitsu – Profissional de marketing, arquiteta, atriz, desenhista e ilustradora, contadora de histórias e orientadora de origamis.  Sinopse das históriasO Comprador de Sonhos (México): Antigamente, no México, vivia um índio que morava numa aldeia muito pobre. Certo dia, o índio decidiu sair da aldeia, para procurar trabalho fora, e depois voltar para ajudar a aldeia. Será que ele conseguirá melhorar a aldeia nesta linda história sobre bondade, felicidade e sonho? A Rã do Poço (Índia)
Antigamente, na Índia, numa cidade perto do rio Ganges, choveu bastante onde aconteceu uma enchente. A água abaixou e na inundação, um girino caiu dentro de um poço nesta pequena cidade. Este girino cresceu e virou uma rã. Eis que um dia, uma rã da cidade grande de Calcutá passou por este poço.

Livre. Grátis.

27/12. Domingo, às 14h

 CINEMA E VÍDEO

BAGUNCINE: Filmes infantis pra divertir as crianças e toda a família.

 Iep!

História de Dôrinha, uma menina que tem asas, em vez de braços. Ela é encontrada na mata por Warre, um estudioso das aves, que a leva para sua casa. Ele e sua esposa Tine, que não têm filhos, decidem criá-la como uma menina comum. Mas Dôrinha não é uma garota comum e quer voar para o Sul com os outros pássaros. Então começa uma longa e emocionante aventura.  (Dir.: Rita Horst, Bélgica/Holanda, 2010, 82min)

Livre. Grátis.

02/12. Quarta, às 19h

O Menino da Floresta

No coração de uma grande floresta, habitada por animais e espíritos, vive um jovem selvagem de dez anos. Seu pai – um bronco caçador e comedor de carne fresca – sempre lhe disse que o mundo acabava nos limites da floresta. Um dia, porém, para salvar seu pai ferido, o garoto se aventura além da mata e chega a uma aldeia vizinha, onde descobre que existem mais pessoas como ele no mundo, e o real significado do amor. (Le Jour des Corneilles. Dir.: Jean-Christophe Dessaint, França/Bélgica/Luxemburgo/Canadá, 2012, 96min)

Livre. Grátis.

09/12. Quarta, às 19h

O Pequeno Príncipe

Primeira adaptação animada em longa-metragem da obra-prima literária de Antoine de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe”.  No centro de tudo está A Pequena Garota, que está sendo preparada por sua mãe para o mundo adulto no qual vivem, e é interrompida por seu excêntrico e amável vizinho, O Aviador, que apresenta sua nova amiga a um mundo extraordinário no qual tudo é possível. Um mundo ao qual ele mesmo foi apresentado há muito tempo pelo Pequeno Príncipe. É aí que começa a jornada mágica e emocionante da Pequena Garota pela sua própria imaginação, e pelo universo do Pequeno Príncipe. E é onde A Pequena Garota redescobre sua infância e aprende que o que importa são as relações humanas e o que é realmente essencial somente pode ser visto com o coração. Do mesmo diretor de Kung Fu Panda.  (The Little Prince. Dir.: Mark Osborne, França, 2015, 94min) Livre. Grátis.

16/12. Quarta, às 19h

O Grinch

Dentro de um floco de neve existe a terra mágica de Quemlândia, onde habitam os Quem. Todos os Quem amam o Natal, porém logo na fronteira de sua adorada cidade vive o Grinch (Jim Carrey), uma criatura que odeia o Natal e planeja estragar a festa. Uma pequena criança, Cindy, decide ficar sua amiga e apresentá-lo à beleza do Natal.  Esta fábula de Natal baseada no livro “Como o Grinch Roubou o Natal”, do popular autor infantil Dr. Seuss, questiona por meio da comédia o real significado das celebrações natalinas. Dirigido pelo ganhador do Oscar, Ron Howard (“Uma Mente Brilhante”, “O Código Da Vinci”, “Cocoon”, “Willon – Na Terra da Magia”). Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem.  (How the Grinch Stole Christimas. Dir.: Ron Howard, EUA/Alemanha, 2000, 104min)

Livre. Grátis.

