Foi aberta na noite desta quarta-feira (21), em cerimônia no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, a 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibirá, até o próximo dia 4 de novembro, 312 títulos de 62 países diferentes.
A programação, que foi iniciada com a exibição de “Meu Amigo Hindu”, filme inédito de Hector Babenco com o ator Willem Dafoe no elenco, atingirá 22 locais entre cinemas, sala de exibição, espaços culturais e museus espalhados por todas as regiões da capital paulista.
O prefeito Fernando Haddad participou da abertura do evento e ressaltou que as artes audiovisuais fazem parte das políticas públicas do município. Além da criação da empresa de fomento Spcine, que está apoiando por meio de editais mais de 30 produções, Haddad ressaltou o projeto de criar salas de cinema em diferentes regiões da cidade, em especial, na periferia. A primeira licitação, segundo ele, contempla equipamentos para 20 salas, mas o número poderá ser ampliado.
“É fundamental para o cinema brasileiro e latino-americano ter um circuito próprio de exibição. A boa notícia é que licitamos 20 salas, mas resolvemos chegar no ano que vem a 50 salas de cinema. Estamos falando de 2,5 milhões de ingressos por ano, o que significa dizer que vamos oferecer à população, sobretudo a mais onerada e de baixa renda, a oportunidade de frequentar salas de cinema com uma boa programação”, disse Haddad.
A programação no Masp começa na próxima segunda-feira (26), com a exibição do documentário “Tudo É Brasil” (1998), de Rogério Sganzerla, sobre o período em que o cineasta Orson Welles esteve no país, em 1942, para a realização de “It’s All True”.
A 39ª Mostra Internacional de Cinema é composta por seis seções. Na Competição Novos Diretores, são exibidos títulos de diretores que tenham realizado até dois longas. Os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista.
No caso da Perspectiva Internacional, serão apresentados panoramas do recente cinema mundial. Em Retrospectiva, serão realizadas sessões com clássicos e títulos de importantes diretores restaurados pela The Film Foundation, fundação americana dedicada à preservação e exibição de clássicos do cinema mundial.
“A palavra mais falada neste ano foi crise, mas essa mostra, apesar de falar e narrar diferentes tipos de crise, é uma mostra forte com grandes trabalhos”, disse a diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Renata de Almeida.
Monicelli
Em Homenagem, acontecerá a celebração ao centenário do diretor italiano Mario Monicelli, com exibição de cinco títulos restaurados.Os filmes que serão exibidos são “Casanova 70”, “A Grande Guerra”, “Ladrão Apaixonado”, “Filhas do Desejo” e “Eternos Desconhecido”. As exibições das obras de Monicelli começam no próximo dia 31, e a programação está disponível no site da Mostra.
Já Apresentações Especiais serão sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores selecionados pelo evento. Em Mostra Brasil, será a vez dos títulos brasileiros inéditos brilharem em São Paulo.
Serviço:
Homenagem para Mario Monicelli
Data: 31 de outubro, 1 e 2 de novembro
Local: Cinesesc, Cinearte 1, Cinesala e Espaço Itaú Frei Caneca
Veja a programação completa