Incapacidade, depressão, estresse e ansiedade são alguns aspectos presentes na vida de quem costuma conviver com a dor crônica. Por isso, além do tratamento médico para quem sofre deste mal é muitas vezes necessário o tratamento psicológico associado. O tratamento psicológico de pessoas com dor crônica exige conhecimento técnico especializado devido às nuances das patologias.
A formação tradicional dos psicólogos não contempla tais aspectos adequadamente. Por isso, o Singular – Centro de Controle da Dor promove o 1º Curso de Psicologia e Dor, em julho. O curso é coordenado por profissionais que atuam no Singular, os psicólogos Ana Paula Cachola e José Luis Dias Siqueira, além da psiquiatra Gabriela de Lima Freitas. Os três são especialistas no tratamento de pacientes de dor crônica.
O psicólogo que trabalha com pessoas com dor deve ter um amplo conhecimento da interação entre aspectos físicos e psicológicos, oferecendo uma visão mais integral da pessoa com dor. A cada vez mais a abordagem biopsicossocial tem sido reconhecida mundialmente como a abordagem preconizada para o tratamento da dor crônica. Trata-se de uma visão do paciente que integre os elementos físicos e biológicos, com as questões psicológicas e sociais da vida de cada paciente. A psicologia tem se tornado uma área imprescindível neste contexto. No Singular – Centro de Controle da Dor, a única clínica do Brasil certificada com o selo Excellence in Pain Practice Award – concedido pelo Instituto Mundial da Dor – os psicólogos são especialiazados neste tipo de paciente e familiarizados com o trabalho de outros profissionais da equipe interdisciplinar, como médicos de dor, fisioterapeutas e enfermeiros, entre outros.
No curso, que será realizado de 24 a 26 de junho em Campinas, profissionais e estudantes de psicologia poderão ter contato com diversos temas relativos ao trabalho do psicólogo no tratamento da dor: história e fisiologia da dor, aspectos da abordagem biopsicossocial, avaliação psicológica e psicoterapia para a pessoa com dor, técnicas cognitivo comportamentais utilizadas, estudos de caso e discussões clínicas.
“Os profissionais que fizerem este curso poderão ter contato com as questões teóricas e práticas que envolvem o atendimento psicológico das pessoas com dor e conhecer a nossa atuação na equipe interdisciplinar do Singular”, explica José Luís Dias Siqueira, um dos coordenadores do curso, inédito no Brasil.