23/12. Quarta, às 19h

Harry Potter e a Pedra Filosofal

A história de Harry Potter, um menino órfão de 11 anos de idade que vive em condições difíceis na casa de seus tios, e descobre que na verdade é um bruxo ao receber um convite para se matricular na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry (Daniel Radcliffe) é levado de sua vida comum por Hagrid (Robbie Coltrane), o zelador da escola, onde descobre um mundo de fantasia. Ao lado de seus novos amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) Harry vive grandes aventuras e descobre que o mundo dos bruxos é mais perigoso do que ele imaginava.  “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é o primeiro filme baseado na série de livros mais vendida da história, da autora britânica J. K. Rowling. Do mesmo diretor de “Esqueceram de Mim”, “O Homem Bicentenário” e “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”. Indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. (Harry Potter and the Sorcerer’s Stone. Dir.: Chris Columbus, Grã Bretanha, 2001, 152min)

Livre. Grátis.

30/12. Quarta, às 19h

OFICINAS

 Construção de Jogos Tradicionais do Mundo

Oficina pais e filhos

A oficina proporciona a construção de jogos tradicionais do mundo, promovendo a difusão do conhecimento do patrimônio imaterial da humanidade através da construção de suportes das regiões da África, Espanha e cultura árabe. Vagas Limitadas. Com Caravana Lúdica. A Caravana Lúdica oferece ao público a oportunidade de ter contato com jogos dos cinco continentes de todos os tempos (1400 a.C até jogos contemporâneos), confeccionados com material reciclado, em espaços públicos ou voltados para o público.

Livre. Grátis.

12 a 19/12. Sábado, das 15h às 16h45

Oficina: HQ e Fanzine

Discussão sobre o momento atual das produções de quadrinhos no Brasil. Os participantes construirão um HQ e um fanzine. Serão apresentados trabalhos de diversos autores, colocando em evidência diferentes técnicas e estilos de quadrinhos. Com Caetano Melo dos Santos (Caeto) – No mercado editorial desde 2000, trabalhou como ilustrador para as editoras BrinqueBoook (Balada de Heloisa Prietro), Angra (100 coisas de Fernando Bonassi), Salamandra (Diário de Rua de Esmeralda Ortiz), FTD (Coleção Acasos, Entre Vida e Morte de Fernando Bonassi e capa de Paranóia a Síndrome do Medo) e Conrad (Histórias Extraordinárias de Fernando Bonassi) . Estudou quadrinhos no Estúdio Pinheiros com o Professor Domingos Takeshita. Colaborou com as revistas Superinteressante, Trip, Jazz+ e + SOMA. Foi editor das revistas independentes de HQs Sociedade Radioativa e Glamour Popular na qual publicou suas histórias em quadrinhos autobiográficas. Realizou diversas oficinas ao longo do tempo. Em 2004 realizou a exposição “Tetris” na Galeria Exemplo e no mesmo ano foi palestrante do evento HQ-Quem? promovido pelo SESC Santo André. No ano seguinte participou do 16º Salão de Arte da Praia Grande” e “Madmax Butantã” na Galeria Casa da Lagartixa em São Paulo. Desenvolveu cartilha em formato de HQ para a campanha contra o uso do mercúrio patrocinada pela Organização Salud Sin Dano. Em março de 2008 fez parceria com o Coletivo Ninguém realizando painel no SESC Pompéia e oficina. Em 2010 publicou sua primeira Graphic Novel Memória de Elefante pela editora Companhia das letras, ilustrou o livro Adeus mundo cruel de Balmaceda Parker editora Matrix. Realizou a exposição Cinemagnético para o CINESESC. Em 2011 Ilustrou o livro, Primeiros Socorros de Drauzio Varella e Carlos Jardim, editora Claroenigma e colaborou como quadrinista para as revistas Pequena Empresas Grandes Negócios e Carta Fundamental.

Inscrições na Central de Atendimento a partir de 27/10/2015.

Não recomendado para menores de 10. Grátis.

03/11 a 15/12. Terças, das 19h às 21h

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

 SEMANA INCLUSIVA 2015: Apresentações artísticas e atividades esportivas gratuitas e acessíveis promovem a convivência entre pessoas com e sem deficiências.

Aula aberta: Corrida Guiada – com Adria Santos

A atleta Adria Santos, velocista especialista em provas de 100 metros, maior medalhista paralímpica brasileira, ministrará uma vivência de corrida em trajeto determinado, na qual as pessoas serão e terão guias e correrão vendadas como corredores cegos, experimentando as dificuldades e particularidades dessa modalidade. Em seguida haverá bate papo com a atleta sobre seu histórico de superações e conquistas.

