Dia Mundial do Meio Ambiente: Shopping Eldorado se destaca com suas múltiplas ações de sustentabilidade

Atento às mudanças do mercado, um dos mais tradicionais shoppings de São Paulo, vive em constante transformação para atender demandas dos consumidores, investindo em uma realidade mais coletiva e consciente

Com a aproximação do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Shopping Eldorado, há 40 anos em São Paulo, celebra essa data por meio de constantes iniciativas ambientais com foco em sustentabilidade.
 

Segundo o superintendente do Shopping Eldorado, Sérgio Nagai, as ações de sustentabilidade significam um novo olhar para o negócio. “Nascemos com o objetivo de alimentar o consumo, sempre repensando nossas ações e mostrando para a sociedade que podemos fazer muito mais além de ser um espaço para compras e entretenimento. Somos um empreendimento gigante e é nosso dever nos preocupar com o nosso entorno, nossos clientes e o nosso planeta. É nosso papel ter consciência dos benefícios que uma atuação sustentável traz para sociedade como um todo”.
 

Seguindo os pilares sustentáveis, o Shopping Eldorado vem evoluindo com iniciativas para planejar e implementar um desenvolvimento sustentável.


Telhado Verde

Em 2012, o shopping criou um dos primeiros telhados verdes de São Paulo para dar um destino ecologicamente correto a cerca de 164 toneladas de lixo orgânico gerados mensalmente na praça de alimentação — aproximadamente 2 mil toneladas por ano. O shopping desenvolveu uma usina de compostagem que transforma as sobras de alimentos em composto orgânico. Com isso, 100% do resíduo orgânico gerado é transformado para servir de base para a produção de alimentos orgânicos.
 

A iniciativa reduzir significativamente a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, além de reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada no transporte do material até os tradicionais aterros. A horta também ganhou uma importante função de amenizar a temperatura interna do empreendimento, reduzindo o consumo de energia e evitando o consumo de água utilizada nos equipamentos de refrigeração.
 

Durante o processo de compostagem, enzimas especiais aceleram a decomposição dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar 40 mil hortaliças, legumes e verduras livres de defensivos agrícolas em uma área de 6.800 m² no telhado do shopping. Toda a operação, da separação ao cultivo, é produzida e destinada aos próprios colaboradores do shopping.
 

Na horta, são produzidos legumes e verduras, como berinjela, jiló, pimentão, pimentas, salsinhas, alfaces, tomates, manjericão, pepino, abobrinha, rúcula, couve, limão, amora, beterraba; além de gengibre, capim-cidreira, hortelã, erva doce, alecrim e poejo. Desde a implantação do telhado, já foram colhidas mais de 212.500 hortaliças e verduras, de 30 tipos diferentes. Além das hortaliças plantadas em solo, o shopping desenvolveu também o plantio por meio de hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Coleta seletiva

No empreendimento e ambientes internos do shopping há lixeiras em diversos pontos especificando em cada uma onde deve ser descartado corretamente o lixo. Além disso, existem ilhas de separação na praça de alimentação, com uma equipe que organiza a separação dos materiais recicláveis e orgânicos.
 

Em parceria com a ‘Cooper Viva Bem’, colaboradores trabalham no shopping, em turnos alternados, para fazer a separação minuciosa dos recicláveis (papelão, alumínio, plástico, sucata etc.) e vendê-los como forma de renda. Aproximadamente 150 toneladas de material reciclável são coletados por mês pela instituição — 1.800 toneladas por ano – ajudando mais de 80 famílias da cooperativa.
 

Para resíduos como eletrônicos, pilhas e baterias, o shopping possui um container sinalizado onde todos podem fazer o descarte. A empresa GREEN Eletron é responsável por realizar a coleta do e-lixo e dar o destino correto. Desde que foi implementado no shopping, em 2017, cerca de 1.000 kg de eletrônicos/mês e um total de 25 toneladas já foram corretamente descartadas.
 

O Shopping Eldorado recicla também bitucas de cigarro, cápsulas de café, tampas plásticas, lâmpadas, frascos de desodorante e outros. As bitucas de cigarro são recicladas e transformadas em massa celulósica, que é destinada a oficinas de artes, para produção de papel artesanal com finalidade educativa e pedagógica para crianças, jovens e adultos.
 

Desde 2015, o Eldorado reduziu quase 85% da destinação de lixo ao aterro sanitário. Sendo que o objetivo principal é se tornar um empreendimento zero lixo.

Água de reuso

O Eldorado possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que capta o esgoto proveniente do shopping e trata por meio de um sistema biológico. Esse tipo de sistema é composto por bactérias que vão se alimentar de toda a matéria orgânica presente no efluente. Após essa etapa, o efluente já tratado passa por membranas de ultrafiltração onde já se tem a água de reuso. No processo são gerados em média 25 toneladas por mês de lodo, que é descartado pelo sistema, transformado em fertilizante pela empresa TERA ambiental.
 

Como etapa final são adicionados cloro, para desinfecção da água e corante para identificá-la e diferenciá-la da água potável. No Shopping Eldorado a água de reuso é utilizada nas descargas dos vasos sanitários, torres de resfriamento do sistema de ar condicionado, rega de jardins e limpeza de pisos.
 

Diariamente são produzidos cerca de 300 mil litros de água de reuso, totalizando até 9.000m³ de água de reuso por mês — 40% da água utilizada pelo shopping. Desde a implantação da ETE, o empreendimento deixou de utilizar 260.000m³ de recursos hídricos, equivalente a um total de 69 piscinas olímpicas, o que gerou uma economia de R$ 1,4 milhão desde sua implantação.

Óleo
O shopping coleta óleo de cozinha usado e produz um sabão caseiro, utilizado para limpeza de lixeiras, corrimãos e demais áreas que possuem inox. Além disso, o sabão também é doado aos funcionários do shopping que tiverem interesse. Desde 2019, já foram produzidas 850 barras de sabão.

Prêmios

Em 2014, a iniciativa ganhou o prêmio de sustentabilidade da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) e 8º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo com 1º lugar em sustentabilidade — Mudanças Ambientais, categoria Especial Comunicação Corporativa do ‘Projeto de compostagem/Telhado Verde; em 2015, o prêmio de Grande Empresa da Federação de Comércio de São Paulo e ICSC Global Awards Latin America. Em 2016, conquistou mais uma vez um prêmio de sustentabilidade da Abrasce, com os impactos do projeto na vida dos colaboradores, além dos prêmios ADVB — Top de Sustentabilidade e Lide Varejo na categoria SUTENTABILIDADE, em 2017. “Ao todo, são sete prêmios no quesito sustentabilidade, que nos mostram que estamos no caminho certo”, completa Nagai.