As reformas nos imóveis são uma alternativa para quem deseja uma nova moradia, mas enfrenta dificuldades para financiar um imóvel. Esse movimento tem feito com que as pessoas olhem para a própria casa em busca de renovação do espaço. Diante desse cenário, a rede multiespecialista em construção e reforma Telhanorte apresenta dicas que mostram como pequenos reparos podem ser realizados para manter a funcionalidade, o conforto e modernizar o lar.
César Augusto Pasquini, arquiteto consultor da Telhanorte, conta como é fácil dar nova cara ao lar usando poucos recursos. Começando pela sala, a iluminação faz toda diferença, uma vez que valoriza o projeto de design de interiores. “As lâmpadas LED estão ganhando espaço nos projetos. Essa tecnologia emite muito mais luz e consome menos energia que os demais modelos de lâmpadas existentes no mercado. Sancas de gessos com fitas de LED, por exemplo, modernizam as salas e tornam o ambiente mais aconchegante”, ressalta Pasquini.
As cores das paredes refletem a personalidade do morador e escolher uma parede da sala ou do quarto para ser destaque transforma todo o ambiente. “As aplicações de texturas nas paredes são boas alternativas para inovar, fugindo da pintura tradicional. Indico, por exemplo, o Marmorato, que traz um efeito de mármore à parede”, sugere o arquiteto.
Nas cozinhas e banheiros, César explica que as pastilhas são tendência e que o produto pode ser encontrado em diversos materiais, como vidro, porcelana, pedra natural, aço inox e madeira, e devem compor a decoração como detalhe, revestindo nichos da parede.
“Além de reparos internos, a fachada também pode sofrer alterações para ser ainda mais valorizada com novos revestimentos ou nova pintura. A porta também pode ser substituída por um modelo mais novo, com detalhes para personalizar a decoração da entrada da casa”, conclui o arquiteto.