Livre. Grátis.

03/12. Quinta, das 18h às 19h30

Vivência: Voleibol Sentado

Esporte que surgiu como demonstração nos jogos de Toronto em 1976, se tornando paralímpico em Arnhem-1980, na Holanda. As disputas oficiais envolvem atletas com deficiências locomotoras. A equipe de instrutores do Sesc adaptarão o esporte para a experimentação por parte de pessoas das mais variadas faixas etárias, com ou sem deficiência locomotora.

Livre. Grátis.

05 a 06/12. Sábado e domingo, das 15h30 às 17h

PROGRAMA SESC DE ESPORTES: A educação por meio do esporte e para o esporte é o foco do Programa SESC de Esportes.

 Curso: Esporte Criança – 6 a 10 anos

Destinado a crianças na faixa etária dos 6 aos 10 anos, tem como objetivo apresentar o universo da cultura corporal do movimento e despertar o interesse pelo aprendizado do esporte e da atividade física para toda a vida. Por meio de vivências lúdicas das diversas modalidades esportivas, jogos e brincadeiras, atividades gímnicas e expressão corporal, valoriza aspectos como a participação, inclusão, cooperação, autonomia e a construção coletiva. Com equipe Sesc.

Inscrições gratuitas com instrutores de atividade física nos dias e horários de aula. Vagas: 25.

De 6 a 10 anos. Grátis.

Até 31/12. Terças e quintas, das 15h às 16h30

Curso: Esporte Jovem – 11 e 12 anos

Destinado à faixa etária de 11 e 12 anos, possibilita a prática sistematizada de modalidades esportivas variadas, valorizando os aspectos educacionais e formativos dos esportes, tais como a competição e a ampliação do conhecimento esportivo. Com equipe Sesc. Inscrições gratuitas com os instrutores de atividade física nos dias e horários de aula. Vagas: 25.

De 11 a 12 anos. Grátis.

Até 17/12. Terças e quintas, das 16h30 às 18h

Curso: Esporte Jovem – 13 a 15 anos – Beisebol

Destinado à faixa etária de 13 a 15 anos, promove a aprendizagem da modalidade Beisebol, o refinamento dos gestos esportivos como o lançar, receber e rebater a bola; a compreensão do jogo, das regras, da competição e demais valores e aspectos que envolvem o Esporte enquanto manifestação cultural. Inscrições gratuitas com os instrutores de atividade física nos dias e horários de aula (enquanto houver vagas). Com equipe Sesc. Vagas: 25.

De 13 a 15 anos. Grátis.

02/10 a 18/12. Quartas e sextas, das 16h às 17h30

DA RUA PARA O SESC: Apresentações e experimentação de esportes e outras manifestações da cultura corporal de movimentos praticados nas ruas.

Vivência: Brincando de Correr

O gesto motor correr, muito explorado nas brincadeiras tradicionais de rua como o pega-pega, barra-manteiga e rouba-bandeira, será desenvolvido nestes e em outros desafios, como corridas pais e filhos, revezamento e obstáculos. A equipe de instrutores do Sesc ministrará e organizará as práticas, privilegiando a interação e sociabilização.

Livre. Grátis.

26 e 27/12. Sábado e domingo, das 15h às 17h

02 e 03/01/2016. Sábado e domingo, das 15h às 17h

Vivência: Streetball – Basquete de Rua

Variação do basquetebol jogado geralmente em quadras abertas ou em espaços adaptados. Caracterizado pelo espaço de jogo e número de jogadores reduzidos, geralmente com equipes de 3 pessoas, torna-se um jogo rápido e competitivo, muito próximo à cultura Hip Hop. A equipe de instrutores do Sesc ministrará as ações e organizará os jogos.

Livre. Grátis.

05 e 06/12. Sábado e domingo, das 16h às 19h

19 a 27/12. Sábados e domingos, das 16h às 19h

Vivência: Queimadas

Jogo muito popular que pode apresentar diversas variações em seus formatos, regras, número de jogadores e até de bolas em jogo. Utilizado também como recurso pedagógico para o ensino e desenvolvimento de gestos motores como o lançar e agarrar. A equipe Sesc ensinará e organizará os jogos, além de promover a socialização e integração das pessoas.

