O ditado que diz que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau” tem lá as suas exceções. Um exemplo é o caso de Luiz Alberto Petacci, metalúrgico afiliado à Associação Nacional dos Inventores (ANI), que desenvolveu um “suporte universal para detergente”, que economiza o agente de limpeza e pode ser afixado à parede sem interferir com o design do ambiente.

“Como trabalho no ramo do inox, pensei em fazer meu próprio dosador e iria pregá-lo na parede, com isso liberaria espaço na pia. Depois de eu ter organizado todos os materiais, vi que precisava de uma válvula para adaptar à minha engenhoca. Tendo em vista isso, fui atrás de comprar a tal válvula e me surpreendi com a dificuldade de encontrá-la e depois com o seu preço. Fiquei decidido a fazer um dosador sem válvula e fazendo testes cheguei ao meu ‘suporte universal para detergente’”, conta Luiz Alberto.  

O “suporte universal para detergente”, além de não ocupar espaço sobre a pia, permite que o consumidor usufrua a totalidade do produto de limpeza, evitando desperdícios. Caberá ao consumidor, apenas remover o bico do produto e encaixá-lo no suporte. O invento possui um inédito sistema de despejo de conteúdo, através de válvula direcional interna e bocal giratório, que libera que o sabão líquido gradualmente, de acordo com a necessidade. O inventor destaca que o suporte pode ser confeccionado em inox ou plástico, e ser afixado em paredes, azulejos e outras superfícies lisas.

Luiz Alberto já registrou a patente do “suporte universal para detergente” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e está em busca de investidores para dar início às fases de produção e comercialização, seja por meio de venda ou licenciamento da patente, ou formação de sociedade.

detergente