Cratera na Marginal Tietê causa aumento de 62% de lentidão na região

Análise do primeiro dia foi apresentada pelo Trancity, plataforma de monitoramento do transporte público

Dados do Trancity, plataforma de gestão e monitoramento do transporte público de ônibus, desenvolvida pela Scipopulis — empresa da green4T, identificou um aumento de 62% na lentidão dos ônibus na região da Ponte do Piqueri na última terça-feira (01). O impacto foi causado pela abertura de uma cratera na Marginal Tietê sentido Ayrton Senna durante obras na linha 6 do metrô. Após o incidente, a escavação foi interrompida, assim como a circulação de veículos na via.

Com base nos registros anteriores, o trecho da marginal, que durante o pico da manhã em dia comum opera a 26,2 km/h foi interrompido e chegou a uma redução significativa, atingindo a velocidade média de 10 km/h no trecho até a total interrupção do tráfego. Esta situação permaneceu até às 12:00 dessa terça-feira, quando o tráfego foi retomado.

Atualmente, a região próxima ao desabamento é utilizada por 151 linhas de ônibus durante o período diurno. Por volta das 9h, quando a pista cedeu, foram registrados 305 ônibus em funcionamento nas proximidades.

Com a interrupção do tráfego, as vias adjacentes à marginal passaram a receber maior volume de tráfego, o que ocasionou aumento na lentidão. “Conseguimos identificar, em tempo real, os trechos na cidade onde há anormalidade no tráfego de ônibus. Este fenômeno representa um “transbordamento” do evento inicial, em que a queda na fluidez de um trecho foi também responsável por diminuir a eficiência na operação de seus vizinhos”, afirma Roberto Speicys, cofundador e CEO da Scipopulis