Propriedade anticariogênica presente no cacau evita mal causado para a saúde bucal
São Paulo, setembro de 2015 – Que o chocolate é delicioso e possui diversos benefícios para a saúde e bem-estar, todo mundo já sabe. Mas além de todas essas qualidades, ele tem outra propriedade muito importante e curiosa: a anticariogênica. Isso quer dizer que ele previne o aparecimento de cáries.
Apesar de sua composição conter açúcar, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da cárie, o chocolate possui flavonoides benéficos que inibem sua ocorrência. A substância chamada teobromina, presente em maior quantidade no chocolate com teor de 80% de cacau, elimina o Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.
“A teobromina é responsável pelo sabor amargo presente no chocolate preto e, por ser encontrada em grande quantidade, essa propriedade acaba sendo eficaz na prevenção da cárie bucal” explica a dra. Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).
Outro ponto lembrado pela nutricionista é sobre o consumo do chocolate em conjunto com outros alimentos. “Para que a teobromina faça algum efeito e elimine a bactéria presente na boca, o chocolate deve ser consumido sozinho, caso contrário, a cárie pode ocorrer”, afirma a nutricionista, que ainda lembra que o chocolate não substitui a escova de dente.
Sobre a ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba toda a cadeia produtiva nacional dos setores que representa, abrangendo 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.