Livre. Grátis.

12 e 13/12. Sábado e domingo, das 15h às 17h

02 e 03/01/2016. Sábado e domingo, das 15h às 17h

Vivência: Brincadeiras de Saltar

A habilidade motora saltar é uma das mais presentes em brincadeiras e jogos populares. Nesta atividade, a equipe de instrutores do Sesc ensinará e organizará um espaço com as brincadeiras de pular corda, amarelinha e pular elástico. As famílias serão convidadas a dividir seus conhecimentos acerca destas brincadeiras, em um ambiente de compartilhamento e interação.

Livre. Grátis.

19 e 20/12. Sábado e domingo, das 15h às 17h

Vivência: Aprenda e Relembre: Pião e Bolinha de Gude

Brincadeiras tradicionais que utilizam os simples brinquedos pião e bolinha de gude. Nos dias 05 e 12/12 a equipe do Instituto Qualidade de Vida demonstrará e ensinará a enrolar o pião, assim como organizará partidas de bolinhas de gude. Já dias 06 e 13/12, a equipe de instrutores do Sesc disponibilizará esses brinquedos e mediarão as atividades.

Livre. Grátis.

05 a 13/12. Sábado, das 15h às 17h. Domingo, das 16h às 19h

AULAS ABERTAS

Do Traço ao Passo: Percussão Corporal em Movimento

A oficina propõe a todos os participantes experimentar a união entre a percussão corporal e movimentos de dança numa ação integrada e lúdica. Com Sergio Rocha, bailarino, professor de dança contemporânea, sapateado, percussão corporal em movimento e diretor da Cia. Repentistas do Corpo.

Não recomendado para menores de 14. Grátis.

Até 17/12. Quintas, das 19h às 20h

Movimente-se

Conjunto de aulas abertas, que mesclam exercícios localizados, aeróbios, ritmados de alongamento com utilização de materiais livres. Dentre os benefícios estão: a sociabilização, a melhora e a manutenção das habilidades motoras basicas e da postura corporal. Com orientação da equipe de Instrutores do Sesc. Duração de 50 minutos por aula. Utilizar vestimenta confortável para a pratica de atividade física.

Não recomendado para menores de 12. Grátis.

06 a 27/12. Domingos, das 11h às 12h

VIVÊNCIAS

 Ginástica Geral Pais e Filhos

Circuito lúdico de experimentação de elementos da ginástica geral. Orientado pela equipe de profissionais do Sesc, sugere o aprendizado e experimentação de movimentos como o rolar, saltar e parada de mão, além de promover a interação familiar. Recomendado para crianças de até 08 anos acompanhadas de seus familiares. Sugerida a utilização de vestimentas leves.

Livre. Grátis.

06 a 27/12. Domingos, das 16h às 19h

Jogos Gigantes

Vivência que propõe a experimentação de jogo de damas, xadrez e dominó em grandes dimensões. A equipe Sesc fará orientações básicas e organizará as partidas, com o intuito de ensinar regras e promover a integração.

Livre. Grátis.

01 a 23/12. Terça a sábado, das 13h30 às 21h30

26 a 30/12. Terça, quarta e sábado, das 13h30 às 21h30

Circuito de Slackline

Vivência que explora o equlíbrio, a coordenação motora, a velocidade de reação e a consciência corporal. Praticado em uma fita de nylon estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico. Também trabalha atributos psicológicos, como a capacidade de superar dificuldades. Com orientação da equipe Sesc.

Livre. Grátis.

01 a 23/12. Terça a sábado, das 13h30 às 21h30

26 a 30/12. Terça, quarta e sábado, das 13h30 às 21h30

Misturando as Raquetes

Espaço dedicado á vivência de diferentes modalidades esportivas, praticados em dimensões adaptadas, este mês modalidades esportivas com raquetes, como o badminton, tênis, frescobol e tênis de mesa. Com orientação da Equipe Sesc.

Livre. Grátis.

01 a 26/12. Terças e quintas, das 13h30 às 17h30. Sábados, das 17h30 às 21h30

29/12. Terça, das 13h30 às 17h30

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo

Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.

Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.

Campo Limpo – São Paulo/SP

Tel.: (11) 5510-2700

sescsp.org.br/campolimpo

facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo